sábado, 29 de novembro de 2008

"Somos Vascaínos" por Gabriel Medaber

Alô, Almirantes...

Essa reta final do Campeonato Brasileiro está deixando todo mundo louco de trabalho... Por isso, tenho pouco tempo para escrever...

O texto de hoje é de um amigo do Almirante Vinícius chamado Gabriel Medaber. Ele, assim como todos nós, é vascaíno e fez uma coisa que eu queria fazer há muito tempo. É momento de nos unirmos pelo Vasco. O clube está acima de qualquer empresa de meia-tigela, qualquer dirigente incompetente e qualquer briga de bastidores...

Portanto, para a partida de amanhã, contra o Coritiba, queria que todos nós assistíssemos a partida com toda nossa emoção e energia positiva em prol do nosso Vasco.

Espero que esse texto aumente esse sentimento dentro de vocês.


SaraVasco a todos...

PS:
Em tempo, a Champs se ligou na loucura que fez e lançou uniformes com faixa. Finalmente...

PS (2): Belíssimo protesto hoje em São Januário. Cobramos dos dirigentes incompetentes e, ao mesmo tempo, incentivamos os jogadores. Sem violência, por respeito à instituição grandiosa que é o Vasco... Perfeito, torcedores! Muito perfeito!

===/ + /=== ... ===/ + /=== ... ===/ + /=== ... ===/ + /===

Somos vascaínos
por Gabriel Medaber

"Dias negros, derrotas inesperadas, sequência de erros e confusões internas.

Inferno astral, troca técnico, troca zaga, troca ataque, troca presidente, e até o nosso uniforme estão mudando.

Nossas estrelas foram pras costas, nossas bolas cismam em não entrar mais. A trave persegue a bola, a luva molhada do goleiro chama a bola, a mão do zagueiro quer tocá-la também.

Dizem que é fase, outros azar. Tem uns que falam que merecemos passar por isso.

A realidade é que estamos pasmos, abobalhados e incrédulos. Estamos sem entender, sem acreditar e querendo fugir disso tudo. Nossos sorrisos estão amarelos, pensamentos confusos e sem graça. Nossos idolos estão errando, chorando, se desculpando, tentando esconder ou apagar um pior mais próximo.

Difícil, muito difícil digerir tudo isso.

Difícil imaginar, difícil conviver... difícil, muito difícil.

Estamos tomando um tapa na cara, uma rasteira, um tiro certeiro, um golpe complicado e muito eficaz. 110 anos, não são 110 dias ou 110 semanas.

Vimos tudo que um grande clube sonha em ver.

Gritamos gols dos pés dos maiores artilheiros que o futebol brasileiro conheceu.

Ganhamos guerras, chegamos ao topo das Américas. Passamos por cima de tudo e de todos.

Difícil, muito difícil.

O futuro?

Ah, o futuro ninguém sabe.

Estamos há 1 dia de um jogo que marcará a nossa história. Um jogo ímpar, complicado, fora de casa. Um jogo que fala por si só.

Perdemos quando não podíamos, ganhamos quando ninguém esperava ao menos um empate.

Essa é a nossa realidade, não temos nem ao menos o direito de torcer.

Tomamos gols aos 47, 48 e 49 do segundo tempo. Perdemos pontos valiosos, que hoje fazem uma falta...

"Jogar com o coração" já virou moda e ninguém acredita mais nisso. Mas respeitar a entidade, isso sim, isso sim é ser um bom profissional. Suar até a última gota, correr o máximo, vibrar, bater no peito, reclamar, sangrar, tocar e chutar. Isso é futebol.

Temos chance, temos camisa, temos sorte e o mais importante: temos uma torcida incrível, gigantesca.

Milhares de pensamentos em um só objetivo, milhares de corações quase ao ponto de infartar.

Crianças, jovens, velhos, todos unidos. Todos juntos.

Somos o time da virada, do amor, da união, da força.

Temos sangue em nossa cruz, temos o brilho em nossas estrelas. Temos um time, uma religião.

Temos orgulho de ser Vasco da Gama.

O que tiver que ser vai ser, nunca te abandonaremos."

Saudações vascaínas,
Gabriel Medaber.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uniformes de segunda...

Alô, Almirantes...

Para variar, nesta reta final de Campeonato Brasileiro, estou atoladíssimo de trabalho. Hoje de manhã, que tive um tempinho a mais, pude escrever para vocês sobre o novo uniforme vascaíno com mais calma.

A impressão inicial era de que o uniforme branco era horrível e o preto, mais ou menos. Hoje, após dias analisando e conversando com amigos, reparo que os dois uniformes são feios.

A faixa estilizada que fizeram no uniforme branco ficou tosca e ainda denigre a imagem da instituição. Já o preto, a melhor definição que eu ouvi foi: "parece o uniforme do Corinthians, só que torto".

Definitivamente, esses uniformes novos não dão. Tentamos ver aqui se acabar com a faixa fere o estatuto do clube e, infelizmente, não fere. O estatuto fala apenas da bandeira, não do uniforme.


...::: UM POUCO DE HISTÓRIA :::...
(fonte: site oficial do Vasco)


A faixa diagonal do uniforme vascaíno veio no remo, mas a cruz de malta ficava no meio da faixa (e não no peito como é hoje) e a faixa era invertida. O primeiro uniforme de futebol era sem faixa, todo preto com golas brancas. Há pouco tempo, foi feita um uniforme todo preto para homenagear este primeiro uniforme do Vasco.

A faixa no uniforme do futebol foi retomada nos anos 30. A camisa principal do Vasco continuou sendo preta, mas desta vez com uma faixa na diagonal branca. O uniforme branco, com a faixa diagonal preta, só foi utilizado pela primeira vez por sugestão do treinador Ondino Viera. O argentino fez alusão ao uniforme do River Plate (ARG).

Ou seja, a faixa sempre existiu. Daí vem uma empresa de segunda fazer um uniforme de segunda, extinguindo a faixa. Isso não pode acontecer de verdade. Algo terá de ser feito... não sei o que, mas do jeito que está não dá.


...::: PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR :::...


Em um momento complicado como este, por que resolveram divulgar novo uniforme agora? Seria para desviar a atenção dos problemas em campo.

Não sei se vocês repararam, mas esta é uma prática comum da diretoria. Sempre que o Vasco perdia, a diretoria desviava as atenções: falava de novo patrocinador, de novo material esportivo, de novo reforço... mas nunca falava da equipe ou do resultado negativo.

Quero ver o que a diretoria nova vai falar caso o Vasco caia para a segunda divisão. Será que vai assinar com a Eletrobras no dia seguinte e vai comemorar um novo tipo de patrocínio, inédito no Brasil?


É isso, galera...
Amanhã, volto a falar sobre o time porque esses fatos extra-campo estavam me incomodando recentemente.
Ah, eu não deixei de acreditar: "Rebaixamento, nunca mais!"
SaraVasco a todos!


