segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Campeonato brasileiro, 36ª rodada; Vasco 2 x 1 Joinvile

Por Nildeval Sten:


O Vasco se mantem vivo. Bem verdade que respira por aparelhos. A cada rodada, a esperança aumenta. O saldo devedor é grande. O Vasco não perde, marca pontos (ou ponto), a cada partida e mesmo assim, continua na zona de rebaixamento. Faltando apenas 02 rodadas, estamos a 03 pontos do primeiro fora do Z-4. Será preciso um milagre.



A rodada foi quase perfeita, exceto pela vitória do Coritiba pelo desinteressado Santos. Atenção. Se o Coritiba e o Figueirense ganharem na próxima rodada, o Vasco já estará rebaixado. O Coritiba pega o time reserva do Palmeiras, fora de casa. Já o Figueirense, terá uma missão um pouco mais difícil, quando enfrentará um São Paulo ainda brigando pelo G-4 e mordido pela vexaminosa goleada sofrida pelos reservas do Corinthians. (por que cargas d água ninguém coloca time reserva para enfrentar o Vasco?).



A situação agora é dramática e o Vasco tem que vencer o Santos de qualquer maneira. Muita calma nesta hora. Além de vencer, claro, tem que torcer muito pelo tropeço das equipes acima citadas. E olha que nem estou preocupado com o Avaí, que, apesar de estar 01 ponto a nossa frente, enfrentará o Corinthians, fora de casa, na ultima rodada. Quer dizer, haja marmelada se o Avaí tiver que vencer este jogo. Ainda existe a chance dele ganhar os 02 jogos restantes e também escapar do rebaixamento.



Claro Amigos, há varias situações que podem acontecer agora. O Vasco não depende somente dele. Primeiramente, vai entrar em campo no domingo, já sabendo de pelo menos 02 resultados, pois, os jogos do Figueirense e do Avaí estão marcados para o sábado. Em caso de empate ou vitória do São Paulo, o Vasco, além de ganhar do Santos, terá que torcer novamente para o Fluminense na ultima rodada (o Fluminense agora não corre mais qualquer risco). E, em caso de vitoria do Avaí sobre a Ponte Preta, o Vasco terá que torcer para o Corinthians na ultima rodada.



Outra situação, caso o Palmeiras vença ou empate com o Coritiba, o Vasco, vencendo o Santos, terá que vencer o Coritiba na ultima rodada, no confronto (ou decisão?), no Couto Pereira. De qualquer forma, o Vasco terá a difícil missão de vencer seus 02 jogos restantes. Tudo indica que a situação vascaína só se definirá na ultima rodada. Sofrimento a vista.



O Vasco começou o jogo de maneira arrasadora, lutando como se o jogo fosse uma decisão de campeonato. Com apenas 05 minutos, abriu o placar, num lindo gol de Nenê, que tem sido o ponto de equilíbrio do Vasco, e claro, nossa maior esperança.



Para ajudar, numa cobrança de tiro de meta do bom goleiro Martin Silva, a bola sobrou para Riascos, apenas 04 minutos depois, e o Vasco chegou ao seu segundo gol, com menos de 10 minutos. Parecia tudo tranquilo ate o final da primeira etapa.



Acontece que, ainda que minimamente, o Joinville ainda tinha uma pontinha de esperança de escapar. O Vasco passou a administrar o jogo e chamou o adversário para seu campo. Para mim, jogo ideal para o Rafael Silva puxar o contra ataque e matar de vez o jogo. Para o Jorginho não, viu o time recuar e somente fez alteração com o gol do adversário, faltando 10 minutos para o encerramento.



Estava desenhado o que seria o jogo nos minutos finais e o Vasco acabou dando muita sorte, pois, após o primeiro gol, o Marcelinho Paraíba perdeu um gol inacreditável, que teria novamente nos tirado 02 pontos preciosíssimos, como aconteceu por varias vezes no campeonato.



O ideal seria o Vasco estar com pelo menos 39 pontos e uma vitória a mais. Como isto não e possível, fica aqui nossa torcida por uma semana de tranquilidade e muito trabalho em São Januário. Perdemos o zagueiro Luan, mas teremos a volta do Rodrigo. Muita calma nesta hora. Acredito numa vitória tranquila do São Paulo sobre o Figueirense. Quanto ao jogo do Palmeiras, existe muita duvida. Mesmo que o Coritiba perca, o Vasco terá a difícil missão de ganhar em Curitiba. Por enquanto, o Vasco respira. Está difícil, não impossível. Abraços e excelente semana

12 comentários:

Nildeval Sten disse...

Agora, pode acontecer de tudo:

Em primeiro lugar, o interesse de cada adversário de nossos concorrentes diretos.

Em segundo lugar, o fato de Coritiba e Figueirense não poderem mais ganhar.

Sendo assim, vejamos:

- São Paulo X Figueirense – único time que ainda almeja alguma coisa, o São Paulo tem tudo para passar pelo Figueirense;

- Figueirense X Fluminense – para muitos, o jogo do ano do Figueira. Dificilmente o Fluminense oferecerá resistência. Bem provável até que leve um time reserva. Pode acontecer um empate? Sim, mas pouco provável. Mesmo o empate neste jogo, obriga o Vasco a ganhar do Coxa;

- Palmeiras X Coritiba – Sem mais interesse no campeonato e jogando com um time reserva, fica a dúvida de como o verdão irá atuar. O time, mesmo jogando em casa, tem feito péssimas apresentações e a torcida tem cobrado bastante. Para muitos, o jogo que definirá o rebaixamento do Vasco será este. Pelo menos o empate já estará de bom tamanho, pois, de qualquer maneira, mesmo ganhando do Santos e o Coritiba perdendo do Palmeiras, ainda assim, o Vasco terá que bater o Coritiba na última rodada, pois, no critério de desempate, o Vasco perde para todos os concorrentes. Sinistro;

- Avaí X Ponte Preta – Sem mais nada o que fazer no campeonato, dificilmente a Macaca vai oferecer resistência. Mesmo não sendo fácil, deve dar Avaí;

- Corinthians X Avaí – Outro jogo que deixa muitas dúvidas. Pelo menos aqui, mesmo com um time reserva, o Corinthians passe facilmente pelo Avaí, pois, os reservas, pela qualidade, podem jogar como titulares em qualquer jogo, basta observar a goleada imposta ao São Paulo. Acredito que dará Corinthians.

