domingo, 21 de junho de 2015

Campeonato brasileiro, 8ª rodada; Vasco 1 x 2 Sport

Ainda não foi dessa vez, amigos. São cinco derrotas seguidas que completam o pior início de brasileiro da história cruzmaltina.

E o pior é que dessa vez podíamos ter ganho. O time é limitado, mas se entrega e algumas vezes falta mesmo sorte e calma. Calma essa que é impossível num momento como esse.

Não tem jeito, o caminho da virada é um jogo de cada vez. Não podemos nos desesperar, são apenas oito rodadas de trinta e seis e temos todo o tempo do mundo pra reverter essa situação. 

O Vasco não precisa ser campeão brasileiro em 2015, apenas ficar na série A, e parece que a torcida não entende isso. Eu tenho até evitado escrever nesse espaço porque, diferente de 90% dos vascaínos eu não sou desesperado e iludido. A taça do carioca é o alento da temporada, foi o ponto alto, o resto do ano, já sabia, vai ser de sofrimento, de resultados magros QUANDO vierem. O Clube não tem dinheiro para contratar, depende de jogadores que são donos do seu passe ou estão em final de contrato para se reforçar o reconhecidamente limitado elenco.

E justamente a taça do carioca fez o time entrar no brasileiro com o freio de mão puxado, deixando escapar dois resultados fáceis que poderiam ter deixado o time na parte de cima da tabela e nos feito jogar com mais tranquilidade o resto do ano. Não vieram, e logo depois começamos a maratona de jogos complicados ; Inter, Atlético-MG, Ponte Preta, Atlético PR, Cruzeiro, Sport e Flamengo na próxima rodada. Ninguém teve uma tabela tão complicada quanto o Vasco, que ainda por cima perdeu Martín Silva pro Uruguai na Copa América e Dagoberto para lesão nesse processo.

Doriva é questionado, o que não me surpreende. O que me surpreende é que ele é questionado desde o empate com o Inter, mostrando que, 1) a torcida não reconhece merda nenhuma mesmo e 2) a imprensa que tanto faz alarde quando um técnico é demitido e gosta de cagar em cima, é a primeira à questionar quando isso vai acontecer.

Eurico faz o certo dando apoio ao treinador campeão do carioca. Bem o mal, Doriva conhece o elenco, em um trabalho em curso, e não foi campeão por acaso - o Vasco jogou o máximo que podia no carioca. Sem limões não se faz limonada e Doriva tem uma cesta cheia de tamarindos, mas poucos limões, podem chamar o Pepe Guardiola que o Vasco não faria milagres - isso se pudéssemos contratar um treinador de grosso calibre, o que não podemos.

Ou seja; Eurico não tem opções melhores que Doriva, e faz que tem mas confia nele. (e pode ser que confie mesmo) Ou vocês acham que o Vasco vai melhorar alguma coisa com Sebastião Lazaroni ou Celso Roth? Ah, por favor! - Resta saber é se Doriva não vai amolecer e pedir o boné, mas torço para que ele aguente a pressão.

Limões que podem começar a chegar agora que nos aproximamos do fim da temporada européia/asiática - Já acertamos com Andrezinho e hoje com Herrera, ambos ex-Botafogo. Soluções? nem por isso, mas acrescentam ao time, sem dúvidas. Andrezinho pode escolher a camisa, e Herrera não fica atrás de Rafael Silva ou Riascos. 

Outros virão, segundo o presidente. Se é verdade, não sei, depende de vários fatores e inclusive um deles é os próprios aceitarem a política salarial do Vasco que faz o que pode, mas paga. Em dia.

Sinceramente a torcida do Vasco está presa no passado, acham que estamos no início dos anos 2000, mas estamos em 2015. O Vasco não pode ir buscar reforços quando bem entende, pagar quase um milhão para Ronaldinho, contratar destaque de time pequeno como se fosse fácil e não é - esses caras nunca pertencem ao clube e sim à um ou mais empresários. Não adianta espernear que "aqui é Vasco" como se a camisa jogasse sozinha, porque não joga. O Vasco é um time de tradição, grande, mas em sérios problemas financeiros,e os poucos jogadores de destaque que consegue é justamente pelo seu nome e tradição, porque salário mesmo, tem muito time pequeno por aí que gasta mais que o Vasco. 

E é em cima da folha salarial que o time tem que ser analisado no fim do ano. um time com a décima-oitava folha salarial do campeonato deve ficar em décimo-oitavo lugar. Qualquer coisa acima disso é lucro.

Eu acredito que vamos escapar sim dessa fase, porque temos mais qualidade de elenco que muitos times por aí, ao contrário do que a fase indica. E essa "fase" uma hora passa. Uma hora pegamos um Avaí da vida (não falta muito, é logo depois do clássico) e ganhamos, restabelecendo um pouco da confiança da equipe. Uma hora o Martín Silva volta (eu estou torcendo contra o Uruguai mais do que para o Brasil nessa Copa América), uma hora Dagoberto volta a jogar, Andrezinho estreia, etc. UMA HORA as coisas vão dar certo.





FICHA TÉCNICA 

SPORT 2 x 1 VASCO 

Local: Arena Pernambuco, em São João da Mata (PE) 
Data: 20 de junho 2015, sábado 
Horário: 16h30 (de Brasília) 
Árbitro: Anderson Daronco 
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Jose Javel Silveira 
Cartões amarelos: Emanuel Biancucchi, Luan e Guiñazu (VAS); Samuel Xavier (SPO) 

SPORT 
Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Durval, Páscoa e Renê; Rithely, Wendel, Neto Moura (Marlone) e Diego Souza; Maikon Leite (Samuel) e André (Régis) 
Técnico: Eduardo Baptista 

VASCO 
Charles, Madson, Rodrigo, Luan e Christianno; Guiñazu, Serginho, Jhon Cley (Rafael Silva) e Biancucchi (Julio dos Santos); Riascos (Julio César) e Gilberto 
Técnico: Doriva 

9 comentários:

Murilo disse...

SITUAÇÃO PREOCUPANTE. NÃO ADAINTA TROCAR TÉCNICO E O MAIOR PROBLEMA É O ELENCO.

Caio disse...

Não tem que trocar o técnico, precisa é colocar uns 6 jogadores de qualidade no time. Uma simples troca não vai mudar nada

Kiko disse...

E o homem do charuto disse: iremos disputar tudo, hahahahaha. Inclusive a lanterna.
Saravasco

Kiko disse...

E o Doriva acaba de cair. Não me venham de Celso Roth.
Saravasco

Manfredi disse...

Falam e falam que não temos grana. A Ponte Preta tem dinheiro? O Goiás tem dinheiro? Quem tem dinheiro? Todos contratando e olhem que temos torcida. Estão destruindo o nosso vasco.Tá feia a coisa.

Ruy disse...

Está muito difícil acompanhar jogo do Vasco. nada dá certo, a defesa falha e o ataque não conclui.

Zé Julio disse...

Meu Deus, Celso Roth não!

Lenon disse...

Celso Roth é afundar o barco de vez! Retranqueiro de merda!

Liso disse...

Meu Deus...... O traíra de novo NÃO!