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vasco 1 x 2 São Paulo - 36ª rodada - Campeonato Brasileiro

Alô, Almirantes...

Eu demorei para escrever porque queria ter diversas opiniões. Não queria utilizar um discurso de "já era", "acabou". De fato, a situação ficou muito, mas muito difícil... A derrota para o São Paulo foi decepcionante, triste. Depois da festa toda que os torcedores armaram em São Januário, sair com um gosto de rebaixamento do estádio não foi nada animador para uma semana que começa.

Pior que o Vasco lutou, fez um jogo de igual para igual com o líder do Campeonato Brasileiro. Mas, como disse Renato Gaúcho após o jogo: "venceu o time que tinha mais qualidade técnica". De fato. O São Paulo teve as mesmas chances que o Vasco, mas o time paulista teve mais qualidade para finalizar ao gol.

Rogério Ceni teve uma grande atuação, mas Rafael também teve. As duas equipes tiveram boas atuações, mas os jogo foi decidido nos detalhes. Esses detalhes, geralmente, dão certo para a equipe que tem melhor qualidade técnica e mais tranqüilidade. Se o Vasco não tivesse lutando contra o rebaixamento, o Edmundo não iria isolar aquele chute no fim da maneira que isolou.

Enfim, o Vasco perdeu e o rebaixamento está logo ali (como diria Fernando Vanucci).

...::: FICHA TÉCNICA :::... (fonte: LANCENET!)

VASCO 1 X 2 SÃO PAULO

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/11/2008 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda/público: R$ 373.843,50 / 21.634 pagantes
Cartões amarelos: Madson, Edmundo e Jorge Luiz (VAS); Jean e Jancarlos (SPO)

GOLS: Jorge Wagner, 21'/1ºT (0-1); Madson, 30'/1ºT (1-1); Hugo, 3'/2ºT (1-2)

VASCO: Rafael, Eduardo Luiz, Odvan, Jorge Luiz; Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Alan Kardec, 29'/2ºT), Madson, Alex Teixeira (Pedrinho, 34'/2ºT) e Edu (Edmundo, 12'/2ºT); Leandro Amaral.
Técnico: Renato Gaúcho.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Anderson, André Dias e Miranda; Joílson (Jancarlos, 19'/2ºT), Jean, Hernanes, Hugo (Richarlyson, 34'/2ºT) e Jorge Wagner; Dagoberto e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho.


...::: MELHORES MOMENTOS :::...




...::: O QUE FAZER? :::...


Agora, o Vasco precisa de uma combinação improvável de resultados para se livrar da queda. Por mais que a situação seja assombrosa, o Vasco pode até perder uma das duas últimas partidas e se livrar do rebaixamento.

Confira:
Se o Vasco perder uma e vencer a outra: 40 pontos

- Náutico teria que perder para Atlético-PR (casa) e Santos (fora) * máximo: 0 pt
- Figueirense poderia, no máximo, empatar as duas partidas contra Botafogo (fora) e Internacional (casa) * máximo: 2 pts
- Portuguesa poderia vencer uma partida: ou do Sport (casa) ou do Cruzeiro (fora). Mas teria que perder a outra obrigatoriamente. Dois empates seria ideal. * máximo: 3 pts

Se Vasco empatar uma e vencer a outra: 41 pontos

- Náutico poderia, no máximo, empatar uma das partidas: ou com o Atlético-PR (casa) e ou com o Santos (fora) * máximo: 1 pt
- Figueirense poderia vencer uma partida: ou do Botafogo (fora) e Internacional (casa). Mas teria que perder a outra obrigatoriamente. Dois empates seria ideal. * máximo: 3 pts
- A Portuguesa não poderia vencer seus dois últimos confrontos: contra Sport (casa) e Cruzeiro (fora). Uma vitória e um empate da Lusa seria suficiente. * máximo: 4 pts

Se Vasco vencer as duas: 43 pontos

- Náutico poderia vencer uma partida: ou com o Atlético-PR (casa) e ou com o Santos (fora). Mas teria que perder a outra obrigatoriamente. Dois empates seria ideal. * máximo: 3 pts
- O Figueirense não poderia vencer seus dois últimos confrontos contra Botafogo (fora) e Internacional (casa). Uma vitória e um empate dos catarinenses seriam suficiente. * máximo: 4 pts

Ou seja, os principais adversários do Vasco nesta reta final são Náutico, Figueirense e Portuguesa. E o Vasco não depende só dele. A situação está braba, mas temos que torcer.


...::: AINDA TEM O NOVO UNIFORME :::...


(reprodução: site oficial do Vasco)



(clique na imagem para ampliar)


Hoje, no site oficial do Vasco, divulgaram o novo uniforme da Champs para o ano que vem. Praticamente extinguiram a faixa na diagonal. Na camisa branca, tentaram fazer uma faixa meio estilizada mas ficou muito estranha. Já a camisa preta, mesmo extinguindo a faixa, eu achei que ficou bem maneira.

Eu sou a favor das camisas estilizadas, diferentes assim como sou a favor de um terceiro uniforme. Mas perderam um pouco da mão.

Valeu, galera!
Temos que torcer...
SaraVasco a todos!


sábado, 22 de novembro de 2008

E o nervosismo aumenta...

Alô, Almirantes...

Confesso que meu nervosismo aumentou de ontem para hoje. Eu sonhei diversas vezes com o jogo, com situações que envolviam o jogo. Mas acho que meu nervosismo aumentou por outra coisa.

Ontem, estava em um mesa de bar, tomando umas cervejas com uns amigos meus. Um deles era flamenguista e, por razões óbvias, ele estava na expectativa desse jogo do Vasco. Afinal, uma vitória vascaína seria bom para o time dele.

Enfim, o que me preocupou é que ele tinha mais confiança na vitória vascaína que na vitória do Flamengo. E nisso, outro flamenguista da mesa também disse a mesma coisa. Eles acreditavam que a vitória vascaína é certa.

Lá no trabalho, muitos acreditam na vitória do Vasco. Ou seja, o Vasco está virando, na opinião popular, favorito. Para mim, isso nunca é bom. Nessas condições, quando se luta pelo rebaixamento ou pelo título, é uma pressão a mais.

Eu acredito na vitória do Vasco, eu acredito que o Vasco possa ganhar. Mas quando todo mundo espera isso, complica. Pelo menos para mim. Não que eu seja pessimista, mas sou contra favoritismo, sou contra muita torcida.

Enfim, espero que meu nervosismo seja transformado em felicidade após o jogo.


PRESEPADA PAULISTA


No entanto, tem uma coisa que me faz acreditar na vitória do Vasco. É toda esta presepada que o São Paulo preparou para esse jogo. O Vasco estava lidando com um jogo decisivo mas, em nenhum momento, ele cutucou o São Paulo. Pelo contrário, estava tratando o time paulista com um respeito grande. Afinal, o time paulista é líder do Campeonato Brasileiro.

