segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Campeonato brasileiro 37ª rodada; Vasco 1 x 0 Santos (ou; O sentimento não pára)

Um dos maiores times do Brasil está na zona do rebaixamento à duas rodadas do fim, passou o ano todo ali, chove canivetes à ponto de alagar campo, vestiário e adjacências e o time é obrigado à passar no meio da arquibancada para entrar em campo.


É a receita do desastre! Em qualquer time isso ia virar um "corredor polonês"...


Mas, o Vasco não é qualquer time, não é qualquer clube, nem tem qualquer torcida. A torcida do Vasco pode ser omissa e submissa às vezes, e em muitas outras é simplesmente fantástica. Sempre que o Vasco precisa, está lá. O que poderia ser um fator ruim, virou um fator de motivação; a torcida cercou o time entrando em campo...para apoiar. Cantaram, incentivaram, mostraram que "estamos com vocês".


Eu chorei, É uma imagem que mostra o amor do torcedor por esse clube, e a compreensão que esses camaradas estão entregando tudo que tem e mais um pouco para fugir do rebaixamento.


O segundo turno do Vasco foi incrível. Teve percalços sim, mas desde a chegada do Jorginho, aliada à forma de alguns jogadores que chegaram com o time na lanterna, principalmente Nenê, chegamos na última rodada com chances de sair,algo quase impensável, e nos últimos 14 jogos, para colocarmos em perspectiva, perdemos apenas para Fluminense....que por ironia do destino, pode decretar nosseo rebaixamento.


É extremamente difícil. Improvável. Muito provavelmente segunda que vem estaremos aqui falando sobre a série B, mas curiosamente, o vascaíno é o único torcedor carioca orgulhosa do seu time no momento.



A palavra do Nildeval:


O Vasco conquistou mais uma vitória e milagrosamente adiou para a última rodada sua situação. Ainda assim, não foi suficiente para sair do Z-4, ao contrario, precisa bater o Coritiba, torcer por uma combinação improvável de resultados e ver no que vai dar. A rodada não foi favorável. Quando foi, o Vasco não aproveitou, por exemplo, na rodada em que perdeu para o Fluminense.


Hoje, faltando apenas mais uma rodada, o Vasco sente na pele o que uma vitória poderia fazer diferença, a rigor, apenas 01 ponto já ajudaria. Aqueles pontos desperdiçados diante dos clubes que estão imediatamente à sua frente poderiam dar aquela tranqüilidade. Foram muitas oportunidades jogadas no lixo e que agora praticamente definirão uma quase inevitável queda do Vasco.


O Vasco não depende somente dele, aliás, para um time que está no Z-4 desde a quarta rodada, até que está de bom tamanho. O Vasco passou mais de 90 por cento do campeonato na zona de rebaixamento, um fator horrendo para um clube de tanta tradição. Os erros de arbitragem foram vários, mas o Vasco não fez por onde.


O sábado começou com a derrota do Figueirense para o São Paulo no ultimo lance do jogo, que foi dramático, quando tudo levava para uma certeira vitória do Figueirense. Apesar da vitória do Avaí sobre a Ponte Preta, os vascaínos ainda foram dormir tranquilos, já que o jogo que mais interessava era mesmo o do Coritiba.


Fico imaginando o porquê do Palmeiras nem colocar o time reserva em campo, ao contrario, colocou 05 jogadores sub-20, tornando a missão do Coritiba bem mais fácil. O Palmeiras, lógico, virou presa fácil. Não consigo entender também porque os reservas do Santos se empenharam tanto diante do Vasco e facilitaram tanto no jogo anterior, diante do Coritiba? Não acham estranho? Mesmo assim, Amigos, o Vasco teve inúmeras chances de sair do Z-4. A mais incrível, foi a derrota para o próprio Coritiba, nos acréscimos, em pelo São Januário. Não dá para acreditar...


Com o futebol apresentado nas últimas rodadas, o Vasco não merece cair para a série B. Acontece que os erros do primeiro turno e principalmente os erros apresentados diante dos times pequenos estão fazendo a diferença agora. Chegar à rodada final dependendo do time reserva do Fluminense é pedir para cair, salvo se pintar a famosa mala preta. Se jogar metade do que jogou diante do São Paulo, o Figueirense ganha de goleada.


Apesar do time totalmente reserva, quem esperava um jogo fácil diante do Santos, quebrou a cara. Os meninos da Vila, querendo mostrar serviço, partiram prá cima do Vasco e por pouco não abriram o placar. O Vasco, mais uma vez, precisou do bom desempenho do seu principal e desgastado jogador para, num lance individual, sofrer o penal (chorado), bater e converter. Que diferença faria o Nenê se tivesse no Vasco desde o início. Um bom planejamento faz toda a diferença. Será preciso pensar só no Vasco. Quem tem entrado na diretoria, não tem correspondido. Não é possível um terceiro rebaixamento para aprender a lição...


