quarta-feira, 16 de julho de 2014

Campeonato brasileiro, 11ª rodada; Vasco 4 x 1 Santa Cruz

Olá amigos, como vão?! Espero que bem como eu.

Pela primeira vez desde assumi o blog, este ficou um mês num hiato. Obviamente, devido à copa do mundo.

Eu poderia ter vindo aqui comentar sobre o acerto com a Umbro que vai exorcizar a Penalty, a contratação do Kléber Gladiador, que deve ser a melhor contratação do Vasco nos últimos tempos, depois do Dedé, ou sobre a quantidade de chapas protocoladas para concorrer às eleições, que todos tentam postergar para o final do ano. Mas não o fiz; preferi tirar uma férias do blog e do Vasco, assistir à maioria dos jogos da Copa, me inteirar sobre tudo que anda acontecendo. Findada a Copa, com aquele fiasco da seleção, é hora de voltar à realidade; série B, futebol fraco, time ruim e falta de organização, o exato oposto da Copa do mundo. Então vamos lá!

 

4 a 1. Quem não viu o jogo, mas abriu o jornal hoje e viu o placar, deve estar pensando que o Vasco daria um calor na Alemanha, ao contrário do Brasil!

Mas não é bem por aí:

Olhem as estatísticas da partida: http://www.futebol.com/brasil/brasileirao-serie-b/vasco-da-gama-x-santa-cruz-j1663952.html

Tirando os 2% de posse de bola a mais, o Vasco não foi numericamente superior em nada. Claro que uma vez na frente o Vasco recuou e deu campo para o Santa, ao final do primeiro tempo a posse de bola vascaína era de 59%, mas isso é apenas um indicador de como o placar foi generoso com a pontaria vascaína, que estava afiada.

O time melhorou? sim! A pausa da Copa, para ALGO serviu, o Vasco foi mais organizado, o meio campo não perdia a bola à torto e a direito, teve volume, e o ataque com o gladiador sabia segurar melhor a bola, como Adilson Batista mesmo comentou. Ela não batia no atacante e voltava, Kléber sabe bem fazer a função de pivô, segurar a pelota e distribuir, coisa que Edmilson e Thalles não sabem. Com três volantes o Vasco jogou melhor do que antes da parada da Copa, Pedro Ken compensa a falta de velocidade de Fabrício e Guiñazú. O primeiro deum uma qualidade de passe que o meio não tinha, isso ficava claro desde seu primeiro jogo, e não tem medo de bater de fora, como os dois gols deixou claro, e o segundo é fundamental para as ambições vascaínas, porque finalmente parece estar em bom ritmo, e aqui, um volante batedor com cara feia faz falta. Até na seleção fazia falta, porque o Luiz Gustavo é bonzinho demais.

Mas o destaque da partida não foram os dois gols do Fabrício, nem o primeiro de Kléber, de pênalti e muito menos o de Douglas Silva, apesar da cobrança de falta bem ensaiada, nem da bela estréia de Lucas Crispim.Foi a substituição com pouco mais de vinte minutos de jogo de André Rocha por Carlos César! 

Finalmente o Adilson batista botou “o pau na mesa” e sacou alguém antes que fosse tarde demais. Com vinte minutos o André já tinha tomado uma bola nas costas que resultou no gol do Santa, numa inexplicável falha de Martin Silva diga-se de passagem, e batido de canela ao tentar cruzar uma bola, só para citar o pior. No seu lugar entrou Carlos César, aquele lateral que chegou pouco antes da Copa, que mostrou mais futebol do que André jamais fez. Sofreu o pênalti inclusive.

Parabéns Adilson, pela melhora do time, que espero que se torne habitual, pela coragem de trocar um jogador que estava prejudicando o time antes que fosse tarde demais, e por ter finalmente mudado o time para melhor. Continuo não gostando de você e achando que não és técnico de Vasco da Gama, mas méritos para quem merece.

PS: O Gladiador, que estava abandonado no Grêmio, chegou bem. Querendo mostrar serviço, falando bem do clube, e esbanjando disposição, tudo que a torcida queria. Tecnicamente não foi bem, mas é um jogador que tem tudo para fazer sucesso no Vasco e pôr a carreira de volta nos trilhos, porque nos lembra do Animal, jogador com a cara do Vasco.

6 comentários:

Digo disse...

Nem me fale de copa. Que o gladiador arrebente na B, estamos precisando!

Liso disse...

Sei não, o pouco que vi desse jogo eu não gostei. O placar não reflete e esconde os erros desse técnico.

Zé Julio disse...

Acho que já iniciamos um padrão de jogo! Precisamos melhorar na quakidade do passe.

Manfredi disse...

Guinazu e Fabricio jogaram bem, gostei.

Paiulo da Cancela disse...

Uma bela vitória fora de casa. Espero que o time embale.

Lenon disse...

Só espero que essa eleição no Vasco não nos atrapalhe!