segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Brasileirão, 21a rodada. Vasco 0 x 2 São Paulo.

 

Após perder para a fraca Portuguesa, ressuscitamos mais um defunto, desta vez o São Paulo, e entramos novamente na fundo do poço, e sabemos que quando se entra, é difícil sair. A pressão psicológica aumenta muito, a exigência da arquibancada é maior e a paciência menor. Para completar a equação, soma-se a essa dificuldade toda um elenco de “30 e poucos” jogadores com salários atrasados.

Quando Dorival chegou, deu uma injeção de ânimo ao time. O Vasco começou a esboçar um padrão de jogo de toque de bola, avanço dos laterais, troca de posição, e ainda a boa fase de André. Estávamos no meio da tabela e então a preocupação era a de entrar nos dez primeiros.

Aí veio o jogo contra o Grêmio, e o Vasco perdeu e nunca mais se encontrou. Não ganhou mais uma partida sequer, e ultimamente mesmo jogando melhor, leva o gol e despenca. Quando consegue se organizar e busca o empate, leva sempre um gol bobo que acaba com a reação. Coincidência ou não, é o dia em que o Cris vestiu a camisa do Vasco.

Embora tenha se achado a dupla Marlone-Willie, que aumentaram a qualidade do ataque, não se pode pensar que eles, na idade que tem, serão a salvação do Vasco. Não adianta um time levar um caminhão de gols bobos e contar com dois jovens, um jogador de 38 anos, e André para abrir a defesa adversária fechada. A zaga vascaína é uma piada, começando pelo goleiro que além de ruim, não admite seus erros. Os dois laterais são muito ofensivos e possuem muitas qualidades (mais Fágner que Youtún, que erra muitos lances por nervosismo) mas só aparecem levando bola nas costas, por falta de uma cobertura adequada do meio campo. Em matéria de criação e finalização até não falta qualidade, mas precisamos buscar o gol com mais “fome” porque o que se vê é o Vasco tocar, tocar, e não conseguir entrar tocando na área.

Eu já comentei na última rodada; é hora de fazer o simples, se preocupar primeiro em NÃO PERDER, e depois em ganhar. Pelo menos é o que se pode fazer com uma defesa dessas, a PIOR do brasileiro.

Sobre especificamente o jogo de ontem, é impressionante que MAIS UMA VEZ, saímos atrás quando jogávamos melhor. Um gol bobo de escanteio. Quando no segundo tempo o Vasco pressionava o São Paulo, num cruzamento despretensioso, Diogo Silva me faz uma patacoada daquelas. Pula como uma gazela, dá um tapa de moça na bola pra cima, se enrola todo e ela sobra pra Antônio Carlos fechar o caixão do Vasco. Pior que isso é que ele mesmo não admite ter errado. Nunca admitiu aliás. Para um rapaz de 27 anos que pela primeira vez joga num time grande, e só por falta de alguém melhor (?), a sua soberba e sua arrogância é impressionante. Goleiro quando sai do gol tem que pular que nem homem na bola de dar-lhe uma porrada pra longe, ou agarra-la e cair com ela. Aí me vejam o replay do lance e me digam o que ele fez!

Você errou, e errou muito feio Diogo. É uma falha de pelada. Mas a culpa não é sua. É de quem achou que você podia ser goleiro de Vasco. É do Germano que assinou em baixo por você, é da diretoria que não trouxe um goleiro de primeira linha. É de quem acreditou que o Vasco estava bem servido de goleiros, mesmo quando dois deles já haviam sido hostilizados pela torcida.

Aliás, desde que Carlos Germano assumiu essa posição, eu só vejo os goleiros do Vasco saindo mal do gol e espalmando a bola pior ainda. Coincidência? tomara que sim!

