terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mantenga la distância

Em primeiro lugar, me desculpem fugir totalmente do assunto do blog, que é esportivo, especificamente do Vasco da Gama, mas… certas coisas que se passam no mundo, é impossível de ignorar.

Acho que todos já estão sabendo da chacina no México, onde inclusive morreram dois brasileiros? Pois bem…

Reproduzo post de um dos melhores blogs da NET, o do jornalista Flávio Gomes ( RECOMENDO) pois suas palavras transmitem uma opinião exatamente igual à minha.

SÃO PAULO (já deu) – Leio nas folhas que a tia de Juliard Aires Fernandes, 19 anos, um dos chacinados pelos traficantes mexicanos que mataram 72 imigrantes que tentavam entrar ilegalmente nos EUA, disse que seu sobrinho poderia estar vivo no Brasil se o país lhe oferecesse oportunidades.

Ele e Hermínio Cardoso dos Santos, 24, são os brasileiros que estavam no grupo executado pelo crime organizado no país mais neoliberal da América Latina, parceirinho comercial dos EUA, gracinha-gracinha. Queriam fazer a América.

Ambos pagaram 24 mil reais para pilantras que prometeram coloca-los nos EUA. “Ninguém sai da própria pátria sem ser por necessidade. Aquilo que nosso país não dá, vamos buscar lá fora. É ilegal? É, mas qual é a alternativa? Entra e sai presidente e não se faz nada”, disse a tia ao repórter Rodrigo Vizeu, da “Folha de S.Paulo”. A tia viveu seis anos nos EUA. A mãe do outro assassinado, dona Maria, contou que seu filho Hermínio queria “ganhar um dinheirinho para fazer uma casa e, se sobrasse, comprar um carro velho”. O menino já tinha sido deportado da Itália e impedido de entrar em Portugal.

O país que não “dá condições”, no entanto, lhe deu a chance de comprar uma passagem para a Itália, outra para Portugal, e mais uma para a Guatemala, a partir de onde tentou entrar nos EUA. E lhe deu condições de arrumar 24 mil reais para tentar entrar ilegalmente nos EUA.

Que me desculpem a mãe de um e a tia de outro, mas o dinheiro das passagens, mais a taxa de imigração ilegal seriam suficientes para comprar um carro velho. E talvez para começar a fazer uma casa na zona rural mineira, de onde saíram. O que o país não lhes dá é a chance de ganhar dinheiro fácil. Ou de sonhar em ganhar dinheiro fácil, como promete a América encantada.

Jamais vou julgar ninguém por querer morar fora do Brasil. Nem por querer ganhar dinheiro fácil. Cada um faz o que quer, acredita no que quiser. Mas esses dois meninos, embora sejam daquela classe social que vagamente chamamos de “gente simples e pobre”, sabiam exatamente o que estavam fazendo quando arrumaram os 24 mil reais para comprar uma passagem ilegal para o sonho americano. Não é pouco dinheiro. Sabiam que o que estavam fazendo era ilegal. Estavam tentando ludibriar um país que não quer mais receber ninguém. Sabiam os riscos que estavam correndo. Poderiam ter investido melhor esse dinheiro. Na sua roça, num trator, num curso de inglês, num pequeno negócio em suas cidades, numa faculdade.

Mas preferiram optar pela vida fácil: fazer a América lavando louça ou pintando paredes. Tiraram 24 mil reais de suas famílias em nome de um desejo babaca. Perderam suas vidas.

Esse tipo de imigrante não tem graça nenhuma, valor nenhum. É bem diferente daquele que saiu da Europa,ou do Japão, ou da África, fugindo da guerra, da miséria, da fome, da perseguição. Ou daqueles que fogem de ditaduras, da opressão. Ou mesmo daqueles que simplesmente buscam novas aventuras, desejam viver, aprender, crescer em outro país.

Não existe nada de errado em querer morar fora de seu país. Absolutamente nada.

Mas é uma injustiça com seu país culpá-lo por ter sido assassinado tentando fazer algo ilegal e com dinheiro no bolso.

Autor: Flavio Gomes

 

Eu tenho muito orgulho do meu país. Mais ainda de ser filho de imigrantes, fugidos da ditadura de Salazar em Portugal. E justamente por amar esta terra de Sarneys, PC Farias, Collor e Delúbio Soares da vida, fico bastante irritado quando vejo este tipo de coisa.

Já viajei bastante.(…) algumas vezes quase não voltei, mas alguma coisa entre o tutu à mineira e a Brahma sempre me trouxe de volta,e nunca nada mudou aqui, nem para o bem, nem para o mal.

Sou o primeiro a defender minha pátria quando alguém fala mal dela, desde que a pessoa esteja errada ou exagerando, e também sou o primeiro a  baixar o pau nesta terra da impunidade, do “jeitinho” e do Q.I ( Quem Indique), mas ouvir de uma pessoa que o seu país não lhe dá oportunidades, estando ela pagando uma boa grana, 24 mil reais, ( mais que o meu carro, o qual estou pagando com muito suor)  para cometer um crime ( Crime, pois) aí é fogo.

Antes de se perguntar o que o seu país pode fazer por você, devemos refletir, e chegar à conclusão? O que eu faço pelo meu país?

Aonde acaba a responsabilidade do “país”e começa a nossa?

Aonde acaba a culpa do país, e começa a da PESSOA?

O Brasil têm culpa quando uma pessoa resolve praticar de crime para viver a vida?

Crime, bandidagem, para mim,independe de classe social, cor de pele, orientação sexual ou time de futebol. Qualquer um pode ser ladrão. 90% dos deputados, Senadores, e etc. são pessoas abastadas, normalmente de classe média com cursos superiores e são desonestos.

Aqueles dois CAPITÃES da PM, presos com um bando furtando cabos de fibra ótica na zona sul, são pobres coitados marginalizados da sociedade? O que leva então uma pessoa para o crime? para mim, nada mais que a sua índole.

O crime é uma consequência da pobreza, ou uma causa dela?

Longe de mim querer ser o Messias do ano 2010, o portador da verdade, tenho minha opinião como você quer está lendo também, mas será que um país que já produziu tanta gente boa, que já tirou tanta gente da pobreza e levou para a fama  e riqueza é assim tão mesquinho, que não dá oportunidades?

Quantos jogadores de futebol todo ano saem do país para ganhar milhões LEGALMENTE lá fora?

Quantas celebridades instantâneas da televisão saem do anonimato e enchem as burras de dinheiro?

Pelo contrário, eu acho que o BRASIL dá oportunidades ATÉ DEMAIS. É muito fácil ganhar dinheiro no Brasil, basta achar a oportunidade certa para fazer dinheiro LEGALMENTE.

Se você estiver na M…. sem UM REAL no bolso, você pedirá na rua. Alguém vai te dar e com aquela moeda, você pode escolher guardar, comprar uma caixa de isopor e latinhas de Coca-Cola para vender no sinal, ou pode comprar um copo de cachaça.

A escolha é sua, mas oportunidades aparecem todos os dias.

 

Uma boa noite amigos e desculpem o desabafo!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vasco x Cruzeiro,16ª rodada

“Palma palma, não priemos cânico”

É com a célebre frase do personagem de Roberto Bolaños que começo o post de hoje.

Se não foi bom, poderia ter sido ruim. O terceiro empate seguido infelizmente foi aonde não podemos perder pontos, em casa, mas contra um adversário de peso que outrora daríamos como certa a derrota.

E como o futebol é engraçado, se hoje não ganhamos a três rodadas, vencendo o Ceará no Castelão, ( que iremos)aí passam a ser 11 jogos sem perder.

Mas a verdade é que o Vasco jogou mal, foi pressionado em casa e não achou o caminho do gol mineiro.

A descrição do jogo será do LANCE! mas antes, quero fazer algumas considerações:

  1. Fernando não teve culpa no gol, qualquer um que já jogou bola sabe que não tinha para onde tirar a perna num lance tão rápido, e mesmo se levantasse, poderia estar dando o gol para quem estivesse atrás, mas isso não o absolve de uma das suas piores partidas no Vasco: lento, mal-colocado e ainda perdeu um gol feito.
  2. Boas atuações: Prass ( novidade) e Zé Roberto. (apesar de ter perdido um gol um minuto antes daquele petardo de fora da área)
  3. Más atuações: Todo o resto, especialmente Fernando, Irrazábal, ( que me queimou a língua, canalha)Nílton, e Éder Luís. ( que correu pra chuchu, mas nenhuma produção e só chutou uma bola BISONHAMENTE para lateral, teve a bola do jogo nos pés)
  4. Felipe e Nílton desfalcam o time contra o Ceará. O primeiro por contusão que ainda não se sabe o tempo de retorno, e o segundo por suspensão hidramática.Agora veremos nosso banco.
    1. No lugar de Nílton, temos Allan, Fellype Bastos e Jumar no banco, mas também a volta de Rômulo.
    2. No lugar de Felipe, aposto que entra Jonathan e ALGUÉM será deslocado para o meio, ou Zé ou C.A.

 

O JOGO:

Correria e gols no fim

O primeiro tempo foi marcado pela grande movimentação e equilíbrio entre as equipes. Apesar de jogar fora de casa, o Cruzeiro começou melhor, tendo como principais armas a velocidade de Montillo e as finalizações de Wellington Paulista, que obrigaram o goleiro Fernando Prass a fazer boas defesas.

Já o Vasco pressionava o adversário, mas não era efetivo nas saídas de bola e apostava nos contra-ataques. E foi em um lance assim que a equipe cruzmaltina quase abriu o placar, quando aos nove minutos Éder Luís chutou sem força, nas mão de Fábio. O goleiro celeste, que já defendeu o time de São Januário, era vaiado cada vez que tocava na bola.

O Esquadrão Classe A (Carlos Alberto, Felipe, Zé Roberto e Éder Luís) foi desmontado ainda no primeiro tempo. Aos 34 minutos, Felipe sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e deixou o jogo. Em seu lugar, entrou o meia Allan. A torcida do Vasco não demorou para levar outro susto. Dois minutos depois, Wellington Paulista cabeceou sozinho e assustou o goleiro Fernando Prass.

 

Apesar de a boas chances para ambos os lados, as torcidas só viram gols no fim da etapa inicial. Aos 44 minutos, Zé Roberto, que havia perdido um gol incrível minutos antes, redimiu-se ao acertar um belo chute de fora da área para abrir o placar. Mas a vantagem vascaína não durou muito. Apenas quatro minutos depois, Thiago Ribeiro cruzou pelo lado direito e a bola desviou no zagueiro Fernando: 1 a 1.

