quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vasco 1 x 2 Figueirense - Campeonato Brasileiro - Série B - 27ª Rodada

Após longo jejum Nílton voltou a marcar, mas não evitou a primeira derrota do Vasco em São Januário na Série B


É, meus amigos...

Perdemos a primeira em São Januário nesta Série B.

É notório que nosso time vinha apresentando uma queda de desempenho nas últimas partidas, mas ontem, pode-se dizer que o adversário também teve muito mérito na vitória.

Acho até que o Vasco se apresentou melhor ontem do que contra o Caxias no Sábado passado.

O time de Florianópolis veio com uma proposta de jogo muito interessante e eficaz. Não fez como fazem a maioria dos times que vem nos enfrentar aqui, se limitando a defender e tentar a sorte no contra ataque.

O Figueirense marcou forte sim, é verdade... Mas principalemente lutou muito pela posse da chamada "segunda bola", aquela que vem de um rebote, de um chutão, da cabeçada de um zagueiro, etc...

E de posse dessa bola, o time deles sabia muito bem o que fazer. Foi incisivo e decisivo. Não é à toa que eles tem a segunda melhor campanha do returno e estão em franca escalada rumo ao G4.

Mas mesmo com todo esse mérito, não podemos tirar dos nossos ombros a responsabilidade pelo mal resultado. Jogando em casa, com o apoio da nossa torcida, temos que vencer...

Aí vem outra parte da história que eu gostaria de destacar: o apoio da torcida.

Quem esteve lá ontem notou que as vaias foram muitas durante a partida. Alguns jogadores, ao sairem de campo, desabafaram em relação a isso, questionando esse comportamento dos vascaínos, já que o time é líder e perdeu somente a primeira em São Janú na competição.

Hoje, quando eu navegava pelos blogs por aí afora, li muitas declarações do tipo: "Quem joga no Vasco tem que saber aguentar pressão", "não tá satisfeito com a vaia vai embora", entre outras frases feitas que a gente já conhece, típicas dos corneteiros de plantão, que muitas vezes conhecem menos de futebol do que julgam suas inteligências...

Logicamente que no treino que aconteceu no Vasco Barra na tarde de hoje eu fui repercutir isso com alguns jogadores, e o que a maioria deles me disse é nada mais do que a lógica: NINGUÉM está reclamando de ser vaiado pela atuação, que segundo eles mesmos foi abaixo do aceitável.

O que não dá pra enteder de uma torcida é a vaia direcionada durante a partida.

Por exemplo, o Enrico.

É sabido que ele não está nas graças da torcida. Mas por algum motivo, como ontem, ele é escalado.

Queria entender o que faz o nosso torcedor pensar que vaiar toda vez que ele toca na bola vai ajudar em alguma coisa... Será que ele vai jogar mais por causa disso? Ou será que a reação vai ser ainda pior?

Me parece um pouco óbvio demais para entrarmos nessa discussão. O mesmo se aplica ao Vílson. Como é que um jogador vai render o seu melhor sendo que toda vez que a bola chega em seus pés o estádio vem abaixo em vaias?

Na minha opinião, o papel da torcida é jogar junto e não contra.

Agora, acabou o jogo, o time perdeu, jogou mal, pode vaiar à vontade, com justiça...

Mas enquanto a bola tá rolando, a torcida precisa é ajudar, dar confiança pro jogador que não está bem pois pode ser a única maneira de ele acertar a jogada.

Alguns mais precipitados podem achar que por eu trabalhar no clube esse é um blog "chapa branca", que não apóia críticas...

Não é nada disso! Apenas penso que as críticas tem hora certa para serem feitas e com certeza essa hora não é quando nosso time está de posse da bola tentando criar alguma coisa.

Pra provar que essa não é uma opinião única e exclusiva da "vítima", um justificativa pela derrota, basta ler as declarações do Técnico do Figueirense depois do jogo.

Enfim amigos, perdemos. E perder sempre fez parte do jogo.

Infelizmente não aproveitamos de maneira ideal a sequência de 3 jogos no Rio para abrir ainda mais a vantagem sobre o Guarani, que ainda por cima venceu os 2 difíceis jogos que teve nas últimas rodadas. Pelo contrário, a vantagem diminuiu.

Isso só aumenta a importância do nosso próximo confronto, contra o Bragantino, na casa deles neste Sábado que vem.

Precisamos muito dessa vitória para acalmar os ânimos e reestabelecer a confiança que até pouco tempo reinava absoluta.

Vamos torcer!

