terça-feira, 23 de setembro de 2008

Metas Vascaínas 2 - Desafio Final: a luta pelo rebaixamento

Fernando vai estrear na reta decisiva para o Vasco


Alô, Almirantes...

Como eu prometi ontem, hoje eu vou falar exclusivamente das "Metas Vascaínas 2 - Desafio Final: a luta pelo rebaixamento". Isso porque, diferentemente das Metas antigas, essa vai ser bem mais específica. Vai acompanhar o Vasco jogo a jogo até o fim do Campeonato Brasileiro.

E conforme as Metas antigas diziam, o Vasco terá uma meta para atingir (é meio óbvio, não?). O que eu fiz: peguei os 12 jogos restantes para o Vasco e estabeleci os resultados que a equipe cruzmaltina precisa fazer. Há dois clássicos, alguns jogos difíceis, alguns jogos que o Vasco precisa fazer pontos fora de casa, outros que já espero perder dentro. Ou seja, é como se fosse uma cartilha para o time fazer para passar de ano. No caso, fugir do rebaixamento.

De acordo com minhas metas iniciais, para fugir do rebaixamento era necessário fazer 42 pontos. Mas o matemático Tristão Garcia afirma que com 46 uma equipe não corre mais risco de cair para a Série B. Como ele é matemático e eu não, vou utilizar a meta estabelecida por ele pois ele deve ter alguma certeza no que diz.

Enfim, o Vasco atualmente tem 26 pontos em 26 rodadas. Na teoria, o Vasco faria 12 pontos nas próximas 12 rodadas, atingiria a marca de 38 pontos e cairia para a Segundona (seja na minha meta ou na do Tristão). Para evitar isso, o Vasco precisaria fazer 20 pontos nos 36 que ainda estão em disputa. Veja a tabela abaixo e veja o que o Vasco precisaria fazer para atingir os 46 pontos e fugir do rebaixamento.



(clique na imagem para ampliar)


Pelo que vocês podem ver, o panorama não é nada animador. Em dois clássicos, o Vasco precisa vencer um (contra o Flu) e empatar outro (contra o Flamengo). Fora de casa, o clube cruzmaltino teria que arrancar pontos fora de casa (Ipatinga, Sport e Atlético-MG). Isso porque eu já estou contando que o Vasco vá perder ponto em casa para o São Paulo.

Nem espero que o Vasco vá vencer fora de casa. Se vencer, será lucro. Dará uma margem maior na fuga pelo rebaixamento e trará menos problemas para os vascaínos com problemas de coração. Até porque, nessas Metas, o Vasco iria chegar na última rodada precisando de uma vitória sobre o Vitória, em São Januário, para atingir a meta dos 20 pontos. Ou seja, quanto antes atingir a meta, menos risco de enfarte.

Como vocês podem ver, o drama é grande. Mas, se vocês acham que o Vasco está em uma situação difícil, os outros candidatos ao rebaixamento estão em situação pior que a do Vasco. Como disse no post de ontem, a tabela do Fluminense e do Figueirense é ainda mais dramática. Na melhor das expectativas (empatando fora de casa com o São Paulo, por exemplo), o Tricolor das Laranjeiras chegaria aos 42 pontos. O Figueirense, pelo que a gente analisou ontem, atingiria no máximo 43.

Como eu disse, a tabela do Vasco é menos complicada mas nada que dê para comemorar. Até porque, está todo mundo brigando para não cair e o desespero pode fazer com que um time cresça ou afunde de vez. Portanto, só nos resta apoiar a equipe cruzmaltina em casa.


NAVEGADAS


- Cartazes de "Eu Acredito" foram espalhados em São Januário. Vai ser legal para trazer a torcida para o Estádio nesse momento complicado. Só acho besteira os torcedores irem para São Januário para dar apoio à equipe e, com 15 minutos do primeiro tempo, começar a vaiar o Johnny, Edu ou qualquer outro cabeça-de-bagre. Os caras são ruins, todo mundo sabe disso, mas xingar só vai atrapalhar. Por mais que seja desanimador, temos que gritar o nome do Johnny até o fim.

