quarta-feira, 28 de março de 2012

Obrigado, Edmundo!

130 jogos pelo Vasco, 81 gols. Apenas dois títulos; o carioca de 92 e o brasileiro de 97.

Tudo na carreira do Animal foi vivido intensamente, cada uma de suas cinco passagens no clube que o revelou e é por isso que a torcida do Vasco se identifica tanto com ele.

Edmundo não era um atacante com raro faro de gol como Dinamite, genial como Romário ou mesmo um atleta exemplar como é Juninho, e mesmo assim é notório que a idolatria que a torcida tem por ele é a maior. E isso se deve talvez porque ele, sempre foi muito verdadeiro, muito obstinado, polêmico sim, mas com a bola nos pés, era o demônio.

Edmundo não teve medo de partir pra cima de ninguém dentro ou fora de campo, e isso lhe rendeu muitos anos jogados fora. O polêmico acidente que vitimou três pessoas o perseguiu pelo resto da carreira, e eu fico pensando em como teria sido a carreira do Ed, não fossem esses problemas extra-campo. Não há dúvida, pelo menos para mim, que o cara foi o melhor do mundo em 1997 e que se ele tivesse encontrado um Vasco a altura daquele time nas suas três outras passagens, teria deslanchado, mas infelizmente, aquele foi, tão cedo, o último time campeão de verdade da sua carreira.

A carreira do animal serve de exemplo para todos; um exemplo de que talento sozinho não te leva longe. Talento transbordava pelos poros do camisa 10, cada gol dele pelo Vasco mostrou isso, mas infelizmente a idade chegou para ele no momento em que a sua cabeça entrava no lugar.

Que isso sirva de lição para os craques de hoje. Que o atual dono da camisa 10, Diego Souza se lembre do exemplo do Edmundo. Este, tem talento de sobra também, e mesmo com 27 anos não é ídolo de lugar algum.

A torcida do Vasco é sensacional mesmo, compareceu em massa a um jogo festivo, debaixo de chuva, com um ingresso caro só para se despedir de um ídolo do passado, numa festa merecida por aquele que me encantou na juventude e me fez tão orgulhoso de ser vascaíno por tantos anos. É com orgulho, tristeza, e até um pouco de decepção que eu vejo esse dia correr, que constato a impiedosa passagem dos anos.

O tempo, como o Edmundo, não perdoa.

A propósito, o jogo foi 9x1. Mas o jogo não importa, a festa sim.

Com a palavra: Léo

Ah! É Edmundo...

Quantas vezes você já ouviu ou pronunciou esta frase ? ? ?

Edmundo é ídolo, Edmundo é Animal, Edmundo é Craque, Edmundo é Vasco...

Ah Edmundo, chegou seu grande dia. A família vascaína o reverencia pela última vez nos gramados. Justamente Edmundo, na Colina tida como sagrada. O Bom Filho à casa torna, a sua casa, onde, em cada canto, você conhece, como ninguém. Desta vez, Edmundo, para ser eternizado. Se não vier uma estátua, não liga não, Animal, a sua imagem será levada para sempre no nosso mais intimo.

Ainda que prestássemos toda homenagem a você, por mais linda, seria pouco, diante de tudo o que você fez pela nossa família.

Você foi tão Animal, que mesmo longe de casa, não perdeu a qualidade de filho, nem a elegância. Pelo contrário, sentimos muitas saudades, e, tal como o filho pródigo, sempre esperamos o seu retorno.

O que dizer quando vestistes a camisa do maior rival? E o gesto obsceno para sua torcida do coração? Ah Animal, como você aprontou. E aquele penal perdido naquele fatídico jogo do mundial? Quantos deslizes... Mas, Animal, pergunte a cada vascaíno, se ficou alguma mágoa e ou ressentimento. Tenho certeza de que, um a um, lhe responderá que TUDO isso não chega aos pés do legado deixado por você.

Edmundo, como a camisa 10 lhe caiu bem. Ficamos pasmos e boquiabertos por tantas apresentações impagáveis. Como esquecer aquele jogo onde fizestes 06 gols numa única partida? E o que dizer da dancinha um tanto quanto inusitada diante do zagueiro botafoguense? E o título de campeão brasileiro de 1997, quando reinastes soberano nos gramados brasileiros, e ainda mostrastes ao planeta que eras o melhor, injustamente não sendo eleito assim, por puro preconceito de primeiro mundo? ? ?

Mas, Animal, ainda falta o jogo histórico diante de nosso maior rival neste mesmo ano. Este jogo, por si só, já merecia, ou melhor, merece nosso respeito. Quem conseguirá esquecer aquele gol antológico, onde, até hoje, os zagueiros e o goleiro estão procurando o caminho de casa? Este dia, Animal, valeu por toda sua polemica, mas recheada e gloriosa carreira. Que camisa 10. Que perfeição...

Obrigado Edmundo, dificilmente veremos outro com desenvoltura semelhante. Você nos fez ver que o futebol é sim, muito lindo, e como tal, encanta. A bola para você, sempre foi tratada com muito carinho, como uma princesa. Imagine, Edmundo, até os adversários o respeitam...

Finalmente, Edmundo, chores, muito, és humano. A saudade vai bater. Lembre-se porém, onde estiveres, serás lembrado como Aquele formidável atleta. Mesmo longe dos gramados, estarás eternamente em nossos corações. Sua herança é de dar inveja a qualquer milionário. Se me permites, me atrevo a dizer, dificilmente serás superado. Não nesta geração...

O Vasco, o futebol e o mundo o reverenciam.

Muito Obrigado.

Com carinho.

6 comentários:

Digo disse...

Chegando em casa agora, que show!

Carla Lia disse...

Parabéns Edmundo pela garra e dedicação de sempre. obrigada!

abraços

Paulo da Cancela disse...

Essa partida ficará em nossa memória pra sempre.

VALEU ANIMAL!!!!!!!

Liso disse...

AH ! É EDMUNDO.....

Vasconcellos disse...

Grande e justa festa! Até o EuRico tava lá!

Lenon disse...

Obrigado Edmundo, grande talento.