O São Paulo resolveu cutucar o Vasco. O ímpeto dos jogadores fica inflado. E, bem ou mal, os jogadores do São Paulo estão com medo. No ano passado, a vitória do time paulista só aconteceu no segundo tempo. No primeiro tempo, só deu Vasco. No segundo tempo, só dava Vasco até o São Paulo acertar um contra-ataque.

Nesse ano, temos a experiência do segundo tempo. Edmundo deve ficar realmente no banco e Renato vai lançá-lo no jogo quando ele ficar complicado, ou antes de começar a complicar. Espero que isso aconteça quando o Vasco já estiver vencendo.

São Januário estará lotado. Vamos fazer uma grande festa!!!
Estou nervoso, estou confiante, estou esperançoso... Vamos lá, galera! Vamos acreditar... Rebaixamento, nunca mais!
SaraVasco a todos!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Pressão no Caldeirão...

Alô, Almirantes...

Ia escrever ontem de noite mas preferi esperar pelo resultado entre Figueirense e Náutico. Por isso, estou vindo aqui cedo para comentar para vocês...

Para nossa felicidade, o Figueirense venceu o Náutico por 4 a 3. Por que felicidade? Porque agora o Vasco precisa só de si para sair da zona de rebaixamento. Basta uma vitória simples, de 0,5 a 0 que o clube de São Januário sai dessa tão lamentável colocação.

O Vasco terá uma vitória a mais que o Náutico e passaria a equipe pernambucana na tabela. Se o jogo tivesse sido empate, ia ser pior para o Vasco. Isso porque mesmo que o Vasco vença o São Paulo, o clube não sairia da zona. E entrar em campo sabendo disso é uma pressão a menos para a equipe.


RESTAM APENAS 1.000 INGRESSOS


Agora, falando em pressão, São Januário vai ser aquela pressão. Restam apenas 1.000 ingressos para a partida. Você, vascaíno, que ainda não tem o ingresso na mão, corra. São Januário tem que bombar, tem que ser o caldeirão.


SÃO PAULO ESTÁ COM MEDO


O São Paulo começou a reclamar das coisas que acontecem fora de campo. Sabe por quê? Eles querem passa a pressão para o nosso lado. Eles estão com medo de enfrentar o Vasco nesta situação, com o time indo para frente e com o estádio lotado.

Eles sabem que é o Vasco que pode tirar a liderança deles do Campeonato Brasileiro e por isso eles estão com medo. Por isso, é hora de aproveitar. É hora de partir para cima deles e mostrar o que é pressão.

Chega a ser ridículo este medo que eles estão. Mas, já que estão com medo, vamos nos aproveitar. Vamos fazer pressão nas arquibancadas... Mas SEM VIOLÊNCIA, claro!!!


COMO VIRÁ O VASCO?


Sobre a equipe, eu realmente não sei o que falar. Renato Gaúcho também está com dúvida. Eu acho que ele vai deixar Edmundo para o segundo tempo e entrar com Leandro Amaral no ataque. Também acho que ele vai optar pelo 3-6-1. Dependendo dos treinamentos da semana, o lateral-esquerdo será Edu e não Rodrigo Antônio. O jogador daria uma opção a mais nas jogadas daquele setor do campo.

Fico feliz também com a entrada de Alex Teixeira. Ele pode não ter jogador muito mas ele faz falta como peça ofensiva. O time não fica torto com ele em campo porque ele divide a armação das jogadas com Madson e Mateus.

E o jogo contra o Santos mostra isso. No primeiro tempo, o Vasco perdeu inúmeras chances! Basta ter calma...

Vamos lá, galera... Essa é a hora decisiva!! Precisamos apoiar o Vasco...
Vamos vencer o São Paulo... Está tudo ao nosso favor... Rebaixamento, nunca mais!
Saravasco a todos!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Panorama ruim... mas nem tanto assim!

Alô, Almirantes...

Depois dessa minha ausência por motivos trabalhísticos, volto aqui para falar novamente sobre o Vasco. Não que a derrota para o Atlético-MG tenha me deixado desanimado, muito menos que a volta para a zona do rebaixamento tenha arruinado minhas esperanças para fugir do rebaixamento.

Para isso, analisei as próximas rodadas do Vasco e dos outros candidatos ao rebaixamento. Apesar de uma chance mínima, vou incluir o Santos na história e vou falar até mesmo do Ipatinga, que está praticamente rebaixado.

Eu fiz aquele simulador do Globoesporte.com utilizando a lógica. Obviamente, uma lógica pessimista!

- Jogo contra time que briga pelo título: empate (casa) - derrota (fora)
- Jogo contra time não briga por nada: vitória (casa) - empate (fora)
- Jogo contra time que briga contra rebaixamento: vitória (casa) - derrota (fora)

O resultado não foi nada animador:


(clique na imagem para ampliar)


Por esses resultados, o Vasco estaria rebaixado para a Série B.

Mas, fiquem tranqüilos! Da última vez que usei a lógica, deu tudo errado. Portanto, se futebol tivesse lógico, todo mundo acertaria na Loteria Esportiva.


PARA PIORAR


Só para lembrar mais um fator negativo, o São Paulo não perde há 15 rodadas.


MAS...


O São Paulo fez sete jogos fora de seu estado neste período. A campanha da equipe é de quatro vitórias e três empates. Só que desses sete jogos fora, dois foram em São Paulo (Palmeiras e Portuguesa). Ou seja, na verdade foram cinco jogos longe de casa. E neste caso, a campanha foi de duas vitórias e três empates.

As duas vitórias foram sobre Ipatinga e Botafogo (aquele jogo que teve um gol legal do Botafogo e que foi anulado). Três foram empate (Cruzeiro, Atlético-MG e Sport). Ou seja, esta campanha tem um mérito: um empate com o Cruzeiro no Mineirão. Só!

Ou seja, é muito possível uma vitória sobre o São Paulo. O Vasco tem time para superar o São Paulo. Ainda mais com a torcida pressionando.


VAI LOTAR


Hoje, no primeiro dia de vendas de ingressos para Vasco x São Paulo, a fila de pessoas que buscavam os ingressos dobrava a esquina. Quem não tem ingresso ainda, corra para comprar. São Januário vai bombar!!!

Eu estarei lá! É mais que certo! Depois desse meu post negativo, eu vou começar a esquentar esse confronto contra o São Paulo. O time precisa da gente. Vamos colocar os são-paulinos para tremer!

É isso galera! Agora meus posts vão ser diários até o dia da partida!
Vamos lotar o Caldeirão! Rebaixamento, nunca mais!!!

SaraVasco a todos!!!


domingo, 16 de novembro de 2008

Voltamos à zona da degola... em situação complicada!

Alô, Almirantes...

Eu não abandonei vocês muito menos fiquei desanimado com a derrota, mas esses dias foram dias intensos no meu trabalho. Não tive nenhuma folguinha. Hoje, domingo, eu estou trabalhando mas tive a oportunidade de dormir até mais tarde. Vou trabalhar na rodada de agora, mas vim comentar rapidinho com você algumas coisas.

