segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Brasileirão 17a rodada. Vasco 3 x 5 Cruzeiro.

 

Vamos começar falando da polêmica: Dorival e Juninho atacaram o cruzeirense Willian por uma falta de fair play em um lance que, eventualmente, acabou em gol celeste.

Acontece que, não é que eu diga que o Willian não tenha sido malandro,mas ele chutou a bola em direção à linha lateral.

Fágner poderia ter deixado ela sair, e não teria acontecido nada. Mas ao invés disso dominou ela e tentou dar um bico pro alto, mas acertou o próprio Willian, que a essa altura já tinha corrido para cima dele.

A bola sobrou para Willian que invadiu a área e chutou para boa defesa de Diogo Silva, mandando ela para a linha de fundo, mas outro jogador cruzeirense a colocou de volta no jogo, o lance foi para um lado e para outro, sem que o Vasco consiga afastar o perigo, e acaba nos pés de Lucas Claro que acerta um tiranbaço de fora da área. Quarenta segundos após o polêmico lance de Willian.

Ele, Willian, poderia ter feito o habitual, e chutado a bola para o alto, em direção à área vascaína, ou até jogado de lado. Ao invés disso foi malandro, não duvidem disso, e colocou a bola numa posição em que Fágner teria dificuldade para afastar, o que aconteceu.

Mas o Fágner poderia ter deixado simplesmente a bola sair. Poderia ter dado um bico pra lateral, pra fora, afastado pra zaga, pro goleiro…por sua vez Diogo Silva já havia aceitado outro gol de fora do mesmo volante Lucas e tomado um gol de falta bobo de Júlio Batista. Nesse lance, tanto ele ficou esperando um corte da barreira, que não aconteceu, tanto André, que é o jogador que não pulou, erraram.

Ou seja, o Vasco não perdeu por causa da malandragem de Willian. Perdeu porque outra vez entrou dormindo em campo e tomou um gol recorde com 31 segundos. SE-GUN-DOS!

Perdeu porque Diogo Silva não consegue passar confiança, pois continua salvando um gol feito, e entregando outro…

Perdeu porque, apesar de contar com uma noite inspirada do arisco Willie, poucas chances de gol criou em maneira geral. Porque, quando o jogo estava 4-3, avançou com tudo e deixou uma avenida na ala esquerda que originou o quinto.

Isto, não é para dizer que não devemos estar contentes com o resultado de alguma maneira. O Vasco criou pouco e anda assim marcou três no líder Cruzeiro no Mineirão. Jogou muito bem num panorama de 90 minutos, com mais posse de bola, e só não saiu com um resultado positivo porque encontrou um adversário muito bom, com elenco, que aproveitou suas chances, e nós cometemos erros cruciais. Devemos nos lembrar que o Cruzeiro marcou dois gols de fora da área em chutes de rara felicidade, e um gol de falta que contou com a parcimônia de Diogo Silva e André.

Ou seja, não nos desesperemos. Encontrar o líder do campeonato e perder é normal, ainda mais para um time em reabilitação. Ainda assim, o Vasco jogou bem dentro de suas limitações existentes. Mas precisamos tornar a vencer na próxima rodada e encaixar uma série de resultados positivos, pois agora caímos para décimo-quarto lugar e nos aproximamos desconfortavelmente da zona de rebaixamento.

PS: Para fazer justiça, Diogo Silva fez um número de boas defesas. Quiçá salvou mais um ou dois gols. Mas gosta de tomar um gol de longe. Sua baixa estatura e péssimo posicionamento são os culpados por isso. É consenso que Diogo não é um goleiro desprovido de qualidades, mas para mim, ainda é claro que não é goleiro para Vasco da Gama, e continuar com ele ( ou qualquer um dos reservas) ainda nos custará muitos pontos.

 

A palavra do Nildeval:

Uma derrota que já estava prevista. Novamente o Vasco teve uma boa atuação, mas não foi suficiente para a vitória. Estou batendo na mesma tecla toda semana, falta malandragem ao inexperiente time do Vasco. Hoje, faltou um pouco mais de calma, a segurança de um bom goleiro, e lógico, nossa defesa entregou pela milésima vez o ouro ao bandido. Assim fica muito fácil.

Um jogo muito bom, com 06 gols na primeira etapa, onde, o Vasco, sempre atrás, teve fôlego suficiente para buscar e sair com o resultado igual. Os seis gols da primeira etapa mostraram que o Vasco pode sim, ir mais longe, entretanto, acho improvável até uma vaga na libertadores.

O Vasco não pode se dar ao luxo de tomar mais um gol logo de inicio. Foram apenas 30 segundos, ou seja, o gol mais rápido do campeonato. Se não bastasse a besteira de nossa defesa, o gol aconteceu numa cobrança de lateral. Covardia, o Cris ficou olhando o atacante cruzeirense desviar sem chances para o goleiro.