GALERIA: Veja as imagens do empate em São Januário

Mudança de lado, mas dentro de campo...

Veio o segundo tempo e o panorama da partida não mudou. O Cruzeiro continuava pressionando e tendo mais posse de bola, enquanto os comandados de Paulo César Gusmão tentavam sair nos contra-ataques em velocidade.

Na tentativa de modificar o jogo, os dois treinadores fizeram as substituições. E quase que Cuca acerta. Aos 31 minutos, o treinador colocou Wallysson no lugar de Thiago Ribeiro. Seis minutos depois, o jogador entrou sozinho na área e bateu por cobertura na saída de Prass. A bola ainda tocou no travessão antes de ir para fora.

A partir desse momento, o Cruzeiro passou a mandar no jogo e a deixar os torcedores presentes em São Januário apreensivos. Roendo as unhas, os que esperaram o apito final viram o empate permanecer no placar.

Com o resultado, o Vasco chega a 23 pontos e o Cruzeiro aos 24.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 1 CRUZEIRO

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/8/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Ednilson Corona (SP - Fifa) e Vicente Romano Neto (SP)

Renda/público: R$ 309.020,00 / 13.691
Cartões amarelos: Fagner, Nilton (VAS); Wellington Paulista, Gil, Fabrício, Henrique (CRU)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Zé Roberto, 5'/1ºT (1-0); Thiago Ribeiro, a/1ºT (1-1)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Fernando e Irrazábal (Carlinhos - Intervalo); Rafael Carioca, Nilton, Felipe (Allan - 34'/1ºT) e Carlos Alberto; Zé Roberto (Jonathan - 31'/2ºT) e Éder Luís. Técnico: Paulo César Gusmão

CRUZEIRO: Fábio; Claudio Caçapa, Gil e Edcarlos; Rômulo, Henrique, Fabrício, Montillo (Roger - 31'/2ºT) e Diego Renan; Thiago Riberito (Wallysson - 31'/2ºT)e Wellington Paulista. Técnico: Cuca

Fontes: Youtube (vídeo), LANCE! (texto)

Com este resultado, a classificação do campeonato é esta:

tabela

Próximo compromisso:

1

 

Saudações…/+/…

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vasco x São Paulo, 16ª rodada

O que houve?

Você também deve estar se perguntando isso. A algumas horas vimos 11 jogadores entrando em campo com a cruz de malta no peito, mas devem ter sido clones dos atletas do Vasco.

Uma inexplicável falta de vontade fez o Vasco conquistar em São Paulo mais um ponto fora de casa, mais pela inoperância do péssimo time do São Paulo do que outra coisa.

O resultado foi ótimo! 90 minutos de ataque contra defesa, o tricolor tentando marcar um gol num adversário letárgico para vencer e quem sabe espantar a crise por lá, tomou as rédeas da partida e sufocou o time de preto em seu campo de defesa, que sem saída de jogo, cansou de entregar a bola nos pés dos paulistas.

Para completar, nas poucas vezes que a bola chegava ao ataque, encontrava um Zé Roberto omisso e apagado, ou um previsível Éder Luís que parece só jogar com a perna direita e driblar com a mesma. Chegou a ser patético ver quantas vezes Miranda desarmou Éder Luís da mesma maneira, um bote na perna direita do atacante Vascaíno quando este cortava para o lado dela.

PC Gusmão fez igual àqueles tios chatos que contam a piada e repetem, para ver se a gente entendeu. A da noite foi ver Felipe na lateral outra vez, onde ele nem cria, nem defende, só abriu uma avenida para Jean atacar pela direita do ataque são-paulino. Se Felipe não fez ainda chover, não vai ser nessa posição.

A bola vinha com o ataque do São Paulo, era rechaçada pela nossa defesa, que se faça justiça também não deu grandes oportunidades para o time da casa, e voltava…voltava para o São Paulo, porque havia um buraco onde deveriam estar Rômulo e Carioca. Já Nílton que fez partida mais ou menos ( Mais para menos do que para mais) tentou lembrar os tempos que entregava o ouro, quando aos nove minutos do segundo tempo, ao tentar lançar uma bola de trivela da zaga para o meio, botou a pelota na cabeça do jogador do São Paulo que puxou o ataque.

Para deixar bem claro a situação do Vasco hoje, foram ZERO chutes à gol, contra QUINZE do São Paulo, sendo que um desses, à queima roupa de Prass, pelos pés de Marquinhos já aos 40 e pouco do segundo tempo, onde eu juro, vi a vaca indo para o brejo, mas Fernando, a muralha da colina, operou mais um milagre e defendeu com os pés.

Fica difícil falar do jogo, analisar cada atleta, numa partida dessas, onde ninguém estava afim de jogar, foi um milagre não termos sido goleados hoje, então, como apontar um destaque do time que não Fernando Prass? Estes mencionados acima foram os que chamaram mais a minha atenção, mas por exemplo poderia citar Fumagalli, que pegava na bola e ela parecia colar nos pés dele, já que demorava tanto para decidir aonde tocar que dava raiva. E Jonathan? Sei lá de Jonathan, só reparei nele quando no único ataque perigoso do Vasco,com Fágner na metade da segunda etapa, driblou o marcador e cruzou rasteiro para dentro da área. Aí Jonathan se enrolou e deixou ela escapar.

Ninguém foi pior que ninguém no Vasco, ninguém foi mais culpado, mas todos pecaram pelo mesmo motivo; a falta de vontade de vencer, coisa que vinha sendo característica desse time.

O que será que aconteceu? Será que a questão dos salários finalmente interferiu no campo?

E porque será que o treino desta quinta-feira foi cancelado?

O remédio é esperar, e se contentar com este ponto, torcendo para não aparecer mais notícias ruins nas próximas horas.

O JOGO

O São Paulo até que queria fazer um gol. Mas não conseguia acertar o pé. O Vasco não queria levar gols. Conseguiu o objetivo. O resultado não poderia ser outro: 0 a 0, na noite desta quarta-feira, no Morumbi, pelo Brasileiro. Sérgio Baresi, técnico interino do Tricolor, agora tem o futuro nas mãos da diretoria. PC Gusmão viu sua equipe se contentar apenas em segurar o dono da casa, sem ambição, e sentindo falta do poder criativo de Carlos Alberto.

Com o resultado, o anfitrião ficou com a 15ª posição, com 18 pontos, e está próximo da zona de rebaixamento, mas não corre o risco de ficar entre os quatro últimos nesta rodada. O visitante está em nono, com 22 pontos, mas pode perder posições nesta quinta. Na próxima rodada, o time carioca recebe o Cruzeiro em São Januário, no sábado. No dia seguinte, o Tricolor enfrenta o líder Fluminense, no Rio.

Tricolor sem mira, e Vasco sem fome de gols

Após a derrota pesada por 3 a 0 para o rival Corinthians, Baresi apareceu com um time diferente contra o Vasco: sacou Fernandão, Cleber Santana e Marlos. E colocou Fernandinho, Richarlyson e Marcelinho. Este último, vindo da base, não se intimidou e fez exatamente o que o treinador queria: partiu para cima da defesa adversária com velocidade e habilidade. Fernandinho ficou mais aberto pela esquerda, e Ricardo Oliveira centralizado. O Cruzmaltino manteve a formação do clássico contra o Fluminense, com Felipe pela lateral esquerda e Nilton reforçando a zaga, que se armava com três quando os cariocas não tinham a bola. Allan ficou com a vaga de Carlos Alberto, suspenso.

O dono da casa começou a partida melhor. Mais agressivo, principalmente pelos pés de Marcelinho. Logo aos três minutos, ele se livrou da marcação e passou para Ricardo Oliveira, que chutou cara a cara com Fernando Prass. O goleiro fez excelente defesa. Mas, apesar de incomodar da defesa do Vasco com mais frequência, o Tricolor tinha dificuldades na conclusão.

O Vasco demorou a aparecer na área são-paulina. E quando o fez, aos 23 minutos, o lance não valeu. O lance só valeu pela bela jogada de Felipe, que passou com categoria por Rodrigo Souto e tocou para Zé Roberto na área, mas este já estava em posição irregular. Aos 26, Fernandinho se irritou com uma chance desperdiçada e chutou a bandeirinha de escanteio, tirando a mesma do lugar. Como um aluno desobediente, foi obrigado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon a consertar o objeto.

Ricardo Oliveira perdeu sua segunda chance na partida aos 28, quando Marcelinho, na corrida, tocou para ele na frente. Sozinho diante de Prass, mais uma vez chutou em cima do goleiro, que tirou o perigo de perto do gol vascaíno. Aos 31, mais uma vez o camisa 99 encontrou a bola na pequena área, mas antes que conseguisse ajeitar para concluir, viu o zagueiro Fernando roubá-la.

O Vasco se arriscou mais nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 39, Fagner cobrou escanteio pela direita, e Fernando tentou cabecear para o gol. Conseguiu, mas a bola só não entrou porque Miranda, na pequena área, chutou para cima. O São Paulo respondeu em uma cobrança de falta de Jean, da intermediária. A bola fez curva e tocou o travessão de Prass, acima do ângulo esquerdo do goleiro. Que susto para os vascaínos! O Tricolor pressionou até o fim do primeiro tempo, e Jean arriscou mais um chute de longe, que passou à esquerda do gol de Prass. Mas o intervalo começou com o 0 a 0 no placar.

Mais do mesmo, e placar sem gols

Ricardo Oliveira não teve o segundo tempo para tentar marcar o gol que tanto procurou na primeira etapa. O atacante sentiu dores no joelho e deixou o time no intervalo, para a entrada de Fernandão. Baresi também fez outra alteração: colocou Carlinhos Paraíba na vaga de Casemiro, com o objetivo de equilibrar mais o meio-campo.

Fernandão apareceu logo no primeiro minuto, pedindo falta de Fernando na área. Mas Simon não se deixou levar. Fernandinho seguia mais aberto pela esquerda, enquanto o camisa 9 aparecia centralizado. Marcelinho, com velocidade, recebeu uma bola de Fernandinho aos 10, correu pela esquerda e tentou o chute, mas a bola passou por cima do gol de Prass. Parecia que o primeiro tempo se repetiria, com o São Paulo atacando e o Vasco se defendendo.

Aos 17, o time carioca apareceu com perigo pela primeira vez na área são-paulino na etapa final. Fagner tentou cruzar rasteiro para Fumagalli na frente do gol, mas este não conseguiu dominar a bola.