Então, para não deixar vocês tão desatualizados assim, só vou fazer um breve comentário sobre os jogos de sábado.

Com a vitória do Náutico (um inexplicável 5 a 2 sobre o Cruzeiro) e do Fluminense, voltamos à zona de rebaixamento. E, dependendo dos resultados deste domingo, poderemos ficar a três pontos de ficar fora dela. Se o Atlético-PR vencer o Vitória, a situação se complica... e muito!!!

Enfim, o bom disso tudo é que o Santos empacou e voltou para esta briga. Ou seja, é mais um time que briga para não ser rebaixado.

Para fugir do rebaixamento, o jogo contra o São Paulo, em São Januário, toma um clima ainda mais de decisão. Tanto para o Vasco tanto para o São Paulo. Mas a casa é nossa! Temos que vencer para sair dessa...

Bem, é isso!
Amanhã, devo ter mais tempo e faço uma análise mais profunda!
SaraVasco a todos!


quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Obrigado, meus amigos!

Oi galera...

Vim aqui só deixar registrada a minha gratidão com todos vocês pelas diversas manifestações me parabenizando pelo meu aniversário.

Vocês não sabem como me emociona ver o quanto esses laços que criamos permanecem fortes!

MUITO OBRIGADO pelo carinho, meus amigos!

Vocês são demais!

Agora, não deixem de ler o post do Dennis sobre o jogo de ontem, o "presente de grego" que eu ganhei de aniversário.

Abraços para todos!

Saudações ..../+/....

Atlético-MG 4 x 1 Vasco - 35ª rodada - Campeonato Brasileiro

Alô, Almirantes...

Presentaço de grego que nosso Almirante recebeu ontem. O Atlético-MG não tomou conhecimento do Vasco, que não foi nem sombra o que jogou nas últimas partidas. Sinceridade, eu já meio que esperava que isso fosse acontecer. Não pelo Mineirão lotado ou por uma possível motivação a mais do time de Minas, mas porque o time do Vasco é limitado mesmo.

A seqüência vascaína recente no campeonato era boa, mas com um time limitado, uma hora ia acontecer uma derrota. Claro que na situação do Vasco, perder não é bom. Muito menos da maneira que foi. Mas eu já meio que contava com esta derrota. Aconteceu, agora é esquecer o que aconteceu e bola para frente.


...::: SOBRE O JOGO :::...


Com dois minutos de jogo, já comprovei meu sentimento que o Vasco ia perder. A defesa parecia estar jogando uma pelada de fim de ano entre solteiros e casado. Até uma tabelinha entre eu e o Almirante faria a festa na defesa vascaína ontem. Não que a gente seja bom, mas os jogadores não mostravam ímpeto ou vontade de ganhar as jogadas.

Tanto que logo o Atlético-MG abriu o placar. Uma tabela rápida que na câmera de trás do gol se via claramente que um defensor vascaíno (acho que o Mateus) volta lentamente para a área onde os zagueiros estavam no mano-a-mano. Resultado: se você está no mano-a-mano com o Odvan, a chance de você vencer é de 90%. Até o Pedrinho, filho da Carla Lia, vence. Nosso zagueiro esqueceu de marcar o adversário, que apareceu sozinho na área para abrir o placar.

O panorama não se alterou em nenhum momento. Como as dimensões do Mineirão são maiores, o Vasco ficou perdido em campo. A zaga principalmente. O segundo gol do Atlético-MG também foi em outra jogada de troca rápida de passes que surgiu um atacante sozinho na área. Achei até que o Rafael hesitou em sair do gol e talvez isso pudesse ter evitado o gol. Mas foi gol e não teve como reagir.


...::: A FALTA QUE ALEX TEIXEIRA FAZ :::...


Uma vez, falei que o esquema montado pelo Renato Gaúcho estava funcionando perfeitamente com Alex Teixeira e Madson vindo de trás. Ontem, sem Alex Teixeira e com Leandro Amaral no seu lugar, o Vasco ficou meio torto. O ataque não conseguia acertar uma tabela, parecia que Edmundo falava chinês, Leandro Amaral falava russo e Madson falava dinamarquês.

Mateus tinha dificuldade de encontrar alguém para trocar passes, principalmente na parte esquerda do campo. Quando caía por lá, Madson jogava sozinho já que Rodrigo Antônio, improvisado, pouco apoiou. No meio, Mateus, Leandro Amaral e Edmundo bateram cabeça. A única jogada que funcionava era pela direita com Wagner Diniz, mas esta foi devidamente marcada.

Alex Teixeira cai mais pelas pontas e abre o jogo para o Mateus distribuir os passes por todas as partes do campo. Sem ele, como havia previsto, ficou complicado.


...::: DOIS PÊNALTIS INFANTÍS :::...


Daí, no segundo tempo, o Vasco até voltou melhor, pressionando o adversário. Mas a zaga cometeu dois pênaltis infantis. Um com Rafael, que ficou vendido no lance que nem era para ele sair do gol. O outro com o Jonílson. Esse do Jonílson é até discutível porque o árbitro da partida deixou de dar umas 74 faltas dessas durante o jogo, mas na área ele marcou. Como foi falta mesmo, nem tem como reclamar. O que pode se reclamar é do critério adotado pelo juiz.


...::: HÃ, HÃ, HÃ... ARTILHEIRO É O ODVAN :::...


Obviamente, não acredito nisso, mas como ele fez o gol da partida - na verdade foi do Madson -, não posso perder a piada. Tenho que falar é do nosso ataque. Ficou comprovado que, neste esquema do Renato, há lugar para apenas um: ou Edmundo ou Leandro Amaral. Os dois juntos não dá.

Pela atual fase, prefiro muito mais o Edmundo. Primeiro porque ele tem um lapso de consciência e segura a bola no ataque. Com a bola no ataque, menos risco da defesa fazer besteira. Leandro Amaral é mais na correria, no ímpeto mas com pouca inteligência.

Segundo: Edmundo é vascaíno e está encerrando a carreira. Ele não quer se despedir dos gramados rebaixando o time que o revelou nem quer ver isso com seu time de coração. Leandro Amaral, por sua vez, já está acertado com o Fluminense para o próximo ano. Portanto, para ele, tanto faz como tanto fez sair do Vasco por cima ou não.

Precisa fazer mais uma análise?

...::: FICHA TÉCNICA :::...
(fonte: Lancenet!)

ATLÉTICO-MG 4 X 1 VASCO

Estádio: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data/hora: 12/11/2008 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Aspirante Fifa-RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS)
Renda/público: R$ 244.750,00 / 42.182 pagantes
Cartões amarelos: Sheslon (ATL); Jonílson e Rafael (VAS)

GOLS: Castillo, 10'/1ºT (1-0); Renan Oliveira, 31'/1ºT (2-0); Leandro Almeida, 13'/2ºT (3-0); Leandro Almeida, 16'/2ºT (4-0); Madson, 23'/2ºT (4-1).

