segunda-feira, 10 de junho de 2013

Brasileirão, 5a rodada. Vasco 1 x 1 Bahia

 

Se eu aprendi alguma coisa nestes quatro (?) anos de blog, foi que se eu esperar um pouco antes de postar após um resultado ruim, com certeza vai haver alguma boa notícia para falar sobre.

Só que 90% das vezes essa notícia é falsa, induzida, comprada ou deliberadamente vazada antes da hora, com o intuito de acalmar os ânimos.

Apesar de não ser repórter, eu seu como funciona isso; algum repórter, em troca de “favorecer” o clube, tem acesso à informações privilegiadas de dentro do depto. de futebol. Se é uma relação simbiótica, ou parasítica, você decide. Apenas tenha em mente quantos contratos de patrocínio o Vasco tinha ‘praticamente certo” e nunca vingaram, por exemplo o da Texaco.

Não vou falar sobre o jogo, o que nosso colega Nildeval fará com maestria, mas sobre esse patrocínio da Caixa e / ou Nissan tenho algo a dizer:

- Em princípio, quero saber como o portal UOL estampa esta notícia antes de haver um comunicado do clube. Aliás, eu já sei e já expliquei anteriormente. Se o negócio não vingar, podem colocar na conta da UOL.

- E se vingar, gostaria que o CEO remunerado do clube explicasse como o Vasco pretende sobreviver a base de outro patrocínio Estatal, que depende de CND`s que o Vasco não possui. A notícia aliás, vai além! Afirma categoricamente que o Vasco já possui as CND`s necessárias, conseguidas através de negociação com a Receita Federal! Quer dizer, ontem não havia previsão disso acontecer, e hoje o Vasco já tem? Seria um trabalho com a agilidade e discrição que esta diretoria não possui.

- Discrição esta que se torna impossível com a quantidade de notícias vazadas antes da hora que se há no Vasco. Assim como no urubu, nada acontece nos bastidores vascaínos sem que Deus e o mundo saiba. Quem briga com quem, com que empresas o Vasco negocia, que jogadores estão sendo negociados ( COMO DEUS, COMO A IMPRENSA PODE SABER ISSO SEM QUE SEJA VAZADO POR ALGUÉM DENTRO DO DEPTO. DE FUTEBOL????) e mais uma miríade de informações estratégicas.

Mas calma, que ainda não acabou!

Além disso tudo, a UOL ainda sabe os valores do contrato, e como se não fosse o bastante, que não só a Caixa, mas a NISSAN também está fechando e seu respectivo valor de contrato.

É muita “eficiênça” meu Deus do céu!

Acabou agora?

Não…

… ainda deu tempo de noticiar que Montoya viria nesta Segunda ao Rio e que o Vasco depositou o dinheiro do Rafael Vaz para o Ceará.

Nada como um empate em casa com um pênalti mandrake contra um time candidato a rebaixamento, para surgir uma enchuurada de promessas…

A palavra do Nildeval:

VASCO 1 X 1 BAHIA

Jogo de 06 pontos onde não se pode dar ao luxo de empatar, pois, lá na frente, estes valiosos pontos farão muita falta, quer na parte de cima ou de baixo da tabela.

Amigos, tenho certeza que vocês estão com aquela sensação de revolta. Apesar do momento, e também do time do Vasco, esperávamos uma vitória neste jogo, para podermos fazer a inter temporada mais tranquilos.

O Vasco tropeçou nos próprios erros, nas limitações. Jogando pelo empate e no contra-ataque, o time do nosso velho conhecido Cristovão Borges surpreendeu, saindo na frente logo aos 08 minutos de jogo. O desengonçado centro avante baiano ganhou na corrida, da fraca defesa vascaína, para marcar na saída de Michel Alves.

O gol baiano não abalou o Vasco, que, teve tranquilidade para buscar o empate, 10 minutos depois, numa jogada em que Carlos Alberto, claramente, cavou a penalidade máxima e o juiz acabou caindo na dele. Anote ai, é o segundo erro da arbitragem em favor do Vasco. Descontando os 1000 que eles roubaram, estamos com crédito de 998 (RS).

