domingo, 31 de agosto de 2014

Campeonato brasileiro, 18ª rodada; Vasco 0 x 5 Avaí (isso mesmo!)

 

Não sei dizer se essa é a página mais vergonhosa da história do Vasco, que infelizmente colecionou episódios vexatórios na última década….

…mas JAMAIS pensei que estaria vos escrevendo para dizer que o Vasco foi HUMILHADO dentro de cada, goleado por 5 x 0 pelo “poderoso” Avaí!

As comparações com o 1x7 do Brasil x Alemanha são inevitáveis. Lá como aqui, o time favorito, ao menos na teoria, foi humilhado dentro de casa com uma goleada acachapante, que só não foi de mais, porque lá, eles não quiseram, e aqui, porque faltou qualidade mesmo. A diferença, é que a Alemanha é a Alemanha, e o Avaí, é o Avaí.

Aí vai começar aquela conversa de que “ sobra sempre para o treinador’, e coisa do gênero. A mídia esportiva é engraçada, logo que acaba o jogo procura o presidente, diretor, etc do clube para saber se o técnico “vai cair”, igual urubu em cima da carniça, e depois que cai, é a primeira a pregar a “continuidade”, “planejamento”, etc. Hipócritas.

Fato é que Adílson, que a uma semana em pesquisa feita pela Netvasco, tinha mais de 80% de rejeição, não aguentou o rojão e pediu o boné. Isso por que, se dependesse de Rodrigo Caetano, permaneceria no cargo.

Graças à Deus não depende dele, que como diretor de futebol é bastante competente, mas que para avaliar trabalho de treinador, não sabe nada. Argumenta que Adílson é um bom profissional, sério, dedicado, etc, e eu acredito em tudo isso, mas fatos são fatos. Contra números, não há argumentos, e o número do Adílson é; 62.

62% de aproveitamento. Fosse na série A, tudo bem, mas Adílson tinha um elenco de série A, e termina a primeira metade em quinto a série B. Quinto! E não adianta vir com esse papo de que “entramos em campo brigando pela liderança” porque isso não dependia só do Vasco, e a obrigação do Vasco, era estar na liderança à muito tempo!

É como o Real Madrid disputar um campeonato espanhol SEM o Barcelona, e terminar em quinto. O Ancelotti permaneceria no cargo? acho que não….

São nove meses de Adílson Batista sem um sinal de progresso. O trabalho dele foi sempre “mais ou menos”, pro gasto. Se dizia a muito tempo de que ele era “suficiente” para o Vasco chegar à série A. “mais ou menos”, “dá pro gasto”, “suficiente”…todos adjetivos aquém da grandeza do clube. Pelo amor de Deus, não é muito pedir para o Vasco, dono do maior orçamento de LONGE da série B, dono de elenco de série A, lidere a segunda divisão. Não estamos pedindo o BarceloVasco,apenas vitórias. Ao invés disso, vemos um time que sofre para marcar gols, e a essa altura do campeonato tome gols bobos, de falhas de marcação bisonhas, como nos dois primeiros de ontem.

Então, me desculpem. Não tenho nada contra o Adílson Batista,desejo-lhe o melhor da sorte, mas não dá para confiar nele para trazer o Vasco à série A. Esse time ridículo do Palmeiras venceu a segundona com sobras, e o Vasco com elenco muito melhor, está em quinto! Se após ser surrado por 5x0 em casa não for hora de trocar o comando da equipe, eu não sei quando seria. Melhor agora, que o futuro treinador terá exatamente metade do campeonato. Já pensaram em manter o Adílson, e daqui a uma dúzia de rodadas, o Vasco ainda correr risco de não voltar à série A? Isso sim, seria o maior vexame da história do Vasco.

Portanto Sr. Rodrigo Caetano…eu sou o primeiro a te defender enquanto diretor de futebol, mas estou vendo que para vssa. sria. um 5 x 0 é normal. Sendo assim, existe um mundo de diferenças entre a sua concepção de “VASCO” e a nossa. Para nós, 5x0 em casa na série B, é TUDO MENOS NORMAL.