Como podem ver, tudo pode acontecer. De repente, Coritiba, Figueirense e Avaí nem marquem mais pontos, ou, já derrubem o Vasco na penúltima rodada. Futebol é imprevisível e qualquer erro agora poderá custar a classificação. A tarefa mais difícil é mesmo a do Vasco (prá variar). Se conseguir, o Vasco escreverá sua história no campeonato brasileiro, ainda que não seja uma linda história, mas certamente será lembrada daqui há 100 anos.

De tudo que foi dito até aqui, nossa esperança maior está justamente no jogo do Palmeiras X Coritiba, este, nosso último adversário. Com isso, caberia ao Vasco engrenar 03 vitórias consecutivas para derrubar qualquer matemático ou comentarista metido a saber de futebol. Haja sofrimento para o tão sofrido torcedor. Sou Palmeiras desde criancinha...Abraços.

Gabriel Gago disse...

Eu gosto dessa época do ano, pois dá pra quebrar a cara dos "sabichões" que bradam aos quatro ventos que o campeonato de ponto corridos é o mais justo.

Como pode ser justo um campeonato que nas últimas "meia dúzia de rodadas" é um tal de time pegar outro com time reserva, sem vontade, cumprindo tabela, etc?

O Vasco só não cai, com certeza, se vencer os três jogos, era o que se dizia. Um já foi, faltam mais duas pedreiras, e mesmo assim não é 100% certo. Como o Nildeval mostrou, uma série de jogos "esquisitos", que valem apenas para um dos times, ainda vai acontecer.

Futebol justo tem de valer da primeira à última rodada. Todos os anos a gente chega no fim do ano e do campeonato e começa a falar de time A abrindo as pernas pro time B, time C recebendo mala branca pra vencer o time D....essa decadência do Vasco que faz com que briguemos constantemente contra o rebaixamento me abriu os olhos para isto. Não tem UM campeonato que os quatro rebaixados sejam todos eles, merecedores do rebaixamento. Sempre escapa um ou dois porque nas rodadas finais venceram jogos impossíveis porque pegaram times que já estavam de férias, só entrou o corpo em campo mas a alma ficou na balada do sia anterior.

Ao Vasco resta crescer e voltar a ser Vasco, para não precisar pênaltis marcados para os times catarinenses, Ava"ís" enfrentado times reservasc, etc.

Aliás, o Fluminense ter vencido o Avaí ontem já foi um milagre. Eu achei que as bibas tricoletes iam abrir as pernas para prejudicar o Vasco.

PS: Obrigado Corinthians por ter escalado o time titular contra o Vasco. Fosse o reserva que deu de seis no São Paulo...sei não!

Lima disse...

Piorou tudo, não depende só de nós.

Murilo disse...

Eurico e Roth os maiores culpados. Na verdade só o Eurico que manteve esse Burote como técnico por muito tempo. Tá pra lá de difícil, tomara que eu esteja enganado.

Gabriel Gago disse...

Falou tudo Murilo. O Jorginho está fazendo milagres! Quando assumiu, a gente não via para onde aquele bando de galinha morta podia melhorar, e desde entçao vemos um time mais aplicado, mais consciente, ocupando melhor o campo, saindo sair com a bola sem chutão pra frente...

Isso porque ele pegou um cenário de terra arrasada que o Roth deixou. Portanto, se o Vasco cair, o charuteiro tem total culpa. Primeiro tirou um técnico campeão com um elenco bem pior, depois colocou o pior técnico do bRasil e insistiu nele tempo demais. O jorginho foi um MEGA acerto, mas tarde demais. Se cair tem tudo para montar um time decente e subir sem sustos, mas não é isso que queremos.

Isso mostra não só a importância do treinador, mas como esse papo de que "trocar técnico não muda nada" é a maior besteira que tem. Olhem aí o Santos por exemplo...

Digo disse...

Será que seremos vítimas dos nossos péssimos 2os tempos? Tá sinistro, o time se arrasta.

Zé Julio disse...

Coritiba e Palmeiras, será o nosso caixão. Depois pegamos o coxa na terra deles, tá difícil mesmo

Paiulo da Cancela disse...

Também perdemos preciosos pontos para as péssimas arbitragens, ajudando inclusive nossos concorrentes em jogos onde cada ponto era fundamental

Nildeval Sten disse...

O que poderá fazer a diferença é o fato do Vasco estar jogando bem melhor do que Avaí, Figueirense e Coritiba. Vamos torcer para o Palmeiras pelo menos empatar, depois, com mais calma, prepara-se para decidir lá em Curitiba. Ainda temos que passar pelo time do Santos, com ou sem os reservas.

Manfredi disse...

Jorginho mexeu MUITO MAL e quase fomos pro cacete!

Lenon disse...

Se o Coritiba vencer os reservas do Palmeiras, bye bye. Sibéria será o destino do FDP do Suspensório

Caio disse...

Dependemos de um monte de combinações de times que já estão de férias e jogando com reservas.Vamos ter que amargar esse terceiro rebaixamento. Mais humilhação