- Estou vendo com muitos bons olhos essa entrada do Philippe Coutinho nos jogadores profissionais. O moleque é diferenciado, tem um toque de bola sensacional, uma habilidade que vejo pouco hoje em dia. Não vejo isso no Alex Teixeira, por exemplo. Mas é aquilo: botar os moleques na fogueira só servirá para queimar os caras. Até mesmo o Alex Teixeira eu espero mais, mas ele entrou numa roubada fenomenal e está sendo queimado por isso. Acho que o garoto de R$ 100 milhões pode dar muitos frutos para o Vasco. Nem que seja dinheiro numa venda futura!

Bem, é isso galera!
Qualquer dúvida sobre as "Metas 2, a Missão" é só gritar.

SaraVasco a todos!


25 comentários:

Anônimo disse...

Que missão a nossa amigo Dennis! Pior é ter que gritar Johnny - parece que estamos pagando algum castigo do passado.

Saudações

Anônimo disse...

É amigos, teremos um sofrimento a cada rodada. O Dinamite não pode fugir a responsabilidade por esta situação. Esse negócio de ficar culpando a gestão passada, só piorou nossa crise. Inclusive, acho que o Roberto anda muito sozinho, tipo abandonado. Não vejo mais aquele grupo que ficava ao lado dele falando do futuro. Na verdade eles queriam apenas a saída do Eurico e , agora deixaram o Bob abandonado a própria sorte! Essa é a minha opinião!

Depois do próximo domingo direi se ainda acredito!

Repetindo - Acho bom testar logo o Fernando e o Odvan, pior não vai ficar!

Abraços e SARAVASCO

Anônimo disse...

Ó...PAÍ...Í...Ó

AFF meus reys!! Vou mais é gastar uma grana viva com minhas velas! Daqui pra até a última rodada só vai ser aperreação!

Ó Dennis essa metas tão é de lascar!

Axé e Saravasco....

Anônimo disse...

Dennis e amigos - "Vejam o plantão do Renato bonzinho"

Renato quer 15 pontos nos sete jogos que o Vasco vai fazer no Rio

O Vasco ainda tem 12 jogos no Campeonato Brasileiro e precisa somar pontos o mais rápido possível se quiser permanecer na Série A em 2009. O técnico Renato Gaúcho tenta despistar, mas já traçou uma meta de pontos para a equipe da Colina nas sete partidas que restam do time no Rio de Janeiro. Para o treinador, o time precisa conquistar 15 pontos dos 21 que vão ser disputados.

- Nesses sete jogos no Rio, você tem de fazer 15 de 21 pontos, pelo menos. Na situação em que você está, é obrigação fazer o dever de casa. Não temos outra alternativa - diz o treinador.

Dos sete jogos no Rio de Janeiro, o Vasco vai fazer cinco em São Januário, contra Figueirense, Santos, Atlético-PR, São Paulo e Vitória. Os outros dois são no Maracanã, diante dos rivais Flamengo e Fluminense. Mesmo na zona de rebaixamento, Renato Gaúcho mostra confiança ao falar do futuro cruzmaltino.

- Tem muita luz no fim do túnel. Não vai ser fácil, mas garanto que o Vasco vai ficar na Primeira Divisão. Conheci o grupo do Vasco após o jogo-treino. Ele é bom e reitero o que disse: vai sair dessa situação.

Fonte: GloboEsporte.com/NetVasco
==

Eu acho muito pouco 15 pontos em casa. Vamos ficar no limite!

Capricha aí amigo Gil "bom baiano"

Vamos acreditar galera!

Saravasco

Anônimo disse...

Tem muita luz no final do túnel sim Renato, só que ela já está piscando. Eu concordo com o Ruy sobre a tese do abandono do Dinamite e sobre a troca da zaga (acho que é unânime).

Capricha aí bom baiano, que por aqui eu já fiz a minha promessinha (contra o rebaixamento): vou subir a escada da Penha uniformizado.

Saudações

Anônimo disse...

Novamente vendo o velho filme: “MISSÃO (quase) IMPOSSÍVEL 3”. Quando sairemos dessa vidinha!!??