Veio o segundo tempo e logo aos 11 minutos de jogo, o Bahia ficou com 01 homem a menos em campo. Pronto, era tudo que o Vasco precisava. A vitória parecia iminente. Ledo engano, o Bahia se fechou mais ainda e armou a velha retranca. Foi ai que apareceram nossas limitações.

Com André finalmente estreando, ali estava nossa esperança de gols. Justamente em seu primeiro lance, uma cabeçada na trave e no rebote, uma defesa incrível do Marcelo Lomba. O jogo era todo nosso, o gol de desempate era questão de tempo. Os poucos mais de 4000 vascaínos presentes no estádio e os milhões espalhados pela face da terra não tinham dúvida. Mas novamente jogamos 02 pontos no lixo...

O Vasco de hoje ainda carece de jogadores que possam fazer a diferença. Sequer temos um bom batedor de faltas. Também não temos aquele jogador capaz de furar o forte bloqueio adversário, com aquela jogada individual, tipo, Dinamite (não o presidente), Bebeto, Geovani, Romário, Edmundo...

Pelo menos temos uma certeza. Precisamos de reforços. Impossível lutar por alguma coisa com este elenco atual. E olha que o Carlos Alberto, por enquanto, está se saindo muito bem. Nosso goleiro também mostra melhoras, assim como os garotos Alisson/Dakson/Edmilson evoluem a cada jogo, mas precisam de pelo menos uns 02 ou 03 lideres natos, e craques, claro.

Mas não se iludam. Acredito que nosso campeonato será assim mesmo. Num dia, batemos milagrosamente um candidato ao titulo; no outro, empatamos com um candidato ao rebaixamento. Assim sendo, nossa maior esperança será mesmo alcançar aquela pontuação tranquila. ao fechar as contas.

Até lá, desejo a todos um excelente domingo, uma tranquila semana e votos de uma boa inter temporada aos nossos atletas, para que possam voltar voando.

Abraços.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Brasileirão, 4a rodada. Vasco 2 x 0 Atlético-MG

 

Amigos, desculpem a demora em postar, mas estava esperando a notícia que só saiu agora em definitivo:

René Simões não é mais o diretor de futebol do Vasco.

Eu fui a favor de sua contratação, e até acho que ele teve um início de trabalho promissor, conseguindo reposições na base da conversa para jogadores que de uma maneira ou de outra sairiam do Vasco, ainda que eu não tenha como certificar que este foi um feito exclusivamente dele.

René procurou trabalhar com a seriedade que lhe é característica. Um homen sério, culto, educado, conhecedor do futebol dentro e fora das quatro linhas. Mas algo não funcionou, e mesmo com toda seriedade seu trabalho foi criticado, dizem, até dentro do vestiário vascaíno. E quando o diretor não tem apoio dentro do elenco, a coisa não anda mesmo.

Se calhar, René não deveria ter começado nesta nova carreira assumindo justo o Vasco da Gama, com toda sua pressão. Quem conheceu o trabalho dele de perto diz que apesar de toda atenção e boa vontade, da direção de departamento de futebol ele não entende.

Enfim, agradecemos o trabalho realizado e desejamos sorte a uma pessoa honesta que merece sucesso em suas futuras empreitadas.

E…

…Há quem diga que bastou René Cair, o Vasco foi outro. Na noite do jogo já era noticiado sua saída, embora só consumada 48 horas depois.

E como o Vasco foi mais livre, leve e solto. Mas esse resultado conquistado contra um dos candidatos ao título não viria sem três fatos:

1) A noite inspirada de Michel Alves.

2) Ao contrário dos jogos anteriores onde levava azar na frente do gol, desta vez a bola tomou o caminho das redes, e claro…

3) Que o Vasco foi um time igual nas duas metades da partida, e não um time de um tempo só.

 

A palavra do Nildeval:

VASCO 2 X 0 GALO

Primeiramente, quero dizer que “quebrei a cara”. Peço muitas desculpas aos Amigos, pois duvidei que o Vasco pontuasse neste jogo. Querem saber? Poderia ser sempre assim...

Carlos Alberto voltou bem, tem no Vasco uma nova chance (ufa) de se superar. Depende dele.

Batemos a equipe que apresenta o melhor futebol do País na temporada. Verdade que veio desfalcada de 04 de seus melhores jogadores, R 10 e Tardelli, poupados, Bernard e Rever na seleção. Verdade também que surpreendentemente entrou em campo com 03 volantes, travou o meio de campo, mostrando a que veio.

