terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Brasileirão 37ª rodada. Vasco 2 x 0 Náutico

 

Avisamos desde o início do ano que isso não poderia acontecer, e aconteceu. Assim como em 2008, o Vasco chega na última rodada na zona da degola, precisando vencer e dependendo de um tropeço dos adversários.

Não foi por falta de aviso, nem por falta de oportunidade. Entre Bahia, Portuguesa, Criciúma ( que venceu o São Paulo com gol de pênalti marcado sobre um jogador EM IMPEDIMENTO), e ponte Preta, times rebaixados ou que acabam de se safar, perdemos quantos pontos?

Pois é.

Certo é que em 2014, ano de copa do mundo, algum carioca vai disputar a série B; Vasco ou Fluminense. Quiçá ambos, porque a rodada foi desastrosa para o Vasco, onde TODOS os adversários na luta contra o rebaixamento venceram, menos os tricolores que empataram, e nossa suada vitória sobre o mais que rebaixado Náutico não valeu de muito, principalmente porque o BotaOvo tomou um baile do Coritiba, com direito a um gol de cabeça por baixo das pernas do Jéfferson. ( você leu direito!)

Agora, resta o Vasco bater o Atlético lá em Curitiba e torcer contra o time paranaense, que pega o São Paulo que não quer mais nada no Morumbi, e contra o Criciúma que encara quem? O Botaovo!

Sinceramente eu não duvido que o Vasco vença, porque a camisa pesa, mas já acho difícil que os outros percam. É amigos, já estou conformado, para dizer  a verdade já estou conformado desde a derrota pro Criciúma. ( Que nos venceu graças a um erro de arbitragem, e ontem venceu com OUTRO erro de arbitragem!!!! E aí, como é que fica????) E mesmo que escapemos, comemorar o quê? Escapar do rebaixamento? Isso lá é motivo para o vascaíno comemorar? Por acaso isso resolve nossos problemas? Não! Continuaremos com uma porcaria de comando pelo menos até metade de 2014, e pior que isso; Esperar o que dos candidatos à presidência do Vasco?

Queria eu que o problema do Vasco fosse só escapar do rebaixamento!

 

A palavra do Nildeval:

 

O Vasco fez sua parte, certo? Foi o suficiente? Não. Chegamos a última rodada, como iniciamos, na zona do rebaixamento. Como é triste para o torcedor ver um time da grandeza do Vasco passar todo o campeonato como time pequeno. Muito deprimente, chegar a rodada final tendo que vencer e ainda depender de outros resultados para escapar da degola.

Um domingo onde, cada equipe candidata ao rebaixamento foi se superando, fazendo sua parte. Algumas, ajudadas pela arbitragem, como o Criciuma, outras, dando sangue até o minuto final, como o Bahia. O que mais me revolta é que, estávamos, por diversas e diversas rodadas, há apenas uma vitória, para sair da zona de rebaixamento. Rodada após rodada, os resultados eram favoráveis, mas o Vasco insistia em não ganhar. Foram sete longas rodadas sem uma única vitória.

Depois, veio uma outra fase, e já na base do desespero, ainda tivemos outras chances, sempre dependendo somente de 01 vitória, mas ela nunca vinha. Veio o jogo contra o Santos, e uma chance única. Antes dos 30 minutos, já havíamos tomado 02 gols, de um time já definido no campeonato. Ainda conseguimos empatar este jogo e renovar os ânimos. Em situação desesperadora, ainda teríamos 02 jogos longe de casa, que, a bem da verdade, a obrigação era de ganhar pelo menos um (sempre 01).

No primeiro jogo, diante de um Grêmio em crise, nos acovardamos, pois, perdemos para uma equipe que não marcava gols, a época, por mais de 600 minutos. Perdemos de 1 a zero num joguinho chato e melancólico.

Ainda assim, na mesma semana, teríamos uma nova chance, desta feita, para um outro time totalmente desinteressado e que mais empatou em zero em todo campeonato. Novamente a covardia, e apenas 02 chutes ao gol, nos quase 100 minutos de jogo, assim foi contra o Corinthians. Somente a partir daí, o time despertou e finalmente viu que com tantas derrotas e  alguns empates, não chegaria a lugar algum. Restou-nos a esperança de vencer todos os 03 jogos restantes, para fugir da degola.

Veio o jogo contra o Cruzeiro, vitória sensacional, mas ainda no Z-4. Hoje, no jogo contra o Náutico, nova vitória, ótimo. Mas aí, a dura realidade. Se antes, apenas 01 vitória seria suficiente para deixar o Z-4, hoje, 02 seguidas não ajudaram, e mais, uma terceira vitória consecutiva, ainda pode não ser suficiente. Vejam, 03 vitórias seguidas podem ainda nos manter na serie B em 2014.

Começa a passar um filme em nossa cabeça. E mais, o tamanho dos erros cometidos por nossa diretoria nos leva ao desespero. Independente do que possa nos acontecer, jamais imaginaria chegar ao final do campeonato disputando vaga  com equipes que tradicionalmente estão ali somente cumprindo protocolo, e mais, ainda na dependência de que pelo menos uma equipe logo acima, empate ou perca seu jogo, para só assim, ter alguma chance. E olha que ganhar do Atlético fora de casa, será uma das tarefas mais difíceis para Adilson Batista e Cia.

Quanto ao jogo de hoje não há muito o que falar, mesmo porque, ganhar era obrigação,  e pronto. Claro, o ideal seria uma goleada, mas, já que as outras equipes também ganharam, o saldo de hoje não fará muita diferença não.

