quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Campeonato brasileiro, 29ª rodada; Vasco 1 x 1 Avaí



Por Nildeval Sten:




Típico jogo em que o Vasco obrigatoriamente teria que ganhar, pois, além de subir na tabela, impediria o adversário de marcar pontos. Mas a regra vencer ou vencer hoje não funcionou. O Vasco cedeu o empate quase no fim. Uma pena...



Fiquei preocupado de como o Vasco atuaria, pois, antes da bola rolar, o Jorginho havia declarado que o empate seria um bom resultado. Na verdade, o empate não mudou absolutamente nada a situação do Vasco, mais, a missão se tornou ainda mais árdua, porque agora, o Vasco terá que pontuar diante de adversários que lutam pela parte de cima da tabela.



O Vasco teve 02 tempos distintos. Soube anular o Avaí no primeiro tempo, teve quase 70 por cento de posse de bola e poderia ter liquidado a fatura ainda na primeira etapa. Marcou seu gol somente depois de 40 minutos, através de um pênalti, e poderia ter outro pênalti escandaloso em cima do Jorge Henrique não marcado pelo arbitro. Creio que se o juiz desse esse segundo penal, não sairia de campo vivo.



Com a vantagem, na segunda etapa, o Vasco passou a jogar no contra ataque e a posse de bola mudou de lado. O Vasco recuou, chamando o adversário para o jogo e nas substituições, ficou claro que o Avaí buscaria o empate, ou ate mesmo a vitória, enquanto o Vasco estaria satisfeito com o empate.



Ainda teve uma penalidade a favor do Avaí que o atacante isolou a bola. Antes porem, o Vasco teve uma chance inacreditável nos pês do Rafael Silva que poderia deixar o Nenê na cara do gol, mas preferiu finalizar (ou isolar) a bola do jogo. Como diz o bom e velho ditado, quem não faz, leva...



Nossa sina continua. O problema agora é que, mesmo vencendo o próximo jogo, o Vasco ainda não deixará a zona da morte. A tensão continua. Teremos um tempo para arrumar a casa, recuperar algum contundido e continuar torcendo muito para que a turma lá de cima não marque pontos.



Como disse anteriormente, o jogo de hoje seria um divisor de aguas, mas a luta continua, diante da poderosa Chapecoense, teremos, mais uma vez, a chance de ouro de encostar nas equipes fora do Z-4. Como o negocio é jogo a jogo, a preocupação maior fica sempre para depois. Com 27 pontos e 09 partidas para o encerramento, ainda teremos que vencer pelo menos 06. Somente a entrega total de nossos atletas poderá nos tirar desta situação. Não existe jogo fácil, mas a regra continua valendo. Vencer ou vencer. Abraços

4 comentários:

Nildeval Sten disse...

A rodada foi favorável ao Vasco, somente o Palmeiras não ajudou, porem, por coincidência, a Chapecoense será nossa próxima adversaria, o que nos dará a chance de diminuir a diferença de pontos e recolocar o Vasco na briga. O empate foi ruim, mas ficou para trás.

O jogo mais importante para o Vasco na temporada é sempre o próximo. Com isso, um resultado que não seja a vitória, pode praticamente decretar nossa queda, já que, os outros 03 jogos serão muito mais difíceis. A Chapecoense, empolgadíssima após aplicar um sonoro 6 a zero no Palmeiras, vem com tudo.

Qualquer ajuda agora é fundamental. Por exemplo, o Vasco vai enfrentar todos os 04 times que ainda disputam a Copa do Brasil.

Pegaremos o São Paulo no Morumbi no dia 18 de outubro, quando o adversário terá um importante compromisso diante do Santos apenas 03 dias depois. Como já declarado, o São Paulo vai priorizar a Copa do Brasil. Se for com os titulares, possivelmente eles se pouparão para o jogo contra o Santos e se for com um time reserva, pode ser uma boa para o Vasco.

Quanto ao jogo diante do Fluminense ainda é uma incógnita, pois o adversário fará o segundo jogo diante do Palmeiras, fora de casa, e 04 dias depois, enfrentara um Vasco descansado. Uma faca de 02 gumes, pois, se eliminado, o Fluminense, apesar de cansado, vira com tudo, mas em caso de classificação, o desgaste dos jogadores pode beneficiar o Vasco. Lembrando ainda que o Fluminense não se livrou do rebaixamento.

Quanto aos jogos diante do Palmeiras e Santos, vai depender se estes vão passar para a fase final.

Outro fator que pode muito ajudar é o Vasco ter diante dele adversários que já definiram sua situação no campeonato. Por exemplo, na trigésima sexta rodada, o Joinville poderá estar rebaixado e não oferecer resistência e na ultima rodada o Coritiba poderá estar classificado ou rebaixado, podendo ser apenas um amistoso, com o Vasco definindo sua permanência na ultima rodada.

Claro amigos, tudo não passa de especulações, o que não ganha jogo. O Vasco precisa fazer sua parte. Contra tudo e contra todos. O Vasco tem enfrentado péssimas arbitragens e os matemáticos, ainda que o time esteja a 06 jogos sem perder, cravam quase 90 por cento de chances de rebaixamento. Será preciso o Vasco ganhar do Grêmio ou do Corinthians para que finalmente suas chances de cair diminuam? Vamos esperar.

Caio disse...

Jorginho vacilou, permitiu o recuo e ficamos sob pressão

Digo disse...

Serginho entrou mal

Manfredi disse...

Cadê o charutão que não vê essas escalações de juízes sem nenhuma experiência para apitarem jogos decisivos. Esse juiz ficou perdidinho, pqp!