ATLÉTICO-MG: Juninho (Edson, 27'/1ºT), Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e César Prates; Nen, Márcio Araújo, Elton (Yuri, 31'/2ºT) e Renan Oliveira; Marques (Pedro Paulo, intervalo) e Castillo. Técnico: Marcelo Oliveira.

VASCO: Rafael, Jorge Luiz, Eduardo Luiz (Leandro Bomfim, intervalo) e Odvan; Wagner Diniz, Jonílson, Mateus, Madson (Pedrinho, 45'/2ºT) e Rodrigo Antônio; Leandro Amaral e Edmundo (André, 20'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.


...::: MELHORES MOMENTOS :::...





...::: FOCO NO SÃO PAULO :::...

Agora, é juntar os cacos e se preparar para o São Paulo. Com esta semana para trabalhar, Renato pode fazer novos acertos para a equipe. Esse jogo, mais do que nunca, a torcida tem que apoiar a qualquer custo, tem que fazer a diferença. Eu já confirmei minha presença. Esse jogo marcará o futuro do Vasco no próximo ano: se é na Série A ou B!

O adversário é difícil mas o Vasco precisa vencer! E vai vencer. Vamos ter fé nisso!

Como vocês mesmo dizem, "Rebaixamento, nunca mais!"
SaraVasco a todos!



quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Parabéns, Almirante!!!

Alô, Almirantes...

Não estou querendo tirar o atraso das postagens, mas é que eu esqueci de mencionar um fato muito importante desta quarta-feira, 12 de novembro.

Hoje, é aniversário do nosso bravo Almirante Vinícius, meu brother de infância! Pude assistir à partida de sábado do seu lado e pude ver o privilegiado abraço que ele deu no goleiro Rafael após à vitória vascaína.

Nesta terça, na nossa pelada semanal, joguei no mesmo time do Almirante e tive o privilégio de dar o passe para o gol mais bonito do dia. Claro, que o gol foi do Almirante, após um ovinho no zagueiro adversário.

Para provar nossa amizade, vou postar um momento emocionante que tive o prazer de passar ao lado do Almirante... Antes mesmo de assumir o blog!





Portanto, parabéns Almirante! Sem você, esse blog não existia!!!
A vitória vascaína hoje virá como presente! Rebaixamento, nunca mais!
SaraVasco!!!


Para aquecer Atlético-MG x Vasco

Alô, Almirantes...

Minha intenção era fazer um post nesta terça-feira, para aquecer o confronto contra o Atlético-MG... Mas voltei de folga e tive trabalho pacas para fazer. Só comentarei brevemente umas notícias que pipocaram por ai...


LEANDRO AMARAL


Leandro Amaral já teria assinado com o Fluminense. Na real, nem esperava que ele fosse ficar no ano que vem. Inclusive, este é o tipo de coisa que eu já tinha ouvido anteriormente mas não tinha como comprovar este tipo de coisa.

O cara não tem time, ele é Dinheiro Futebol Clube. Onde paga mais, ele vai. Tentou ir neste ano para o Fluminense mas esqueceu que ele tinha um vínculo com o Vasco. O que lhe restou? Cumprir o contrato até o fim e só mudar de time no ano que vem.

Fez boas partidas pelo Vasco, cheguei a imaginar que tudo que ele falou sobre o Vasco fosse verdade. Mas hoje vejo que ele é um cara que não tem vínculo com o clube. Não merece chegar ao status de ídolo...


AH, É EDMUNDO!


Almirante Leo muito bem lembrou. Uma vez eu fiz um post sobre ídolos para falar, dentre outros, do Edmundo. Ele está há quatro jogos de sua aposentadoria. Por isso, ele deu uma entrevista ao repórter da Rede Globo Vitorino Chermont. Por essas e outros que reforço que o cara é ídolo!





É isso galera, hoje não tem Alex Teixeira suspenso mas tem Edmundo. E por mais que o cara esteja velho, ele tem feito a diferença em campo. Ele é ídolo!

Hoje, estou com uma boa perspectiva do jogo. O Atlético-MG não lá grande coisa e o Vasco tem jogado muito bem nos contra-ataques, está com confiança e outra: nas últimas quatro rodadas, é o segundo time que mais fez pontos no Brasileirão, perdendo apenas para o São Paulo. Ou seja, a fase é boa!

Vamos torcer! Rebaixamento, nunca mais!
SaraVasco a todos!