Dennis, eu acho que temos que trazer esses 3 pontos de Ipatinga de qualquer jeito. Será o levante! Nem que seja preciso deixar sangue no gramado. Nossa torcida e, principalmente o time, estão precisando retomar a confiança, é só sacode atrás de sacode!


Vamos vascão eu acredito sempre!

Saravasco

Anônimo disse...

Nosso time está precisando como nunca do nosso apoio! VAMOS ACREDITAR AMIGOS!!!!!!! VAMOS COMPARECER AOS JOGOS!!!! VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!!!!!

VASCOOOOOOOOOOOOOOO

Saudações

Anônimo disse...

Alô Denis:

Antes tarde do que nunca.

Está difícil, não IMPOSSÍVEL.

Estou com o Lenon. Estes 03 pontos contra o Ipatinga têm que voltar com o Vascão; depois, mais 03 contra o Figueirense, já começarão a ALIVIAR.

Vascão...

Anônimo disse...

Amigos, esse próximo jogo contra o Ipatinga precisa ser o marco da nossa virada. Vamos com garra que a gente consegue (se a zaga permitir)!

É isso Leo, não está impossível!!!!!!

Axé

Anônimo disse...

Aquele que já nasceu com o Vasco no nome!


Dennis e amigos, mais uma reta final no sufoco. Gostaria de complementar a mensagem do Ruy, com o meu modo de ver as coisas atuais no nosso Vasco.

Ressalto que não sou Eurico, Roberto ou qualquer outro dirigente, sou Vasco e exijo que aquele que estiver no comando precisa fazer o que for de melhor para o nosso crescimento.

Quando o Dinamite venceu, eu e diversos vascaínos ficamos cheios de esperanças e, agora ando meio frustrado. Começo a enxergar que ele administrativamente é muito fraco. Foi um magnífico craque e não acompanho a vida dele na política (não sou seu eleitor). Porém, ele entrou contrariando todas as regras da administração: saiu demitindo um grupo de funcionários – antigos - que entendiam do Vasco; foram fisioterapeutas, médicos, administrativos e por aí vai. Tudo em nome da limpeza e, claro, por vingança a era Eurico. Foi um erro estratégico, ninguém mais passou a se entender na colina. A única coisa que deu resultado de imediato, foi o fim da Lei da Mordaça e a nova assessoria de imprensa começou a divulgar o que acontecia em São Januário, tudo em nome da tal transparência. Não fui contra a contratação do TitaNic, porém reclamei muito com a permissão do Roberto em aceitar essas contratações ridículas indicadas pelo ex-técnico, que com certeza havia algum interesse comercial. Conclusão após a nova administração nossa queda se acentuou, caímos da 9ª para a 17ª posição.
Ontem mesmo aconteceu algo próximo ao inexplicável: a maior briga entre as chapas ao longo da disputa era as tais contas do Eurico e, ontem na primeira reunião do conselho elas foram aprovadas na integra, vai entender isso?

Claro que torço para que o Roberto se alinhe com as necessidades cruzmaltinas e deixe de brincar de administrador - se não sabe, delegue.

Repito que não sou A, B nem C, sou VASCO DA GAMA!

Penso que 2009 já faça parte de algum planejamento estratégico, senão amigos, mais sofrimentos pela frente.

Eu ainda acredito!!!!

Vencer o Ipatinga virou obrigação!

Saudações

Anônimo disse...

Ó...PAÍ...Í...Ó

Oxente, e não é que o Vasconcellos tá é certo! Dizem aqui na Bahia “que bolo que muito se mexe, desanda!”

Vamos acreditar meus reys que dá pra sairmos dessa! Gostei foi da idéia dos cartazes!

Axé e Saravasco

Anônimo disse...

Plantão " De Olho nos Gordinhos - hehe"

Dinamite se reuniu com Renato Gaúcho e comentou sobre 'gordinhos'

Além do técnico Renato Gaúcho em cima do peso dos jogadores do Vasco, o presidente do clube Roberto Dinamite também está de olho. O dirigente revelou que está conversando constantemente com o treinador e cobrou profissionalismo dos atletas.

- O Jogador tem de ter responsabilidade para se manter em forma. São todos profissionais e estou em contato com o Renato para saber quais não estão se encontrando na questão da dieta - disse.