Cansado de ver Fernandinho correr, mas não chegar ao gol, Baresi colocou Dagoberto em campo. O atacante não jogava pelo São Paulo desde a segunda partida das semifinais da Libertadores e chegou a falar publicamente que estava sendo injustiçado dentro do clube com comentários negativos. Ele voltou a ser relacionado somente neste jogo contra o Vasco.

Éder Luis tentou chegar à área são-paulina pela direita aos 27, mas Miranda, com uma categoria que não se via há algum tempo, desarmou o atacante. No minuto seguinte Jean arrancou pela direita e arriscou o chute da entrada da área, jogando a bola longe do gol e sem ver que Dagoberto entrava livre. A torcida reclamou.

Tentando provar que o banco não é o seu lugar, Dagoberto dançou diante de Fagner e passou pelo vascaíno em direção ao gol, mas o passe para Marcelinho não foi bom. Mesmo assim, o camisa 25 não sossegava. Arriscou o lançamento para Fernandão, mas Dedé se antecipou. Aos 32, o mesmo Dagoberto arrancou pela esquerda, cortou pelo meio e caiu na entrada da área, mas Simon não entendeu que houve a falta. Mais uma vez, a torcida chiou. Mas, aos 33, Fernandão caiu no mesmo lugar e o árbitro apontou a infração. Ceni apareceu para cobrar. Mas quem chutou, por cima do gol, foi Paraíba.

Marcelinho tabelou com Fernandão, aos 41, e chutou para o gol, mas Prass não deixou que a bola entrasse. Nos minutos finais, a pressão era ainda mais são-paulina. O Vasco, todo no seu campo de defesa, se segurava como podia. E conseguiu deixar o Morumbi com um ponto conquistado fora de casa. Sem a vitória tão importante para sua sequência, Baresi deixou o gramado sem saber do próprio futuro.

Fonte: GloboEsporte.com

 

A classificação ficou assim hoje, lembrando que a rodada é fechada amanhã:

tabela

 

O próximo compromisso será sábado, 28/08 contra o Cruzeiro em Belo Horizonte.  São Januário, como lembrou nosso amigo Lenon.

 

É isso amigos, desculpem estar atordoado assim, mas tenho certeza que vocês também estarão.

Saudações…/+/…

terça-feira, 24 de agosto de 2010

É uma casa portuguesa, com certeza!

Olá amigos, quero começar o papo de hoje agradecendo os 140 visitantes de Portugal que o nosso blog acolhe.

Eles são responsáveis por 15% das visitas no blog, têm o menor bounce rate, o maior tempo de visita E de páginas por visita.

E estes números são apenas desde que eu assumi o blog e cadastrei-o no meu Google Analytics, se levar em conta os números do Vinícius Almirante, isso triplica.

MUITO OBRIGADO! 

portugal-flag

 

Além disto, nada de muito novo no Vasco, mas quero deixar bem claro minha insatisfação com a diretoria no tocante ao assunto “Salário / Elenco”

Hoje ficou oficializado o empréstimo de Léo Gago ao Coritiba, e já chegou lá mentindo :

Léo Gago, no Coritiba: 'Saí de uma equipe grande e estou indo para outra'

 

O coxa, time simpático que não faz mal à ninguém, só possui um brasileiro conquistado nos pênaltis, porque o ADO do Bangu recebeu um dinheiro pra isolar aquela bola.

Mas voltando ao assunto:

Com esta, são 15 baixas no elenco desde Janeiro, ou seja, mais que um time.

Nosso banco segue uma progressão proporcionalmente reversa à nossa ascensão na tabela, e como todo mundo sabe, a falta de banco já tirou título de muitos times que foram favoritos desde que o brasileirão infelizmente passou a ser disputado nos pontos corridos.

Se brigaremos pelo título, não sei, mas com certeza o perderemos quando alguns setores do time sofrerem baixas devido à lesões, nomeadamente o centro de campo.

Nossa reserva:

Na zaga, temos muitos defensores fracos. Titi e Cesinha nos davam calafrios.

Nas laterais, considerando que Ramon volte finalmente ao time, não possui reserva, já que Ernani só em 2011. Carlinhos não têm a confiança nem de PC, já que ele prefere escalar Felipe por lá, e Max, é lateral DIREITO! E por falar em direito, com Max, temos três reservas sendo os outros dois Irrazábal e Granja.(quem também deve sair)

No meio, se Carioca,Rômulo ou Nílton falharem, o imediato é JUMAR. Sim, ele mesmo, ou Allan.

Na criação, Caíque havia se lesionado em Junho e a previsão era de retorno em 8 semanas. Ainda não trabalha com bola. Magno é o parceiro de Ernani, só em 2011, resta quem? FUMAGALLI. POUTZ

No ataque, Coelho voltou de lesão, mas pelo seu histórico, não deve demorar à voltar ao DM. Nunes também trabalha com bola, e os garotos Nilson e Lipe completam o time. De todos o ataque é o que menos preocupa, pois alguns de nossos meias podem cumprir a função de atacante.

O gol, graças aos céus, é uma benção, já que Fernando Prass nem de gripe sofre!

 

Meu Deus, será que Léo gago recebia tanto assim que sai do clube à custo zero e receberá menos no Coxa??

Será que a lateral esquerda é tão diferente assim da direita que PC não prefere improvisar por lá Granja ou Irrazábal??

Será que iremos para o segundo, que seria o terceiro mês de atraso?? ( Clube de futebol paga após o dia 20, quando as contas todas já venceram) no departamento de futebol? nem todo mundo recebe 10,20,30 mil não, tem gente que está quase ficando no escuro em casa…

Jesus gente, estou certo ou ficando doido????

Quem concorda levante a mão, faça-se o favor!

 

Amanhã pegaremos o “Sumpaulo”, em “Sumpaulo” pela rodada 16 do campeonato, às 22h, com transmissão pela rede BOBO.

Desejo aos rapazes uma boa partida, e uma boa viajem de volta com os três pontos, mas evitem a GOL, de preferência.

Não esqueçam de responder a nova enquete para participar do sorteio do Corsa!

 

 

 

(mentira)

Saudações…/+/…

domingo, 22 de agosto de 2010

Vasco x Fluminense, 15ª rodada

Olá amigos!

Quero adiantar que o post de hoje não seguirá aquele esquema que estamos acostumados. Não vou falar muito sobre a partida em si, porque acredito que nenhuma alma vascaína não assistiu a partida, seja no Maracanã ou pela TV, e vou direto para minhas considerações:

  1. Não perdemos 3 pontos, conquistamos 1. Dói meu coração falar isso, mas o time deles é MUITO bom. Podem falar o que for de Muricy, mas o cara arma esquema como poucos, muito volume de jogo, todos atrás da linha da bola, uma coisa não muito bonita, mas que ganha partidas.
  2. Para quem ainda duvida de Carlos Alberto, acho que hoje foi o ponto final de qualquer discussão. Dentro de campo não há outro jogador vascaíno de se doe tanto, e com tanto talento. Carlos Alberto pode ter o que aprender ainda fora das linhas, e em breve chegará na maturidade certa, mas naquelas 4 riscas de cal, ninguém ensina nada para ele, e pelo que faz em campo, deveria estar na lista de Mano Menezes.
  3. Nílton fez mais uma exibição perfeita. PC encontrou a função certa para ele. Hoje ele foi em todas as bolas que passavam por Felipe ( e foram muitas) ganhando a maioria, senão todas. Além disso, está saindo com a bola dominada sem perigo, coisa imprescindível para um cabeça de área hoje.
  4. Felipe na lateral esquerda hoje, é piada. Quando vi que PC testou-o assim nos treinos, sabia que lá vinham problemas pela frente. Bato palmas para ele ter se sacrificado tentando ajudar a equipe, mas…
  5. Como não falar daquela molecagem na área? Felipe, você têm32 anos, nada no futebol é novo para você e mais que ninguém neste time deveria saber que na área não se sai jogando. Pode ser o Felipe, Messi ou Cristiano Ronaldo; área é lugar de dar chutão. O pior foi quando, entrevistado após o jogo, admitiu a culpa no lance, mas respingou a responsabilidade em Zé Roberto ( quem aliás, fez péssima partida). A diferença é que, o Zé Roberto interceptou o cruzamento de Émerson e pegou a bola quente, quando tentou se livrar dela, Júlio César foi mais rápido, portanto, para o Zé Roberto pode ter faltado habilidade, mas quem pecou por irresponsabilidade é ele, Felipe. Acontece, bola pra frente.
  6. Que falta faz Ramon! E ele nem está treinando com bola ainda.
  7. Mais uma boa partida de Dedé. Esta semana que passou, saiu uma matéria no Globo Esporte dizendo que ele era o atleta que mais desarmou no campeonato brasileiro até aqui. Eu fui um dos que queimou a língua com ele.
  8. Quem também fizeram boa partida foram Fágner e Éder Luís, claro. Além dos gols, correram e lutaram muito, o segundo, inclusive permaneceu de pé mesmo sofrendo com câimbras depois que PC havia usado as três substituições.
  9. Pode parecer bobagem, mas ao ver Muricy ajudando Éder Luís a esticar a musculatura da perna que sofria de câimbras, lembrei subitamente que isto tudo, é apenas um jogo. Um belo, e delicioso jogo, mas nada mais que isso,e o ser humano que está lá, trajando preto e branco ou tricolor, vem em primeiro lugar…
  10. coisa que este bando de IMBECIS parecem não saber:

Torcida de Vasco e Flu se enfrentaram no Méier; duas pessoas foram detidas


Domingo, 22/08/2010 - 17:45

O clima no entorno do Maracanã antes do clássico entre Fluminense e Vasco, neste domingo, é de tranquilidade. Mas em um bairro vizinho, o Méier, torcedores das duas equipes entraram em confronto em frente ao hospital Salgado Filho. Na briga, foram utilizados até morteiros. Duas pessoas foram detidas pela polícia militar. As informações são da Rádio Globo.Fonte: GloboEsporte.com

A classificação do campeonato ficou assim:

tabela

E o próximo compromisso será outra pedreira: São Paulo dia 28/08 no Pacaembu.

Hoje, o Sampa perdeu de 3-0 para o Corinthians ( que será nosso adversário na seqüência) e atravessa péssima fase, mas estes jogos se revelam particularmente difíceis, principalmente no campo adversário, contudo, penso que depois do que o Vasco fez até aqui, são três pontos que virão de São Paulo.