Do outro lado estava uma equipe fraca, com uma técnica que tem deixado a desejar. Uma equipe que, para sair vitoriosa, tem que se entregar, e mostrar muita, mas muita vontade. Isso não estava acontecendo com o Vasco. Aliás, hoje, o primeiro tempo foi muito ruim, onde, quem se salvou (e acabou salvando o Vasco), foi exatamente nosso inseguro goleiro. Justiça seja feita, o Vasco deve a Ele boa parcela desta vitória.

Errando muitos passes e deixando seus torcedores apreensivos, o Vasco saiu na frente com um bonito gol do garoto Alisson. O Atlético, claramente jogando pelo empate, estava totalmente desinteressado no jogo. Mas, a partir deste momento, o panorama do jogo mudou totalmente. Ao torcedor vascaíno, na atual conjuntura, qualquer placar apertado, vem sendo considerado como goleada, ainda mais contra o Galo.

Com o resultado favorável, o Vasco passou a cozinhar (quase que literalmente) o Galo Mineiro. Jogador caindo e simulando contusão, defesa rifando as bolas. Mas quem tem Michel Alves em campo, tem tudo (rs), principalmente porque o atacante Jô, com seu porte físico, ganhava todas as bolas, servia o Alecsandro (nosso velho conhecido), que acabava desperdiçando as melhores chances do Galo na partida.

Coração na Mão, o juiz acrescenta 03 minutos, e com a contusão do Ney, ainda acrescenta mais 01. De matar qualquer torcedor. Contudo, num contra-ataque, ALELUIA, O VASCO CONSEGUIU MARCAR SEU PRIMEIRO GOL EM IMPEDIMENTO. Lance fácil, já que o Abuda recebeu a bola um pouquinho a frente da linha que divide o gramado. Estava fechado o caixão do Atlético.

Abraços e saudações vascaínas.

Ps 1. Como uma vitória é de suma importância no campeonato. Com 06 pontos, estamos somente a 01 dos lideres.

Ps 2. Salvamos a noite dos cariocas no brasileirão.

Ps.3 . A Vitória sobre o Bahia é obrigação, para fechar este módulo com 09 pontos e ficar numa boa durante a Copa das Confederações.

Ps 4. Rene Simoes pediu demissão. E daí?

Ps. 5. O que seria de nós se não fosse o Flamengo no mundo?

domingo, 2 de junho de 2013

Brasileirão, 3a rodada. Vasco 0 x 2 Vitória

 

Tá certo que esse time do Vasco é um chute nos dois ovos….

… mas fomo garfados vergonhosamente na Bahia na noite de ontem!

Este ano o “checkpoint”é nos 45 pontos. Sofrimento mesmo, até o fim, a menos que haja um milagre e cheguem reforços de peso. Portanto, cada jogo é uma final para o Vasco, pois um segundo rebaixamento seria uma tragédia incomensurável.

Ou seja, os times teoricamente mais fracos que o Vasco, precisam ser batidos! Não adianta esperar pontos quando enfrentarmos Corinthians, Galo, Fluminense, entre outros postulantes às primerias colocações, precisamos ser realistas; nossa “guerra’ é contra aqueles no mesmo patamar, ou abaixo. Guerra esta em que o prêmio é uma vaga na série A em 2014.

Portanto, perder um jogo com contribuição DIRETA da arbitragem é motivo para que a diretoria pedisse a cabeça daquele careca escroto à comissão de arbitragem. Foram dois gols legais inavalidados, e um pênalti inexistente marcado para o adversário! Pombas, moralmente esse jogo seria 2-1 Vasco!!!

Mas não nos enganemos; jogamos mal. O Vitória foi melhor a maior parte do tempo, e novamente os atletas se deixaram abater inexplicavelmente após um gol sofrido. Até me parece aquelas peladas onde caímos no pior time e não conseguimos nos importar com quantos gols sofremos.

A dificuldade com que a zaga dava a saída de bola era algo impressioante. A falta de criação de oportunidades foi deprimente quando pensamos que a zaga do Vitória tinha Victor Ramos! E finalmente, o ataque… P.A barrou o Éder Luís, com justiça, mas Edmilson deu dor na vista!