Além da cobrança, a diretoria vascaína também está se mobilizando no sentido de passar tranqüilidade ao elenco para sair da incômoda situação no Campeonato Brasileiro, no qual se encontra na zona de rebaixamento em 17º lugar, com 26 pontos.

Após o treinamento realizado na manhã desta quarta-feira no Vasco-Barra, Roberto Dinamite, Renato Gaúcho e José Hamilton Mandarino, vice-presidente administrativo, se reuniram com o grupo para pregar a união no Gigante da Colina.

Fonte: Lancenet/NetVasco
==

Tô contigo Vasconcellos - tava sumidão amigo!

Saravasco

Anônimo disse...

Grande Vascocellos – É isso aí. Penso amigos que caso o Roberto tivesse começado a administração com mais humildade, as coisas teriam tomado outro rumo. A maioria dos torcedores, como sempre, estava com ele e, hoje pelo que ouço, já existe uma divisão. Pelo meu lado, eu confirmo que enquanto ele estiver por lá eu continuarei a torcer por ele, pois quem sai ganhando é o nosso Vasco e com isso todos nós.

Contra o Ipatinga não podemos dar uma de foguinho que foi encarar a Portuguesa e dançou feio. E como já disse o Leo, não podemos confiar neles contra os bambis (ainda mais desfalcados). Em suma , dependemos de nós!

Vamos vascão!!!!!!

Não canso de repetir: Acho bom testar logo o Fernando e o Odvan, pior não vai ficar!

Abraços e SARAVASCO

Anônimo disse...

Corrigindo um enorme erro no texto acima – Grande Vasconcellos – perdão amigo!

Anônimo disse...

Ruy e amigos, pelo que ando lendo e ouvindo, o Renato vai mexer na zaga, assim dá para acreditarmos um pouco mais! Ouvi na rádio Globo que ele já lançou o Fernando no time titular(durante o treino). Só resta saber ao lado de quem.

Boa noite amigos!

Abraços

Anônimo disse...

Amigos... notícias falam sobre a possível saída do Wagner Diniz para o São Paulo (e ele quer) - assim vai ficar esquisito!

Vasco 2X1 Ipatinga (de virada)

Abraços

Anônimo disse...

Plantão para o Liso e amigos: "Wagner Diniz deve ir pra Sampa"

Wagner Diniz: 'Meu pensamento é jogar um dia pelo São Paulo'

Nesta quarta-feira, o lateral-direito Wagner Diniz, do Vasco, confirmou o interesse do São Paulo em seu futebol. O LANCE! já havia antecipado na edição desta quarta que o jogador deverá ser o primeiro reforço do clube paulista para a próxima temporada.

O jogador admitiu que sonha um dia atuar pelo Tricolor paulista, mas afirma que ainda não foi procurado por ninguém do São Paulo.

– Esse interesse do São Paulo vem de anos. Um clube em que todos os jogadores querem atuar. Meu pensamento é jogar um dia pelo São Paulo – disse o atleta, à rádio Record.

– Ainda não fui procurado por ninguém, nem do São Paulo, nem de outro time. Mas se for verdade o interesse do São Paulo, vai ser muito bom para mim – completou.

Wagner tem contrato com o clube carioca até o fim deste ano e já pode assinar um pré-contrato com qualquer outra agremiação, inclusive o São Paulo. Quem está cuidando do negócio é o auxiliar-técnico Milton Cruz.

Fonte: Lancenet/NetVasco
==

Sr. Dinamite queremos é contratações e não dispensas!!!!

Saravasco

Anônimo disse...

Amigos:

Muito boa e saudável esta discussão em torno do Vascão da Gama. Vejo que todos são unânimes em preservar a "Marca Vasco da Gama". Para a maioria absoluta, o Vasco está acima de tudo, não importando questões de ordem política, administrativa, secular, outras. Discordâncias sempre haverão, o que é perfeitamente normal, principalmente no que tange ao atual elenco (limitadíssimo).

