domingo, 5 de dezembro de 2010

Vasco x Ceará, 38ª rodada

Pela última partida do campeonato, o Vasco finalmente entrou com alguma motivação para encarar o Ceará, valendo ultrapassar o mesmo na tabela e assegurar a vaga na Sul-Americana ( a série B da libertadores).

E foi recheado de jovens e reservas, que diferente dos medalhões, ainda precisavam mostrar serviço para PC.

Destes, eu sempre destaco a atuação de Allan, um volante seguro e de bons passes e hoje não foi diferente, Bruno Paulo e Caíque correram, mas falta-lhes ritmo de jogo e habilidade.

Aí tem o Douglas. (pausa para respirar)

Sinistro esse moleque; alto, cara de mau, pinta de beque batedor…e um baita perna-de-pau, facilmente driblado, posicionamento ruim, e todas as bolas que recuou para Fernando Prass foram na fogueira, ou seja, é um Titi da vida, mas com cabelo e não come aquela gostosa do Tchakabum.

Muito se fala, e com razão, de que o Vasco precisa de um homem-gol urgentemente, mas a zaga esquerda é outra posição que o Vasco não consegue achar uma solução; Titi,Fernando,Cesinha,Jádson… nenhum jogou metade do que o Dedé jogou.

E hoje mais uma vez Dedé foi o nome do jogo; Preciso, guerreiro e ainda fez gol, é um absurdo o que está jogando o Dedé, atrevo-me a dizer que desde Mauro Galvão o Vasco não teve um zagueiro assim, que sobra pra cima do adversário.

Também foi bom ver o retorno de Ramon, que parece finalmente solto em campo depois de tantas contusões, pena que tarde demais. Aliás parece que ele aproveitou o tempo para fazer tatuagens, o antebraço esquerdo dele parece um gibi.

Fágner fez bom jogo, naquela ofensividade dele, e no meio campo Jumar foi mais nervoso do que o costume, diferente de Rômulo que fez partida segura, embora tenha feito amis desarmes que o segundo.

Bruno Paulo fez boa partida, mostra habilidade, parte para cima e em um lance oportuno ( que contou com uma bela ajeitada de Dedé) marcou o seu. Em duas partidas pelo brasileiro marcou um gol.

Tiririca naquela correria de sempre, menos produtiva do que ele pode fazer, mas de longe o melhor atacante do Vasco.

E o que um pouco de vontade não faz? Mesmo atuando contra um time perigoso, adversário na tabela, o Vasco repleto de reservas mandou no jogo e fora uma ou duas bolas defendidas por Prass, não foi atacado até a entrada de kempes na segunda metade do segundo tempo.

Pelo Ceará, diante das notícias da semana, prestei bastante atenção em Fabrício e Michel. O segundo é um volante meia-boca ao qual os nossos não devem nada, mas o zagueiro realmente é muito bom na cobertura, e em diversos lances foi o que separou o Vasco de marcar mais um.

Ainda valeria a pena investir no próprio Kempes e em Boiadeiro que me chama a atenção pela velocidade e raça em campo. Longe de ser um craque, é bem melhor que Caíque e Fumagalli juntos.

Depois do segundo gol na verdade, o Vasco cozinhou o galo e terminou o ano sem sustos, e chega, ano que vem tem mais.

O JOGO

O técnico PC Gusmão resolveu utilizar a última partida do Brasileiro para ver jogadores jovens em campo e também para dar ritmo a alguns mais experientes que retornam de contusão. Com isso, a escalação cruzmaltina foi uma verdadeira surpresa. Jumar, que retorna de lesão, e os jovens Caíque e Bruno Paulo ganharam uma chance. O resultado foi muita correria e disposição, mas a falta de entrosamento e de experiência não permitiam que isso se transforma-se em gols.

Na ausência de grande parte dos jogadores consagrados (Zé Roberto, Carlos Alberto e Felipe não atuaram), coube a Dedé o papel de principal destaque do time. A qualquer desarme do jogador, a torcida ia ao delírio e comemorava muito. Até chute para a arquibancada do zagueiro era motivo de festa. Magno Alves, do Ceará, sofria com a marcação do atleta.

