segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Campeonato brasileiro 37ª rodada; Vasco 1 x 0 Santos (ou; O sentimento não pára)

Um dos maiores times do Brasil está na zona do rebaixamento à duas rodadas do fim, passou o ano todo ali, chove canivetes à ponto de alagar campo, vestiário e adjacências e o time é obrigado à passar no meio da arquibancada para entrar em campo.


É a receita do desastre! Em qualquer time isso ia virar um "corredor polonês"...


Mas, o Vasco não é qualquer time, não é qualquer clube, nem tem qualquer torcida. A torcida do Vasco pode ser omissa e submissa às vezes, e em muitas outras é simplesmente fantástica. Sempre que o Vasco precisa, está lá. O que poderia ser um fator ruim, virou um fator de motivação; a torcida cercou o time entrando em campo...para apoiar. Cantaram, incentivaram, mostraram que "estamos com vocês".


Eu chorei, É uma imagem que mostra o amor do torcedor por esse clube, e a compreensão que esses camaradas estão entregando tudo que tem e mais um pouco para fugir do rebaixamento.


O segundo turno do Vasco foi incrível. Teve percalços sim, mas desde a chegada do Jorginho, aliada à forma de alguns jogadores que chegaram com o time na lanterna, principalmente Nenê, chegamos na última rodada com chances de sair,algo quase impensável, e nos últimos 14 jogos, para colocarmos em perspectiva, perdemos apenas para Fluminense....que por ironia do destino, pode decretar nosseo rebaixamento.


É extremamente difícil. Improvável. Muito provavelmente segunda que vem estaremos aqui falando sobre a série B, mas curiosamente, o vascaíno é o único torcedor carioca orgulhosa do seu time no momento.



A palavra do Nildeval:


O Vasco conquistou mais uma vitória e milagrosamente adiou para a última rodada sua situação. Ainda assim, não foi suficiente para sair do Z-4, ao contrario, precisa bater o Coritiba, torcer por uma combinação improvável de resultados e ver no que vai dar. A rodada não foi favorável. Quando foi, o Vasco não aproveitou, por exemplo, na rodada em que perdeu para o Fluminense.


Hoje, faltando apenas mais uma rodada, o Vasco sente na pele o que uma vitória poderia fazer diferença, a rigor, apenas 01 ponto já ajudaria. Aqueles pontos desperdiçados diante dos clubes que estão imediatamente à sua frente poderiam dar aquela tranqüilidade. Foram muitas oportunidades jogadas no lixo e que agora praticamente definirão uma quase inevitável queda do Vasco.


O Vasco não depende somente dele, aliás, para um time que está no Z-4 desde a quarta rodada, até que está de bom tamanho. O Vasco passou mais de 90 por cento do campeonato na zona de rebaixamento, um fator horrendo para um clube de tanta tradição. Os erros de arbitragem foram vários, mas o Vasco não fez por onde.


O sábado começou com a derrota do Figueirense para o São Paulo no ultimo lance do jogo, que foi dramático, quando tudo levava para uma certeira vitória do Figueirense. Apesar da vitória do Avaí sobre a Ponte Preta, os vascaínos ainda foram dormir tranquilos, já que o jogo que mais interessava era mesmo o do Coritiba.


Fico imaginando o porquê do Palmeiras nem colocar o time reserva em campo, ao contrario, colocou 05 jogadores sub-20, tornando a missão do Coritiba bem mais fácil. O Palmeiras, lógico, virou presa fácil. Não consigo entender também porque os reservas do Santos se empenharam tanto diante do Vasco e facilitaram tanto no jogo anterior, diante do Coritiba? Não acham estranho? Mesmo assim, Amigos, o Vasco teve inúmeras chances de sair do Z-4. A mais incrível, foi a derrota para o próprio Coritiba, nos acréscimos, em pelo São Januário. Não dá para acreditar...


Com o futebol apresentado nas últimas rodadas, o Vasco não merece cair para a série B. Acontece que os erros do primeiro turno e principalmente os erros apresentados diante dos times pequenos estão fazendo a diferença agora. Chegar à rodada final dependendo do time reserva do Fluminense é pedir para cair, salvo se pintar a famosa mala preta. Se jogar metade do que jogou diante do São Paulo, o Figueirense ganha de goleada.


