sábado, 5 de julho de 2008

Análise do jogo: Figueirense x Vasco - 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

Edmundo e Jean estão confirmados no ataque do Vasco

Alô, Almirantes...

Depois de um dia de calmaria, a única notícia boa foi a confirmação do quarteto fantástico no ataque vascaíno. Melhor: no treino contra os reservas, os titulares sapecaram uma goleada de 5 a 0 sobre os reservas (Leandro Amaral (2), Jean, Wagner Diniz e Edmundo, de pênalti!!). Para mim, isso é bom porque, além de o sistema ofensivo ter funcionado bem, a defesa não tomou gols.

Tá, o adversário era o time reserva do Vasco, que não é lá essas coisas. Mas o resultado é, pelo menos, animador. O time que começou jogando não é um mistério: Tiago, Wagner Diniz, Vilson, Eduardo Luiz e Pablo; Jonilson, Rodrigo Antônio e Morais; Jean, Leandro Amaral e Edmundo.



(clique na imagem para ampliar)



Esse esquema, que no papel é um 4-3-3. Mas, para mim, é um 3-4-3 disfarçado. Isso porque já não é a primeira vez que Rodrigo Antônio entra em campo, no papel, como volante. Mas, em campo, ele joga realmente como um zagueiro. Com isso, o Vasco fica com uma linha de três zagueiros, junto com Vilson e Eduardo Luiz.

Com isso, Wagner Diniz fica liberado pela direita para apoiar. Na esquerda, Pablo tem uma característica de volante e ficará um pouco mais para ajudar Jonílson na marcação do meio-de-campo.

No meio-de-campo, Morais joga um pouco mais recuado, com a função de distribuir as bolas para os atacantes. Jean e Leandro Amaral ficam abertos, jogando na direção de Edmundo, mais fixo no ataque.

Agora, o que pode acontecer:

- Postitivo: Jean e Leandro Amaral ficariam nas costas dos laterais e arrumariam espaço para jogar. Wagner Diniz seria a segunda peça ofensiva que vem de trás, também nas costas do laterais. Com isso, os volantes do Figueirense teriam de se preocupar com esses avanços e dariam mais espaços para Morais jogar.

- Negativo: Morais não conseguir distribuir as bolas para o ataque e, com isso, os três atacantes ficarem inutilizáveis. Sem a bola no pé, Morais, Jean e Leandro Amaral teriam de recuar mais para buscar jogo e, com isso, Edmundo ficaria isolado no ataque.


ANÁLISE DO JOGO


Tomando essas análises como base, nenhuma das equipes leva vantagem nessa partida. Ou seja, não há favoritos. O Figueirense ganhou três pontos por jogar em casa mas o Vasco é melhor na qualidade técnica (baseando-se nos pontos do Cartola). Não há fator psicológico que pode atrapalhar as equipes no jogo deste domingo.

Mas, nos histórico recente entre as duas equipes, também acontece um equilíbrio. O Vasco está melhor neste Campeonato Brasileiro e vem numa fase melhor que a do Figueirense nos últimos cinco jogos.

No entanto, a equipe catarinense ainda está invicta em casa, fazendo uma campanha regular (baseando-se na média de 67% dos pontos aproveitados que um time precisa em casa para chegar à Libertadores). Fora de casa, o Vasco ainda não venceu e está longe da média de 42% dos pontos aproveitados. Ponto para o Figueirense.

Outra vantagem do Figueirense é nos confrontos no Orlando Scarpelli. Nos últimos cinco jogos, foi uma vitória do Figueira e quatro empates. Já nos últimos cinco duelos tanto no Rio quanto em Santa Catarina é equilibrado (uma vitória para cada lado e três empates).

Somando todos os valores, fica 5 a 5. Ou seja, promessa de uma partida bem equilibrada.


(clique na imagem para ampliar)



...::: NAVEGADAS :::...

- O site oficial do Vasco ficou fora do ar na quinta-feira. Na sexta, voltou funcionando normalmente. O interessante é ver a galeria de fotos do treino e ver a imagem de nosso querido marujo Vinícius entre as fotos de Edmundo, Morais, Jean e Leandro Amaral. Clique aqui para ver a moral do nosso companheiro.

- Pouco antes de eu postar esse texto, vi no Netvasco a notícia que dirigentes do Al Rayyan, do Catar, estariam vindo ao Brasil para levar Leandro Amaral. Não sei até onde isso vai mas não ficaria surpreso se ele deixasse o Vasco da mesma forma que o Roger deixou o Grêmio.

- Zé Júlio, será que o Manél vai entender minha tabela dessa vez? hehehehe

É isso, galera...
Boa sorte ao Vasco lá em Floripa!
SaraVasco a todos!


9 comentários:

novadedetizadora-campos@hotmail.com disse...

olá marujos
espero que esse time ofensivo dê certo!!!

o nosso almirante fazendo pose com celular pra tirar a foto, foi foda!!!
hauihauiahuiahuiahauiahuia

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

AuHAUhUAhUAhUahuhauHauhA!

Pior que foi pose mesmo Felipe!!!

Abraços amigos!!!!

Anônimo disse...

Muito bom o post Dennis, valeu mesmo!

Hoje é vassssccoooooooo

saravasco

Anônimo disse...

Dennis, chamei meu pai pra ver a foto do Almirante, ele falou exatamente o que eu disse: Nossa, ele é totalmente diferente do que imaginava! Bela pose....

Hoje é dia de quarteto e vascão!!!

abraços

Anônimo disse...

Olha o vasco aí gente:

Tiago; Vilson, Eduardo Luiz e Rodrigo Antônio; Wagner Diniz, Jonílson, Morais e Pablo; Jean, Leandro Amaral e Edmundo.

==

Bom jogo !!!!

Mandou bem Almirante!

Abraços

Anônimo disse...

Olha Dennis o Manél já está espertinho. hehe

Bom jogo galera...

saudações

Anônimo disse...

1o tempo - A trave nos persegue no Orlando Scarpelli... São Tiago......

beleza vascão, raça e vamos lá..

Abraços galera

Anônimo disse...

Ridiculo. Simplesmente ridiculo.

Não adianta, é a trave, é o time, são os jogadores. nÃO AGUENTO MAIS. O goleiro defende penalti, faz defesas milagrosas. O time sai na frente, mas no final, sempre perdemos. Pior, o flamerda ainda goleou na rodada.

Verdade é que ninguém mais aguenta.

S E G U N D O N A Já.

Anônimo disse...

Tá dificil Léo e amigos...

Belo casaco Almirante....

Abraços