terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O ano que vem...(11)



Tenho que admitir: Após o refugo de Marquinhos Santos, pensei; fudeu! O fantasma do Gílson Kleina rondou novamente, e eu já podia ver o Vasco tentando as mesmas soluções velhas e furadas de sempre.



Doriva passou pela minha cabeça, mas ele então havia aceitado o comando do Botafogo-SP, então não o considerei como alternativa. 




Sorte que essa camisa ainda desperta cobiça,respeito,admiração. Doriva não pensou muito e largou o foguinho de São Paulo para envergar a cruz de malta no peito. 80% de aprovação é o tamanho da esperança que a torcida deposita nesse jovem técnico e velho jogador que passou por todo lugar, até no Porto e Middlesbrough.



Seu ex-patrão não gostou muito. Disse que o futebol é antiético. É verdade, concordo com ele. Veja só; o Vasco em seis meses teve dois "sim" que viraram "não" após a palavra dada, Nesse caso, havia um contrato assinado e sabe lá quem vai arcar com a rescisão, mas fato é que Doriva largou um trabalho onde não havia como ter sucesso. Pensar que ele ganharia o paulista outra vez com outro pequeno é um tiro no escuro, e fatalmente após um campeonato ruim do Botafogo, que é um time ruim, ele seria esquecido. O que seria uma pena, pois Doriva é um técnico MUITO promissor.




O acerto com o Vasco é bom para todo mundo; para ele que assume um time grande, algo indispensável para uma carreira no primeiro escalão de treinadores. E para o Vasco, que acerta com um dos melhores treinadores que a sua verba pode pagar, e além do mais ainda com tempo de montar o elenco como quiser.




Fizeram uma balbúrdia sobre o pedido de Eurico sobre "jogar pra frente", tratando-o como um absurdo. Que piada! a coisa mais normal que existe é o presidente do clube contratar alguém para jogar como ELE quer. Não faz sentido contratar um técnico qualquer para jogar do jeito que o técnico quer. Na Europa isso é algo tão comum, que nem se comenta. Aqui, é motivo de falatório. 




E Eurico está certo! O Vasco é o time que revelou TODOS OS TRÊS maiores artilheiros do campeonato brasileiro; Roberto, Romário e Edmundo, Um time com esse tino para o ataque não pode ser retranqueiro.




Dito isso, é bem verdade que Doriva foi campeão com o Ituano apostando num 4-2-3-1 moderno, de contra-ataque rápido e defesa bem posicionada. Diga-se de passagem, ele tentou fazer a mesma coisa no Atlético Paranaense, mas não foi bem. Após oito partidas e um aproveitamento menor que 50%, foi sacado.




O problema é que lá, Doriva tentou adequar um elenco à sua tática e não o contrário. Aqui, o jeito é usar o conhecimento de mercado que ele diz que tem, e montar um elenco de acordo com sua tática. Algo que no Brasil, é raro. Aqui os dirigentes saem contratando e o técnico que se vire para montar um time com aquelo monte de atletas.




Por sinal, esse fim de 2014 está sendo uma temporada interessante para o mercado de transferências. Muita coisa já aconteceu, mas o "grosso" ainda vai vir. No virar do ano, uma grande parcela de jogadores estarão livres de contrato. Isso sem mencionar os que tem contrato, mas escolheram sair de seus times, como os órfãos da Unimed. 




O importante é o Vasco se manter com os pés no chão, pois montar um elenco que se pague é o melhor "reforço" de um time. Aproveitar os vários garotos promissores da base para formar o "backbone" do elenco, e complementa-lo com jogadores promissores que estão espalhados por aí. E se der para acrescentar dois ou três jogadores "de peso" para ter uma espinha-dorsal forte, melhor.




Quem quer que fosse o escolhido para treinador, teria essa missão, é bem verdade, mas logo após s anunciar Doriva, o Vasco anunciou também que quatro jovens vão para a pré-temporada em Pinheiral; Marquinhos do Sul, Yago, dois que já jogaram no time principal, Jonatas Paulista e Guilherme Costa.