domingo, 9 de novembro de 2008

Vasco 1 x 0 Santos - 34a. rodada - Campeonato Brasileiro

Alô, Almirantes...
.
A gente tinha que vencer do Santos e vencemos. Foi sofrido pra caramba, aquele 1 a 0 que deixa as pessoas nervosas, roendo unhas mas dá um alívio depois que o juiz apita e a vitória está concretizada.
.
Minhas unhas já haviam sido roídas no caminho para o estádio por isso tive que comprar um chiclete para aliviar o nervosismo. Ao chegar no estádio, estava cercado de jornalistas vascaínos como eu e todos sofrendo como todos nós.
.
Mesmo com o pênalti, não estava tranqüilo. Nem olhei para o pênalti, esperei pela reação da torcida. E, mesmo com a vitória parcial, só relaxei quando o juiz apitou.
.
Pronto! Vitória, mais três pontos e saída da zona de rebaixamento. O Vasco conseguiu sair, mesmo que provisoriamente, longe do calvário que tanto nos assustou.
.
.
SOBRE O JOGO
.
.
Cheguei em São Januário com alguns minutos de jogo e, até me sentar, fiquei sabendo que o Vasco havia perdido algumas chances. E no primeiro tempo, o Vasco perdeu outras 500 chances.
.
Mas o lance que mais me deu frio na espinha foi um contra-ataque do Santos que partiu três jogadores adversários contra dois vascaínos. A sorte que o Jonílson estava bem colocado e seu pé salvador colocasse a bola para escanteio.
.
Daí, veio o segundo tempo. O que achei legal dos jogadores vascaínos é que, mesmo precisando do resultado, mesmo com a torcida pressionando, eles pareciam calmos, cientes do que precisavam fazer.
.
.
O GOL
.
.
Mesmo com a calma mantida, o jogo estava 0 a 0 e o Vasco precisava vencer. Daí, Edmundo recebeu de Jonílson e devolveu para o volante na área. Jonílson foi derrubado. Neste lance, um fato me chamou a atenção: do outro lado, Leandro Amaral entrava sozinho na área.
.
Tenho dúvidas também se Jonílson ia chegar na bola, mas foi marcado. Já era!
.
Nessa hora, não tive coragem de olhar para o lance. Até porque minha namorada diz que eu sou pé-frio. Daí, preferi olhar para a reação da torcida e isso me deixou maravilhado.
.
Era uma senhora de uns 70 e poucos anos balançando a bandeira, um garoto de uns 16 anos ajoelhado em frente às sociais do Vasco, um rapaz com roupas velhas abraçando um desconhcido rapaz bem arrumado, dois amigos se jogando um em cima do outro.
.
Gol de Edmundo! Gol do Vasco! Festa de todos nós vascaínos!
.
.
RAFAEL, O GIGANTE
.
.
Daí, com o resultado negativo, o Santos resolveu parar de fazer cera e partiu para o ataque. E teve um lance que o goleiro Rafael salvou o Vasco. Logo depois do gol vascaíno, Lima chutou dentro da área e o goleiro fez uma defesa incrível, no puro reflexo.
.
Na hora, não acreditei pela dificuldade da defesa. Mas se a rede não balançou, bom para gente.
.
Depois dessa defesa, o jogo se arrastou até o fim. Foi um sofrimento só mas valeu a pena. Estamos momentaneamente fora da zona de rebaixamento.
.
.
FICHA TÉCNICA
.
VASCO 1 X 0 SANTOS
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 8/11/2008 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (Aspirante Fifa-GO)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Renda/público: R$ 277.790,00 / 21.310 presentes e 25.070 pagantes
Cartões amarelos: Edmundo e Alex Teixeira (VAS); Kléber Pereira, Rodrigo Souto, Fábio Costa e Domingos (SAN)
.
GOL: Edmundo, 27'/2ºT (1-0)
.
VASCO: Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Odvan (Edmundo, 13'/2ºT); Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Leandro Bomfim, 36'/2ºT), Madson, Alex Teixeira (André, 43'/2ºT) e Rodrigo Antônio; Leandro Amaral.
Técnico: Renato Gaúcho.
.
SANTOS: Fábio Costa, Wendel, Domingos, Fabiano Eller e Kléber; Adriano, Rodrigo Souto, Bida (Wesley, 38'/2ºT) e Molina (Pará, 36'/2ºT); Cuevas (Lima, 23'/2ºT) e Kléber Pereira.
Técnico: Márcio Fernandes.
.
.
Por um erro que não sei qual é, não consigo postar os melhores momentos do jogo e o gol da partida. Mas vocês podem ver aqui.
.
Para fechar o domingo, vamos torcer para o resultados que o nosso Almirante Léo programou.
.
Coritiba x Náutico – Não sei o que está acontecendo com o Coritiba. De repente, parece ter dado um apagão nos jogadores e, com mínimas chances de ir a Libertadores, jogaram a toalha. Torçamos para que, diante do Náutico, pelo menos, eles façam um bom papel perante sua torcida. Coritiba hoje e sempre...
.
Cruzeiro x Unimed – Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. A pressão sobre os jogadores, comissão técnica, diretoria está cada vez maior. Ou o Cruzeiro ganha, ou jogará fora todo um ano de trabalho. Elenco caro, estrutura invejável. Dá Cruzeiro sem dúvida alguma...
.
Internacional x Ipatinga – Gosto do Ipatinga. Com menos de 10 (dez) anos o time está naelite do futebol brasileiro. Porém, desta rodada ele não passa. O Inter tem um timaço, não vingou porque femoraram a engrenar. Mas, brincando, brincando, enfim, o Ipatinga selará seu destino nesta rodada.
.
SaraVasco a todos! "Rebaixamento? Nunca mais!"
.
.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Comentários breves

Alô, Almirantes...

Venho aqui dar uma moral rápida porque as coisas estão corridas aqui. E todas sobre o time do Vasco:

- Renato disse que o Vasco rende mais no 3-5-2 que no 4-4-2. Claro, a defesa é tão ruim que tem que jogar com três zagueiros. Na verdade, o Vasco nem joga no 3-5-2, mas 5-4-1. Além dos três zagueiros, os dois laterais jogam recuados, como laterais mesmo e não como alas. E na frente, tem apenas um atacante com Madson e Alex Teixeira chegando de trás.

- Leandro Amaral treinou no time titular e pode ser confirmado na partida de sábado. Ufa, precisamos de alguém experiente no ataque para segurar a bola lá na frente. O Alan Kardec pode até ter qualidade, mas não tem a experiência que o time precisa.

- Para não ficar para trás, Edmundo também treinou mas ficará no banco. Ótimo porque o Renato precisa de tempo para fazer um esquema eficiente com os Edmundo e Leandro Amaral no time.

- Eurico apareceu em São Januário nesta quinta. Por favor, que ele não traga azar...

- Acabaram os ingressos. Só restam cadeiras... Ou seja, o Caldeirão estará fervendo!!!

Amanhã falo com mais calma para vocês!! "Temos que vencer o Santos"
SaraVasco a todos!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

E o Vasco tem uma vantagem...

Alô, Almirantes...

Valeu por todo apoio nos comentários de ontem. Sinto que, assim como eu, todos ficaram felizes com a vitória vascaína e todos estão com esperança no jogo contra o Santos. Mas, antes de falar de Santos, vou falar sobre esta reta final de Campeonato Brasileiro.


...::: TRISTÃO, O BROTHER :::...


Ontem, tive que fazer uma matéria para o jornal sobre chances de título. Daí, liguei para o matemático Tristão Garcia para que ele me explicasse as coisas e tudo mais. E como ele gosta de falar.

Comecei falando sobre o Flamengo (é, infelizmente tive que falar porque é meu trabalho). Daí, ele foi falando, falando, falando... Como o papo já estava informal demais, resolvi perguntar para ele sobre o Vasco e as chances de rebaixamento. Revelei que sou vascaíno e, mesmo não sendo matéria para o jornal, estava preocupado com a possibilidade do Vasco.

Ele disse algo que todos nós estamos sentindo: nunca o Cruzmaltino teve uma chance tão real de cair como agora. Mas, apesar da má notícia, ele explicou uma coisa curiosa:

"O Vasco tem uma vantagem que pode ser fundamental para ele. Nos últimos cinco jogos, o Vasco não terá nenhum confronto direto contra equipes que estão na zona de rebaixamento."

Na hora, pensei: "O Tristão está usando drogas. Como ele diz isso se os confrontos contra times da zona de rebaixamento, teoricamente, seriam mais fáceis?". Mas depois ele me explicou o motivo:

"Nesses confrontos diretos, uma das equipes obrigatoriamente perde ponto. Então, o Vasco depende só dele para sair dessa. É provável que o Vasco, ainda mais na fase, não vai vença todos os jogos até o fim mas também não vai perder mais pontos para os principais adversários nesta reta".

