segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Vasco 0 x 2 Cruzeiro - 27a Rodada

Bem, meu tempo pra escrever aqui hoje está curto, então vamos direto aos fatos! Sem rodeios...

Se tem um adjetivo pra atuação do Vasco ontem, é esse: Medíocre!

Se o Vasco continuar se apresentando como fez diante do Cruzeiro, não vai conseguir a vaga pra Libertadores. Vou mais além, jogando o que jogou ontem, nem merece disputar a competição.

O time estava irreconhecível! Parece que a entrada do Luizão no meio dos zagueiros confundiu todo o esquema defensivo do time. Quando o Vasco perdia a bola no ataque, a recomposição da equipe parecia uma manada de perdidos, que deixavam espaços inacreditáveis para que as jogadas do Cruzeiro surgissem. Assim saiu o primeiro gol. Vocês viram quantos jogadores deram o bote no Maicossuel? Como pode o tal do Ramirez (ótimo jogador, por sinal...) ter chutado sem marcação com tanta gente ali perto?

Outra aberração no dia de ontem foi o nosso guerreiro. Venho dizendo aqui constantemente que o Leandro não vive um bom momento tecnicamente. Tem errado passes, domínios de bola, e muitas vezes é ele quem quebra as tentativas de tabela pelo meio. Tudo bem, porque até aqui, ele sempre foi um cara que se esforçou até o máximo em cada partida, e contribuiu muito para o crescimento desse time. Ele é ótimo jogador, e quando está em forma, é capaz de decidir. Mas os gols que ele perdeu ontem, um no primeiro, e outro no segundo tempo, realmente foram quase imperdoáveis. Se sai aquele primeiro que bateu no travessão, o Vasco se encheria de moral e o jogo certamente seria outro.

Não estou aqui querendo crucificar o Leandro. Acho que ele vem fazendo um ótimo trabalho no Vasco. Mas acho também, que pra alcançar o status definitivo de ídolo, ele precisa ser decisivo na conquista de um titulo, coisa que não ocorreu. O mais perto de nos dar essa alegria, foi no fim do ano passado, quando também chutou no travessão a nossa vaga pra Libertadores, contra o Figueirense, lá em Florianópolis (lembram...)?

Enfim, estou só constatando que o Leandro não vive um ótimo momento, como muitos comentaristas gostam de dizer. Acho que no próprio Vasco, ele já jogou mais. Sinto que ele está demorando pra se recuperar totalmente dessa última lesão que teve.

Também não estou aqui querendo "barrar" o Leandro. Ele é titular absoluto no ataque desse time! Até se jogasse com uma perna só...E é isso que me preocupa... entenderam? O Leandro mal, é melhor que todos os outros quando estão bons... ; )

Por isso, acho que a busca da Libertadores vai ser dramática até o fim... O G4, na minha opinião, mais do que nunca se transformou no G2. O Cruzeiro certamente já é dono de uma vaga, juntamente com o São Paulo...


Pra facilitar as contas de vocês. Vou postar aqui a lista de jogos do Vasco até o fim do Campeonato. Agradecimentos à Carla e Jared que a postaram nos comentários do blog. A única diferença pra lista deles é que essa tá com as datas dos jogos. No post, eles diziam que para chegar à Libertadores o Vasco precisaria de 8 vitórias nos jogos que faltam, pra não depender do resultado de nenhum outro time. São eles:



Setembro

30 - 16h00m - Santos x Vasco - Vila Belmiro


Outubro

03 - 20h30m - Vasco x Juventude - São Januário

07 - 16h00m - Atlético-PR x Vasco - Arena da Baixada

14 - 16h00m - Vasco x Botafogo - Maracanã

18 - 21h45m - Vasco x Flamengo - Maracanã

21 - 16h00m - Atlético-MG x Vasco - Mineirão

28 - 18h10m - Vasco x Palmeiras - São Januário

31 - 20h30m - Goiás x Vasco - Serra Dourada


Novembro

04 - 16h00m - Vasco x Internacional - São Januário

11 - 16h00m - Figueirense x Vasco - Orlando Scarpelli

25 - 16h00m - Corinthians x Vasco - Pacaembu


Dezembro

02 - 16h00m - Vasco x Paraná - São Januário



Sinceramente, com o futebol de ontem, tá dificil achar 8 vitórias aí no meio. Os clássicos contra o Botafogo e o Flamengo serão decisivos pra nós. Pelo que conheço esse time, vamos chegar no último jogo contra o Paraná, precisando ganhar, e torcendo pelo resultado de mais uns 3 jogos...
: )

Saudações

24 comentários:

Jotacê disse...