O negócio está complicado meu povo! agora a seleção do Peru nos vai tirar o Yotún por dois jogos, André ainda não foi inscrito, e Rafael Vaz, só Deus sabe quando!

Cada jogo, um sofrimento com esse Fellipe Bastos no time.

Ficha técnica AQUI

A palavra do Nildeval:

Com este futebol vagabundo, estamos mesmo condenados à segunda divisão.

É certo que somente nossa diretoria parece não enxergar, na verdade, ela finge muito bem. A que ponto chegou. O Vasco de hoje já entra em campo derrotado. Presa fácil diante do predador impiedoso...

Um primeiro tempo horroroso, onde, nossos melhores lances, foram 02 bolas chutadas de fora da área pelo Dakson, que não assustariam o mais manso gatinho da face da terra.. Uma noite tenebrosa do garoto Elsinho, que simplesmente errou tudo...

Como miséria pouca é bobagem, o Vasco voltou para o segundo tempo bem melhor que o adversário. Ai Amigos, foi terrivelmente castigado pela arbitragem. Que ninguém mais respeita o Vasco em São Januário, ou fora dele (principalmente), todos sabemos, agora a coisa debandou para além das 04 linhas.

EM LETRAS GARRAFAIS: O VASCO DE HOJE É O TIME MAIS ROUBADO DO PLANETA.

Em menos de 10 minutos, o pilantra do árbitro anulou 02 gols legítimos do ataque vascaíno. No primeiro, a bola não tocou no Tenório, e sim no jogador do vitoria; no segundo, o Dakson, matou no peito, e não na mão. Covarde... Não satisfeito, marcou um penalty do Renato Silva em que árbitro nenhum do mundo marcaria. Aliás, desde de que futebol existe, o juiz que ousou marcar um penal deste, saiu do estádio morto. Uma pena, mas estamos condenados...

Uma pilantragem, palhaçada sem tamanho. O que mais me intriga é que, além de tudo, depois o juizinho ainda ficou rindo e brincando em campo. Pergunto: Quem é mais pilantra, Ele ou nosso presidente, que assiste a tudo passivamente, e ainda tem a cara de pau de vir a público falar que defende os interesses do Vasco? Interesses? Da segundona??

Três jogos, três pontos, a continuar assim, a matemática fica facílima, e nosso destino ainda mais fácil. Alheio a tudo isso, do outro lado, estava o poderoso time do Vitoria, com seus refugos vindos de diversos times do Brasil e do mundo, atletas mais rodados que meu poderoso fusca 67. Pois é, nem tiveram tanto trabalho para, em parceria com seu Eber Roberto Lopes, decretarem mais uma derrota do nosso cada dia mais afundado Vasco da Gama.

Se na rodada passada Felipe/Michel Bastos e Cia conseguiram estragar um dos poucos feriados prolongados que tivemos no ano, hoje, eles sacramentaram nosso sofrimento. Fazer o que?... Mudanças eram para acontecer desde o inicio do ano. Não aconteceram. Veio o Campeonato Carioca, vexame, mesmo assim não aconteceram.

Fico intrigado e não consigo respostas. Nosso maior adversário conseguiu patrocínio de uma empresa federal. Não teve bloqueio, o Romário não interferiu (e olha que ele tem muita grana para receber lá também). O Marcelo Moreno chegou num dia, no outro treinou, e no outro estreou. Pois bem... O André até hoje...

Ano passado, para liberar cada parcela da Eletrobrás, era um deus nos acuda. Recorria-se aos Tribunais. Na venda do Dedé,  choveram ações e manifestações e sei lá mais o que para atrapalhar. Surgiram credores de outro planeta batendo as portas do Vasco. O André fora contratado desde que o Santos perdeu o campeonato paulista e até hoje não foi regularizado. Tambem pudera, o Vasco nem precisa...

Certidão Negativa? Mas o Flamengo revelou no inicio da temporada que deve mais de 750 milhões???????? Caramba, estou maluco ou temos a diretoria mais incompetente do mundo???????

Abraços, bom domingo (se é que vão conseguir) e excelente semana de trabalho a todos vocês.

Ps: Você acredita mesmo que marcaremos ponto diante do Galo? Bobinho...