Agora, fiquemos na esperança que a diretoria acerte os salários para já esta semana e acabe com esta sacanagem.

 

Saudações,…/+/…

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

112 anos de glórias

“Aos 21 dias do mes de Agosto de 1898, as 2:30 horas da tarde, reunidos na sala do prédio da Rua da Saúde numero 293 os senhores constantes do livro de presenças, assumiu a presidência o Sr. Gaspar de Castro e depois de convidar para ocuparem as cadeiras de secretários os senhores Virgílio Carvalho do Amaral como 1o. e Henrique Ferreira como 2o., declarou que a presente reunião tinha o fito de fundar-se nesta Capital da Republica dos Estados Unidos do Brasil, uma associação com o titulo de Club de Regatas Vasco da Gama (…)”

Para quem não conhece, este trecho é a abertura da ata de fundação do clube com a mais bela história do Brasil.

Hoje o nosso amado Vasco completa 112 anos de glórias, e tudo que se disser sobre ele, é chover no molhado, portanto, peço a vossa licença para relatar hoje, não notícias como o habitual, mas um depoimento próprio:

Pra mim, ser Vasco é muito mais que uma opção. É uma obrigação moral, daquelas inapeláveis e que não necessitam de explicação.

Para mim, Gabriel Gago, ser Vasco é uma extensão da minha personalidade e uma característica que inseparável da minha pessoa.

É fácil escolher time de futebol para torcer.Normalmente são os últimos que sagraram-se vencedores de competições importantes, os times da moda do momento, mas o Vascaíno, como eu costumo dizer, não escolhe o time, mas é escolhido.

O Vascaíno (sim, com letra maiúscula) é compelido à torcer pelo Vasco, ele se identifica de uma maneira irreversível e arrebatadora com a cruz pátea que carinhosamente chamamos “de malta”  e tal paixão não têm volta.

 

Muitas crianças são “obrigadas” à tomarem o time dos pais para si, e comigo não foi diferente… mas que fortúnio! Filho de imigrantes portugueses, que chegaram neste solo pátrio pelos porões de navios abarrotados de pessoas humildes, esperançosas de fazer uma vida para si em “além-mar”, cá estou, com os olhos marejados a escrever esta meia dúzia de palavras, à tentar explicar o inexplicável: Por que sou Vascaíno.

Talvez porque o Vasco é um exemplo de superação. É resistir à inúmeros ataques, esquemas, armações, jogadas e artimanhas, e  mostrar que você só precisa da verdade e da vontade de Deus ao seu lado para prosperar, como foi com este clube.

Contudo, a melhor resposta que tenho para isso é: Ser Vascaíno não foi uma opção minha, é simplesmente uma extensão de quem eu sou, e eu nunca poderia ser nada além de Vascaíno.

Obrigado ao meu pai, por me passar essa paixão, à minha mãe que nunca o impediu de levar aquele garoto para assistir uma partida,e à minha irmã que torce comigo até hoje.

Obrigado Henrique Ferreira Monteiro, Luís Antônio Rodrigues, José Alexandre de Avelar Rodrigues e Manuel Teixeira de Sousa Júnior, acho que hoje vocês estão muito orgulhosos aí em cima.

Saudações…/+/…

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

D’Ale Vasco

Saudações, nobres amigos!

Animados para a farra de domingo? Eu também,nosso amado gigante da colina completa 112 anos de história no sábado, e o presente fica para domingo.

Antes de começar a falar sobre as notícias da semana, quero fazer um apelo:

Se vocês nãos costumam ouvir o programa “Só da Vasco”, eu recomendo.

Não quero entrar em polêmica sobre política, coisa que odeio, todos sabem que o programa é da situação, e o "casaca no rádio” da oposição, mas ouçam, não precisam concordar com tudo, dependendo da sua orientação sobre a política do Vasco, mas é um programa bem feito, com pautas interessantes, que vai ao ar todas as terças das 21h às 23h na fluminense AM 540.

Vamos ao que interessa:

Clássico entre Vasco e Fluminense pode ser o de maior público do Brasileiro”

Acho que sim, torço para isso e que seja com normalmente os jogos contra o Fluminense são: tranquilos.

E prova de que a casa estará cheia, é que até o momento, 46 mil ingressos já foram vendidos.

Não faltam boas atrações, o Vasco vive grande momento, faz aniversário no fim de semana e enfrenta o líder do campeonato.

Por falar em líder do campeonato, quanto tempo fazia que os quatro do rio não estavam ao mesmo tempo entre os dez primeiros?

A tendência é que a renda seja penhorada mais uma vez. Segundo Nelson Rocha, o advogado do caso Euller conseguiu um parecer favorável na justiça para tal, passando à frente de muitos outros processos inclusive. Até lá pode ser que algo mude, mas até agora, não há novidades sobre.

 

Nelson Rocha diz que verba da Eletrobrás deve ajudar a pagar salários”

No mesmo programa, Nelson afirmou que há possibilidade de haver uma decisão favorável no caso da pendência da Eletrobrás em breve.

Acho que sobre isso não se precisa falar, ninguém merece trabalhar e não receber.Tudo bem que Zé Roberto deva receber uns trinta contos por mês, mas quanto maior a renda de uma pessoa, maior suas dívidas, certo?

 

- Léo Gago vem sendo especulado no coxa, embora seu alto salário (R$ 80 mil) seja empecilho.

Aqui, todos sabem que eu tenho preferência pelo Léo Gago no lugar de Rômulo. E não é que eu não aprecie o futebol dele, pelo contrário. Mas acho que cabe no Rômulo um pouco mais de maturidade. Aquela gracinha no jogo contra o Prudente quase custou caro e pelo menos para mim, mostrou que ele queimou etapas. Eu quero o Rômulo jogando sim, acho uma baita promessa, mas não dono da posição, que para mim, devia ser de Léo Gago que além de ser um volante seguro, leva muito perigo ao adversário com seus chutes de longe.

Tem gente que só porque ele é cria da casa, enche a bola do Rômulo e bate no Léo Gago. Mas isso é porque Nílton e Rafael Carioca estão jogando muito bem! E o “bucha” acaba sendo ele. Se Carioca e/ou Nílton estivessem mal, aí a coisa mudava de figura.

Mas pelo andar da carruagem, a tendência é que ele logo vá embora. A diretoria não vai perder a chance de se livrar desse salário tendo um garoto recebendo 10% disso no time.

 

“Dinamite entregou camisa do Vasco ao escritor João Ubaldo Ribeiro”

Bela lembrança de nosso presidente, presenteando um dos mais importantes escritores lusófonos vivos, quando o mundo a pouco perdeu outro, Saramago.

Ribeiro para quem não conhece,e não culpo ninguém por isso, já que se da pouca atenção à escritores neste país, foi vencedor do prêmio Camões de 2008, o mais importante para escritores da língua portuguesa. É também o autor dos romances A casa dos budas ditosos, Sargento Getúlio e O sorriso do lagarto,além de um imortal da academia brasileira de letras.

 

“Dorival Jr. confirma que pediu contratação de Thiago Martinelli para o Santos”

Opa, sim senhor, quer que embrulhe para presente?

“Em parceria com Patriotas, Vasco terá time de futebol americano masculino”

Após a integração da equipe das Coyotes no feminino, chegou a vez do Vasco abraçar a equipe masculina dos Patriotas.

Eu, particularmente não sou fã de futebol americano, e acho que chamar de futebol americano um negócio jogado na praia é o maior absurdo. Mas, esporte é esporte, e para quem gosta dele é um prato cheio.

“Luizinho volta ao Vasco para fazer estágio com PC Gusmão”

Ele mesmo, Luís Carlos Quintanilha volta à são Januário. Mas não é para integrar a comissão técnica não, Luizinho fará um estágio com PC para ingressar na carreira de treinador.

“Mandarino confirma negociação de patrocínio com a Ale

A manchete que inspira o Post de hoje é esta. O VP de futebol do Vasco confirmou que é com a Ale que o Vasco está negociando.

Eu fico sempre apreensivo quando essas notícias vazam, vamos torcer para que já que ele falou, o negócio esteja na ponta da caneta.

A Ale é uma rede de postos nova no Rio, com foco principal em grandes áreas urbanas, e para ela seria um grande negócio.

Para o Vasco não sei…

Base do Vasco firma parceria com Aeronáutica para utilização de campos”

É impressionante o relacionamento do Vasco com as forças armadas!

O time principal já utiliza o CIAGA da Marinha para treinar, e agora a base utilizará o DARJ da Aeronáutica que fica a 10 minutos de São Januário.

O Caminho é por aí, se hoje não temos as condições ideais para treinar, a solução (temporária) é procurar parceiros para tal.

Eu tenho uma dúvida no entanto, e desculpem a ignorância: É feito algum tipo de compensação financeira?

“Vasco divulga telefone e contato online com Ouvidoria do Clube”

Isso me pegou de surpresa, apesar de ser algo que pelo menos deveria ser obrigatório.

Bacana, eu acredito ser um passo muito importante para aproximar ainda mais o clube da torcida.

Futebol é comércio. Eles nos vendem espetáculo e nós compramos. Como consumidores, temos que saber aonde reclamar quando for preciso, e eles como fornecedores precisam saber o que se passa com seus clientes.

“Felipe, Zé Roberto e Max sentem dores e são poupados do treino”

Felipe e Zé Roberto sentiram dores musculares leves e não preocupam tanto, já Max sente dores desde a partida contra o prudente.

A “left-esquerda” do Vasco parece querer fazer mais uma vítima depois de Ramon e Ernani.

Reinauguração do Calabouço prevista para 1ª quinzena de setembro”

Esta notícia para mim é especial. O calabouço fica muito próximo de onde eu morava e era meu principal contato com o Vasco, afinal de contas, antes de IR a São Januário meus ingressos eram comprados lá! Não é segredo que não só sócios usavam da sede, eu mesmo tive a minha cota de visitas, e a última bravata da administração Eurico foi de transformar a sede em um calabouço de verdade. Fico contente em saber que a sede será reinaugurada em breve, primeiro com o Salão, afinal é a principal fonte de receita da sede, e mais tarde toda a sede receberá melhorias. Alguns lugares nos tocam o coração.

 

Por hoje é só!

Saudações, amigos!…/+/…

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vasco x Grêmio prudente, 14ª rodada

Olá amigos!

O post demorou um pouco mais que o normal, peço que me desculpem, pois o meu problema agora é com a NET.

