segunda-feira, 8 de abril de 2013

[Carioca] Vasco 2 x 1 Friburguense

 

Hoje, o post vai ser à moda antiga por que eu quero que estas palavras permaneçam no blog.

Vejam a situação do Vasco:

1- Vinha de quatro jogos seguidos sem vencer, sendo três derrotas e um empate, tudo isso sem marcar gols.

2- Público pagante: 546. Público protestando do lado de fora: Só da Força Joven tinham mais de 400

3- Maior torcida organizada do clube, que notadamente recebe apoio da diretoria fora do estádio protestando.

4- Futebol patético como sempre, vencendo o fraquíssimo Friburguense na “margem de erro”.

5- O número da camisa de um jogador CAI! Até aí, não critico a Penalty, porque até a camisa da Nike da seleção brasileira que vestia Neymar já caiu. O inacreditável é não haver outra camisa reserva para o Nei entrar em campo, obrigando-o a voltar ao gramado usando a camisa usada pelo Fellipe Bastos. Só falta dizer que a Penalty não anda fornecendo camisas e o Vasco tem lavado as sujas para usar no jogo seguinte!

6- O PRESIDENTE DO CLUBE se negou a comparecer ao estádio para ver seu time jogar. Isso mesmo. Preocupado, literalmente, em APANHAR, ficou em casa. Que confiança!

7- Entrou em campo já desqualificado matematicamente do campeonato, os jogadores dão aqueles discurso padrão de “honrar a camisa” mas entram em campo parecendo que comeram uma tremenda feijoada. Em marcha lenta…

8- Isso tudo sem falar dos dois meses de salários atrasados, que o próprio treinador se recusa a levar a equipe para inter-temporada fora do Rio.

 

Ou seja; Estamos fudidos! Pior do que está, só se ( ou quando) formos rebaixados.

Agora vamos para o dentro de campo:

Qualquer treinador precisa de tempo para conhecer seus jogadores e definir qual a melhor tática, a melhor formação, a melhor escalação…

As vezes o torcedor quer que o camarada tenha a mesma visão do que nós, torcedores, que acompanhamos o Vasco a vida toda, conhecemos o elenco, assistimos a todos os jogos…

… e isso é impossível!!!!

Mesmo que o Autuori chegasse aqui conhecendo absolutamente todos os jogadores, não iria começar o trabalho sacando meia dúzia de jogadores, apontando o dedo para Éder Luís, Carlos Alberto e etc.

Qualquer um começaria a esboçar um time a partir dos jogadores com mais nome, mais conhecidos, porque é a aposta mais segura.

Nós, sabemos que alguns jogadores mais antigos de clube, ou com mais nome, estão jogando exatamente por causa disso. Mas ontem, dois desses jogadores já foram barrados do jogo para que Autuori observasse suas opções.

Ele começou acertando, dando oportunidade para Luan Teixeira na zaga, ao invés de insistir com o tenebroso André Ribeiro, clone do Thiaguinho. O cantor, não o atacante.

Mas cagou o resto da escalação!

Nei, que não vem jogando nada, começou jogando e não o Elsinho que vem entrando bem.

Outra vez, Fellipe Bastos começou jogando. Fellipe não falhou uma escalação do Autuori até agora, e Filipe Soutto, que jogou os melhores jogos do Vasco no carioca, outra vez ficou no banco. E não entrou!

Pedro Ken jogou ao lado de Bernardo. Até aí nada de estranho. O problema é a maneira que eles jogaram; Nesse 4-2-2-2 Jurássico que o Autuori está planejando jogam Sandro Silva e Bastos numa linha, e Pedro Ken e Bernardo em outra linha, longe para caramba dos volantes. A bola não chega!

E no ataque, escalação de pelada; Romário e Tenório. Eu estou com 27 anos, acompanho futebol desde os 13 e não me lembro de ver um time com dois homens de área dando certo. O Thiaguinho entrou no lugar do Tenório no segundo tempo e sacudiu a roseira do Friburguense, coisa que deveria ter sido feita desde o início.

Tudo bem, como eu disse u Autuori precisa de tempo para dar chances a todos e conhecer quem está jogando bem ou não. A seu favor conta as substituições que fez no segundo tempo que mudaram completamente a equipe que jogava um futebol patético, e acabaram em gol, com dois jogadores que vieram do banco.