Não resta dúvida que tomar gol relâmpago fica difícil recuperar. Incrivelmente, o Vasco foi equilibrando o jogo, apesar do Cruzeiro ainda tentar o segundo gol logo em seguida, mas só dava Vasco.

O gol de empate veio dos pés do garoto Willie que vai fazendo historia no Vasco. Num chute sensacional de fora da área que o Fabio nem viu a cor da bola.

Após o gol, o Vasco poderia ter se aproveitado do mal momento do Cruzeiro e chegado ao segundo gol, com Marlone e o próprio Willie. Mas o Cruzeiro buscava o segundo, e nosso goleiro dava sinais de que aceitaria uma bola de longe, isso porque ele rebatia todas as bolas chutadas pelo Cruzeiro de longe.

O segundo gol cruzeirense veio numa bola chutada do meio de campo. Sei não, mas acho que dava para o Diogo, que pulou bem atrasado.

O terceiro gol do Cruzeiro veio de um lance em que o Juninho sofreu falta feia no ataque ignorada pelo soprador de apito, que marcou logo em seguida, a favor do Cruzeiro, quando o Cris, mal, mal se encostou ao atacante. Novamente nosso goleiro aceitou.

Estava aberto o caminho para a goleada. Mas o Vasco se superou e nem deu tempo do Cruzeiro comemorar para o sempre oportunista André ir lá e marcar mais um, recolocando o Vasco no jogo.

E quando o Cruzeiro esperava sair da primeira etapa com a vantagem, eis que o garoto Willie marca mais um e empata o que parecia improvável.

O Vasco voltou melhor para o segundo tempo, com mais posse de bola, poderia ter se aproveitado melhor, mas, com uma equipe ainda em formação, fica mesmo muito difícil, ainda mais quando se pega uma equipe bem mais experiente e com muito mais qualidade técnica.

Poderia, por exemplo, ter matado o jogo aos 30 minutos, quando o André deu um passe de calcanhar e o garoto Edmilson chutou na arquibancada, ou, numa cabeçada do Cris, sozinho com o Fabio.

Mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi a vontade do Cruzeiro em ganhar do Vasco, vontade esta que sumiu no jogo contra o Flamengo. Por pura pilantragem o gol de desempate do Cruzeiro saiu de um lance em que deveria ser devolvida a bola para o Vasco, o chamado fair play. Não quero aqui contestar a vitória cruzeirense (mais uma vez nosso goleiro aceitou um gol de meio de campo), mas que foi uma tremenda sacanagem, vergonha, coisa do tipo, me desculpem... Ser bonzinho hoje em dia, infelizmente, não funciona...

O quinto e último gol do Cruzeiro veio quando o Vasco já estava entregue, inclusive, com as substituições do melhor jogador do Vasco no jogo e com um homem a menos, o ex-jogador Tenório.

O Vasco precisa olhar com mais carinho sua campanha. São 17 rodadas, somando 51 pontos corridos. Até aqui o Vasco fez apenas 20. Se não ganhar na ultima rodada deste turno, fica muito próximo da zona da morte. Se antes não assustava, a situação agora tende a ser mais complicada, ou seja, a repetir a mesma performance no segundo turno, corremos seriíssimos riscos de ficarmos nos 40 pontos. Luz ligada...

ps.

- Contra o Vasco, todos jogam, até o Cruzeiro.

- Se não houver malandragem, vamos perder para o Goiás.

- Dagoberto é marginal... era para ter sido expulso antes, quando o jogo estava empatado, mas, com a arbitragem caseira...

- No jogo de volta, por uma questão de honra, o Vasco tem que ganhar, se possível, tirar pontos preciosos do Cruzeiro.

- Nosso ataque continua fazendo gols e nossa defesa continua entre as piores.

- Será que o Vasco ganha do Náutico?

9 comentários:

Paiulo da Cancela disse...

Mesmo na derrora gostei do jogo. Só lamento essa nossa defesa (a mais vazada). Uma lição ficou para o Dorival, Pedro ken fora!

Lima disse...

Nosso problema está lá atrás. Cris não consegue se posicionar! Merecíamos, ao menos, o empate

Carla Lia disse...

Já estamos rondando a Z4, assustador!
Sds

Manfredi disse...

Alô Dorival, deixa o Willi no time e acerta logo essa zaga, senão vamos afundar!

Liso disse...

Dorival tem que barrar o Cris e deixar o Jomar.

Ruy disse...

Não houve nada no fair play, o Fagner sim que deu mole!

Vascocellos disse...

Concordo, o Diogo Silva fez difíceis defesas. Sobre o fair play, fica a pergunta: a bola ao chão não deveria ter sido onde o Willi estava?

Lair Dias disse...

Não gostei do juiz, achei tendencioso.

Zé Julio disse...

Foi a 3a do Cris, risco de rebaixamento rondando São Januário.