 

Mas vamos ao que interessa:

Ganhar a qualquer custo. Esta têm sido a sina do Vasco desde a volta da copa, e o futebol competitivo de “Computador Gusmão” têm se provado eficiente: 7 rodadas com 4 vitórias e 3 empates fora de casa, o Vasco não deixou de pontuar até agora. Do rebaixamento para a 9ª colocação.

Apesar do futebol superior, a primeira vitória como visitante do gigante da colina veio num placar apertado, garantido por uma cobrança de pênalti bizarra de Nilton.

O resultado levou o Gigante da Colina à nona colocação na competição, com 20 pontos, como eu já disse, um a menos do que o Botafogo, primeira equipe na zona de classificação para a Libertadores. O Grêmio Prudente permaneceu na 14ª colocação, com 15, dane-se.

O JOGO

Quem pensou que o Vasco fosse esperar o Grêmio Prudente tomar a iniciativa do jogo se enganou. Os cariocas partiram para cima dos paulistas e tiveram duas oportunidades seguidas. Aos três, Fágner cruzou para Zé Roberto, que fez o giro e rolou para Felipe. Pressionado por um defensor, o maestro errou a pontaria e chutou por cima do gol. Dois minutos depois, em mais uma boa trama, Eder Luís encontrou Max livre pelo lado esquerdo. Já dentro da área, o lateral finalizou por cima do travessão.

Aos nove não teve jeito. Fágner cruzou da direita e Eder Luís se antecipou aos zagueiros para abrir o marcador: 1 a 0 Vasco. O Gigante da Colina permaneceu com o domínio da partida, e os paulistas assustavam apenas nos contra-ataques. Aos 21, Wesley invadiu a área pelo lado direito e soltou a bomba. Fernando Prass tocou com o pé esquerdo antes de a bola estourar na trave. Quase o empate dos donos da casa.

O Vasco seguiu pressionando, conduzido pela boa atuação do trio ofensivo, formado por Felipe, Zé Roberto e Eder Luís. O lateral-direito Fágner também era um dos destaque do jogo. Aos 27, Zé Roberto recuperou uma bola no meio-campo, tabelou com Felipe, e arriscou da entrada da área por cima do gol dos paulistas. Em uma nova tabela entre os dois apoiadores, aos 32, o camisa 6 arriscou de fora e errou a pontaria.

A pressão dos cariocas seguiu até os últimos minutos da etapa inicial. Aos 35, Max cobrou escanteio na cabeça de Nilton. O volante subiu mais do que os zagueiros e cabeceou para fora. Oito minutos depois, Felipe rolou para Zé Roberto, que cortou um adversário, e chutou rente à trave do Grêmio Prudente.

O Vasco voltou para a etapa final pressionando o Prudente para ampliar o marcador. Logo aos dois minutos, Eder Luís tocou para Felipe na entrada da área. O maestro chegou batendo de primeira e a bola explodiu na defesa paulista. Três minutos depois, Zé Roberto recebeu ótimo passe de Fágner. Já dentro da área, o camisa 10 girou em cima de um zagueiro e chutou para defesa do goleiro Giovanni.

Enquanto os cariocas permaneciam tocando a bola em busca da melhor oportunidade, os paulistas não conseguiam chegar ao gol vascaíno. Aos 12, Fágner arriscou de fora da área para defesa de Giovanni. No minuto seguinte, o Vasco foi castigado. João Vítor soltou a bomba da intermediária, a bola bateu na trave e entrou. Sem culpa no lance, Fernando Prass não teve tempo de saltar para tentar a defesa.

Mesmo com o gol, o Vasco não se intimidou. Aos 20, Max lançou para Eder Luís dentro da área. O atacante ajeitou para Felipe, que chutou de primeira. A bola passou por cima do gol dos paulistas. O Prudente respondeu dois minutos depois. João Vítor arriscou de fora da área e Prass saltou para defender. Aos 24, PC Gusmão sacou Felipe, cansado, e apostou na entrada do garoto Jonathan, de 19 anos.

Aos 33, Max tentou invadir a área e foi derrubado por um zagueiro. Pênalti marcado pelo árbitro alagoano Francisco Carlos Nascimento. Na cobrança, Nilton bateu no meio do gol, Giovanni defendeu e, na sobra, o volante chutou para colocar os cariocas novamente em vantagem.

O Prudente ainda perdeu um gol inacreditável aos 40. Rafael Martins cruzou e Wanderley, dentro da pequena área, furou. No fim, o Gigante da Colina comemorou a sua primeira vitória fora do Rio de Janeiro.

Considerações:

  1. Fágner a cada dia deixa a imagem de jogador estragado para trás e confirma o que já esperávamos: que quando se livrasse das lesões seria um baita lateral.
  2. Prass salvou a lavoura outra vez, apesar de ter feito um golpe de vista errado no gol do Grêmio.
  3. Éder Luís me surpreendeu.
  4. Zé Roberto precisa finalizar mais.
  5. Felipe Menos.
  6. Max se não foi brilhante, soube sofrer o pênalti, e não cavar o pênalti.
  7. Dedé cada vez mais seguro.
  8. Eu já desisti do Nilson, e você?
  9. Lembram que eu disse que o Élton faria falta? Ontem o Vasco precisava de um homem de área para converter as chances que teve. E Nunes não entrou.
  10. Depois daquela gracinha de ontem, quando tentou driblar três adversários e perdeu a bola, Rômulo me comprovou que o sucesso já subiu à sua cabeça, e não entendo como PC enxerga mais futebol nele do que em Léo Gago. O garoto têm potencial mas não pode ser titular ainda.

A classificação do campeonato hoje é esta:

1

A próxima partida será o clássico sobre o embalado Fluminense dia 22/08 as 18h30. Parada duríssima e um teste de fogo para PC, superar Muricy Ramalho.

 

Hoje saiu uma notícia no Lance que merece atenção:

 

Vasco negocia patrocínio da manga com a Ale, diz jornal

 

Sabemos que a diretoria está correndo atrás de fontes de renda que mantenham o clube em pé enquanto a verba da Eletrobrás não é liberada, mas me preocupa essas especulações financeiras.

Em uma semana essa patrocinadora da manga já foi Ale, Perdigão e Bozzano… e até agora nada.

Talvez seja por causa do imbróglio com a Habib’s, que ninguém sabe a quantas anda.

E por falar em imbróglio, alguém se lembra que a Champs tinha acionado o Vasco na justiça?

É tanto processo, que a gente até esquece, virou coisa cotidiana. E quando digo “virou” não quero dizer que é de hoje na gestão Dinamite, que com o perdão do trocadilho, pegou uma BOMBA! ( HUAUHAUHAHUAHA)

 

Por hoje é só amigos!

Saudações…/+/…

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reversal russa

Olá amigos!

Para quem notou uma pequena queda na atualização do blog, tenho duas explicações:

1) Meu PC andava me tirando, blue screen toda hora.

2) Eu estou de férias, ora bolas…

 

Mas resolvido o problema 1, é chegada a hora de falar meia dúzia de bobagens sobre as últimas do gigante da colina:

Começarei debatendo sobre o “caso Carlos Alberto”

Como todos sabem, C.A é um jogador excepcional. E excepcional também é seu temperamento. Em menos de dois anos de Vasco, ele conquistou a torcida, os dirigentes, uma série B, e os corações de milhares de crianças pelo Brasil. E neste mesmo tempo levou quatro cartões vermelhos e vinte e três amarelos.

É verdade, juro podem conferir aqui!

Números dignos de um zagueiro, ou cabeça de área bem brucutu, Amaral-Style.

Apesar disso, todos amamos ele.

Porém, a imagem que ele começou a desfazer quando chegou no Vasco, parece ter voltado. A de um jogador problemático dentro de campo, pois fora, felizmente deixou de ser.

Essa imagem não foi construída pelos juízes, comentaristas, narradores, ou torcedores, ela foi construída por ele mesmo, e ele mesmo precisa apagar ela. Se ele vai conseguir, é um mistério, não sei nem mesmo se será possível um dia tal feito, mas o fato é que C.A não é mais um garoto promissor mas indisciplinado.

C.A hoje é um jogador reconhecido e desejado em qualquer lugar do país, pai de família e dono de seus 25 anos. A categoria de “promessa” já o deixou a muito tempo, ao contrário de sua habilidade.

Então o que falta para Carlos Alberto chegar à seleção?

Bom, falta ele botar na cabeça que, embora eu entenda que temperamento não se muda de uma hora para outra, que sua raiva tem toda razão de ser, afinal ele apanha o jogo todo vítima de um rodízio de faltas – nem sempre marcadas- , se seus marcadores não recebem cartão, MUITO MENOS PODE ELE.

Senão vira uma reversal russa!( Para quem não conhece o conceito de reversal russa, leia isso)

No futebol da  Rússia, cometem falta, mas quem leva o cartão é VOCÊ!”

Não estou dizendo que ele deva apanhar calado, afinal de contas aquela braçadeira não é só enfeite, o capitão deve sempre ser o porta voz dos jogadores em campo, mas tudo tem o devido jeito de se falar.

Não precisa chegar ao ponto de dizer:

O Sr. excelentíssimo juiz poderia, por gentileza, punir este jogador adversário por cometer esta infração utilizando de força desproporcional e colocando minha integridade em perigo, se não for incômodo?”

Mas que ele deve ter dito alguma palavra cabeluda para o Sr. Wallace Nascimento, deve!

 

Parodiando o Ben Parker: Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.

E usar a braçadeira do Vasco da Gama, não é para qualquer um não, afinal, ela já foi usada por gente do naipe de Bellini,Romário,Mauro Galvão e ELE, Roberto Dinamite.

Grandes coisas para “ Um pedaço de pano”

Ninguém é obrigado a usar a braçadeira, mas a partir do momento que você a carrega, têm a obrigação de dar exemplo.

E mesmo que não usasse, não seria menos grave suas infrações.

Portanto, Carlos Alberto precisava de uma conversa ao pé do ouvido, que já lhe foi dada por PC, e agora é apagar o que ficou para trás e mostrar que quer mudar, afinal, a diretoria fez um baita esforço para garantir sua permanência, e ele precisa mostrar que não foi à toa, e que ninguém taca pedra em árvore que não dá fruto.

 

Seguimos:

Éder Luís foi confirmado no ataque contra o Grêmio Prudente, e a explicação é que ele precisa de ritmo.

Justo. Mas não seria melhor começar com Jonathan, que vinha em grande momento, e em plenas condições, e lançar Éder ao longo da partida?

