(ontem, o presidente concedeu uma coletiva de imprensa para esclarecer vários assuntos. Eu não acreditei em uma palavra, mas para quem quiser conferir, tá aqui o link)
Planejar o próximo ano faltando ainda cinco rodadas, a princípio parece insensato.
Mas não é. Com menos de um porcento de chances de alcançar uma vaga na libertadores, o Vasco só tem uma certeza ano que vem; A Sul Americana. Torneio que a partir deste ano vai ser bem mais valorizado, já que vale vaga na Libertadores.
Então, o que VOCÊ faria em 2013 para colocar o trem bala nos eixos novamente?
Eu tenho uma sugestão, meu plano é esse;
- Quitar as dívidas com o elenco. Além de ser a coisa honesta a se fazer, garante um ânimo nestes últimos jogos, para pelo menos, terminar o campeonato de maneira honrosa.
- Garantir a volta de Bernardo; jogador que pertence ao Vasco, tem vontade de voltar para o Rio de Janeiro, e atua em posição carentíssima no elenco.
- Renovar com Juninho; O dono do time já provou que tem muita lenha para queimar ainda. Liderou a bola de ouro da Placar até a rodada passada, e tem sido o melhor jogador do Vasco durante todo ano.
- Procurar um destino para jogadores menos aproveitados ( faço uma lista mais adiante)
- Reforços. Simples assim. Lateral esquerda, direita, zaga,meio,ataque. Ou seja, praticamente o time todo precisa de opções. Temos péssimos laterais esquerdos, direitos, dois volantes ruins, dois meias lentos, dois atacantes de área lesionados…
- Aproveitar a categoria de base: Dieyson, Luan Teixeira, Marlone e John Cley tem vaga fácil no elenco. Crias do Vasco que jogam muito mais bola que alguns peladeiros do elenco, como Willian Matheus, Dakson, Chaparro e Pipico só para citar alguns.
- Aproximação com empresários; Sim. Para quem está falido, a única maneira que contratar jogadores que fazem três embaixadinhas é essa. Não há nada errado nisso. Foi dessa maneira que tivemos Fágner por quase quatro anos no Vasco. Mas também é preciso que esses contratos sejam bem feitos, assegurando pelo menos metade do passe do jogador, e não uma parcela ridícula que permita sua saída com qualquer proposta.
- Olheiros: Cadê os olheiros do Vasco? Porque o Vasco só perde talentos da base para outros times, e nunca busca? É preciso uma equipe competente observando competições de categoria de base como o Sub-20 que está rolando, e que também acompanhem os campeonatos regionais que todos os anos revelam jogadores. Não é garantia nenhuma que um jogador que se destaque em um clube pequeno do Rio vá vingar no Vasco, mas é uma tentativa. Temos os dois casos no elenco, de gente que deu certo, como o Dedé, e gente que não deu, como o Pipico. Mas tenho certeza que no dia que o Dedé for vendido, vai ter pago por quarenta “Pipicos”.
- Organizar o clube novamente, com departamentos especializados em cada área, e vice-presidentes alinhados para eles. Foi dessa maneira que o Vasco voltou a crescer recentemente, e é com a falta dessa definição que estamos caindo de novo.
- E por último, mas não menos importante; Diretor de futebol competente. Foi com Rodrigo Caetano que o Vasco teve sua melhor fase da última década, e não por acaso, ele está prestes a se sagrar campeão brasileiro. É claro que o Fluminense tem um elenco que o Vasco não tem, tem um dinheiro que o Vasco não tem, mas comparem as contratações de Caetano, com as de Daniel Freitas; Pipico, Auremir, Jonas, Willian Matheus…além do mais, o contrato dele acaba no fim do ano, e em toda entrevista, ele deixa claro que não tem mágoas do Vasco. Se eu fosse o Dinamite, buscava ele AGORA.
A lista de jogadores:
Barca: Willian Matheus,Fabrício,Pipico,Abuda,Chaparro,Diego Rosa,Barbio e Dakson.
Moedas de troca: Rodolfo,Eduardo Costa, Éder Luís e Fellipe Bastos.
Permanências: Prass, Jonas, Feltri,Renato, Douglas,Nilton, Alecsandro,Jonathan,Marlone,John Cley,Luan,Alessandro,Dieyson,Carlos Alberto.
Intocáveis: Juninho, Tenório e Dedé.
Felipe tem uma categoria só para ele: A de “jogador-talentoso-que-não-está-afim-de-nada-mas-ainda-temos-esperança”
O Felipe que conhecemos tem vaga no Vasco até pendurar as chuteiras. Mas o Felipe que não joga bem, esquenta banco pra Carlos Alberto e Marlone, joga futevôlei quando está lesionado e vai trabalhar de moto, não.
Desculpem se esqueci de alguém. Fiquem a vontade para comentar, concordar ou discordar.