Daí, parei para prestar atenção na tabela com mais carinho. Veja os jogos que acontecerão até o fim do Campeonato Brasileiro:

Figueirense x Fluminense
(Orlando Scarpelli)

Figueirense x Atlético-PR
(Orlando Scarpelli)

Fluminense x Portuguesa
(Maracanã)

Figueirense x Náutico
(Orlando Scarpelli)

Náutico x Atlético-PR
(Aflitos)

Fluminense x Ipatinga
(Maracanã)


Ou seja, Figueirense, Fluminense, Atlético-PR, Portuguesa, Náutico e Ipatinga irão perder pontos diretos nesta reta final. O Figueirense, por exemplo, tem três confrontos diretos e pode tirar ou perder pontos de Fluminense, Náutico e Atlético-PR. O Fluminense também tem três confrontos. Náutico e Atlético-PR têm dois enquanto o Ipatinga tem apenas um.

No caso do Ipatinga, que está atrás do Vasco na tabela, a importância é menor. Mas, de resto, é ótimo. Isso porque um dos adversários do Vasco nesta reta final irá perder pontos nestas partidas. O ideal, claro, é que todas essas partidas dêem empate, porque as duas equipes perderiam pontos.

Ah, outro detalhe ainda mais importante: o Vasco precisa conquistar pontos para ultrapassar os adversários.


...::: PRIMEIRO, O SANTOS :::...


Claro que precisamos vencer o Santos. Como o próprio Renato falou, pode ser a primeira vez que o Vasco deixa a zona de rebaixamento sob o comando do Renato. Isso pode ser bom e pode dar mais tranqüilidade para a equipe trabalhar.

Sobre o jogo, há uma diferença das partidas contra Figueirense, Náutico e Atlético-PR, que o Vasco perdeu pontos em casa. O Santos não joga na retranca. E está mais que provado que o Vasco não sabe jogar contra times que jogam desta forma. O time pode até passar um perrengue em alguns ataques santistas, mas terá mais chances de marcar também.

Mas, depois durante a semana a gente fala melhor sobre isso.


...::: NOTÍCIA DIRETO DA FONTE :::...


Ontem, na minha pelada semanal de terça-feira, o Almirante Vinícius me confirmou: Pinilla está fora do Brasileiro. É uma notícia ruim mas não desesperadora. Se o cara fosse titular da equipe, grande estrela, estaria nervoso. Ele é bom, mas era reserva e o Vasco não dependia dele.

Pelo menos, Edmundo e Leandro Amaral pode retornar. Esses sim são fundamentais.

É isso, galera... Amanhã, já começo a falar sobre o jogo! Como vocês mesmo dizem: "Temos que vencer do Santos"
SaraVasco a todos!!!


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fluminense 0 x 1 Vasco - 33ª rodada - Campeonato Brasileiro

Alô, Almirantes...

O jogo foi sofrido, o Vasco tomou uma pressão gigante mas o velho ditado falou mais alto para o nosso lado: clássico é clássico e vice-versa. E com um gol meio de sorte (a bola que caiu no pé do Wagner Diniz saiu de uma dividida), o Vasco conquistou os três pontos ontem no Maracanã.

Azar de como foram conquistados os três pontos, a vitória sobre o Unimed não deixou o Vasco em uma situação ainda pior. Curiosamente, neste fim de semana, aconteceu todos os resultados que não poderiam dar. Até a Portuguesa e o Figueirense conquistaram pontos fora de casa em cima de candidatos ao título. Vai entender o futebol...

Por essas e outras que eu só vou deixar de acreditar quando o Tristão Garcia falar que não tem jeito. Enquanto tiver campeonato e pontos para disputar, estarei torcendo. Espero que a galera não desanime com uma derrota ou um empate. Ainda faltam cinco rodadas, 15 pontos para serem disputados.

Frases como essas aqui debaixo serão a tônica do Vasco até o fim do Brasileiro:

"Vamos conseguir, vamos torcer até o fim" (Dennis)
"Não devemos jogar a toalha, nunca" (Leo)
"Estarei sempre torcendo pelo Vascão" (Murilo)
"Vamos torcendo até o fim, amigos" (Kiko)
"Sou Vasco até o fim, Vasco até morrer, seja na A, na B ou na C!!!" (Alexandre Filho)
"Resistiremos até o FIM!" (Carla Lia)
"Vamos amigos, vamos continuar acreditando nesse MILAGRE!" (Ivo)
"Ôxente meus reys, vamos botar fé!" (Gilberto)
"Vamos acreditar mais uma vez amigos!" (Manfredi)
"VASCO DA GAMA, EU TE AMO!!!!!" (Carla Lia, novamente)
"Parabéns para todos nós" (Ivan)
"Se um dia tiver q cair eu estarei ao lado do meu maior amor q se chama C.R. VASCO DA GAMA" (1 só pra ficar de boa - apelido maneiro)
"sempre ao seu lado até o fim..." (Felipe)

Por isso, galera... Vamos torcer, vamos acreditar. Basta ter fé. Durante a semana, vou dar ainda mais motivos para todos nós acreditarem.


...::: SOBRE O JOGO :::...


O jogo foi um sofrimento só. O sofrimento começou antes de começar quando na escalação estava o Eduardo Luiz e o Jorge Luiz, os dois caras que mais cometem lambança ultimamente. Ontem, quando a bola rolou, deu para sentir que o Jorge Luiz estava querendo fazer uma lambança, mas o Simon estava de vista grossa para qualquer jogador que caísse na área.

A situação ficou ainda mais dramática quando o Fernando teve que correr atrás do atacante do Flu (não lembro quem agora), fez a falta e sentiu uma lesão. Daí, entrou Odvan. Pensei: "pronto, agora os três patetas estão completos".

O Fluminense teve algumas chances de marcar mas pecava na finalização. O Vasco também teve chances, em menor número, mas que levava tão perigo quanto as ofensivas tricolores. Mas não sei o que aconteceu com nossa defesa que parece que o Jorge Luiz e o Eduardo Luiz ficaram com medo do Odvan e se concentraram mais, colocaram uma dedicação a mais em campo.

Não vi nenhum dos dois cometer faltas grosseiras e, para não se complicarem na saída de bola, era só de bico para onde o nariz estava apontando. Com isso, Odvan não comprometeu. Ainda bem...


...::: UMA CONSTATAÇÃO :::...


Daí, veio o segundo tempo e o Fluminense pressionou ainda mais, mas assustou apenas em chutes de fora da área. Alguns passaram bem perto, mas não entraram. Mas, em um momento da partida, o Vasco passou a ter mais a posse de bola, chegando bem mais na área do Flu. Foi em um desses lances que a bola sobrou para Wagner Diniz e ele colocou para dentro.

Mas esse jogo mostrou e deixou ainda mais evidente que o Vasco não sabe jogar pressionando o adversário. Contra o Atlético-PR, o time precisou fazer isso e por pouco não se ferrou. Contra o Goiás e o Flu, jogou no contra-ataque e se saiu bem.

Quer dizer, ontem, não foi tão bem assim mas, pelo menos, venceu. E na atual circunstância, o que importa são os três pontos. Vale vencer até mesmo de 0,5 a 0, com gol de mão, contra, após impedimento do cara que lançou.

Ah, nas estatísticas, esse jogo foi uma vitória fora de casa...