É chegado o segundo mês de salários atrasados no clube. Zé Roberto admitiu o óbvio, que incomoda, mas não pode atrapalhar.

Todos sabemos a condição financeira do Vasco. Além de muitas dívidas, temos rendas de partidas penhoradas, cotas da TV que já foram antecipadas, receita de patrocínio que não entra, ausência de parceiros alternativos no uniforme que não a Eletrobrás, e 50 mil fanfarrões inadimplentes no programa de sócios.

A parceira com a Eletrobrás se mostrou uma grande furada. Se o clube está atolado em dívidas, firmar parceria com uma estatal que requere certidões negativas de débito, chega ser piada. Ainda assim, tínhamos esperança de após tantos anos sem parceiro fixo, as coisas fossem melhorar. Não aconteceu. Dinamite afirmou que será explorada as costas da camisa e os calções para uma receita extra, além de utilizar a imagens dos novos reforços em ações de marketing. Se isso tudo sair do papel, mais o reforço da Ambev, talvez a situação melhore, mas nada será resolvido se a principal receita, da Eletrobrás, não for recebida.

Para continuar nesse embalo, é preferível talvez acertar com um novo patrocinador, se é que existem interessados, e se a parceria com a estatal acabasse sem nenhum tipo de ônus, coisa praticamente impossível.

Ou seja, não adianta chorar pelo leite derramado, e o jeito é conseguir as malditas CNDs para pagar as dívidas mais urgentes.

 

Juninho Pernambucano foi eleito o craque da década da França.

E não adianta argumentar ; “ Ah, mas também na França…”

Porque na lista ainda havia Barthez,Ribéry, Ronaldinho Gaúcho, Drogba e Pauleta. A escalação do time da década pode ser conferida no link da notícia.

Para mim, mais do que justa, Juninho foi o craque de um Lyon Heptacampeão francês, e que sempre deu trabalho na Champions League. Lá, ele é tido como um Deus, e é para lá que ele voltará após suas aventuras no deserto. Não como jogador, mas como dirigente do clube. E ele têm todos os motivos para isso.

 

Dedé elogia PC Gusmão e diz que o Vasco pode brigar pelo título.

Calma, Calma…

É verdade que no Brasileirão não há bicho-papão, e que o urubu em 2009 ganhou o penta após no final da 13ª rodada ocupar o 10º lugar, mas não vamos pôr a carroça na frente dos bois.

Para um time que a cinco rodadas ocupava a degola e possuía tantos problemas, está aspirando demais nesse momento. Não adianta se iludir, achar que os problemas do time acabara, porque não é verdade. PC melhorou o time 90%, mas ainda há um longo caminho a percorrer, e pode até ser que lá na frente o Vasco brigue na ponta da tabela, quem sabe, mas pensar nisso HOJE, é um “ufanismo” digno da obra de Afonso Celso.

Não adianta achar que a zaga é segura, porque não é. Não adianta pensar que não há buracos no meio, porque há. Não adianta pensar que o ataque é preciso, porque não é.

Como já disse, se não praticamos de um futebol bonito, somos altamente competitivos hoje, PC transformou um bando de perdidos num time, mas pensar em título é querer pôr esperanças demais nos torcedores.

Volto a dizer, não é impossível brigar pelo título, até vence-lo, mas na 13ª rodada dizer isso é brincadeira!

 

Como vocês já devem saber, o conselho fiscal reprovou as contas de 2009, e o conselho deliberativo irá analisar as mesmas. Em especial, o conselho fiscal questiona a negativa da diretoria sobre a suposta dívida com Romário de R$ 13 milhões, e os valores recebidos pelos atletas Geder e Souza pelo Vasco no chamado Mecanismo de Solidariedade na formação de atletas.

Pano para a manga!

domingo, 8 de agosto de 2010

Vasco x Vitória, 13ª rodada

Saudações amigos!

Hoje começo o post oferecendo a vocês meus votos de felicidades e meus parabéns neste dia dos pais. A minha jornada começou a vinte e um meses atrás e posso dizer que não há nada no mundo que traga tanta felicidade (e cabelos brancos) quanto a paternidade.

 

E o nosso amado gigante da colina nos deu um presente também: A vitória sobre o derrota-BA e a aproximação ao 10º colocado, que por coincidência é aquele clube da Gávea que não possui estádio e em menos de um ano teve três jogadores interrogados pela polícia.

Com isso, acho eu, o Vasco é o melhor clube no pós-copa, PC é o único invicto do brasileirão, e a cada dia nos aproximamos da parte da tabela que nos interessa.

Mas quem não viu o jogo e está lendo isto, pode ter a impressão de que foi mole,certo?

Errado, foi um sufoco dos infernos, 45 minutos de sangue suor e lágrimas após um bom primeiro tempo que acabou com um lance polêmico: Carlos Alberto, justo ele, foi reclamar acintosamente com o árbitro da partida após levar uma falta ( errado) e levou um cartão amarelo. Não contente, cinicamente bateu palmas debochando da decisão do árbitro ( mais errado ainda) que, muito puto, mostrou-lhe o segundo cartão e o expulsou. C.A não contente, continuou batendo palmas ( ainda mais errado, céus!) o que certamente o sr. juiz irá relatar na súmula e possivelmente renderá um gancho ao nosso capitano.

Na volta do intervalo, o derrota-BA logicamente veio pra cima,e restou ao Vasco defender-se como pôde.

Antes da análise da partida que será devidamente surrupiada da netvasco, quero fazer algumas colocações.

  • Nílton, novamente foi preciso. Na segunda etapa, coisa de 30’ disputou uma bola com um jogador do derrota-BA que teve direito até a lance de capoeira. Que garra,coisa de doido!
  • Sei que Éder Luís entrou para gastar tempo com a bola na frente, mas ele não acertou uma em!
  • Primeiro gol de Zé Roberto com a cruz de malta no peito.
  • Dedé fez um partidão, na base do Odvan Style a bola que passava na frente dele era rechaçada. Pode não ser um Cannavaro da vida, mas ele afasta o perigo, a cada dia se firma na titularidade.
  • Felipe joga muito, pena que a idade anda pesando.
  • Fágner NÃO PODE ser reserva do Irrazábal.
  • Boa estréia de Max! Não comprometeu, e deu o passe para o gol. Tirando aquela furada bisonha num rebote logo no início do segundo tempo, fez tudo certinho.
  • Aquele Renato continua pavoroso! Só que na época de Vasco não tinha o apelido de “Xampu”
  • O tal Schwenck é um descontrolado, deveria estar usando coleira, mas…
  • que gandula sacana!

A vitória veio suada, o time mostrou uma garra impressionante para segurar um resultado que podia ter ido para o espaço quando ficamos com um homem a menos, e mesmo jogando o segundo tempo todo assim, não lembro de UMA defesa de Prass. O que mostra que não só a zaga está se acertando, como todo o time entendeu a necessidade de defender. Futebol moderno é assim, a primeira linha de defesa são os atacantes, e PC desde sua chegada cobra isso.Se nosso futebol não é bonito, é altamente competitivo.

A torcida no final da partida gritou a plenos pulmões o nome de PC Gusmão, que admitamos, é um baita técnico! Pena que o Vasco, só o encontrou, e só está se acertando, no desenrolar do campeonato. Quando será que veremos o time chegar pronto no brasileirão?

Outra coisa que merece atenção, diz respeito à arbitragem. Não, não reclamarei da expulsão justa de C.A, mas quero uma explicação de por que Schwenck não foi expulso no lance em que deu um tapa em Fernando. A partida estava parada, Felipe no chão esperando a maca retirar-lhe de campo, e chega Schwenck para dizer-lhe alguma besteira, quando Fernando o afasta de Felipe. Nisso o atacante desfere-lhe um tapa nas costas. Se foi tapa é agressão, e se foi agressão, é para levar vermelho,e o árbitro Wallace Valente, próximo ao lance, fingiu que não viu.

Não sei vocês, mas eu estou farto.O Vasco constantemente é prejudicado pela arbitragem, mas em casa, contra o Vitória, é demais…

O JOGO

Com Felipe, Zé Roberto e Carlos Alberto começando pela primeira vez uma partida juntos, o Vasco começou pressionando. Aos sete minutos, Felipe foi derrubado na entrada da área. Carlos Alberto arrumou com carinho e cobrou. A bola explodiu no travessão e quicou perto da linha. Lee ficou só olhando e torcendo.

O Vitória entrou em campo com três desfalques. O goleiro Viáfara, com uma luxação em um dos dedos da mão direita, e o lateral Nino, com uma lesão na coxa direita, foram vetados pelo departamento médico. Já o experiente meia Ramon foi poupado. Mesmo assim, o time baiano estava bem organizado em campo e conseguia ficar bastante com a posse de bola. Mas faltava pontaria. E os chutes saiam sem direção.

O gol vascaíno saiu aos 22 minutos. A jogada começou com Carlos Alberto na direita, que tocou para Felipe no meio. O meia limpou a marcação e rolou para Rafael Carioca. De primeira, ele passou para Max, que chegava na lateral esquerda. O cruzamento foi rasteiro para Zé Roberto, que chegou pelo meio da área para completar para o gol sem chance para Lee. Um lindo gol. Com a assinatura da trinca de ases da Colina. Vasco 1 a 0. Foi o primeiro gol de Zé Roberto com a camisa cruzmaltina.

No lance de mais perigo do Vitória no primeiro tempo, Soares cruzou para a área e Schwenck completou para as redes... mas pelo lado de fora. Fernando Prass estava em cima da jogada.

No último minuto do primeiro tempo, em um lance bobo na lateral, Carlos Alberto perdeu a cabeça. O meia estava irritado com a marcação que vinha sofrendo e reclamou com o árbitro Wallace Valente, que não gostou do que ouviu e puniu o jogador com o cartão amarelo. Mas aí o capitão cruzmaltino foi irônico e resolveu bater palmas para o árbitro, que na hora puxou o cartão vermelho e expulsou o camisa 19. De cara fechada, Carlos Alberto deixou o gramado mudo e sem falar sobre o lance.

Com um jogador a mais em campo, o técnico Ricardo Silva resolveu partir para o ataque. E o Vitória voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Renato e Henrique entraram no time baiano nos lugares de Elkeson e Bida. Já o Vasco retornou com a mesma escalação. Paulo César Gusmão resolveu deixar Zé Roberto sozinho na frente com Felipe tentando a aproximação com o ataque.

O Vasco recuou e passou a tentar explorar o contra-ataque. Aos sete minutos, o time carioca quase fez o segundo. Rômulo arriscou de longe e a bola foi no ângulo direito. O goleiro Lee se esticou todo para fazer uma difícil defesa e evitar o gol.