Apesar do time totalmente reserva, quem esperava um jogo fácil diante do Santos, quebrou a cara. Os meninos da Vila, querendo mostrar serviço, partiram prá cima do Vasco e por pouco não abriram o placar. O Vasco, mais uma vez, precisou do bom desempenho do seu principal e desgastado jogador para, num lance individual, sofrer o penal (chorado), bater e converter. Que diferença faria o Nenê se tivesse no Vasco desde o início. Um bom planejamento faz toda a diferença. Será preciso pensar só no Vasco. Quem tem entrado na diretoria, não tem correspondido. Não é possível um terceiro rebaixamento para aprender a lição...


Nitidamente cansado nos últimos jogos, principalmente na segunda etapa, com um campo encharcado, o Vasco simplesmente não jogou no segundo tempo e teve em Martin Silva seu principal jogador. Foram várias defesas milagrosas, seguras. Além disso, ainda levou o cartão amarelo, por reter por muito tempo a bola do jogo. Fosse outro goleiro, não chegaríamos vivos na ultima rodada.


Chegar à rodada final dependendo do maior desafeto parece mesmo fatal. Será preciso muita fé, calma, sorte, sei lá mais o quê. Verdade é que o mais otimista dos vascaínos espalhados pela face da terra está com a pulga atrás da orelha. Como gostaríamos de permanecer na elite. Arbitro, dirigentes, jogadores ruins, são muitos os culpados e muitas as lamentações. Continuamos Vasco, mas está difícil. Mais uma semana de apreensão, sofrimento. Vamos lá.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Campeonato brasileiro, 36ª rodada; Vasco 2 x 1 Joinvile

Por Nildeval Sten:


O Vasco se mantem vivo. Bem verdade que respira por aparelhos. A cada rodada, a esperança aumenta. O saldo devedor é grande. O Vasco não perde, marca pontos (ou ponto), a cada partida e mesmo assim, continua na zona de rebaixamento. Faltando apenas 02 rodadas, estamos a 03 pontos do primeiro fora do Z-4. Será preciso um milagre.



A rodada foi quase perfeita, exceto pela vitória do Coritiba pelo desinteressado Santos. Atenção. Se o Coritiba e o Figueirense ganharem na próxima rodada, o Vasco já estará rebaixado. O Coritiba pega o time reserva do Palmeiras, fora de casa. Já o Figueirense, terá uma missão um pouco mais difícil, quando enfrentará um São Paulo ainda brigando pelo G-4 e mordido pela vexaminosa goleada sofrida pelos reservas do Corinthians. (por que cargas d água ninguém coloca time reserva para enfrentar o Vasco?).



A situação agora é dramática e o Vasco tem que vencer o Santos de qualquer maneira. Muita calma nesta hora. Além de vencer, claro, tem que torcer muito pelo tropeço das equipes acima citadas. E olha que nem estou preocupado com o Avaí, que, apesar de estar 01 ponto a nossa frente, enfrentará o Corinthians, fora de casa, na ultima rodada. Quer dizer, haja marmelada se o Avaí tiver que vencer este jogo. Ainda existe a chance dele ganhar os 02 jogos restantes e também escapar do rebaixamento.



Claro Amigos, há varias situações que podem acontecer agora. O Vasco não depende somente dele. Primeiramente, vai entrar em campo no domingo, já sabendo de pelo menos 02 resultados, pois, os jogos do Figueirense e do Avaí estão marcados para o sábado. Em caso de empate ou vitória do São Paulo, o Vasco, além de ganhar do Santos, terá que torcer novamente para o Fluminense na ultima rodada (o Fluminense agora não corre mais qualquer risco). E, em caso de vitoria do Avaí sobre a Ponte Preta, o Vasco terá que torcer para o Corinthians na ultima rodada.



Outra situação, caso o Palmeiras vença ou empate com o Coritiba, o Vasco, vencendo o Santos, terá que vencer o Coritiba na ultima rodada, no confronto (ou decisão?), no Couto Pereira. De qualquer forma, o Vasco terá a difícil missão de vencer seus 02 jogos restantes. Tudo indica que a situação vascaína só se definirá na ultima rodada. Sofrimento a vista.



O Vasco começou o jogo de maneira arrasadora, lutando como se o jogo fosse uma decisão de campeonato. Com apenas 05 minutos, abriu o placar, num lindo gol de Nenê, que tem sido o ponto de equilíbrio do Vasco, e claro, nossa maior esperança.