...::: FICHA TÉCNICA :::...
(fonte: LANCENET!)

FLUMINENSE 0 X 1 VASCO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 02/11/2008 - 19h10 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ)
Renda/público: R$659.165,00 / 37.638 pagantes (40.155 presentes)
Cartões amarelos: Fabinho e Everton Santos (FLU); Fernando e Rodrigo Antônio (VAS)

GOL: Wagner Diniz, 27'/2ºT (0-1).

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos (Eduardo, intervalo), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Fabinho (Ciel, 20'/2ºT), Wellington Monteiro, Arouca (David, 37'/2ºT) e Conca; Everton Santos e Washington. Técnico: René Simões.

VASCO: Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Fernando (Odvan, 35'/1ºT); Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Leandro Bomfim, 29'/2ºT), Madson, Alex Teixeira e Rodrigo Antônio; Alan Kardec (Pinilla, 24'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.


...::: GOL DA PARTIDA :::...




...::: CLASSIFICAÇÃO :::...
(fonte: Futebol na Rede)


(clique na imagem para ampliar)


É isso, galera! Vencemos, temos que comemorar mas ainda estamos na zona de rebaixamento. Temos de torcer ainda mais e ter fé. Do jeito que foram as coisas neste fim de semana, até o Ipatinga voltou a brigar para não cair. Então, são sete times para quatro vagas. Se fosse agora, estaríamos rebaixados. Portanto, o Vasco precisa vencer ainda mais para sair dessa.

Vamos torcer!!!
SaraVasco a todos!


sábado, 1 de novembro de 2008

Projeções para a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

Alô, Almirantes...

Antes de colocar os resultados projetados pelo Almirante Léo para este fim de semana, queria falar uma coisa para vocês:

Está certo que a situação do Vasco não é das melhores, que esse time não inspira confiança e que, mesmo com o apoio da torcida, o Cruzmaltino não consegue vencer em casa de um dos times que também luta pelo rebaixamento. MAS EU, COMO VASCAÍNO, NÃO VOU DEIXAR DE ACREDITAR NUNCA. Eu só vou parar de acreditar no Vasco no dia que os matemáticos falarem: "agora não tem jeito, o Vasco caiu".

Ainda restam 18 pontos para o fim do campeonato e o Vasco está a quatro para sair da zona de rebaixamento. Nesses seis jogos que faltam, vou torcer para que o Vasco tenha uma atuação igual a que teve contra o Goiás. Vou torcer para que o Vasco vença todas as partidas.

Tá... Sei que é um sonho que isso aconteça, mas a situação atual ainda permite com que a gente sonhe, com que a gente torça. Por isso, vou torcer até o fim e só vou ficar triste se o Vasco for rebaixado. Tenho que ser realista, mas ainda tenho esperança que isso não aconteça.


...::: SÓ PARA LEMBRAR E DAR ESPERANÇA :::...


Sem contar uma observação que me dá ainda mais esperança: nos últimos quatro jogos, o Vasco perdeu apenas um. E este jogo, que foi contra o Flamengo (desculpe não utilizar o palavrão, mas tenho que manter uma linha), o Vasco jogou mais que o adversário e só perdeu porque sofreu um gol contra.

O empate contra o Sport foi sorte e falta de sorte (o gol no fim), mas tudo bem. Valeu porque o Vasco vinha de uma seqüência ridícula de derrotas. E a vitória sobre o Goiás deu esperança porque mostrou que o Vasco pode jogar bem e vencer.

O empate contra o Atlético-PR foi decepcionante, por ser em casa contra um adversário direto, mas aliviador. Porque o Vasco mostrou um poder de reação que há muito tempo não via na equipe. Ou seja, eles estão mostrando que querem sair desta.

Não vou usar a frase: "enquanto há vida, há esperança" ou "eu acredito" porque estas frases dão azar para mim. Então, vou usar "VAMOS CONSEGUIR, VOU TORCER ATÉ O FIM". Não é uma campanha nem nada, mas quero apenas que vocês, que são vascaínos como eu, não deixarem de torcer.

Não vou falar para ninguém ir para o estádio muito menos se esconder. Azar das gozações dos outros times, esta eu nem dou bola. Na minha cabeça, está o Vasco acima de tudo. Por isso, só torcerei para o Vasco sair dessa.


...::: AS PROJEÇÕES DO ALMIRANTE LEO :::...


Como o Vasco não depende só de si, temos de torcer para outros resultados. O Almirante Leo faz sempre um excelente trabalho e copio aqui o que ele comentou no post anterior. Vamos lá:


- Fla x Portuguesa – Aqui uma situação INUSITADA. Jamais pensei em toda minha vida torcer para este time um dia. Calçarei as sandálias da humildade, torcerei pela vitória deles, sim senhores, e que nossa co-irmã Lusa não saia mais dos 35 pontos.

- Náutico x Vitória – Podem acreditar, parece mentira, mas assisti o último jogo do Náutico contra o Inter em Porto Alegre. Parecia o jogo de um time só. O Inter atacou, atacou, atacou. No fim, o juiz deu 03 minutos de acréscimos e o Náutico empatou aos 48. Claro, o Náutico ganhou novo fôlego, lutará como nunca neste jogo e nós, torceremos, como nunca, pelo Vitória. (alô, Bom Baiano, olha o Vitória aí de novo);

- Ipatinga x Coritiba – Disse anteriormente que o Ipatinga já estava condenado. Esperem, estamos apenas a 03 pontinhos deles. Se eles estivessem condenados, não estaríamos nós também? Aqui sou Coritiba, que está fazendo um bom papel, para quem veio da segundona. Aqui, um empate já nos ajudará e ponto.

- Atlético Paranaense x Sport – O Atlético dará sangue por este jogo. Depois da vitória inesperada (mas sensacional) sobre o Cruzeiro e o empate sobre o Vasco, não resta dúvidas. O Sport tem se mostrado um time enjoado (o Vasco que o diga), mas não disputa mais nada neste campeonato. Aqui, façamos nossas orações para que dê um apagão no Furacão e que Carlinhos Bala e Cia dêem o mesmo trabalho que deram ao Vasco;

- Grêmio x Figueirense – Torço muito para que Grêmio ou Cruzeiro seja o campeão. Não quero que times de São Paulo, e lógico, NUNCA o fla seja campeão. Aqui amigos, não tenho a menor DÚVIDA. Dá Grêmio mesmo...

- Vascão(?) x Unimed - Meu plano de saúde não é este. Se o de alguém aqui o é, esqueça por um dia apenas. No domingo, ninguém, ninguém mesmo, vai precisar deste plano de saúde. Estamos há 200 anos sem vencer um clássico. Mesmo jogando melhor em alguns deles, no máximo, deu empate. O momento é melhor para Conca, Washington e Cia. Pergunto: E daí?


É isso, galera. "Vamos conseguir, vamos torcer até o fim"...
SaraVasco a todos