domingo, 14 de abril de 2013

[Carioca] Vasco 3 x 1 Quissamã

 

Vou ser econômico:

Cumprindo tabela, o Vasco jogou seu melhor futebol desde a chegada de Paulo Autuori, e quiça do campeonato.

Pena, que deixamos isso para o adversário mais fraco do torneio. E pena, que essa superioridade não se traduziu no placar.

Foi um caminhão de gols perdidos e chances desperdiçadas. Até na cara do goleiro sozinho na área, perdemos gol. Justo com um dos melhores jogadores em campo, Thiaguinho.

Elsinho e Thiaguinho não podem sair do time. Dakson também fez bela partida, é talvez o único jogador do Vasco que tem visão de jogo, que tenta uns passes diferentes, arrojados, que experimenta chutar de longe com perigo.

Mas os dois primeiros dão uma dinâmica absurdamente superior aos seus adversários na posição. Thiaguinho parte para cima do adversário e tenta o drible, não só correr como louco. Passa bem a bola, experimenta umas jogadas de efeito, enfim, é imprevisível. Coisa que Éder luís deixou de ser a muito.

Já Elsinho faz tudo que o Nei não sabe fazer; Corre, dribla, invade a área, tenta jogadas de efeito…

No meio, Dakson acertou pelo menos dois passes que deveriam ter terminado em gol. Arriscou chutes com perigo, e fez boa partida tanto técnica quanto taticamente. É surpreendente sua evolução dentro do Vasco, do outrora desconhecido e espezinhado Dakson. Hoje, eu permaneceria com ele na equipe titular.

Mas, no lugar de quem? talvez no do próprio Bernardo, que novamente se lesiona com gravidade e fica seis meses parado. Entra ano e sai ano, o Vasco está sempre pagando salário para jogadores que ficam quase a temporada toda sem atuar.

Agora, a cabeça de área; Abuda é esforçado. E só. Rouba algumas bolas, mas consegue errar passes de dois metros pra frente. Para piorar, arrisca chutes espetaculares ( de ruins!) em momentos inoportunos, como por exemplo no primeiro tempo, onde recuperou uma bola na margem da grande área e ao invés de tocar para um companheiro, chutou a criança lá na Avenida Brasil. Não dá. O Sandro Silva cresceu bastante desde seus primeiros dois jogos. Dá alguma segurança naquele setor. Não é o melhor volante do Brasil, mas é o melhor que temos, e do seu lado, precisamos que alguém que saiba o que está fazendo com a bola nos pés. Entre Pedro Ken improvisado, Wendel e Filipe Soutto, fico com o terceiro. Finalmente vimos ele em campo outra vez, depois de uma inexplicável saída do time. É sinal de que Autuori já se ligou que Felipe Bastos não dá…

Agora o engraçado é o seguinte: Autuori finalmente coloca Elsinho no time, e outra vez desloca o Nei para a esquerda. Ele pode até ter jogado x anos nessa posição em sei-lá-aonde, mas é nítido que não tem qualquer jeito para a coisa. Se é o próprio Autuori que disse que o lateral no Brasil é escravizado, porque tem que defender e chegar na frente pra atacar, ele caiu no próprio conto, porque inúmeras vezes o Nei apareceu no ataque, e desperdiçou chances de cruzamento. Lógico, sem perna esquerda… então ele que se decida; Se é para colocar o Elsinho, que jogue com o Yotún na esquerda. Se é para jogar com o Nei, que seja no seu devido lugar. Essa estória que de “ah o Nei deu uma consistência defensiva na esquerda para balancear a ofensividade do Elsinho na direita” é conversa fiada. Quem cobre avanço de lateral é o volante, e além do mais, diabos, a coisa mais corriqueira que acontece é o Nei tomar bola nas costas, sem duplo sentido.

Finalmente um jogo que deixou um fio de esperança no ar. Mesmo perdendo tantos gols, já deu para ver outra cara na quipe, outro futebol. Tenho certeza de que com salários em dia e tempo para trabalhar, ‘mister Autuori” nos tira do fundo do poço e faz uma campanha digna no brasileiro. (tempo é o que não vai faltar até a estreia!)

Já o ponto triste, é que esse pode ter sido o último jogo de Dedé em São Januário. Devo estar ficando velho, para ver o meu VASCO perdendo jogador pra cruzeiro…

 

A palavra do Nildeval:

Vitória que não valeu nada...