Para ajudar, numa cobrança de tiro de meta do bom goleiro Martin Silva, a bola sobrou para Riascos, apenas 04 minutos depois, e o Vasco chegou ao seu segundo gol, com menos de 10 minutos. Parecia tudo tranquilo ate o final da primeira etapa.



Acontece que, ainda que minimamente, o Joinville ainda tinha uma pontinha de esperança de escapar. O Vasco passou a administrar o jogo e chamou o adversário para seu campo. Para mim, jogo ideal para o Rafael Silva puxar o contra ataque e matar de vez o jogo. Para o Jorginho não, viu o time recuar e somente fez alteração com o gol do adversário, faltando 10 minutos para o encerramento.



Estava desenhado o que seria o jogo nos minutos finais e o Vasco acabou dando muita sorte, pois, após o primeiro gol, o Marcelinho Paraíba perdeu um gol inacreditável, que teria novamente nos tirado 02 pontos preciosíssimos, como aconteceu por varias vezes no campeonato.



O ideal seria o Vasco estar com pelo menos 39 pontos e uma vitória a mais. Como isto não e possível, fica aqui nossa torcida por uma semana de tranquilidade e muito trabalho em São Januário. Perdemos o zagueiro Luan, mas teremos a volta do Rodrigo. Muita calma nesta hora. Acredito numa vitória tranquila do São Paulo sobre o Figueirense. Quanto ao jogo do Palmeiras, existe muita duvida. Mesmo que o Coritiba perca, o Vasco terá a difícil missão de ganhar em Curitiba. Por enquanto, o Vasco respira. Está difícil, não impossível. Abraços e excelente semana

domingo, 22 de novembro de 2015

Campeonato brasileiro, 35ª rodada; Vasco 1 x 1 Corinthians



Por Nildeval Sten:




O Vasco tentou, lutou e com 10 homens em campo na segunda etapa, conseguiu sair na frente, mas não foi capaz de suportar a pressão corintiana. A sina continua. Ficou muito mais difícil. A rodada, inacreditavelmente, foi desfavorável ao Vasco. Ninguém, da parte que briga no Z-4 perdeu ou mesmo empatou, todos ganharam. Ao Vasco, o resultado ideal seria a vitória. Pelas circunstancias, porem, uma derrota, seria o fim.



Este não era o jogo ideal para uma recuperação do Vasco. Mesmo que já viesse campeão, dificilmente o Corinthians entregaria o jogo. Para quem esperava que os 04 selecionáveis não jogassem, quebrou a cara. É o Vasco contra tudo e todos. O jogo começou nervoso, com poucas chances de gol, embora o Vasco estivesse melhor. O Rodrigo, desde o inicio, estava totalmente alterado, mostrando que sua expulsão estava mais que desenhada. A esta altura do campeonato, não quero e nem vou culpar mais quem quer que seja, não há mais espaço e nem dá mais tempo para lamurias.



O grande problema agora é a diferença do primeiro fora do Z-4, que, antes 02 pontos, aumentaram para 04 e faltando apenas mais 03 rodadas, ou seja, agora o Vasco tem que vencer os 03 jogos restantes, se ainda quiser ter um mínimo de chance. Também não adianta ficar aqui reclamando das diversas chances que o Vasco teve e que acabou enterrando todas. Agora é tudo ou nada. Empate ou derrota, rebaixa o Vasco.



O que ainda mantém o Vasco vivo é o fato de ele ter pontuado nos últimos 02 jogos. Assim sendo, vamos à próxima rodada.




Fluminense X Avaí – apesar de ter declarado abertamente a torcida pelo rebaixamento do Vasco, o Fluminense tem que tomar muito cuidado, pois se perder as 03 partidas restantes, ainda pode ser ultrapassado pelo grupo dos que estão abaixo. Outro detalhe, o jogo será em Vitória-ES e o torcedor, que vai pagar caro, não vai engolir uma derrota, em hipótese alguma. O Vasco tem que bater o Joinvile e ainda torcer desesperadamente pela derrota do Avaí;




Atlético-MG X Goiás – Mesmo perdendo o campeonato, o Galo quer manter a segunda colocação e, abatido, deve vencer e rebaixar o Goiás, que, mesmo com 01 ponto a frente do Vasco, não deve oferecer resistência;