Forte abraço e saudações ==/+/==


.: FICHA TÉCNICA :.
(fonte: Lancenet)

VASCO 1 X 2 FIGUEIRENSE

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/9/2009 - 21h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (FIFA-RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Renda / público: R$ 72.093,00 / 5.572 pagantes e 6.908 presentes
Cartões amarelos: Ramon, Fagner e Rodrigo Pimpão (VAS); Edson, Egídio, Paulinho e Toninho (FIG)

GOLS: Schwenck, 30'/1°T (0-1); Fernandes, 46'/1°T (0-2); Nilton, 37'/2°T (1-2)

VASCO: Fernando Prass, Fagner (Rodrigo Pimpão, 18'/2°T), Vilson, Gian e Ramon; Amaral (Philippe Coutinho, intervalo), Nilton, Enrico e Carlos Alberto; Adriano e Elton (Robinho, intervalo). Técnico: Dorival Júnior.

FIGUEIRENSE: Wilson, Edson, Toninho e Roger Carvalho; Lucas, Paulinho (Bóvio, 16'/2°T), Roberto Brum, Fernandes, Maicon (João Felipe, 21'/2°T) e Egídio; Schwenck (Paulo Sérgio, 42'/2°T). Técnico: Marcio Araújo.


.: MELHORES MOMENTOS :.



==/+/==







21 comentários:

Ruy disse...

Já era uma derrota que vinha se anunciando meus amigos.

Concordo com tudo sobre as vaias Almirante, inclusive já havia deixado uma mensagem sobre isso e, o destaque sobre as palavras do Marcio Araujo confirmam nossa tese.

Sai de São Januário na bronca com as vaias.

abraços a todos

Paulo da Cancela disse...

Ruy, Almirante a amigos - Só para ilustrar sobre o que a grande maioria pensa sobre vaias ao longo do jogo, vejam o que minha irmã disse ontem na hora do jogo: "se me vaiarem na hora que eu estiver fazendo a feijoada que vocês tanto gostam, é claro que vou errar a mão e irei salga-la, azar de vocês", foi mais ou menos o que ela disse. E não é que é verdade!

Ano passado protestei com faixas, fiz campanha contra o Eurico mas fui incapaz de vaiar o nosso time em campo, sou totalmente contra e ontem nossa torcida pisou na bola!

Abraços

Lima disse...

Não gosto do Amaral nem do Enrico, já disse isso diversas vezes, daí a vaiar os caras enquanto eles estão suando as camisas é burrice.

Levamos um show tático do Figueirense e Dorival escalou mal o time. Sua observação está perfeita Almirante, a opção tática do Marcio Araujo neutralizou nosso fraco meio de campo.

Saudações

Vasconcellos disse...

Não fiquem brabos comigo, mais vaiar um time lider que até o final do ano passado era pura vergonha É BURRICE!

Gastamos nossa gordurinha e vamos acertar as falhas. Só não esperem milagres com um elenco formado as pressas e de baixo custo.

O caminho é esse!

Abraços

Kiko disse...

PLANTÃO: "PARA AQUELES QUE CHAMARAM DJ DE BURRO!"

Dorival Júnior especulado para dirigir o Inter em 2010

O Inter terá um novo técnico em 2010. Embora a direção vá manter até o fim do ano o discurso de confiança no trabalho de Tite, já há uma lista no Beira-Rio composta por um candidato principal e duas alternativas. O nome do momento é o velho conhecido Abel Braga. Ele já teria encaminhado proposta com o Inter, mas precisa ser liberado do atual contrato – até 2011 – pelos xeques do Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Algo como Paulo Autuori fez ao desvincular-se do Al-Rayyan para assinar com o Grêmio.
Caso Abel não consiga deixar Abu Dhabi, Silas, do Avaí, e Dorival Júnior, do Vasco, surgem como nomes emergentes. Até mesmo Carlos Alberto Parreira, que trabalhou no clube em 2001, é um nome com bom trânsito no Beira-Rio.

Fonte: Clicrbs/Supervasco
==

Se acontecer será uma perda para todos nós, será quebrada uma seqüencia de trabalho planejado!

BURRO e aproveitador foi o TITA!

Saravasco

Manfredi disse...

Vaiar ao longo dos 90 minutos é idiotice, ainda mais quando se trata do líder da competição. Acho até que nossa torcida tem um pouco de culpa no resultado, pois deixou o time nervoso e inseguro. Se o Dorival errou, tudo bem, que fique a lição ele tem crédito suficiente com nós todos.
Me preocupa agora, é o que ando lendo por aí, vários vascaínos estão pegando no pé do Ramon só porque ele criticou a torcida. Vamos com calma, se alguns se sentem no direito de vaiar, também merecem serem criticados, que democracia é essa? As vaias com certeza vieram dos Euricos, só pode ser!