Ficamos assim Amigos. Com esta rodada totalmente desfavorável, chegamos ao final, tendo que vencer o Atlético Paranaense, que aliás, poderia ter assegurado a vaga na Libertadores, diante do Flamengo, e não o fez. Teve outra chance, diante do Santos, e também não aproveitou. Resultado, sobrou para o Vasco. Um empate rebaixa o Vasco, daí, nossa maior preocupação. Teria o Vasco forças para vencer 03 seguidas? E ainda, tem futebol para superar o Atlético no sul?

Ainda não acabou nosso desespero. Mesmo ganhando, será que o Botafogo supera o Criciuma? (hoje diante do Coritiba, apresentou um futebolzinho feio). E o Coritiba? Empata ou perde para o desinteressado São Paulo, longe do Morumbi? O Vasco pode até se superar, nossa torcida permanece, mas que é humilhante, isto é. Mais uma semana de desespero, mais uma semana sem dormir. Na minha humilde opinião, chegou a hora do Adilson reintegrar os 05 jogadores afastados. Isso agora, só vai prejudicar o grupo. Enfim, Amigos, já não tenho mais o que falar. Esquemas, jogadas ensaiadas, salários atrasados, culpa do Dinamite e Cia, nada mais vai funcionar. Ganhar pode não ser o suficiente, mas é o único resultado que ainda pode nos salvar.

Resumindo tudo o que dissemos desde o primeiro post. Se o Vasco cair, será por uma mísera vitória.

Uma boa semana.

ps:

- Um carioca já está confirmado na serie B. Quem vocês acham que será o preferido da mídia?

- Aqui no blog, estamos tranquilos, pois, desde aquela derrota bisonha para a Ponte Preta em Campinas, já alertávamos para a queda.

- Nossa torcida continua. Por que não?

9 comentários:

Nildeval Stein disse...

É isso aí Gabriel:

Esperamos que a camisa vascaína pese e nossos jogadores correspondam em campo. Particularmente, acredito mais nos tropeços dos nossos adversários que na vitória vascaína, muito pelo futebol apresentado até aqui. Mas, também há de se levar em consideração o fato do Atlético não estar fazendo boas partidas ultimamente. É decisão de Copa do Mundo para os 02 lados, em campo neutro.

Os erros vascaínos foram vários na atual temporada. O futebol foi SEMPRE de segunda, então, estamos onde merecemos. O Vasco teve inúmeras chances de sair desta situação. Notem que, com apenas 01 vitória poderia estar livre do rebaixamento. Como explicar uma sequencia de 07 jogos sem vencer, num campeonato de pontos corridos?

Nunca gostei de depender de outros resultados. Além da mídia perseguir o Vasco (maior adversário do time preferido dela), o Vasco é odiado nos 04 cantos da terra. Ainda tem a arbitragem que insiste em ajudar todos os concorrentes diretos do Vasco ao rebaixamento, sem ter o mínimo de pudor. Um lance ou outro, pode até passar despercebido. Agora, o lance que originou o gol do Criciuma foi vergonhoso, além do mais, o atacante se jogou, claramente cavando o penal.

Nossa triste realidade ficou assim:

- O Vasco tem que ganhar e torcer por pelo menos 01 destes 03 resultados: Derrota do Internacional diante da Ponte Preta em Porto Alegre (pouquíssimo provável); derrota ou empate do Coritiba diante do já desinteressado São Paulo, no interior paulista (se o São Paulo apresentar o futebolzinho de ontem, estamos perdidos com Luis Fabiano e Cia) e derrota do Criciuma diante do Botafogo no Maracanã. É aquele negócio, depender do Botafogo pode ser fatal.

Em caso de empate do Vasco, teríamos que torcer pela derrota do Fluminense em Salvador (pouco provável com o Bahia já livre), além de uma derrota do Coritiba diante do São Paulo por, no mínimo, 03 gols de diferença.

Como podem perceber, somente a vitória interessa. Com isso, nossa maior preocupação. Teria o Vasco forças para vencer 03 seguidas? Teria futebol para bater o bom e entrosado time do Atlético Paranaense? Resposta somente no domingo. Abraços e até lá.

Os: Pensar que se cair, será por uma mísera vitória, somente UMA no campeonato mais fácil da era dos pontos corridos.

- Dá nojo ver que o site do globoesporte.com já faz piadas com o Vasco na segundona. Como eu queria calá-los, mas como fazer isso com Pedro Ken, Cris, Alessandro e Cia? Impossível.

Abraços e boa semana.

Lima disse...

Fizemos a nossa parte, verdade. Nós torcedores fizemos. Triste e puto.

Digo disse...

Saldo de 2013: Dinamite BI rebaixado e torcida 10!

Caio disse...

Já era. Baianos de férias, foguinho apagado e ajuda ao Criciúma (São paulo foi garfado), dançamos. Dinamite teve sua meta atingida. Amargaremos aqueles frangos e furadas da defesa que perdemos vários pontos que na contabilidade final deu nisso.

Lenon disse...

A porra do Roberto tinha que ter esbravejado nesse resultado do Criciúma, nesse ponto o Eurico era campeão. Agora é rezar poque time nós não temos e esse jogo contra o Náutico provou mais uma vez que merecemos a B.

Carla Lia disse...

Rebaixado duas vezes em cinco anos, nunca vou perdoar o Roberto. Não tenho nenhuma esperança. Tento ser otimista, mas não consigo.

Sds

Liso disse...

Também não tenho otimismo, temos time, só muita sorte e uma zebra nos mantem na A. Espero que na segunda-feira nossa torcida coloque esse FDP, charlatão e incompetente Dinamite para fora de São Januário.

Ruy disse...

Nem sei mais o que dizer ou pensar. Só nos resta esperar.

kiko disse...

Ai Jesusssss, a tensão só aumenta!

Saravasco