À medida em que o campeonato vai se aproximando do seu fim, nossas atitudes vão mudando. Alguns, como eu mesmo, ficam tão desesperados, que nem conseguem dormir direito; outros há que, apesar dos pesares, ainda se dispõe a ir aos estádios (S.Januário e fora), prestigiar o time, acreditar até o último minuto. Com certeza, grandes heróis.

Verdade é que, esperávamos mudanças, quase que abruptamente. Queríamos um presidente que nos tirasse do lamaçal e nos colocasse em um berço de ouro. Alguém que chegasse, e de cara, contratasse logo 11 (onze) jogadores a nível de seleção (Hoje, a Argentina, claro-rs), jogador tipo Juninho Pernambucano. Um alguém que saudasse nossas dívidas (hoje, impagáveis), sobretudo, queríamos um alguém que nos colocasse de volta ao topo-sabe como é né, por culpa do Vasco, nos acostumamos mal...-.

Nestas horas, sequer fazemos questão de nos lembrar de um passado tão recente e sombrio. Eu, por mais que tente, não consigo me esquecer daquele ano em que ganhamos do At.Paranaense por um magro 1 x 0 e, só assim, conseguimos escapar da degola; o que dizer da eliminação da CB pelo poderoso Baraúnas? e o XV de Campo Bom?

Crucificar o Eurico? Jamais...
Trucidar o Dinamite? Jamais...

O que mais interessa agora é saber o que será do futuro do nosso querido e inigualável Vasco da Gama...

De acordo com as metas traçadas pelo Denis, um empate contra o Ipatinga, não será o fim do mundo. Eu, particularmente, estou com o grupo que defende os 03 pontos, ou seja, é obrigação (no sentido literal mesmo), vencer domingo. Justifico minha posição, pois, cá entre nós, se não vencermos o lanterna, como encarar o restanre do campeonato?

A partir da próxima rodada, prestem atenção, os candidatos ao rebaixamento-leia-se, do Galo para baixo-, começarão a se enfrentar. Isso quer nos dizer que, em cores mais que vivas, quem for perdendo, dificilmente conseguirá se reerguer. Glórias para uns, desespero para outros.

Esta semana, estava assistindo uma entrevista do Cuca, que dizia, mais ou menos assim: "Teremos 05 jogos contra candidatos ao rebaixamento. Se tivesse que escolher as vitórias, certamente escolheria estas 05". Pois é amigos, um destes adversários ó o nosso querido Vascão. Não sei se, por desespero, ou não, acredito que, subindo o Vasco, desce o Unimed, e vice-versa. Lembrando que, no primeiro turno, estávamos com os 03 pontos na mão, de repente, jogamos pelo ralo, inexplicavelmente...

Ganhando do Ipatinga e do Figueirense, diria em letras maiúsculas que 'O VASCO JAMAIS CAIRIA'. Um empate e uma derrota, continuaremos a conviver com este sofrimento. Dois empates ou derrotas....... nem preciso dizer...

O momento é de apoio total e irrestrito. Achei magnífica a idéia dos cartazes em S.Januário. Excelente atitude do Renato após a derrota para o Porco em dar "carinho para os jogadores".

Resumindo:

Não é o Vasco do Eurico, nem o do Roberto, quem vai encarar esta pedreira/empreitada. É o meu, o seu, o nosso Vascão.

- O elenco é fraco?
- A diretoria está meio perdida?
- Estacionamos nos 26?
- Os opositores estão vaiando?
- A dívida está aumentando?
- Outras torcidas estão querendo nos mandar para a segundona?

SIM.

Porém, vamos gritar, bradar, apoiar. Diferenças agora se tornarão em igualdade. Tudo pelo Vasco.

Todos, indistintamente, queremos um final de ano perfeito. Natal e Ano Novo com a família, amigos, viagens, etc.

Queremos também patrocinadores batendo às portas de São Januário. Recursos sobrando em nosso terreno, pois, amigos, expor o nome neste uniforme é uma honra, mas para poucos, diria, POUQUÍSSIMOS.

Vascão sempre.

Anônimo disse...