Em 26 jogos o Vasco venceu 11 e perdeu ou empatou 15.

Das 11 vitórias, 9 aconteceram em São Januário e apenas duas fora de seu estádio.

Veja esta conta:
11 jogos = 33 pontos
15 jogos = 7 pontos

Aproveitamento após os 26 jogos:
São Januário: 77,8 %;
Maracanã: ... 25,0 %;
Fora de casa: 30,0 %.
Total: ...... 51,3 %.

Clássicos no Maracanã:
Em 4 jogos: 3 p.g.
A média é de menos de 1 ponto por jogo (0,75).
Ainda faltam 2 clássicos: urubu e Botafogo.

Fora de casa:
Em 10 jogos: 9 p.g.
Também fica abaixo de 1 ponto em média por jogo (0,9).

Estamos abaixo da meta de 64 pontos (aprov. 56,1 %) para o final do campeonato.
De acordo com o nosso modelo de avaliação, temos um saldo técnico negativo de 6 pontos.
Nosso aproveitamento atual de 51,3 % é menor do que o do final do ano passado (51,8 % ou 59 p.g.), que se tornou insuficiente para classificar o Vasco no 5º lugar.

Agora faltam 12 jogos ou seja 32 % do campeonato.
As chances serão de quem errar menos.
Parabéns pelo blog.
Saudações cruzmaltinas
Jared

Unknown disse...

Jared...obrigado por mais essa análise dos números. Sensacional...muito esclarecedor...

O desempenho do Vasco no Maracanã é ridículo...e isso não é de hoje...

Ou o Vasco passa a mandar os clássicos definitivamente em São Januário, ou vai continuar sendo vítima da vantagem que os outros grandes do Rio tem por jogar mais vezes lá...

A situação de momento é essa: Vasco, Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Santos disputam 2 vagas pela Libertadores. Lancem suas apostas...

Saudações, e mais uma vez, obrigado pelos comentários que tanto contribuem com o blog...

Anônimo disse...

Até onde eu sei e meu conhecimento sobre futebol permite, Leandro Amaral é um atacante de área, daqueles que está no lugar certo para empurrar a bola para dentro do gol. Só que nesses últimos jogos, não sei se reparou, ele está jogando muito fora da área, mas muito mesmo.

A atual fase dele realmente é ruim, mas não o culpo exclusivamente. Ele não pode ter que vir até o meio para pegar a bola e vir carregando ela até a entrada da área. Não tem essa característica. Mas, ultimamente, tem feito isso porque o Conca está sobrecarregado e os laterais (Wagner Diniz e Rubens Junior) apresentaram uma queda significativa de produção. Sem a bola chegar, ele recua. Recuando, fica fora da área e não tem oportunidade de marcar.

Tudo bem que ele perdeu duas chances claras de gols praticamente na pequena área. Mas, além da queda técnica que ele teve, ele chega na área cansado, sem pernas e, com isso, as pernas não obedecem a cabeça.

Ainda acho que, assim mesmo, ele não está bem, mas não é o único. Garanto que a partida que ele ficar exclusivo como atacante de área, vai fazer mais gols e voltar dar alegrias à torcida.

PS: Depois tenho que comentar sobre o preparo físico do time do Vasco.

Anônimo disse...

Ontem foi demais. Almirante vc é algum profeta? Que loucura o mês de setembro!!?? Estávamos embalados e paramos no mês 9. O que vai dar na loteria rsrsrsr? Sofri muito, meu filhinho de 9 anos saiu chorando enxugando as lagrimas com a nossa camisa. Que time é esse sem energia e vibração? To arrasada.