Figueirense X Chapecoense – Uma vitória do Figueirense praticamente o livra do rebaixamento. Apesar de ser um clássico regional, após a vitória sobre o Internacional, a Chapecoense não corre mais qualquer risco de rebaixamento e deve ir a campo com um time reserva ou sem compromisso. Obs: Quando todos esperavam uma vitória fácil da Ponte Preta, o juiz marcou um pênalti inexistente e deu a vitoria ao Figueirense. Ninguém ajuda o Vasco;




Coritiba X Santos – O Coritiba está super animado após surpreendente vitória diante do Goiás fora de casa. Jogo pode ser fácil, pois o Santos está concentrado para a primeira partida da decisão da Copa do Brasil. Se ganhar, o Coxa complica ainda mais a nossa situação, mas ainda teremos o confronto direto com eles, portanto, um empate aqui não será tão ruim, muito embora, uma vitória do Santos seja o ideal.



Por tudo exposto, fácil concluir que nossa maior esperança está mesmo num possível tropeço do Avaí, pois dificilmente o Figueirense irá perder a chance de se livrar. Amigos, nem tudo está perdido, muito embora as chances do Vasco estejam cada vez mais difíceis. O que mais intriga a qualquer torcedor é o fato do Vasco estar jogando bem e, apesar de marcar pontos nos últimos jogos, não consegue sair do Z-4. Jogasse a metade do que está jogando atualmente no primeiro turno, certamente estaríamos brigando pelo G-4. Uma pena.



Vencer ou vencer, nossa única saída. Abraços. 

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Campeonato brasileiro, 34ª rodada; Vasco 2 x 0 Palmeiras



Por Nildeval Sten:


Uma vitória com “V” maiúsculo. Importantíssima para as pretensões vascaínas no restante do campeonato. Alguns tentaram descaracterizar o feito vascaíno alegando que o Palmeiras jogou muito mal e estava irreconhecível. Na verdade, o Vasco fez uma partida perfeita, sua melhor atuação no campeonato.


A missão continua. Uma tabela cruel com o Vasco, onde ainda enfrentará 02 paulistas que brigam pela parte de cima. A diferença para o primeiro time fora do Z-4 que chegou a 13 pontos, hoje, inacreditavelmente caiu para apenas 02. A vitória recolocou o Vasco na briga contra o rebaixamento. Não será tarefa fácil, porém possível.


A rodada começou favorecendo o Vasco já no sábado com as sofridas vitórias de Corinthians e Atlético Paranaense. Continuou no domingo com a derrota do Goiás e o empate do Joinvile. Apenas o resultado do Galo, que derrotou o Figueirense nos minutos finais talvez não tenha ajudado o Vasco, pois, um empate, além de segurar o Figueirense nos 37 pontos ainda permitiria que o Corinthians fosse campeão com 04 rodadas de antecedência e viesse para o Rio enfrentar o Vasco sem compromisso. Mas nem todos os resultados vão beneficiar o Vasco. A luta continua, seja ela diante de qualquer adversário.


O Vasco entrou em campo determinado. Começou pressionando o Palmeiras e teve as primeiras oportunidades de abrir o placar. Muito bem postado em campo e com atuações excelentes de Rafael Silva Riascos e Nenê, o gol era questão de tempo. Diferente dos jogos anteriores, nas melhores oportunidades o Vasco não desperdiçou, mais, fez o primeiro gol, buscou logo o segundo e apenas administrou o restante do jogo. Hoje, o Martin Silva teve pouco trabalho e nossos 02 melhores em campo também foram os autores dos gols.


Olhando sempre a próxima rodada, não resta dúvida de que a tarefa mais difícil será a do Vasco. O Corinthians virá determinado a ser campeão e será um adversário chato. Analisando o jogo diante do Coritiba, mesmo diante de sua torcida, o Corinthians mostrou que não é imbatível. Um pouquinho mais de capricho e o Coritiba poderia até sair vitorioso. Volto a repetir, ao Vasco, o próximo jogo é sempre o mais difícil, independente do adversário.


