segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O ano que vem...(12)


Desde que nos falamos a uma semana, o Vasco apresentou... ZERO reforços. 

Ok, não vamos nos desesperar. pelo menos estão fazendo as coisas pela cartilha; esperando o técnico analisar o que tem à mão, e o que deseja ter.

O problema é que,embora esse ano de 2014 seja  muito interessante para o mercado, com tantos jogadores em fim de contrato, quem chega por último só encontra o bagaço da laranja.

Jogadores como Suéllinton do CAP, Patric do Goiás, Jonas do Sampaio Correa, entre outros que se destacaram neste ano, à esta altura já têm em mãos propostas de clubes em melhores situações financeiras, e como disse antes, se você não tem tanta grana pra oferecer, é melhor oferecer primeiro, e contar com um pouco de sorte.

Eu compreendo e sou defensor da ideia de montar um elenco humilde, pagável, que nos permita operar no azul, e lá na frente ter um clube estruturado... mas o problema é que isso significa que vamos ter um time fraco, que vai brigar para não cair. E se cairmos por uma terceira vez...não sei o que será do Vasco como uma marca. 

Portanto ao Vasco neste momento, só resta apostar na base e correr atrás de jogadores jovens em times menores, contando com a evolução destes. Mas para isto não se pode deixar que estes tenham em mãos meia dúzia de ofertas melhores.

Apenas Lucas, que pertence ao Friburguense mas jogou no Macaé na série C, parece ser seguramente uma contratação. José Luís Moreira já afirmou isso.

Não dá para falar muito dele, mas é o rapaz que meteu um golaço no Vasco em 2013, jogando pelo Friburguense. Tudo bem que o goleiro era o Michel Alves...


---/+/--

Não bastasse 14 perdas certas, Rodrigo e Aranda são dúvidas até este momento, pois tem clausulas em seus contraos que os permitem sair. O primeiro com a idade que tem, não deve receber nesse momento de retração do mercado, uma proposta financeiramente melhor. Seguramente recebe mais de 100 mil, portanto se o quiser assim, a diretoria não vai se esforçar para mante-lo. Aranda interessa ao Olimpia, seu ex-time, mas o empresário disse que este não quer abrir mão de seu contrato aqui,que não deve ser modesto. 

Aranda não foi no Vasco, nem de perto aquele jogador do Olimpia,não deve receber pouco, não é titular, o Vasco está contratando outro volante...então não contem com ele aqui em 2015.

---/+/---

Certo é que, em dois anos, a folha salarial caiu de cinco para 1,6 milhões. Desta afirmação tiramos duas conclusões: 

A primeira é que o Vasco gastou incríveis cinco milhões com um time que foi rebaixado! Isso mostra que, mais importante que dinheiro, é saber como gastá-lo, e o fazer em dia.

A segunda é que, se em 2014 o montante caiu de 5 para quase metade, digamos 2,6 milhões, e em 2015 a folha gira em torno de 1,6, podemos pensar que 14 jogadores (que saíram) recebiam quase 100 mil reais mensais.

Isso claro, é uma média. Douglas certamente não recebia o mesmo que Diego Renan, ainda que o Corinthians pagasse uma parte de seu salário. 

E sobre isso, é bom dizer que, esse papo de teto salarial, é a maior bobagem. Não se deve pensar em pagar no máximo 100 mil reais à um jogador, que já é muito...não adianta pagar no máximo 100 para quase 40 jogadores. Temos que pensar sim, é quanto podemos gastar POR MÊS, com o depto. de futebol, não interessando quanto cada um ganha. 

É melhor pagar 200 mil para um jogador diferenciado do que 100 mil para dois jogadores fracos.

---/+/---

E ainda falando sobre grana, o PROFORTE, como vocês já sabem, foi aprovado pelo senado. Mas ainda não está aprovado, pois depende da aprovação da presidência da república, e todos já sabem que ele passou graças à um contrabando, sem qualquer menção à mecanismos de regulamentação sobre futuros endividamentos dos clubes. 

A CBF por outro lado, anunciou que criará nas próximas competições, a regra do "fair play" financeiro. Isso já existe em muitos campeonatos, e é ao meu ver, a única maneira de impedir que esses dirigentes continuem endividando os clubes às custas da benevolência do governo. Não sabemos se isso vai valer a partir de já , mas é provável que não,  já que há que se dar tempo para os clubes se enquadrarem....

---/+/---

E o Falcão?

Dizem que o Vasco está próximo de trazer o craque do Futsal. Ele mesmo já admitiu que a proposta tem lhe tentado, mas é bom dizer que lá, Falcão não só é jogador, mas também dirigente. Aqui não sabemos o que vai ser, mas é bom que o Vasco esteja procurando reviver seu futsal profissional. 


Um comentário:

Manfredi disse...

Sinceramente eu acho que o ano que vem será apenas um sofrido 2015 para todos nós torcedores.