Saudações cruzmaltinas.

Anônimo disse...

Amigos ... Acho que na certa derrota para o Santos lá na Vila o Buroth vai cair e aí sim teremos alguma chance! Vejam que até a mulambada só está 6 pontos atrás de nós, isso é preocupante! To rouco de tanto vaiar ontem. Andrade tem que jogar ao lado do Perdigão e pronto. Sofrer ta virando rotina.

Amigo Almirante esse realmente é um setembro negro!

O blog está arrebentando com as análises dos amigos. Muito bom mesmo.
Saudações amigos.

Anônimo disse...

Vejam o que o idiota do BuRoth disse na UOL. "O Vasco construiu uma expectativa sobre si e tem que arcar com isso. A exigência é altíssima, e tem que ser, pois este é um time grande, do qual se cobra jogos de alto nível", disse o comandante vascaíno” Brincadeira ....... Adeus G4 no máximo sul-americana. Até o Rubens Junior ta reclamando da torcida, + uma brincadeira!

Saudações preocupantes.

Anônimo disse...

Até pensei... Se a urubuzada papou o cruzeiro, vamos arrebentar em casa! Que engano, o passe do nosso time já não existe. O BURRO errou nas substituições. Não agüento mais o Lento Lopes. Amaral não rouba uma bola sequer. Alguém já afirmou que além de BuRoth ele é o DeRoth. Não foi a toa que esse distribuidor de camisas ficou um ano sem emprego.

Saudações amigos.
Ps. Legal vc por aqui Jared !

Anônimo disse...

Aquele que já nasceu com o Vasco no nome.

Paulo, espero que ele realmente caia.....

Não entendo a insistência no Amaral com o Andrade no banco. Será só picuinha? Acho que não, é burrice mesmo! A vaia foi muito pouca!

Abraços

Anônimo disse...

Perdi meu tempo, dinheiro e esperança nesse time. Não dá para ficar perdendo gol na cara dentro da pequena área. Como falei antes, vou sumir de São Janú. Só volta depois que esse Bu-Roth sair. Até o Renato e seus bambis já passaram a gente.

Saudações

Dennis Nery disse...

Amigos, acho que infelizmente Roth não vai cair... Todos imaginavam que, com ele, o time fosse cair de divisão. Como ele fez um trabalho inesperado, está com moral. Ele só cai se o Vasco tiver risco de cair, mas acho que nem assim... Vão mantê-lo até o fim e ele só sai no ano que vem...
Espero que o time volte a encontrar o futebol com ele em campo.

Unknown disse...

Infelizmente, nesse caso, tenho que concordar com meu amigo Dennis! Acho que o Roth nai cai nesse campeonato não...nem se o Vasco perder todas até o final.

O Eurico gosta dessa "fama" que o Vasco tem de dar tempo pro treinador mostrar o trabalho. É como ele costuma bater no peito pra dizer: "Aqui no Vasco não!!! Aqui é diferente!!!"..

Pois é...na minha opinião...o tempo pro trabalho do Roth ser feito já foi dado...acho que ele chegou no limite técnico dele...e ir mais longe com esse time eu acho muito improvável...

Talvez, no final desse campeonato, nosso "ilustre" presidente derrube o Roth e contrate alguém pra nos guiar no "importantíssimo" Campeonato Carioca. Talvez ele contrate o Joel...ou o Antônio Lopes...ou quem sabe ressucita o nosso eterno Alcir Portella...rs

Juro pra vocês...às vezes isso cansa...

Saudações

Anônimo disse...

UMA PROJEÇÃO REALISTA

Existem algumas regras básicas de desempenho que servem de parâmetro para mensurar os riscos.
Geralmente quando o time precisa fazer dois terços (2/3) dos pontos que disputa, ACENDE-SE A LUZ, DISPARA O ALARME.

O Vasco não pode mais cometer erros.
Cometer erros é quando o time deixa escapar resultados previsivelmente fáceis.