Mas o Vitória partiu para o sufoco. E chegava com perigo. Porém pecava ao não conseguir finalizar e sempre tentar um toque a mais. O Vasco não tinha saída de bola e exagerava com os chutões sem direção para tirar a bola do campo de defesa. Aos 18 minutos, Felipe pediu para ser substituído. Estava cansado. Éder Luis entrou no time. Cinco minutos depois, Zé Roberto fez o mesmo. E Fumagalli foi para a partida.

O Vitória teve duas ótimas oportunidades em cobranças de falta na entrada da área. Na primeira, a cobrança de Egídio ficou na barreira. Na segunda, Renato chutou a bola passou por cima do travessão.

A torcida vascaína procurava ajudar o time e vibrava com todo chutão para frente e roubada de bola. Enquanto isso, os gandulas de São Januário passaram a esconder as bolas para tentar ganhar tempo. O atacante Schwenck chegou a se estranhar com um deles.

Com raça, o Vasco se defendeu de todas as formas. E o Vitória insistia nos cruzamentos para a área. Fernando Prass só precisou trabalhar em um chute rasteiro de Henrique. No fim, faltou objetividade ao Vitória. E o resultado foi comemorado como um título pelos jogadores vascaínos.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 VITÓRIA

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de agosto de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Márcio Eustáquio (Fifa-MG) e Guilherme Dias (MG)
Público pagante: 16.865 pagantes
Cartões Amarelos: Carlos Alberto e Dedé (Vasco);Lee, Soares, Wallace, Egídio, Henrique e Schwenck (Vitória)
Cartão Vermelho: Carlos Alberto (Vasco)
Gol: VASCO - Zé Roberto aos 22 minutos do primeiro tempo
VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Fernando e Max(Jumar); Nilton, Rafael Carioca, Rômulo e Felipe(Éder Luís); Zé Roberto(Fumagalli) e Carlos Alberto
Técnico: PC Gusmão
VITÓRIA: Lee; Jonas, Anderson Martins, Wallace e Egídio; Vanderson), Bida( Henrique), Ricardo Conceição e Elkeson(Renato); Soares(Renan Oliveira) e Schwenck
Técnico: Ricardo Silva

A classificação do brasileiro hoje é esta:

tabela

De novidades, a saída de Élton que defenderá o Braga, e Jéferson que irá para o Avaí,  surfar e conhecer a ilha de Lost.

Élton fará falta, o Vasco fica apenas com Nunes de centroavante*, já a saída de Jéferson, para mim, é a permanência de Fumagalli, uma vez que os dois desempenham a mesma função. Como todos sabem, não sou fã do futebol de Fernando Fumagalli, mas pelo menos ele não vive no estaleiro que nem o Jéferson.

Edit:09/08/10

Na verdade, ainda temos Rafael Coelho no elenco. Eu não o considero um atacante de área, um centro-avante de ofício, mas como o próprio se considera,fica aí a lembrança. Se Rafael finalmente se curar de seus problemas, é um cara que eu tenho grande esperança, então fica aqui a torcida para que ele volte a trabalhar com bola logo.

Por hoje é só!

Saudações…/+/…

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Caravela?

Saudações amigos!

Após a polêmica “Jonathan X P.Coutinho”,(rsrs) é chegada a hora de comentar novas notícias:

Mercado:

Duas notícias ruins:

Primeira:

Jumar ainda não foi para o Avaí. Inclusive jogou contra o Bangu.

Eu quero mais é que esse encosto suma logo, para ter certeza de que Léo Gago não vá para lugar algum.

Segunda:

Jéferson ainda não definiu sua ida para o mesmo Avaí, que está montando uma filial do Vasco. ( Jéferson,Jumar,Leandro Bonfim)

O motivo seria financeiro; o Vasco não aceitou liberar o jogador de seu contrato sem uma compensação, a custo zero.

Eu, não gosto do futebol do Jéferson, além dele ser um baita estragado que toda hora se machuca. Contudo, se Fumagalli realmente sair ( falaremos mais à frente) ficaremos com poucos meias para compor o elenco. Vale lembrar que Magno só volta a jogar ano que vem. Qualquer um que já tenha jogado Championship Manager sabe que mais vale a pena liberar um jogador de graça do que manter ele comendo uma parte da sua folha salarial sem render nada.

Mas, voltando a falar sobre Fumagalli; Seria o nome da vez na barca, junto com Élton e Élder Granja.

Acho que não fará nenhuma falta. Nunca mostrou aqui o futebol que mostrava no Sport Recife, é pouco criativo, deve ter feito dois gols nesse tempo todo e provavelmente possui um salário maior que boa parte dos reservas.

O mesmo vale para Élder Granja. Eu me enganei quando ele foi anunciado, achando que o Vasco iria recuperar seu futebol dos tempos de Inter-RS. Ledo engano. Sua melhor partida com a cruz de malta foi quando não valia nada, na copa hora contra o Avaí. De resto, um futebol tímido, com medo de apoiar, de poucos cruzamentos. Foi suficiente enquanto Fágner estava machucado, mas perdeu a vaga assim que este voltou de lesão. Que por sua vez, parece ter perdido a vaga para Irrazábal inexplicavelmente. De qualquer maneira, três laterais direitos profissionais no elenco, é muito, e Granja está sobrando.

Élton: Agora, respire fundo um momento. Tente se lembrar de quantas partidas ganhamos na série B por 1-0, gol dele. Quantos gols decisivos ele fez em 2009? Se pensarmos bem, Élton, além de artilheiro da equipe, foi a referência no ataque, e garantiu muito “bicho” para esse time. Este ano, está lutando contra muitas lesões, mas merece um voto de confiança, e um apoio também. Prova de que está quase pronto, é que marcou três gols na vitória do expressinho sobre o Bangu ontem por 4-0. Fará muita falta se sair, até porque ficaremos com apenas um atacante de área, Nunes, quem não me convence.

Nesta barca, cabe muita gente para limpar a folha salarial. Pimpão, Granja, Fumagalli,Magno, Ernani, Caíque, Jumar, Martinelli,Coelho…

Não sei se vocês concordam comigo, mas ao meu ver, nenhum deles faria falta. Rafael Coelho é um cara promissor, mas assim como Pimpão, têm o nome costurado na boca do sapo, enterrado em terra preta de cemitério, numa encruzilhada, sexta-feira 13.

 

Financeiro:

Segundo a coluna de Flávia Oliveira no Globo de hoje, “Brahma e Vasco da Gama anunciam parceria amanhã. A cerveja da Ambev estará estampada em placas em São Januário, no centro de treinamento ( HÃ??) e no site do time. Também vai reformar o bar do estádio e abrir botecos temáticos Rio afora.”

Por isso, estima-se uma renda anual de 2,5 milhões. Acho pouco, mas como diria meu velho pai : “ Mais vale um peito na mão do que dois no sutiã” ( DESCULPE O COMENTÁRIO, CARLA ;D )

 

O tamanho do rombo: A diretoria do Vasco tem em mãos um novo levantamento sobre a dívida do clube. Segundo os dados do departamento de finanças, o débito cruzmaltino atualmente chega aos R$ 327 milhões. Neste bolo estão R$ 115 milhões de dívidas com impostos, R$ 32 milhões de passivos trabalhistas e R$ 31 milhões de ações cíveis.

Durante os últimos dois anos – de julho de 2008 até o julho de 2010 - o Vasco pagou R$ 71.164.309,99 de dívidas antigas, segundo o levantamento.

Isso não é nada, o Liverpool-ING possui uma dívida de 320 milhões também. Só que lá eles têm o Fernando Torres, o Mascherano… vai entender…

 

Diretoria espera captar 6 milhões/ano com novas lojas Gigante da Colina.

Só não explicam que esse rendimento é quando ao final de cinco anos, estiverem cem lojas inauguradas…

 

Segundo Marcos Blanco, será lançada uma linha de produtos para Fernando Prass, assim como a de Carlos Alberto: Camisas personalizadas, bonecos, só não terá peruca porque lá se vão 32 anos né…

 

Elenco:

Ramon e Titi se lesionam e desfalcam o time:

Ramon sofreu estiramento de grau 1/2 na coxa esquerda e deve desfalcar o time por 3 semanas. Isso mesmo, Ramon se lesionou DENOVO.

Já Titi apresenta um estiramento de grau 2 (mais grave do que o de Ramon) na coxa direita e a previsão é de que fique de fora da equipe por 4 semanas. Fernando deve assumir a posição.

Já dei minha opinião aqui sobre a escalação de Fernando num esquema de 4-4-2; só se um volante jogar na cola dele, porque apesar de ser o melhor zagueiro do Vasco DENTRO da área, fora dela é presa fácil.

Enquanto isso, Dedé vai se firmando, veja só…

 

Por hoje, não vejo mais nada que mereça uma atenção especial.

Então peço-lhes a licença de propor um assunto:

Mano Menezes, o novo técnico da seleção como vocês sabem, já anunciou sua primeira lista de jogadores, que vocês também já devem conhecer.

Não dá para acertar tudo, principalmente na primeira convocação, afinal de contas, o trabalho têm que partir de algum lugar, mas alguém me explica o que Jucilei, Rafael e Éderson estão fazendo lá?

Se é para chamar alguém do Corinthians, não seria melhor o Elias?

Outra; Fernando Prass não é melhor que Jéferson e Renan, não?

Eu bato palmas para Mano no entanto, quando ele convoca Lucas e Victor, que para mim, deveriam ter ido à África.

E o quarteto do Santos? Eu não sou um dos que pediram Neymar na seleção, embora ache que Ganso merecia ter ido, mas acho que ele deveria ter convocado logo eles mesmo. Das duas uma: Ou os caras chegam lá e mostram o futebol do Santos na seleção, e todos ficam felizes, ou amarelam, e param de azucrinar a cabeça dele.

Coutinho não têm vaga, já que a palavra de ordem é renovação?

 

Mudando de alhos para bugalhos:

Ricardo Teixeira exigiu que seja dada uma atenção especial aos atletas que atuam no Brasil.

Será…repito: SERÁ que se ele SÓ convocasse atletas que atuam aqui, não ajudaria a segurar nossos atletas no país?

Pense: Quantos atletas de nível de seleção não escolheriam permanecer aqui, ou até voltar para cá?