Nessas horas lembro de algo que meu pai sempre diz: Antes tarde do que nunca!

 

A palavra do Nildeval:

 

O que falar do Vasco após mais uma derrota, ou melhor, após mais uma humilhação?. Sinceramente, lembrei-me do recente vexame do futebol brasileiro, afinal, com o time na serie A ou B, com titulares ou reservas, juniores ou não, quem em sã consciência poderia imaginar o Vasco levando uma surra do Todo Poderoso Avaí? ? ?

Sei que agora surgirão varias hipóteses e desculpas para a demissão do Adilson Batista. Ele não pode levar a culpa sozinho, mas, costume no futebol brasileiro, o técnico tem que ser o primeiro a ser sacrificado. Obviamente, os problemas do Vasco vem de muito tempo e seria preciso promover uma mudança radical, principalmente administrativa. Sabemos que isso não vai ocorrer, nem no Vasco, nem em qualquer clube brasileiro. Tal como em nosso futebol (CBF), existem interesses pessoais em prol dos coletivos, afinal, quem quer deixar a teta???

Voltando um pouquinho na semana, apesar dos pesares, todos cravavam o Vasco na próxima fase da Copa do Brasil diante do Cruzeiro, ou seja, apesar de tomar um gol com menos de 02 minutos, o certo seria o Vasco virar e sacramentar logo a classificação. O que se viu porem, foi um verdadeiro show de Somália e Cia, e um Vasco horroroso. Claro que ainda podemos nos classificar diante do Todo Poderoso ABC, longe de São Januário. Mas quem tem tanta certeza???

O engraçado é que o Vasco não nos proporciona qualquer segurança em relação à classificação para a elite do futebol brasileiro em 2015. Após embalar umas 03 ou 04 vitorias, a sensação era de uma classificação relativamente fácil (apesar de não jogar bem, as vitorias vinham e os 03 pontos nos jogavam lá pra cima). De repente, ao chegarmos exatamente no meio do campeonato, com a goleada sofrida, ocupamos o modesto quinto lugar na tabela e, de cara, uma preocupação em permanecermos na segundona.

O jogo de hoje foi terrível, talvez a pior apresentação do Vasco nos últimos sei lá, 05 ou 10 anos, era a bola rolar e o Avaí marcar. Inacreditavelmente, até o Martin Silva parecia um dos goleiros do ano passado. E olha que o arbitro ainda tentou ajudar, marcando um penal inexistente, pois a falta, nitidamente, foi fora da grande área. Mas lá estava o Douglas para manter as estatísticas e levar o Vasco a perder mais um penal. Vergonha...

Semana difícil (mais uma), Vasco sem direção, pouquíssimos técnicos disponíveis (principalmente o que se encaixa no atual Vasco), decisão da Copa do Brasil e, principalmente, o trabalho incansável de levantar o moral de todo este elenco. Como dito aqui varias vezes, o plantel do Vasco perde apenas para alguns dos principais clubes brasileiros, conta-se nos dedos, o time porem, ganha de poucos. Muito trabalho, desafios e ações coletivas, quem aposta no Vasco??? Vamos aguardar. Abraços e até terça-feira.

8 comentários:

Digo disse...

Absurdo..... Que vexame......
levamos muito tempo pra colocar esse merda de técnico pra fora!
Dizem que o time entregou esse jogo para forçar a demissão dele, será?
Tô muito puto!

Caio disse...

me sinto de LUTO!

Paiulo da Cancela disse...

Nem tenho mais tesão para comentar nada!

Lenon disse...

Triste e envergonhada

Manfredi disse...

Time de renegados e técnico burro, dá nisso.Uma vergonha atrás da outra.

Ruy disse...

Goleado em casa. O Vasco acaba de escrever uma página vergonhosa e humilhante em sua história.

Zé Julio disse...

Tomar de 5 do Avaí, foi uma das maiores humilhações que já sofremos. Estou desistindo de 2014.

kiko disse...

Calma, amigos sofredores. Essa já era uma tragédia anunciada.
Saravasco