quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Brasil 2 x 0 Argentina

 

Para falar um pouco da seleção:

( continuo protestando contra a maracutaia do Mano, mas a amarelinha é outra estória)

No me-engana-que-eu-gosto superclássico das américas, deu o óbvio; Brasil.

Mas não se enganem, ganhar da Argentina até no pedra-papel-e-tesoura é bom, mas não havia outro resultado possível neste jogo. De um lado o Brasil com seu futebol economicamente renovado, detentor de craques como Dedé, Diego Souza, Neymar, Ronaldinho, Lucas, Fred e cia contra uma Argentina de Guiñazú e Montillo que por sinal jogam no Brasil.

E o Brasil precisou de 135 minutos de futebol parvo para meter a bola nas redes argentinas!

Não é que do outro lado não existissem jogadores de qualidade, como os dois citados, Pablo Mouche e Lucas Viatri por exemplo. Mas a disparidade é enorme.

De qualquer maneira, mais do que o troféu de 17 Kg que o Galvão tanto implicou e que é realmente feio a pampa, o amistoso de luxo serviu para, muito mais que o título, dar a seleção canarinha ao meu ver, quatro troféus.

O primeiro é o garoto Lucas que inexplicavelmente esquentava a bunda no banco da seleção e colocou Neymar ( que fez um gol de cagada após um passe genial de Diego Showza) e Ronaldinho Gaúcho que se preocupavam mais em firulas do que no jogo, em segundo plano.

O segundo é o surpreendente Bruno Cortês que jogou como se fosse no Botafogo, tamanha a segurança do seu jogo. Parecia um veterano o rapaz que a um ano atrás estava no Quissamã. Foi a melhor apresentação de um lateral esquerdo na seleção a bastante tempo.

O terceiro é o trio vascaíno. Então vejam: Dedé jogou de maneira segura ao lado do também ótimo Réver. Apenas uma vez deixou de ganhar no mano a mano e o adversário concluiu em gol para a defesa de Jéferson. Rômulo era muito melhor que Ralf, que vem sendo convocado a tempos. E Diego Souza entrou para dar um gol ao firulento Neymar. Os três merecem continuar sendo convocados.

E o quarto é o goleiro Jéferson que salvou pelo menos três. Muitíssimo melhor que o velho frangueiro Júlio César para o desespero de Galvão.

Também gostei de Danilo, que eu o passe perfeito para Lucas puxar o contra ataque do primeiro gol. Por outro lado foi decepcionante a atuação do artilheiro do brasileirão, Borges.

Para os próximos confrontos brasileiros, contra Costa Rica e o perigoso México, a lista já está pronta e não terá mudanças.

O que é muito ruim, porque a lista é muito fraca. Vamos ter Adriano do Barcelona, Fábio do Manchester estreando, Daniel Alves titular absoluto e Marcelo que para mim é o melhor lateral esquerdo brasileiro em atividade embora jogue mais avançado no Real. Para mim Cortês mostrou que merece pelo menos a chance de atuar em jogos “de verdade”.

Felizmente na zaga teremos Dedé, David Luiz, Réver e Thiago Silva, acabando com essa estória de Lúcio.

No meio, a formiga atômica Rômulo não vai figurar porque o Mano acha que Luiz Gustavo (quem?) do Bayern e Sandro ex-Inter que ninguém sabe o que está ou não jogando na Inglaterra são melhores. Isso sem falar de Fernandinho do Shaktar, que se continuar a tradição de jogadores do Shaktar na seleção vai sumir logo. Para mim, hoje Rômulo e Casemiro são os melhores volantes no Brasil e merecem a seleção.

Na criação, Diego Showza foi esquecido para dar lugar a (mais um) jogador de centro de campo, Elias ( com esse são cinco!), enquanto Lucas e Oscar merecidamente continuam, e temos a merecida volta de Hernanes que come a bola na Itália a muito tempo.

No ataque, o competente ( mais que jogou catorze vezes no ano e marcou UM gol) Jonas volta assim como Hulk que para mim é o melhor atacante brasileiro hoje. Porém Borges que é artilheiro aqui vai ser deixado de lado para dar chance a Kléber também do Porto.

São essas incoerências que me deixam perplexo. Tudo bem que a lista foi elaborada antes do jogo de ontem, mas isso não explica tudo.

Esta semana vimos Real Madrid x Ajax aonde Cristiano Ronaldo e Kaká acabaram com o jogo, e pode se dizer com segurança hoje que Ricardo Izecson já pode voltar a vestir a camisa da seleção. Uma dor de cabeça boa para Mano; quem sai?

9 comentários:

Lenon disse...

É Vascão na seleção..... domingo tá chegando!

Vascooooooooooooooo

Digo disse...

Estamos sem zagueiro para jogar ao lado do Dedé, e agora?

Léo disse...

Galera Amiga.

Hoje é o grande dia.

Casa cheia.

Time completo.

Incentivo daq Torcida.

Moral elevada.

Liderança em jogo.

Muita calma nesta hora. Temos tudo para vencer e acabar definitivamente com esta sina de S.Januário.

Para quem torce.

S.Paulo x Flamengo - empate.

At.Goiás x Botafogo - At. Goiás.

At.Paraná x Inter - Atlético.

Obs. Se voce vai ao jogo, torça o tempo todo, incentive, aplauda, o Vasco está merecendo.

Abraços, um excelente domingo para todos e até mais tarde.

Liso disse...

Adrenalina já lá em cima!

vassssscoooooooooooooo

Liso disse...

Dedeeeeeeeeeeeeee.... vamos pra dentro mais ainda!

vascooooooooooooooooooo

Liso disse...

Avenida M. Careca livre, sem engarramento!

Liso disse...

E é golaçooooooooooooo Fagner!

Liso disse...

E mais uma vez demos mole e de calcanhar.... merda

Liso disse...

Entregamos....