 

Enquanto pensamos, que tal escutar um pouco de Beatles, cantado por Eric Clapton?

domingo, 1 de agosto de 2010

Vasco x urubu, 12ª rodada

Boa noite, nobres!

Poderia ter sido melhor, não?

Num final de tarde onde tenho que BATER PALMAS para a torcida do Vasco que foi “esmagadoramente maior” como disse Luis Penido, o time não acompanhou a torcida e não o contrario dessa vez.

Pela série invicta do Vasco, a expectativa era de que vencêssemos com folga. Isso mesmo, essa estória que clássico não têm favorito é papo furado, que nem “De graça, até injeção na testa”. Porra nenhuma, se um caboclo vier me dar uma injeção na testa, mesmo que de graça, vai arrumar uma quizumba.

O gigante da colina não aproveitou esse favoritismo e o empate não foi bom para nenhum dos dois times, o urubu continua longe da metade superior da tabela ( dane-se) e o cruzmaltino não conseguiu se distanciar mais da zona do agrião.

Vamos à análise da Globo, muito melhor que a minha.

Rubro-negros e vascaínos não mereciam um futebol  tão ruim. Em jogo com a presença de 60.202 torcedores – maioria cruzmaltina e recorde da competição -, Flamengo e Vasco fizeram o clássico dos milhões...de erros e não saíram do 0 a 0, no Maracanã, neste domingo, pela 12a rodada do Brasileirão.

Em noite marcada pela falta de qualidade dos atacantes, uma caneta de Felipe em Cristian Borja e uma série incrível de defesas de Fernando Prass nos minutos finais destoaram do ritmo sonolento. Com o empate, o Rubro-Negro foi a 17 pontos e caiu para a oitava colocação na tabela. O Vasco, por sua vez, com 14, subiu para 15o.

Na próxima rodada, o Flamengo vai ao Pacaembu, encarar o Corinthians, domingo, às 16h (de Brasília), e os vascaínos, no mesmo dia, recebem o Vitória, às 18h30m, em São Januário.

O JOGO

Burocráticos e com poder de fogo praticamente nulo, Flamengo e Vasco maltrataram a bola nos 45 minutos iniciais. Com exceção de lances isolados dos estreantes Felipe e Zé Roberto, a partida foi marcada por um show de passes errados e jogadas criadas em ritmo lento.

Com a marcação adiantada, o time cruzmaltino até demonstrava maior disposição no início. Nada, porém, que assustasse Marcelo Lomba. Muito pelo contrário, a melhor chance caiu nos pés do Flamengo. Aos cinco, Juan descolou excelente passe para Kleberson, que dominou dentro da área e chutou por cima do gol de Prass.

Povoando o campo ofensivo, o Vasco até tentava pressionar, mas tropeçava nos próprios erros ou parava nas inúmeras faltas cometidas pelos rubro-negros. Nunes, de cabeça, aos 10, e Zé Roberto, em chutes de fora da área, aos 19 e 24, até colocaram Lomba para trabalhar, mas sem maiores dificuldades.

Com a marcação individual de Willians, Felipe buscou espaços alternando da esquerda para a direita. Na melhor jogada do camisa 6, o goleiro do Flamengo mais uma vez apareceu bem em conclusão da intermediária aos 29.

Pressionado, o Fla apostava nos contra-ataques. Petkovic, porém, estava muito apagado, e Juan se transformou no responsável por criar a maioria das jogadas pela esquerda, nas costas de Irrazábal. Aos 40, o lateral serviu Kleberson, que, dentro da área, se atrapalhou todo e perdeu a bola em lance que deu o tom da primeira etapa: alguma vontade e muitos erros.

O segundo tempo começou um pouco mais veloz, mas com o mesmo número de erros de passe e conclusão. Digno de aplausos mesmo, só a bola entre as pernas de Felipe em Cristian Borja, aos quatro minutos. Na sequência do lance, Zé Roberto recebeu em boa condição dentro da área e tropeçou nas próprias pernas antes de finalizar.

Felipe disputa jogada com Angelim (Foto:Reprodução)O lance acordou o Flamengo, que no contragolpe teve mais uma boa chance com Kleberson. O volante recebeu bom lançamento no bico da área pela direita, dominou no peito e chutou forte. Fernando Prass evitou o gol. O raro bom momento do jogo animou os torcedores e, mesmo em minoria, os rubro-negros começaram a cantar mais alto.

Aos 11, Val Baiano, enfim, deu o ar da graça. Após cobrança de escanteio de Pet, Jean escorou para o atacante, que girou e chutou na rede pelo lado de fora. Depois dessa jogada, a partida voltou ao ritmo sonolento do primeiro tempo com um perde e ganha incrível no meio-campo.

Destaques de suas equipes, Felipe e Willians pediram para sair e diminuíram ainda mais as chances de boas jogadas. As equipes, então, resolveram apelar para a correria. E foi desta forma que o Vasco quase tirou o zero do placar aos 32 e aos 34. Primeiro, Fagner tabelou bem com Éder Luís e parou na saída arrojada de Marcelo Lomba. Em seguida, Éder Luís apareceu bem novamente, aproveitou saída de bola errada de Léo Moura, mas chutou em cima do goleiro rubro-negro.

Entretanto, se Lomba mostrou eficiência em lances simples, Fernando Prass foi sensacional e chamou para si todos os holofotes. Aos 41 minutos, em boa trama do ataque do Flamengo, Juan serviu Vinícius Pacheco, que girou e chutou para a defesa do goleiro. Cristian Borja, no rebote, cortou Fernando e parou novamente em Prass. Na sequência, Juan voou de peixinho, cabeceou firme e...Prass evitou o gol de forma incrível. Como se não fosse suficiente, aos 48, em falta cobrada por Petkovic no ângulo, o goleiro vascaíno decolou mais uma vez para garantir o 0 a 0.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 0 X 0 VASCO

Competição: Campeonato Brasileiro - 12ª rodada

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01/08/2010 (domingo)
Hora: 18h30min (de Brasília)

Árbitro: Péricles Bassols (RJ/FIFA)
Assistentes: Hilton Moutinho (RJ/FIFA) e Marco Aurélio Peçanha (RJ)

Renda: R$ 1.368.290,00
Público: 60.202 presentes; 50.447 pagantes

Como entram quase  10 mil cabeças num jogo sem pagar???????

Cartões amarelos: Val Baiano, Kléberson, Jean, Corrêa (Flamengo); Zé Roberto (Vasco).
Cartões vermelhos: -

GOLS: -

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura [cap], Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Corrêa, Willians (Michael 32'/2ºT), Kléberson (Fernando 16'/2ºT) e Petkovic; Cristian Borja e Val Baiano (Vinícius Pacheco 20'/2ºT). Técnico: Rogério Lourenço.

VASCO: Fernando Prass; Irrazábal (Fágner 21'/2ºT), Dedé, Fernando e Carlinhos; Nilton, Rômulo, Rafael Carioca e Felipe [cap] (Éder Luís 25'/2ºT); Zé Roberto e Nunes (Carlos Alberto 13'/2ºT). Técnico: Paulo César Gusmão.

Voltando às minhas palavras:

A globo está certa quando diz que foi o clássico dos MILHÕES… de erros, o Mano Menezes deve ter ficado P*** da vida.

Visivelmente, o Vasco ganhou qualidade com Felipe e Zé Robertol pena que não puderam estrear antes, pois ambos estavam visivelmente fora de ritmo. Felipe mais que Zé. No caso de Zé Roberto, foi menos percebido por causa da idade claro, e até pelas características dele, que é um jogador de pura velocidade, ao contrário de Felipe que é um “maestro” e proporcionou o lance mais bonito da partida ao dar uma caneta esculachante em Borja do urubu.

Éder Luís foi lembrado só no final do jogo, e não fez muito, mas mostrou, ao meu ver, qualidade e velocidade, e que o negócio vai ficar embaçado para “Computador" Gusmão” escolher o ataque, se é que ele vai manter Nunes na equipe.

Carlos Alberto, que não vinha 100% fisicamente, o que aliás ainda não aconteceu este ano, mostrou empenho, e esporadicamente habilidade, mas foi prejudicado pelo mesmo motivo de seus companheiros que estreavam.

Agora, Irrazábal não correspondeu ao PC. Saiu substituído por Fágner, cover de Jesse James, ao coro da torcida que gritava seu nome. Aqui e ali, Irrazábal mostrou habilidade, é bem rápido, mas em outros, se enrolou sozinho com a bola. Precisa de tempo, mas hoje, eu não sacaria Fágner do time de maneira nenhuma.

Por falar em sacar do time, um cara que eu vinha criticando bastante, hoje, foi impecável; Nílton. Me corrijam se estiver errado, mas ele ganhou praticamente todos os lances hoje. Desarmou com precisão, e soube sair com a bola nos pés sem perder a mesma. Realmente muito bom!

Outra coisa que merce ser notada: O zagueiro Fernando, num esquema de três zagueiros atua melhor. Ele é um baita zagueiro jogando na sobra, têm um grande senso de posicionamento, sabe aonde a bola vai passar, mas no um-a-um é fraco. Alto e lento, quando sai da área é presa fácil. Gosto dele, mas nesse esquema, Dedé, cada dia vai se firmando e sendo mais seguro, apesar de um recuo perigoso ontem, e Titi parecem mais prontos. Resta saber o que o tal Jadson sabe fazer, coisa que deve demorar.

Agora, BOM BOM mesmo foi ele: Fernando Prass. Sem palavras, vejam o vídeo e me digam se ele não merecia estar na lista de Mano mais que Jéferson ou Renan:

Fernando Prass salva o que seria o gol de uma injusta vitória do urubu.

 

Agora comparem com o lance de um dos maiores goleiros da história, Rodolfo Rodriguez:

 

No final das contas, o empate foi justo, e temos que nos contentar com o ponto conquistado graças ao milagre operado por Prass, e aguardar o próximo jogo, e o próximo, e o próximo, até esse time pegar ritmo, e entrosamento. A tática, que ainda não está bem definida, só pode vir a ser corrigida com prática.  E essa prática não vem enfrentando o time reserva, precisa ser testada em “campo de batalha”, portanto, neste momento, precisamos sentar e esperar isso acontecer e o time embalar de vez, o que confio inteiramente que vá acontecer.

O próximo compromisso é contra o Vitória-BA, dia 08 em São Januário.

E, enquanto esperamos, que tal ouvir uma das melhores canções do eterno Bob Dylan?

The times they are a-changin’

 

Hoje o post foi um pouquinho diferente, amigos, espero que gostem!

 

Saudações…/+/…