Agora a projeção de cenário tem que ser uma só: REALISTA.
Na prática, a cada três jogos o Vasco vai precisar vencer dois.
Para tanto Roth não poderá mais errar a escalação, muito menos as substituições, enquanto que o time terá que jogar aquilo que não fez em alguns jogos.

Nada está perdido porque, dos 12 adversários pela frente, somente quatro (Palmeiras, Santos, Botafogo e Internacional) estão entre os 10 da parte de cima da tabela (oito clubes ocupam da 11ª à 19ª posições).
O Vasco vai ter que adotar para o restante do campeonato aproveitamento de 67 %, acima do que tem, hoje, o Cruzeiro (63 %).
A meta passa a ser 2 vitórias a cada 3 jogos.

Não podemos esquecer: o Vasco, em 26 jogos, venceu 11 e perdeu pontos em 15 outros jogos (2 ou 3 por jogo).
Total de pontos ganhos = 40
Total de pontos perdidos = 38

Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

OS SETE PECADOS CAPITAIS

Relaciono, abaixo, os 7 jogos que prejudicaram nossa campanha este ano.
Nestas partidas foram desperdiçados nada menos que 16 pontos.

Em 15 jogos o Vasco perdeu 2 ou 3 pontos (empates ou derrotas).
Talvez em 8 deles a gente possa considerar como aceitáveis, isto se a meta é apenas o G-4.
Por exemplo:
2 empates: Sport e Fluminense (2º turno)
6 derrotas: Botafogo, Grêmio, São Paulo (2 vezes) e Cruzeiro (2 vezes).

Mas estes abaixo foram totais desperdícios e sujaram a campanha do Vasco.
Observem a colocação dos times na tabela e vejam se não tenho razão.
Bastaria o Vasco ter conquistado pelo menos a metade destes pontos.

Vasco 0x2 Juventude . (19º) menos 3 (fora de casa);
Vasco 0x0 Paraná .... (18º) menos 2 (fora)
Vasco 2x2 Náutico.... (16º) menos 2 pontos (fora);
Vasco 1x1 Flamengo .. (14º) menos 2 (Maracanã)
Vasco 2x2 Figueirense (13º) menos 2 (em São Januário);
Vasco 1x1 Fluminense . (5º) menos 2 (Maracanã, reservas do Fluminense no 1º turno);
Vasco 2x3 Palmeiras .. (4º) menos 3 (fora, de virada, após estar ganhando por 2x0);
Total do desperdício: 16 pontos.

Tirando Fluminense e Palmeiras, melhores colocados, o restante está lá embaixo na tabela.

Saudações cruzmaltinas

Unknown disse...

Jared...nem sei como agradecer...seus comentários aqui têm sido de inestimável serventia...

Nem que seja pra ver o mar de lama no qual estamos agora : )

Muito obrigado pelas constantes visitas ao blog...

Saudações

Anônimo disse...

Vinicius,
agradeça à nossa amiga Carla Lia.
Foi ela quem me sugeriu a visita.

E por falar nisso,
está faltando no Vasco é planejamento.
Um planejamento que priorize a temporada.
Por exemplo:
1º - Copa do Brasil.
É título e, além disso, classifica o clube para a Libertadores;
2º - Sul-Americana.
Também é título e, melhor ainda, internacional.
O Vasco está precisando ganhar alguma coisa.

Estes dois acima devem ser prioridades.
Não pode nem deve se esquecer do Campeonato Brasileiro (a melhor posição possível) e do Campeonato Carioca (título).

Contratar jogador depois que é eliminado da Copa do Brasil e, nesta altura, já mandou para o espaço o Campeonato Carioca, é um péssimo negócio.

Até porque sempre acontece de o Vasco chegar tarde no mercado e só pegar a xepa.

Espero que dê Vasco contra o Lamus (Lamus, mesmo, de Lama).

Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Verdadeiros amigos VASCAÍNOS. Esse blog esta excelente, podem acreditar. As análises diferentes das costumeiras e os belíssimos e esclarecedores comentários estão dando verdadeiro show. Sinceramente eu acho que vocês deveriam gerar, de tudo que está rolando aqui, um dossiê a cada rodada e entrega-lo de presente a direção do nosso Clube ! Assim, talvez, eles aprendessem um pouco ou ao menos começassem a pensar em análise dos fatos e planejamento e, não ficassem mais de bla-bla-bla como ficam nas coletivas (quando não fogem). Estarei aqui todos os dias para aprender com todos vocês a pensar mais objetivamente pelo nosso grandioso VASCO. Parabéns a todos, o nosso Vasco merece essa dedicação e vocês estão no caminho certo!

Saudáveis saudações Cruzmaltinas e boa sorte para todos nós amanhã.

Anônimo disse...

Valeu Lenon pela dica do blog.... isso aqui ta show show show tá 10. Gostei também da sugestão. Acho que o EuRico e o tal de DeRoth deveriam visitar esse espaço.

Valeu galera! Pensamento positivo para amanhã

Anônimo disse...

CAMPEONATO ACHATADO É ISTO AÍ:

O time em 9º lugar (Inter), logo depois do Vasco, tem 36 pontos ganhos.
O 17º colocado (Corinthians), na zona do rebaixamento, tem apenas 3 pontos a menos, ou seja: DIFERENÇA DE UMA VITÓRIA.

Veja as posições dos 9 times (quase a metade de todo o campeonato) e lembre-se que, depois deles, ainda existem os três últimos colocados.

9 – Internacional . 36
10 – Sport ........ 36
11 – Atlético-PR .. 35
12 – Goiás ........ 34
13 – Figueirense .. 34
14 – Flamengo ..... 34
15 – Atlético-MG .. 33
16 – Náutico-PE ... 33
17 – Corinthians .. 33

Em resumo: sobram, apenas, 8 clubes em situação de média para boa.
Bastaria um VASCO UM POUQUINHO MELHOR pra se dar bem neste monte de barangas.

Constatação:
A série "A" está sendo disputada na Europa.
A série "B", nos países dos outros continentes.
Contente-se com a série "C", já que não vamos cair para s série "D".

Este é o campeonato do país penta-campeão mundial.

Saudações cruzmaltinas

Anônimo disse...

Almirante – Não posso nem pensar em dependências na última rodada e principalmente pensar em Alcir Portela..... haja coração

Jared – bastava termos cometidos apenas 5 pecados capitais ( Juventude e Paraná eu não engulo). Estaríamos um pouco mais confortáveis.

Amanhã pensamento positivo

Saudações vascaínas

Anônimo disse...

Lenon,
prepare-se porque vêm emoções fortes por aí.
Os números não mentem jamais.

Anônimo disse...

Jared,

Concordo plenamente com você, apesar de números não ser o meu forte. Por isso que o Almirante fala constantemente... haja coração
Saudações vascaínas

Anônimo disse...

Saindo só um pouquinho do foco, gostaria de usar este valioso espaço para mandar uma mensagem de otimismo para as meninas brasileiras que amanhã estarão enfrentando os Estados Unidos.

São guerreiras e estão fazendo um brilhante trabalho - sem apoio da CBF, com um tímido espaço da mídia, sem fanfarras, sem ruas pintadas, sem bandeirolas espalhadas pelo país, sem buzinaço, sem as palhaçadas que já nos acostumamos ver no time dos machos.
Estas garotas que eu tanto amo (todas) estão nos devolvendo a esperança no futebol brasileiro.
Torço por uma bela vitória e que o Brasil se classifique para decidir contra a Alemanha.
Vai lá, Brasil.

Anônimo disse...

Jared,

Comungo com vc! bem lembrado. Ando acompanhando essa jornada que só nos da orgulho
saudações

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Muito bem lembrado Jared! As meninas merecem nosso aplauso...

Acompanhei só as partidas que foram as 7 da manhã, porque as que foram às 9 eu estava trabalhando...e elas tem feito mesmo um trabalho pra nos encher de orgulho...

Quando a Copa delas acabar, independente da posição que elas ocupem, prometo escrever algumas boas linhas aqui sobre elas!

Saudações