Triste ver o Estádio de São Januario às moscas. Cumprir tabela no Carioca também não é nada agradável. Estranho é que, do publico presente, cerca de dois mil e poucos torcedores, apenas oitocentos e poucos pagaram ingresso, os outros, entraram gratuitamente. Quer dizer, mais gente sem pagar do que pagando. Para um clube endividado, é no mínimo estranho. Seriam eles parentes do nosso presidente? (rs). Coisas do futebol.

Mas, apesar dos pesares, tentaremos extrair algo de bom desta partida.

- Mesmo com um time reserva, o Vasco mostrou sim, que daria, tranquilamente, para ser um dos semifinalistas do campeonato. Quer dizer, mesmo perdendo os clássicos, e respeitando a campanha de alguns considerados pequenos, não tem como ficar de fora da disputa, tal como no primeiro turno;

- Percebe-se que os problemas não são apenas nas quatro linhas, envolve muito, mas muito mais coisas;

- Dedé continua sendo o melhor zagueiro do Brasil e um dos melhores do mundo. Nosso solitário ídolo joga seguro, esbanja uma categoria ao estilo Mauro Galvão (ainda falta muito para chegar lá), mas é só questão de tempo. Deve sair nos próximos dias. Fará muita falta, porém, deixa um legado que dificilmente esqueceremos. Um dos poucos que se salvam no atual elenco. Prova disso, é que a torcida, pediu, e pede a sua permanência. Outra prova? Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Manchester, Inter, Juventus, etc. Todos, com razão, o querem... Se não bastasse, ainda faz gols.

- No mais, o Vasco precisa começar a preparar o time para o campeonato brasileiro. Ver os jogadores que tem condições de pelo menos compor elenco e contratar, desde ontem, algumas peças para, pelo menos não dar outro vexame no campeonato mais difícil do planeta. Jogadores como: Thiaguinho, Romário, Dakson, Fillipe Soutto, tem condições de fazer bonito, mesmo na reserva.

Uma excelente semana a todos.

13 comentários:

Digo disse...

Meu medo é que a grana do Dedé se transforme em mais refugos.

kiko disse...

Já não temos time e agora mais um fora por 6 meses, que vida!

Saravasco

Ruy disse...

Acho que a grana do Dedé vai para o ralo assim como foi a do Rômulo, Diego Souza, Fagner etc etc. Quem está na administração é o Roberto, não esqueçam disso!

Zé Julio disse...

Nem 10 Dedés resolvem o rombo do nosso clube. Fora Dinamite, que agora afirma que irá demitir a parentada, será?

Sds

Liso disse...

Bom jogo do garoto Dakson. Mais um no estaleiro, que fase!

Paiulo da Cancela disse...

Andei lendo na lista de "contra pesos" que o Cruzeiro quer incluir na transação com o Dedé, é pura piada. Estamos FU!

Manfredi disse...

Eu já apaguei 2013, seremos só uma grande vergonha! Muita pena do Autuori.

Vascocellos disse...

Dedé foi vendido por uma ninharia e quem irá ganhar com isso será, no momento, o Roberto, e, no futuro, o Cruzeiro.

Lenon disse...

Vergonha. Dedé mais 3 emprestados, que absurdo. Estamos dando o Dedé. Roberto, você é muito safado, agora foi demais, chega! Só quem vai ganhar nessa transação é o ladrão do Dinamite. Atenção conselheiros, protejam o nosso vasco!

Zé Julio disse...

Concordo com esse irem do manifesto "Não se vende Dedé":

13 milhões e alguns jogadores emprestados chega a ser um desrespeito com os torcedores que vimos jogadores como Eder, Bastos e Bernardo serem comprados por MUITO mais e não justificar nem 10% do que justificaria QUALQUER esforço pela manutenção do Dedé.

kiko disse...

Extra Extra..... A grana do Dedé nem vai chegar a São Januário. Ficará penhorada e o Romário já entrou com pedido extra de penhora. Vamos vender e nem os salários serão pagos. Maravilha de administração do Dinamite!!!!! Também cansei!

saravasco

Murilo disse...

Alô tragédia. matem, sequestrem esse merda do Dinamite.

Lima disse...

Ô Dinamite, devolve o Vasco da Gama pra quem entende, seu babaca!