E curiosamente, Doriva vai reencontrar no Vasco, dois comandados do tempo de Ituano; Anderson Salles e Rafal Silva.




--/+/--

inda na matéria de "reforços"... de jogador ainda NADA. Porém, a comissão técnica e departamento de futebol foram sacudidos, como era de se esperar.




Carlos Germano e Márcio Cazorla, goleiros daquele elenco fortíssimo do final dos anos 90 / início dos 2000, que treinavam os goleiros do Vasco, foram dispensados. Acácio foi ventilado como novo treinador, mas este hoje é comentarista de TV. Quem foi contratado é Flávio Tenius. 




Para quem não está ligado no nome... ele é "somente" o treinador de goleiros que "lançou" Jéfferson (do Botafogo, por enquanto, mas não por muito tempo), Renan (também do Botafogo), Júlio César (do Benfica), Artur (também do Benfica), Gomes (ex-Tottenham e atualmente no Watford).




Fico triste em "perder" Carlos Germano, mas é inegável que Flávio Tenius é um dos mais competentes profissionais do ramo. E após o ano que tivemos em 2013, a imagem de Germano enquanto treinador de goleiros ficou arranhada. Tínhamos três que não valiam UM, e dizem que foi ele quem "vetou" a contratação de Júlio César, (o careca) do Corinthians. Se pensarmos bem, aquele reforço talvez tivesse segurado o Vasco na série A.




Jorge Luiz, Sorato e Mauro Galvão, todos ex-jogadores do Vasco, também deixam o clube. 




Enquanto uns saem, outros chegam; o fisioterapeuta Alex Evangelista, ex-funcionário de Eurico e que estava no Santos, volta à SJ. Rodney Gonçalves, que também já foi ex-treinador dos juniores do Vasco, assume o Sub-20. Rodney é filho de Nílson Gonçalves, que assumiu as categorias de base do Vasco, outra vez.




E o nepotismo continua!




Mas calma lá! Nílson não era um dos laranjas de Eurico, juntamente com o Aremithas? Era sim!

http://www.old.pernambuco.com/diario/2001/06/08/esportes5_0.html




Que beleza em? 




--/+/--

Para fechar o post de hoje, já que não me interessa falar sobre especulações de reforços, quero chamar a atenção para as declarações do empresário de Éverton Costa.




Primeiro, na semana passada, ele disse que estava esperando uma posição do Vasco, e que se os médicos " o liberaram para jogar, era problema do Vasco". 




Agora, ele diz que "Se não acontecer o que estou esperando, o clube vai pagar muito caro. Vou até a morte pelo Everton". E que o Vasco "tinha um histórico ruim, vide o caso do Denner".




Amigo, você pode ir até à puta que te pariu pelo Éverton. Nada mais justo brigar pelo cara que você chupa o salário... agora, o problema do Éverton não é o problema do Vasco. O contrato de trabalho dele é com o Coritiba, e ele estava aqui emprestado num contrato de... empréstimo, claro.




Contrato esse que obviamente, não será renovado, afinal de contas, o cara tem um maldito marca-passo no peito!!


A opção de renovar ou não, é do Vasco, e que eu saiba, o Vasco prestou toda a assistência ao rapaz enquanto esse esteve afastado, inclusive honrando seus vencimentos mensais. (se "em dia" não sei)




Portanto, agora vá se acertar com o Coritiba! Seu problema médico não foi causado pelo Vasco, não é um "vício de trabalho", é um problema de ordem médica. Qualquer trabalhador seria encaminhado para o INSS, mas jogador de futebol se acha "especial", e no mínimo, esse cara quer sposentar o Éverton com salário vitalício pago pelo Vasco.




Empresário de jogador é um trabalho muito bom! Não é preciso se responsabilizar pela "mercadoria" que vende...


Um comentário:

Digo disse...

Vasco da Gama o paraíso do nepotismo.