Mas sobre o jogo, e não vou me demorar muito falando, quero dizer que:

Times ruins, o Vasco vem tendo de maneira regular desde 2001. Mas nunca chegamos na quarta rodada do returno eliminados do campeonato, isso é novidade.

Isso pode ser explicado, em parte, pela maneira que os jogadores estão entrando em campo. Parece que o time do vasco antes de entrar em campo, anda batendo aquele pratão de feijoada. É impressionante a falta de energia desse time, a falta de vibração. Claro que o time está desequilibrado emocionalmente, coisa que só vai melhorar quando voltar a vencer, mas se nesse momento de transição, de time fraco, não houver um comprometimento maior, a coisa não vai funcionar. Nem que o técnico fosse o José Mourinho!

Ver o time do Vasco jogando está sendo um exercício de paciência. Tem dado pena! É inacreditável a quantidade de passes errados desse time. Jogadores experientes como Sandro Silva estão errando passes de dois metros com três companheiros ao redor e apenas um adversário!

Além disso, a equipe atua com dois volantes que não cobrem a subida dos laterais, nem ocupam a área da meia lua da área. Resultado? Lançamentos nas costas dos laterais a torto e a direito, jogadores adversários chutando de fora da área o tempo todo… uma hora a bola entra. E entrou! Num desses chutes de fora o rapaz do Friburguense acerta um bom chute, mas que vai no meio do gol, e o Michel Alves me aceita. Um lance digno de Thiagaré!

O meio e o ataque não se acertaram. Bernardo parecia um vaga-lume, totalmente fora de nexo, seu ponto alto foi ter chutado no gol uma bola quando Romário estava caído no chão se contorcendo de dor.

Tenório e Romário no ataque? Por favor… o Tenório conhecemos bem, é aquele jogador bruto e esforçado. É um atacante grosso, zero refinamento, mas que bota a bola no gol se tiver chance. Estilo Paulo C. Cajú piorado, já que recebeu uma bola açucarada de Pedro Ken no segundo tempo, e de cara com o goleiro puxou a bola pro pé errado e recuou nas mãos do arqueiro.

Já o Romário, ou joga de homem de área ou não joga.

Ao colocar Elsinho no lugar de Yotún, Dakson no lugar de Bastos, e Thiaguinho no lugar de Tenório, o time mudou totalmente de cara. Sinal de que Elsinho deveria ser titular, Dakson não pode ser reserva se sempre que entra muda o jogo, e Thiaguinho merece outras chances, como já havíamos dito.

 

A palavra do Nildeval:

Enfim, quebramos um longo jejum. Não quero fazer qualquer critica, não é esse o objetivo aqui. O jogo, para nós, já não valia absolutamente nada, e os reservas, querendo mostrar serviço, acabaram fazendo o que os titulares não fizeram, ou não faziam há tempos. Resultado? Um jogo sem graça e um estádio entregue as moscas.

A limpeza continua necessária. A começar da parte de cima. Parar e refletir sobre cada ponto. Se o diretor A ou B recebe remuneração, que se cobre dele (a) resultado. Assim como o técnico, jogadores e todos os funcionários. A hora é de se rescindir, antecipadamente (por que não?), qualquer contrato de patrocínio atual, e substituir por outros que correspondam ao tamanho do Vasco. Ou seja, se preciso for, indenize ao velho patrocinador o restante do tempo que falta ao cumprimento do contrato.

Inadmissível contratar um técnico do quilate de Paulo Autuori, e este, em menos de 15 (quinze) dias, sair na imprensa cobrando atitudes de nossos dirigentes (como contratações, e principalmente salários atrasados). Percebam que o técnico, nem bem chegou, e já está cobrando. Espera ai, ele tem razão? Então gente, é sinal de que a coisa fugiu completamente do padrão normal. Se uma Empresa me contrata para ajudar, lógico, tenho o direito de cobrar. Mas, vejam, não deu tempo nem de o cara respirar. Afinal de contas, quem manda no Vasco???

Ver nossos dirigentes quitarem os salários dos atletas, na data limite de 90 (noventa) dias, para que o jogador não acione o clube judicialmente, requerendo passe livre, e todos os direitos trabalhistas, causa calafrios. Seria o caso de se abrir ou pensar numa intervenção mais que imediata no Club de Regatas Vasco da Gama.

