domingo, 19 de julho de 2015

Campeonato brasileiro, 14ª rodada; Vasco 2 x 1 Fluminense

Eu sou um crítico confesso do Celso Roth. EU, Gabriel, acho complicado torcer para um time cujo treinador entra em campo com três volantes e um meia que retorna ao futebol após longo período na China, como foi naquele Vasco x São Paulo...


... mas sou obrigado né? Como não me resta outra alternativa, tenho de aturar o Celso. 


O Vasco não ganhou por causa dele, contudo. O Vasco ganhou porque jogou com o coração, com vergonha na cara, com o saco-roxo, como diria meu pai. O Fluminense teve mais chances, mais posse, mais oportunidades. Jogou mais.


Só que no futebol ganha quem botar mais bola no saco, e o Vasco fez isso duas vezes e as bibas tricoletes, uma.


Jogassem sempre assim, independente de má-fase de atacante, de goleito tirular lesionado, de jogadores sem ritmo, não estaríamos assim. Porque o Vasco se comporta de uma maneira contra times pequenos (e grandes) e de outra maneira nos clássicos? É "muy loko" um time que não perdeu UM clássico no ano, campeão carioca (ainda que não signifique muito) estar na zona da degola...


Só posso dizer que; joguem assim com mais frequência. Não jogamos "bem" contra o América, mas jogamos com gana sufiente pra ganhar, e hoje novamente. Contra o Palmeiras em São Januário, nada impede ganharmos a terceira seguida e quem sabe sair da ZR. 


Tática é muito, muito importante, mas sozinha não ganha jogo. Quem ganha jogo é o cabra que salva um gol e o cabra que faz o gol. E hoje tivemos ambos; Jordi e John Clay, heróis improváveis.

Sobre a questão do lado da torcida, sou bem claro; O Vasco ganhou em campo seu direito, que roubaram numa canetada, em um contrato obscuro que mesmo um ex-funcionário do flu diz que não existia. Os tricoletes que joguem no lado que quiserem...desde que contra o Vasco, respeitem a tradição. O Maracanã pode ter sido reformado (com a nossa grana), mas continua o mesmo nome, no mesmo lugar. Portanto é o mesmo estádio. 

... mas não dá pra dizer que quem foi ao jogo, mesmo contra a vontade do presidente não é Vasco. Ora bolas...são quê então?!

Agora, sobre as declarações do Rodrigo, Juinho, Fred... não falo nada, que isso aqui não é a revista CARAS. 


--

A palavra d Nildeval:


NUNCA SUBESTIME UM GIGANTE

E na grande apresentação de Ronaldinho Gaúcho, o Vasco se deu bem. No futebol, como na vida, provocar o adversário pode ser fatal. Em lados opostos, o tricolor era o favorito absoluto, brigando pela liderança, enquanto o Vasco, lutando como nunca, contra o rebaixamento. Na arquibancada, o dentuço, juntamente com a maior parte da torcida no estádio, teve que engolir calado. Terá o ex-ídolo futebol para dar continuidade à boa fase do tricolor? Ou será cada vez mais seduzido pela noitada carioca? Ainda bem que o Vasco tinha apenas 90 por cento de chances com ele...



Vindo de 03 derrotas, o Vasco finalmente fez uma partida quase perfeita, com destaques para o jovem John Clay e o goleiro Jordi, que deram um banho de bola em Fred e Cia. O importante foi que o Vasco deu uma pequena aliviada em sua situação no campeonato, agora estamos quase perto de sair do Z-4, claro, temos que manter o bom futebol e não esmorecer diante do bom time do Palmeiras em São Januário.



O Vasco começou a partida jogando muito bem, muito embora quem mais finalizou foi o Fluminense, mas sem muito perigo. Jogando com um time mais ofensivo, o Vasco chegou ao seu primeiro gol na primeira finalização no jogo, numa bela jogada do John Clay pela direita em que o Andrezinho marcou seu primeiro gol com a camisa vascaína, isso tudo já quase aos 40 minutos de jogo.



Ficou a expectativa para a segunda etapa de como o Vasco se comportaria com a vantagem. Incrivelmente, o retranqueiro Celso Roth ao substituir os atacantes, o fez por outros, que acabaram por manter o Vasco sempre ofensivo. O gol de empate do Fluminense, veio após um contra ataque em que o lateral Cristiano, embora tenha buscado o gol, poderia ter dado o passe para o Andrezinho ou o Dagoberto, que estavam livres. Eram 03 do Vasco contra 01 do tricolor. Na reposição, o Fluminense fez um belo gol.



O Vasco não se abalou com o gol, ao contrario, com muita garra buscou o desempate e com méritos, ele acabou vindo, com um gol de placa do melhor jogador em campo. A bola ganhou um efeito que até agora o Diego esta procurando a cor dela.



Ainda falta muito, mas hoje o Vasco deu mostras de que pode melhorar. Tem que trabalhar um pouco o nervosismo de nossa defesa bem como, uma participação maior de nosso ataque (que pela primeira vez marcou 02 gols em uma partida), na marcação. O meio de campo e a defesa tem ficado muito frágeis. Isso porem, pode e deve ser trabalhado. No mais, fica nossa torcida por uma reação vascaína. Abraços e excelente semana a todos.

9 comentários:

Zé Julio disse...

Nosso 1o tempo foi fraco, uma finalização apenas e o gol. Já no 2o fomos mais raça e tesão. Muito bom esses 3 pontos após tanta badalação das tricoletes.

Digo disse...

Ganhamos na raça! Valeu Freguês é freguês!

Lenon disse...

Valeu Jordi, hoje fechou. Time com raça é outra coisa.

Paulo da Cancela disse...

Precisamos repetir a dose contra o Palmeiraa, coração na chuteira e menos chutões.

Liso disse...

Chupa, Fred! E o cone achou que terminaria lider.

Manfredi disse...

Com um golaço do John Clay, colocamos água no chope na festa tricolor. Não podemos ficar mais na retranca, nossa meta é vencer.

Murilo disse...

Maravilha, deu certo um esquema mais ofensivo. Vamos manter essa pegada contra o Palmeiras que está muito bem. Faltam 12 vitórias para nos livrarmos, com folga, da degola.

Caio disse...

Temos que lotar São Januário contra o Palmeiras e de uma vez por todas empurrarmos nosso Vasco para fora da Z4.
Dona Fred ficou nervosinha no final do jogo, não imaginava perder, kkkkkkk

kiko disse...

Se diminuirmos os chutões e se a defesa parar de tentar fazer lançamentos direto para nossos atacantes, nosso jogo irá melhorar muito. Temos que sair jogando, bola de pé em pé.
Saravasco