Vamos recuperar esses pontos contra o Bragantino, tenho certeza e, se der estarei lá!

O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR!

VASCOOOOOOOOOOO

Abraços

Lair Dias disse...

Vínhamos vencendo sem convencer e acabou acontecendo, a derrota em casa chegou! Pior porque foi para o Figueirense que já é uma pedra em nosso caminho!

Uma coisa é certa: Nossa torcida ajudou os catarinenses!


Saudações

Carla Lia disse...

Sempre aquele famoso pensamento, paguei ingresso posso vaiar e chamar o técnico de burro. Acho isso sim uma grande burrice, pois estamos na liderança, estamos com um bom percentual de aproveitamento em todos os quesitos. A série B ainda não acabou e nosso time precisa é de apoio. Afinal todo time líder um dia perde! Ainda não temos um time ideal, mais é esse que está aí que precisa da nossa força lá da arquibancada.

Erramos taticamente, Dorival ainda insiste com Enrico e acabamos perdendo a concentração no jogo, acho que esse foi o jogo de maior quantidade de erros principalmente nos passes. Até Fernando Prass errou no 1º gol, acho que ele armou mal a barreira e se posicionou pior ainda, depois ele se recuperou e salvou um gol certo!

Sua irmã ta certa Paulo, mande meu abraço pra ela.

Se o Dorival deixar nosso time em 2010, perderemos todos!

Abraços

Matheus disse...

As vaias foram boas, talvez assim ele acorde e note a insatisfação da torcida com ele insistindo com certos jogadores. E também se ele é um profissional tão bom e centrado no que ele faz, essas vaias nao vão fazer ele desistir do vasco em 2010

Caio disse...

Matheus e amigos - a vaia pode sim ser construtiva, quando no momento certo. O que me preocupa e me deixa um pouco sem entender nada foi, por que agora? Somos lideres, estamos numa fase decisiva da competição, ontem estávamos aplaudindo e empurrando nosso time mesmo cientes das necessidades e, de repente, uma vaia logo no início do jogo e ainda por cima, chamar o Dorival de burro. Sinceramente eu não entendi.
Sobre 2010, não seria a vaia o motivo de uma desistência do nosso técnico e sim a sensação do não reconhecimento de um trabalho que todos, pelo menos a maioria, aprovam como bom.


Sábado teremos outra dureza pelo caminho da B e nosso time precisa do nosso apoio.

Abraços

Fabinho disse...

Teremos mais mexidas no time, isso me preocupa!


Vascoooooooo

abraços

Kiko disse...

PLANTÃO: "SOU MAIS RAMON - ELE É RAÇA!"

Pará pode ganhar vaga de Ramon na lateral-esquerda

Outra mudança na escalação cruz-maltina pode acontecer na lateral esquerda. No confronto em Bragança Paulista, é possível que Pará ganhe uma oportunidade no posto ocupado por Ramon desde o início da temporada.

Fonte: Gazeta Esportiva/Supervasco
==

Será mais uma mudança desastrosa do DJ. Queimaram o Ramon

Saravasco

Kiko disse...

Corrigindo... foi mal!

crédito da mensagem anterior;

Fonte: Gazeta Esportiva/Netvasco


Vascoooooooooooo

Digo disse...

Deixa o Ramon Dorival..........

Vai por mim........

abs

Lenon disse...

Pelo jeito Kiko e amigos, teremos 3 cabeças de área novamente (Amaral, Nilton e Alan). Seria muito bom usar o Ramon ou Phelipe Coutinho no lugar do Amaral. Assim a bola chegaria redonda no ataque.

Não inventa Dorival, vamos pra cima deles, siga o exemplo do Figueira.

Saudações

Lima disse...

Um protesto: NÃO É HORA DE BARRAR RAMON! Ainda é o melhor lateral que temos.

Ivan disse...

É por essas e outras que as vaias surgem. se o jogo fosse no Rio, as vaias iriam ser fortes. Dorival é esperto, vai fazer o teste de barrar Ramon fora de casa.

Carla Lia disse...

Parabéns Rio de Janeiro.... Amanhã força Vascão

Bom final de semana amigos.

abraços

Kiko disse...

Olha o vasco aí gente...

Fernando Prass, Fágner, Vilson, Gian e Ramon; Nilton, Mateus, Alan e Fumagalli; Carlos Alberto e Robinho.




Vscooooooooooooooo

Saravasco

Digo disse...

Vasco 2X1


Vascooooooooooooo

Lima disse...

Não deu Digo. Mais um penalti ão marcado. Vida dura!