sexta-feira, 13 de março de 2015

Campeonato carioca, 9ª rodada; Vasco 1 x 0 Resende



O Vasco continua.




Continua na ponta. Continua não convencendo.




E tem que entrar à mil contra o Resende, eu pergunto. E eu respondo: Não. Por mim, o Vasco pode continuar ganhando sempre, mesmo de 1 x 0. Mas é simplificar muito pensar que; Ganhou é porque está bom!




O Vasco mais uma vez se enrolou nas próprias pernas. Venceu por 1 x 0 num gol até bonito, bem trabalhado, mas continua sem saber lá como se mata uma retranca. Doriva escalou Lorran na letral, no intuito de explorar mais penetrações (UI!) pelos flancos e nem assim funcionou. Aliás, funcionar até funcionou, para o Resende, que achava ali uma avenida!




Lorran é mais um lateral tipicamente brasileiro. Ao menos, nessa nova concepção que os times tem de lateral no Brasil; aquele meia atacante que não deu certo, e foi recuado para a lateral.




Eu já não lembro um lateral que tenha chegado à seleção, que não obedecesse essa característica. Talvez o Jorginho, aquele mesmo, que jogou no Vasco.




O problema desse tipo de jogador, é que ele entende de atacar, mas não de defender. Recompor uma defesa, fechar um espaço e marcar um atacante, é algo que não depende de "alegria nas pernas", como diria Felipão, e sim de um pouquinho de massa cinzenta e bastante entendimento tático. Tem que pôr os neurônios para funcionar, em suma.




No Vasco, esse tipo de lateral virou a regra. Cristiano, Lorran, Mádson... apenas o Jean Patrick não segue essa linha, mas infelizmente, logo se lesionou.




Me chamem de antiquado, mas para mim, lateral é um zagueiro que atua pelas pontas, impedindo o ataque adversário por ali. Sabe aquele bordão de velho ? "Futebol se joga pelas pontas" ? Então, é para isso que o lateral está ali. Não é uma coisa "velha", o lateral, e sim relativamente moderna. Antigamente, nos primórdios do futebol, um time atuava com apenas um zagueiro e vários meias e atacantes. Depois essa quantidade foi aumentando; 2, 3, 3 finalmente 4, sendo dois em cada ponta (podem imaginar que antigamente, com um zagueiro, bastava chegar na linha de fundo e cruzar para encontrar alguém livre).




Então descobriram que os zagueiros laterais podiam atacar também, e de lá para cá, a cada ano que passa, quantidade de laterais de VERDADE diminui. Isso é em parte, culpa da imprensa, que nas notas" dos jogadores nos jornais, insistem com o " Fulano de tal; defendeu bem, mas não atacou, nota 3".




Então, se você tem esse lateral no seu time, entenda que jogarás com um defensor A MENOS. Que as subidas desse lateral tem de ser cobertas, e isso não está acontecendo no Vasco. 




Ás vezes também me parece a "farra do boi" esse time. Os dois laterais avançam ao mesmo tempo, e Guiñazú e Serginho ficam loucos para cobrir duas laterais e o meio ao mesmo tempo. Nem que fossem o Multi-homem, daquele desenho animado!




Adicionalmente, o Marcinho... se houvesse uma competição para saber quem vai deixar o time para a entrada de Dagoberto, ele já estaria "rebaixado". Passam-se os jogos e Marcinho não convence, desperdiça chances e não desequilibra. Muito pouco para aquele meia que o Eurico esperava que fosse.




Eu entendo que, Dagoberto vai sacar Marcinho desse time. O meio vai continuar sendo Serginho e Guiãnzú, porque afinal são os melhores volantes do Vasco, então resta saber quem serão dos dois meias.




Puramente por característica e porte físico, eu tentaria um 4-4-2 com Dagoberto e Gilberto na frente, Guina e Serginho atrás, John Clay, o João-de-barro no centro (pois tem um porte físico apropriado), fazendo um papel de todo-terreno, e Bernardo encostado no ataque. Sim, Bernardo.




Dessa forma você pode jogar com dois laterais ofensivos e não ter buracos na defesa, como os que surgiam ontem em lançamentos longos que quase terminaram em gol do Resende.







A palavra do Nildeval:




Com formação um pouco diferente, o Vasco ainda não apresentou aquele futebol de encantar o torcedor, porem, não resta duvida, que os 03 pontos foram fundamentais para nos manter na ponta da tabela. A rodada do final de semana deve manter o Vasco em primeiro lugar.



Pelo menos no primeiro tempo o Vasco ainda jogou alguma coisa, buscou o gol, contra um adversário fraco, que em 09 rodadas, venceu apenas uma vez. No jogo, o Resende teve apenas alguns lances de perigo, no melhor deles, estava lá o bom goleiro Martin Silva para evitar que 02 pontos preciosos fossem tirados do Vasco.



Campeonato regional é sempre assim. Quando um grande enfrenta um pequeno, fica sempre a expectativa de goleada, ou mesmo uma apresentação digna. Porem, no outro lado da moeda, pelo interesse do jogo, há uma comodidade por parte dos jogadores. Outro fator que também chamou a atenção, foi exatamente o publico presente, em torno de 6000 torcedores, que, muito embora numa quinta-feira, um numero pífio.



Por esses e tantos outros motivos, os 03 pontos e o bom futebol apresentado pelo garoto John Clay, acabaram por salvar a noite. No mais, ficamos no aguardo da estreia do Dagoberto. O Vasco precisa ainda de uns 02 ou 03 reforços de peso, acreditamos ser ele um deles. Abraços e excelente final de semana.













6 comentários:

lenon disse...

Um 2o tempo horrível.

Caio disse...

Ontem perdi a paciência com esse Marcinho

Digo disse...

Realmente essa nossa ala esquerda está péssima. Líder, vamos segurar essa ponta

Manfredi disse...

Claro que uma vitória é sempre uma vitória. Agora, que esse time anda sonolento, isso anda. Até agora só me impressionou o jogo contra os bambis. FOI NA GARRA.

Zé Julio disse...

o Jonh Clay foi muito bem, gostei

Lima disse...

Líder, melhor defesa e único invicto do campeonato. Vamos indo.