Analisando a próxima rodada dos jogos que interessam diretamente ao Vasco:


Goiás x Coritiba – Ambos estão à frente do Vasco com 01 ponto. O empate aqui será o melhor resultado. O fator casa pode beneficiar o Goiás, que abriria 04 pontos;

Avaí x Joinvile – Uma faca de dois gumes. Vitória do Avaí abriria novamente os temidos 05 pontos; vitória do Joinvile, daria moral para os próximos jogos e tornaria o confronto diante do Vasco muito mais difícil. O empate aqui seria o ideal;

Figueirense x Chapecoense – vitória da Chapecoense seria ideal.


Independente dos jogos acima e dos resultados, o Vasco continua precisando de pontos. Claro que o ideal seria conseguir 12 nos 04 jogos restantes, mas tudo vai depender de cada rodada e do interesse de cada equipe. Podemos, por exemplo, pegar o time do Santos desinteressado no campeonato e até o Coritiba já rebaixado. Cada jogo, uma história. A conferir. Abraços.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Campeonato brasileiro 33ª rodada; Vasco 0 x 1 bibas tricoletes


Por Nildeval Sten:


A rodada foi TODA favorável ao Vasco (exceção a surpreendente vitória do Goiás), porem, mais uma vez, o Vasco não soube aproveitar e está MUITO perto da segunda divisão. Uma defesa que parece uma mãe e um ataque de nervos.



Hoje, a atuação do Vasco foi de time pequeno e quando isso acontece, o resultado é sempre negativo. A vitória parecia certa, pois, o Fluminense jogou no meio de semana, mas quem parecia desgastado era justamente o Vasco. O folego vascaíno acabou.



Um sábado perfeito para o Vasco, onde, o Avaí, a quem o Vasco procura se aproximar, acabou somando apenas 01 ponto e deixou o Vasco numa situação privilegiada, pois, com a vitória, diminuiria para apenas 02 pontos a diferença. O Vasco ainda contou com o empate do Coritiba e Figueirense e a derrota do Joinvile.



Temos que ser sinceros. Na lanterna, com 05 pontos de diferença para o primeiro fora do Z-4, praticamente o Vasco selou seu destino no campeonato. A partir de agora, o Vasco terá somente jogos dificílimos pela frente e a falta de folego é real. Pela matemática ainda dá, mas pelo futebol...



Um primeiro tempo onde o Vasco finalizou tão somente 02 vezes, muito pouco para um time que entrou em campo com a missão de vencer. Novamente tomou o gol nos segundos finais da primeira etapa, mostrando sua principal deficiência em todo o campeonato, quando, na maioria dos jogos, ou levou gol relâmpago, ou nos finais das partidas.



O fluminense, melhor em campo e sem a obrigação de vencer, jogou apenas o suficiente para fazer o gol e se segurar no restante do jogo. No Vasco, praticamente nada funcionou. O único destaque foi novamente o Nenê, que caiu de produção na segunda etapa, dificultando ainda mais para o Vasco. O Júlio dos Santos continua sendo um inútil, alias, a maioria hoje foi inútil.



Com mais 15 pontos a serem disputados e com apenas 30, o Vasco não conseguirá nem chegar aos tão sonhados 46 pontos (considerados ideais para se livrar do rebaixamento). Como os times lá de baixo também não conseguem pontuar, tal como o Palmeiras no ano passado, de repente, 40 pontos podem ate salvar uma equipe. O maior problema do Vasco é o numero de vitorias, primeiro critério de desempate.



A missão do Vasco se torna ainda mais árdua à medida que tem pela frente o Palmeiras, brigando pelo G-4 (este sim seria um jogo que o empate ajudaria) e nada mais nada menos que o líder e cada vez mais campeão Corinthians, além do Santos. Uma tabela cruel com o Gigante da Colina.



Pra terminar, a mesma ladainha de sempre. O Vasco continua pagando um alto preço pelo péssimo primeiro turno. O torcedor estava meio desconfiado após 09 rodadas invicto, percebia-se que o time dava sinais de queda e nos vários empates seguidos o Vasco não vinha bem. Nas circunstancias atuais, uma vitória era tudo que o Vasco precisava, uma vitória somente, que poderia ter vindo nos diversos jogos fáceis que o Vasco teve e não soube aproveitar.



Uma excelente semana a todos.



ps. Contra tudo e contra todos. Por que não jogar no Maracanã? Levar um jogo para um estádio desconhecido da maioria dos jogadores por birra de dirigente me pareceu idiotice. Os maiores problemas do Vasco estão em casa. Lamentável.