segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Campeonato brasileiro, 38ª rodada; Vasco 0 x 0 Coritiba



Por Nildeval Sten:


E o que mais temíamos aconteceu. O Vasco tentou de varias maneiras, lutou muito, o gramado não ajudou, ainda mais para um time envelhecido, foi duramente prejudicado, em mais um pênalti escandaloso, mas ao final, acabou sendo rebaixado. Faltou apenas uma vitória.


Um rebaixamento é terrível para qualquer equipe. Perde-se receitas, bons patrocinadores se afastam, perde-se credibilidade, dentre outras coisas. O pior de tudo, porem, é ter que suportar a gozação dos adversários, sobretudo pelas circunstâncias em que o rebaixamento ocorreu.


O Vasco mereceu. É difícil engolir uma campanha tão ordinária do primeiro turno. Como pode você fazer 19 jogos, com 57 pontos em jogo e ao final somar míseros 13 pontos? Por mais que uma equipe reaja, com campanha de G-4 no segundo turno, fica mesmo impossível chegar lá. Fácil concluir que o Vasco caiu desde o primeiro turno. Nem preciso falar das 04 derrotas seguidas do segundo turno. Uma lástima.


Os motivos da queda são vários, todos eles ditos aqui durante o ano. O Vasco paga o alto preço de uma administração ultrapassada, sobretudo, voltada para os interesses individuais. O Vasco está sempre em segundo plano.


Equipes de menor expressão se dão bem por agirem com sabedoria. São aquelas equipes que estão lá somente para fazer o trivial. Por exemplo, o mando de campo é sagrado. O velho dever de casa tem que ser muito bem feito. Geralmente, as grandes equipes encontram muitas dificuldades de ganhar destas equipes menores, mesmo com suas principais estrelas. Em nenhum momento, o Vasco assustou.


Pensando assim, o torcedor vascaíno fica se perguntando se não seria mais fácil o Vasco lutar por seus direitos, fazendo de São Januário sua casa, ao invés de propiciar uma briga judicial sem sentido pelo lado direito do maracanã, ao invés de dar ao adversário motivos para suar sangue, além de beneficiá-lo com um campo neutro? Pense bem!!!


Estranhamente o jogo foi levado para o Engenhâo, onde, a maioria absoluta de nossos jogadores nem conhecia, tanto que ficaram perdidos os 90 minutos. Porque não promover uma campanha para lotar o outro lado do Maracanã, pois, naquele momento, tudo que nossos atletas precisavam era de incentivo? (e claro, somente de mais 01 vitória).


Porque São Januário não pode ser a casa do Vasco e a final da Copa do Brasil pode ser realizada sem problemas na Vila Belmiro?


O futebol carioca está ficando para trás, à medida que equipes são formadas no decorrer do campeonato. Este ano, por exemplo, por ser o campeão carioca, o Vasco não investiu, achou que daria certo entrar com esta mesma equipe. O castigo veio cedo, perdemos pontos preciosos e não aprendemos. Demitimos o técnico e mais uma vez o mandatário fez prevalecer a sua vontade contratando o pior técnico do Brasil.


Depois, quando já era tarde, o Vasco partiu para o desespero, contratando quem aparecesse pela frente, vindo jogadores caros e velhos. Lógico, sempre existe as exceções, dentre elas, o meia atacante Nenê, mas não resolveu. Deu esperanças, mas foi só... Podem ir lá e perguntar o mandatário. Tenho certeza que a resposta vai ser esta: “Eu não entro em campo”.


O Vasco ainda corre seríssimos riscos. Vamos lá. Primeiro ano da atual administração: Rebaixamento; segundo ano: volta do Vasco à elite; terceiro ano: noivas eleições. E quem estará lá novamente concorrendo? Continuamos Vasco, mas tá difícil.


Sobre o jogo, não há muito o que falar. Campo pesado, time envelhecido, cansado e um gramado impraticável para o futebol. O Vasco até criou umas 02 ou 03 chances, mas em nenhum momento esteve fora do Z-4. Garfado, mais uma vez, ficou impossível mudar o seu quadro.


O ano de 2016 será difícil, chato, com jogos sem o menor interesse. Esperamos um 2017 diferente. Bom mesmo é que para enfrentarmos os Luverdenses e Cearás da vida não será preciso investir tanto, mesmo porque, em tempos de crise, não gastar será mais importante que qualquer coisa.


Ótimo final de ano a cada um de vocês. Obrigado Gabriel pela confiança. Obrigado Amigos pelo apoio e o carinho de cada um de vocês. Ao nosso Vasco tudo.

3 comentários:

Liso disse...

Erros, erros e mais erros. Sendo o pior o Celso Buroth. Vergonha e mais vergonha.

Manfredi disse...

Mais um ano vergonhoso para o nosso Vasco

Paulo da Cancela disse...

Não acompanharei 2016, chega!