terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O nome disso é planejamento. SQN #2




Podem falar o que quiserem, mas todos os anos o campeonato brasileiro revela talento, às vezes onde você menos espera. Se não revelamos mais craques todo ano, sempre há bons jogadores em times pequenos por aí.

Um exemplo é o Yago Pikachu, que eu ouço a dois ou três anos que vai para o time A, time B, e acabou aqui no Vasco. 

Eu me arrisco dizer que é uma das melhores cotratações do Vasco nos últimos tempos. Lateral rápido, habilidoso, com faro de gol e que chuta com as duas pernas. Num futebol onde cruzar é cada vez menos importante, Pikachu pode evoluir no Vasco e se tornar um Raichu lateral de respeito. OU, se perder na noitada do Rio e virar mais uma ex-promessa como o Bernardo, que graças à Deus, já não tem contrato com o Vasco.

Mas, contudo, entretanto, todavia, lateral por lateral tínhamos um Madson, que se não é nenhuma Coca-Cola, ao menos era uma Sendas cola - dá pro gasto. Pra série B, tava bom demais. O mesmo não podemos dizer do meio pra frente com exceção de Nenê, que toda entrevista que dá me passa a mesma sensação; "vou ficar no Vasco porque sou obrigado por contrato, mas o que eu queria mesmo era ir pro Corinthians/Palmeiras/Galo/São Paulo".

As revelações do campeonato, em 2016, já estarão acertadas com outros times. Túlio de Melo da Chape, por exemplo, acertou com o Sport (que também levou Serginho e Cristiano do Vasco, e o primeiro fará falta).

O Vasco, ou melhor; Eurico, contudo, diz que a Copa do Brasil será a Série A do Vasco ano que vem, e eu queria saber com que time ele acha que vamos vencê-la. Querer usar bastante a base é uma estratégia que eu bato palmas, desde que isso seja feito com coerência, paciência, e estratégia, não jogando os moleques aos lobos. A série B pode ser fraca tecnicamente, mas é ainda mais disputada que a série A, e apostar que os "garotos" vão estar suficientemente maduros não só para disputa-la, mas como vencer uma Copa do Brasil... me parece ilusão. A menos que tenhamos um Neymar na base e não saibamos!

O que eu sei é que a base está cheia de garotos com potencial, mas entra ano e sai ano, o Vasco é RIDÍCULO em campeonatos de base, com uma exceção aqui e ali, geralmente em categorias mais jovens. Matheus Pet, Evander, Andrey, Kayser, Richard, Gabriel Félix, Índio... não vejo aí nenhum salvador da pátria - uns porque não são isso tudo, e outros porque podem vir a ser, mas ainda não. 

Então no reino dos Miranda a coisa está sendo cozida em Banho-Maria, enquanto no resto do mundo todos trabalham incessantemente para se reforçar. Alguns vão dizer que a permanência de Nenê, Zinho e Jorginho foram as melhores contratações do Vasco, e eu concordo...mas ainda é pouco. Para o Vasco, é pouco.




Um comentário:

Nildeval Sten disse...

E este foi o único presente de natal do vascaíno. Tá feia a coisa...