Leo – Gostei muito da sua mensagem, acredite. Aqui nesse espaço, que encontrei a mais de 1 ano, sempre discutimos esses assunto polêmicos com muita educação e liberdade de expressão, por esses detalhes esse blog sempre foi um bom espaço vascaíno (agradeço ao Almirante, Dennis e aos amigos que aqui frenquentam). Concordo com todas as suas palavras e vivo esses dias com a gana nos próximos 6 pontos fundamentais.

Aos amigos, peço nosso comparecimento em massa no nosso caldeirão. Esse ano eu, Manfredi, Murilo e Kiko fizemos duas viagens acompanhando o nosso vascão. Depois desanimamos, foi um erro nosso.

Se fizermos a nossa parte, o Vasco sairá da degola e, 2009 será bem diferente! Nós torcedores, mais tranqüilos em 2009, poderemos então cobrar uma postura mais dinâmica da atual diretoria.


Boa noite amigos vascaínos!

Anônimo disse...

Plantão "Das mudanças tão esperadas"

Renato Gaúcho testou duas formações no treino desta quinta-feira

O técnico do Vasco, Renato Gaúcho, testou nesta quinta-feira dois esquemas de jogo para a equipe que enfrenta o Ipatinga, neste domingo, em Minas Gerais, pelo Campeonato Brasileiro.

Em coletivo realizado contra o time de juniores-B cruzmaltino, o treinador iniciou a movimentação no esquema 3-5-2, formação preferida do comandante vascaíno.

Os titulares foram: Tiago, Fernando, Eduardo Luiz e Jorge Luiz; Baiano, Jhonny, Alex Teixeira, Madson e Valmir; Leandro Amaral e Edmundo.

Renato Gaúcho deu ênfase às jogadas de bola parada e às alçadas na área. O lateral-esquerdo Valmir recebeu atenção especial do comandante, que parou bastante o treino.

Na segunda etapa do exercício, o esquema de jogo foi alterado para o 4-4-2. A formação foi: Tiago, Baiano, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Edu; Mateus, Johnny, Pedrinho e Ernane; Leandro Amaral e Edmundo.

O meia Alex Teixeira deixou a movimentação com a mão na coxa, mas não deve ser problema para o confronto contra o Ipatinga.

Fonte: Lancenet-Netvasco
==

Boa sorte Renato. Boa sorte vasco. Boa sorte vascaínos! Mudar é preciso!

saravasco

Anônimo disse...

Beleza amigos, o momento é de apoio irrestrito e depois sim, cobranças para evitarmos tantos sofrimentos.


abraços

Anônimo disse...

Se Ipatinga fosse mais perto, estaria lá dando meu total apoio e meu grito de "EU ACREDITO".

Amigos vascaínos de Ipatinga e periferia compareçam e empurrem nosso time!

Saudações

Anônimo disse...

Plantão: "Estamos Pronto"

Elenco realizou treinamento tático nesta sexta-feira

O Vasco segue em ritmo de trabalho forte para enfrentar o Ipatinga no domingo (28/09) no Ipatingão, em Minas Gerais. Na manhã desta sexta-feira (26), o técnico Renato Gaúcho comandou um treinamento tático em São Januário e manteve como equipe titular os jogadores que atuaram no coletivo de quinta à tarde: Tiago, Fernando, Eduardo Luiz e Jorge Luiz; Baiano, Johnny, Alex Teixeira, Madson e Valmir; Edmundo e Leandro Amaral.

O atacante chileno Maurício Pinilla se reapresentou após resolver sua situação burocrática e realizou um treinamento físico no gramado de São Januário.

Fonte: Site oficial do Vasco/NetVasco
==

Boa sorte - Vamos acreditar GALERA!!!!

Abraços, Saudações e Saravasco

Anônimo disse...

É amigos, chegamos no momento da nossa virada.. vamos acreditar !

Um bom final e semana a todos e sucessos contra o Ipatinga!

Abraços

Anônimo disse...

Amigos, hoje lá no Manél – dia do gatinho - o papo será novamente o gaúcho e o nosso difícil momento. O gajo não se conforma com o Renato, acho o cara traidor, fazer o quê? Vamos ter discussão, mas no final ele também vai passar a ACREDITAR!!!!!!!

Capricha aí bom baiano!

Bom final de semana a todos


Abraços