 

A palavra do Nildeval:

Em menos de uma semana, o Vasco conseguiu ressuscitar 02 candidatos ao rebaixamento. Que o Vasco vai brigar para não cair, é do conhecimento de todos, aqui no Blog, pelo menos há 05 rodadas do termino do primeiro turno, já prevíamos isso. Agora, que o time iria se entregar, antes da hora, isso ninguém previu. Que futebol vagabundo...

Para chegar a razoável, o Vasco precisa melhorar muito, suar a camisa. O futebol apresentado nas ultimas partidas demonstram o quanto este time ainda fará sofrer cada um de seus torcedores nas rodadas restantes.

Nos últimos 08 jogos, o Vasco ganhou apenas uma, do já rebaixado Náutico. Além disso, ostentamos a posição de defesa mais vazada, com 36 gols, destes, do quase rebaixado São Paulo, contabilizamos 07 gols. Sinceramente, a continuar assim, corremos riscos de ser ultrapassados até pelo último colocado.

Após a partida de hoje, ficou evidenciado nossa fraqueza, mais, os jogadores, aos poucos, vão se entregando. Os titulares não estão dando conta do recado, os reservas que tem sua chance, não mostram o mínimo de vontade. Não consigo entender a postura do Dorival em não dar oportunidades ao Montoya, sendo que, o Juninho, claramente sobrecarregado, não consegue render com nenhum volante que tem sido escalado.

O planejamento para o ano, no que se refere ao brasileirão foi por água abaixo. O que não pode acontecer é o time jogar a toalha, faltando ainda quase a metade do campeonato. Apostar no terceiro goleiro e contratar jogadores em excesso para certas posições, mostram o quanto nossa diretoria errou.

Porém Amigos, por incrível que pareça, o momento é de unir forças. Se você é da direita ou esquerda, pouco importa agora. Nossa campanha pelas 07 vitorias tem que se fortalecer. Quanto antes chegarmos aos 45 pontos, melhor. O Vasco não suportaria outro rebaixamento. Pegar 02 times na zona do rebaixamento e não marcar nenhum ponto, aumenta drasticamente nosso desespero.

Por sorte (?), com 24 pontos, embora na zona da morte, estamos empatados com São Paulo e Criciúma, e a briga na parte de baixo está mais que acirrada. Hoje, o Corinthians, em sexto lugar, e aparentemente tranquilo, está há apenas 02 vitórias do Vasco. O que mais preocupa, no entanto, é o futebol que o Vasco vem apresentando...

Por incrível que pareça, após um susto inicial (de novo), o Vasco logo equilibrou a partida, mas, só chegou com perigo e concluiu a primeira bola, aos 22 minutos de jogo. Precisando desesperadamente da vitória, é muito pouco. E justamente quando estava bem melhor em campo, o Vasco tomou mais um gol de bola parada, após nossa defesa assistir o atacante são paulino cabecear como quis, sem chances para o fraco Diogo Silva.

O Vasco voltou do intervalo com o Dakson e o atacante Reginaldo (eu nem me lembrava mais dele). Com apenas 03 minutos de jogo, chegou 03 vezes ao gol adversário com chances claras de gol, numa delas, o Ceni tirou com os pés. O São Paulo passou a cadenciar o jogo, recuou. e apostou nos contra-ataques.

Quando a fase é ruim, parece que tudo contribui para o contra. Novamente melhor em campo, o Vasco tomou o segundo gol, numa falha bisonha do nosso goleiro. A bola era toda do Cris. O gol selou o destino vascaíno no jogo.

Mais uma vez o Vasco terá outra chance de ouro de sair do Z-4 e ganhar várias posições. Outro confronto de 06 pontos. O Vitória, hoje em décimo primeiro lugar, não chega a assustar, assim como a Lusa e o São Paulo... Sei não viu???

Uma boa semana a todos vocês.

18 comentários:

Liso disse...

Alguém ainda acredita nesse Vasco? Eu joguei a toalha, VEXAME!

Zé Julio disse...