Nitidamente cansado nos últimos jogos, principalmente na segunda etapa, com um campo encharcado, o Vasco simplesmente não jogou no segundo tempo e teve em Martin Silva seu principal jogador. Foram várias defesas milagrosas, seguras. Além disso, ainda levou o cartão amarelo, por reter por muito tempo a bola do jogo. Fosse outro goleiro, não chegaríamos vivos na ultima rodada.


Chegar à rodada final dependendo do maior desafeto parece mesmo fatal. Será preciso muita fé, calma, sorte, sei lá mais o quê. Verdade é que o mais otimista dos vascaínos espalhados pela face da terra está com a pulga atrás da orelha. Como gostaríamos de permanecer na elite. Arbitro, dirigentes, jogadores ruins, são muitos os culpados e muitas as lamentações. Continuamos Vasco, mas está difícil. Mais uma semana de apreensão, sofrimento. Vamos lá.

13 comentários:

Telmo disse...

Não teremos os resultados que tanto necessitamos.Acabou.

Liso disse...

Isso mesmo Gabriel: pontos e mais pontos jogados no lixão. Sem contar a merda do Roth que nada soube fazer. parabéns ao Jorginho e obrigado Nenê.

Nildeval Sten disse...

De bom mesmo somente a comissão técnica atual e os jogadores Nenê, Martin Silva e talvez o Rodrigo. Estava vendo os melhores momentos da derrota em casa para o Figueirense e vi o tanto de gols que o Vasco perdeu, inacreditável. Quer dizer, uma vitória neste jogo e hoje dependeríamos somente do resultado do Avaí, mesmo que perdêssemos para o Coritiba. Agora, somente lamentações.

Caio disse...

Martin Silva adiou a nossa queda. Defesas importantes. Verdade, agora, só lamentações.

Manfredi disse...

Perdemos pontos por babaquice somada a nossa incompetência total no 1o turno. Sibéria é pouco para o grande rato. Tricoletes irão entregar o jogo, mais uma vergonha em 8 anos.

Zé Julio disse...

Sinceramente, meu receio não está no FluminenC, está no próprio Coritiba, ganharemos lá dentro???? Acho que não.

Paulo da Cancela disse...

Perdemos jogos importantes nos chamados jogos de 6 pontos, agora temos que torcer para as tricoletes e pior, vencer o Coritiba! EU NÃO ACREDITO!

Lima disse...

O Celso Roth deveria ter a entrada proibida em São Januário e o Eurico morrer na Sibéria

kiko disse...

Eurico Bundão e Roberto Bombinha, não merecíamos esses merdas. Vivemos na gangorra do sobe e desce.
Saravasco

Lair Dias disse...

Chegamos ao fim do campeonato e como não podia deixar de ser, contas, se o Fluminense, se o Corinthians, se o... e se..... Vida sofrida! O justo é cairmos para que a lição seja mais uma vez dada a esses incompetentes mesmo entendendo que o sofrimento é só nosso.

Nildeval disse...

Isso mesmo Lair, o sofrimento bate a porta e o torcedor, mais uma vez, paga o pato.

A situação do Vasco é dramática e a missão quase impossível. Possivelmente, estamos diante de mais uma lição de vida e esperamos que desta feita, vamos aprender e não mais esquecer. Hoje, se o Vasco ganhar do Coritiba com uma diferença de 08 gols e se o Avaí perder ou empatar, o Vasco pega a vaga. Claro, isso é impossível, somente com Romário e Edmundo o Vasco conseguiria este feito.

Analisando com mais calma, dá para perceber o rombo do Vasco. Nos últimos jogos, perdemos apenas para o Fluminense. Mesmo assim, não conseguimos sair do Z-4.

Por outro lado, o Coritiba, em 08 jogos (a partir do jogo contra o Cruzeiro), perdeu 06, empatou 01 e ganhou somente 01. Mesmo assim, pode escapar, até se não entrar em campo.

Cruzeiro 2 x 0 Coritiba
Coritiba 0 x 3 Galo
JEC 3 x 1 Coritiba
Ponte 3 x 0 Coritiba
Coritiba 1 x 2 São Paulo
Coritiba 1 x 1 Figueirense
Corinthians 2 x 1 Coritiba
Goiás 1 x 3 Coritiba.

De 24 pontos disputados, apenas 04 conquistados. Dá para imaginar um time desses chegar à última rodada dependendo apenas de 01 empate, ou mesmo, se derrotado, ainda assim se livrar do rebaixamento?

Continuamos Vasco, mas o buraco em que ele se meteu está quase irreversível. Abraços.

Nildeval disse...

Quem tem a missão mais difícil na rodada? O Vasco, que pega um Coritiba ainda com chances de cair ou o desinteressado Fluminense, que pega um Figueirense precisando desesperadamente da vitória?

Os critérios de desempate também desfavorecem o Gigante da Colina. Se der empate nestes 02 jogos, ainda assim, o Vasco perderia no número de vitórias. Se o Figueirense perder e o Vasco empatar, o Vasco perde a vaga para o Avaí, mesmo que este perca para o Corinthians.

Missão impossível...

Lair Dias disse...

É isso mesmo, Nildeval : MISSÃO IMPOSSÍVEL. Abs