A rigor, este filme, nós já vimos, quando, no período de 2000/2001, perdemos vários jogadores (todos craques), que, para ter seus direitos assegurados, entraram na justiça trabalhista, e muitos, certamente conseguiram, outros, talvez estejam esperando até hoje. O certo é que, tanto patrão, como empregado, tem que cumprir suas obrigações, não interessando quem venha a cometer erros ou infrações. Para tanto, existem os contratos e, na dúvida, vale o que está escrito. Caramba, se o Vasco perdeu o rumo, alguém tem que se esforçar para reencontra-lo.

Agir como a diretoria anterior agia, dizendo que tudo estava em dia, quando o Vasco foi totalmente desfeito, não interessa a ninguém. Outra coisa, triplicar, quadruplicar a divida do clube, como a diretoria anterior também o fez, sem nos dar sequer um misero titulo estadual, também não interessa. As coisas do passado precisam ser lançadas para bem longe de São Januario.

A hora é de reunir forças para o bem do Vasco. Alguém precisa pensar somente no clube. No momento, todos os fantasmas do passado reapareceram, com mais força. Nestas horas, a vaidade fala mais alto, as pessoas se exaltam. Quem tem o poder nas mãos, não quer abrir espaços para opiniões, pior, acha que está agindo da melhor maneira, quando, na realidade, está cada vez mais longe de suas faculdades mentais.

No momento, cada vascaíno sabe muito bem que, sem jogadores de expressão, ou melhor, de uma categoria no mínimo razoável, não chegaremos a lugar algum, ao contrario, o rebaixamento é certo. Da direita ou esquerda, oposição ou não, ninguém mais quer isso. Deve-se propor uma trégua, para o bem do futebol e do nosso querido e amado clube. Se piorar, diretoria, torcida (orzanizada ou não), funcionários, sócios, patrocinadores, ETs, seja quem for, todos saberão quem foram os culpados, ai sim, nao havera quaquer espaço para se culpar quem quer que seja. Parece complicado? Realmente, muito. No momento, porém, parece o caminho mais sensato.

Agora, não dá para sair por ai contratando de qualquer jeito, aliás, até para se contratar jogador de qualidade está cada dia mais difícil, isto porque, eles pedem uma alta quantia salarial, tem a parte do empresário, do clube que cede o jogador, etc. Ninguém quer loucuras. Não queremos pagar mico também. Anunciar Robinho, Kaká, Riquelme, e mandar a campo: Ibson, Renatos da Vida, estamos fora...

Prá começar, pelo menos 01 goleiro, 01 zagueiro, 01 volante, 01 meia e 01 centroavante. Todos, a nível de seleção. Depois, aos poucos, vai-se lançando os novatos. Vejam, por exemplo, que o Romário e o Dakson tem entrado, e tido boas atuações. Ainda não reúnem condições de assumir a titularidade, isso virá com o tempo. Por último, vai repondo, uma ou outra posição... Caso contrario, adeus Vasco.

Boa semana e até o próximo amistoso...

9 comentários:

Digo disse...

Vencemos a grande pelada, só isso, Aquilo em campo não é o vasco.

Ruy disse...

No meio do 1o tempo eu desisti de ver o jogo, não aguentei os passes errados.

Liso disse...

Dinamite além de um MERDA é covarde!

Manfredi disse...

Se continuarmos assim, cairemos novamente.

Lenon disse...

Futebol ridículo. Não vejo futuro nenhum com esse elenco. Gostei do protesto.

Paulo da Cancela disse...

Que joguinho vagabundo. Ninguem com vontade, raça ou atenção nas jogadas mais simples. A situação tá negra.

Carla Lia disse...

4a Rodada e eliminados, isso é muita vergonha e na hora do sufoco o presidente banana foge!

Lair Dias disse...

Sei que é chover no molhado, mas repito meu pedido: POR FAVOR Roberto, renuncie!

Vasconcellos disse...

Cacete, o Burronite agora fala em planejamento a longo prazo!!!!!! Vai tomar no meio do C@, seu FDO. Quanto tempo você está na presidência, que tempo é esse seu merda? Tá nos chamando de burros??????? Pra mim agora chega, não aguento mais esse cretino!