Dinamite ficará sorrindo e nós seremos bi-rebaixados. Absurdo o número de passes errados e time sem raça e vontade de ganhar, será o salário atrasado? Quantos jogos e nem um golzinho!?

Lair Dias disse...

Não temos muito tempo, algo precisa ser feito e já. Paguem logo esses salários atrasados e escalem o time certo. O Roberto está enrolando a torcida com essa novela das CND's.

Digo disse...

Somos a pior defesa do campeonato, preciso dizer mais alguma coisa. Não tenho bronca do nosso goleirinho, tenho sim de quem o escala!

Manfredi disse...

Nosso treinador fala que o Montoya está fora de ritmo, não é no banco que ele irá pegar a tal forma. Tanto encrenca para acertar a contratação dele e agora ele só fica no banco, é por essas e outras atrapalhadas que estamos nessa situação.Time de peladeiros e refugos merece a Z4!

Nildeval Stein disse...

Amigos:

Uma vitória apenas. É disso que estamos precisando, para poder dar aquela tranqulidade para se trabalhar. O dinheiro está à disposição do Vasco, basta aglizar estas malditas certidões, que nunca saem.

O problema é que cada rodada agora, tem caráter decisivo, as equipes sabem o que querem. Os 03 pontos diante do Vitória serão fundamentais, pois, em caso de nova derrota, depois, teremos pela frente o Galo e o Bahia, fora de casa, equipes que também brigam pela parte de baixo.

Paiulo da Cancela disse...

VEXAME... VEXAME!!!! alerta ligado, nossa caravela está totalmente a deriva. Esse jogo é para se esquecer!

Nildeval Stein disse...

O que mais me preocupa é o fato de que em 02 confrontos diretos (os chamados de 06 pontos), não somamos nehum. Aí, ficamos imaginando o que será de nós ao pegarmos as equipes que brigam pelo titulo e ou Libertadores. Precisamos melhorar logo, antes que bata o desespero total, aí Amigos, a bola começa a querer não antrar, e nossos atacantes, que já não marcam a 270 minutos, podem até ficar mais tempo.

Gabriel Gago disse...

Nautico, Portuguesa, São Paulo e Vitória.

Deveriam ser 12 pontos, mas pelo jeito não sei se passarão dos três.

Esse que é o problema, quando o Vasco tem a sorte de pegar quatro times ruins na sequencia ( o que quer dizer que provavelmente pegará quatro bons depois) ele não consegue se fazer valer.

E mais; Já vi goleiro culpar zagueiro, meia, atacante... mas culpar a torcida por um frango foi a primeira vez. Torcida que praticamente tirou os dois antecessores do time e abriu espaço para ele jogar.

kiko disse...

Brincadeira, dos 12 pontos estamos torcendo por 3, que lástima. Dorival precisa testar outro esquema tático. Acho que vamos para o brejo.

Saravasco

Ruy disse...

Amigos Nildeval, Gabriel e demais frequentadores do blog, o desespero já bateu. Se não passarmos pelo Vitória, podem fechar o caixão porque o defunto vai começar a feder!

Telmo disse...

Muito coerente, o Kid Risadinha entrou e fomos para a segundona e vai nos deixar lá quando de sua saída.

Lima disse...

Esses peladeiros, treinam? Duvido!

Murilo disse...

Se percorrermos pelos posts anteriores, desde o desmanche do time, poderemos constatar que o alerta já estava acesso desde cedo. Avisamos que 2013 seria isso, Portanto, tudo está no seu lugar. Também joguei a toalha.

Carla Lia disse...

Muito triste!
Sds

Caio disse...

É Carla, a emoção é essa, tristeza!

Que zaga é essa meu Deus? Time de refugos!Quem inventou Yotun? Quem inventou Cris? e por aí vai......

Las Fulanitas disse...

Pergunta: esse pessoal MERECE não ter concentração?

Liso disse...

Ken escalado e o goleirinho nervoso, acho que vai dar merda!