Com toda essa idolatria, é fácil imaginar a festa na Colina quando, aos 31, o zagueiro subiu mais que toda a defesa cearense e fez 1 a 0 para o Vasco. “É o melhor zagueiro do Brasil”, gritavam os torcedores. Pouco habituado a balançar as redes adversárias, o zagueiro nem sabia como comemorar.

Antes do gol, porém, a torcida do Vasco tinha tomado um grande susto. A defesa cruzmaltina se atrapalhou e Marcelo Nicácio ficou sozinho na frente do gol. Mas o atacante não conseguiu desviar o chute de Fernando Prass, que fez grande defesa.

Na volta para o segundo tempo, as duas equipes deixaram bem claro as diferentes motivações para a partida. Praticamente classificado para a Sul-Americana, o Ceará não via muitos motivos para correr. Já o Vasco, além de ainda precisar carimbar o passaporte para a competição, queria terminar o ano bem. Por isso, tratou de partir para cima.

Logo aos 2, após bate e rebate na área, Bruno Paulo aproveitou o rebote e mandou para o fundo das redes, fazendo seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina em um jogo oficial. Pouco depois, Eder Luis quase marca um golaço ao arriscar de longe. A bola passou tirando tinta do travessão. Fagner arriscou da entrada da área, mas chutou para fora. Assim como durante todo o Brasileiro, as jogadas entre Eder e Fagner eram a principal arma vascaína.

Com o resultado na mão, o Vasco diminuiu a pressão. Mas nem assim o Ceará se arriscou ao ataque. E Heleno ainda facilitou a vida cruzmaltina ao fazer falta dura em Allan e ser expulso. Com um a mais, o Gigante da Colina se lançou ao ataque. E quase fez o terceiro com Eder Luis, que recebeu na pequena área, mas bateu fraco.

Max também teve excelente chance, após boa jogada de Jonathan. Mas o lateral chutou de bico e permitiu a defesa de Michel Bastos. Nos últimos minutos, as duas equipes apenas trocaram passes no meio-campo, em total clima de fim de festa. Nas arquibancadas, a torcida mandou um recado:

”Não é mole não, ano que vem quero gritar é campeão”.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 2 X 0 CEARÁ
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 5/12/2010 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (S)P - Fifa)
Auxiliares: Marcia B. Lopes Caetano (RO - Fifa) e Luiz Alberto Kallenberger (SC)
Renda/público: R$ 75.525,00/ 2.989 pagantes
Cartões amarelos: Jumar, Allan (VAS); Erivelton, Nicácio, Boiadeiro(CEA)
Cartões vermelhos: Heleno, 28'/2ºT (CEA);
GOLS: Dedé, 32'/1ºT (1-0); Bruno Paulo, 2'/2ºT (2-0)

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Ramon; Jumar, Rômulo, Allan e Caíque, Bruno Paulo (Jonathan - 25'/2ºT) e Eder Luis - técnico: PC Gusmão
CEARÁ: Michel Alves; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton, Michel; Eusébio, Heleno, Júnior Cearense (Camilo - Intervalo) e Reina (luizinho - 20'/2ºT); Magno Alves e Marcelo Nicácio (Kempes - 17'/2ºT) - Técnico: Dimas Filgueiras

Fontes: Globoesporte.com (Texto) Lancenet ( ficha)

Saudações, e não deixem de visitar o post a seguir, onde falarei da temporada

3 comentários:

Digo disse...

Dá-lhe Dedé...

Vascooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

os alvinegros veio pensando que ia sair com vitoria, só porque o gigante da colina foi ao castelão e ganhou... mais o gigante e nois eles se esqueceram neaa _\|/_
..vasco..por..amor..força..jovem..por..ideal.. 22ª familia vascão é nois...

Caio disse...

Saldo positivo de 2010... ficamos na frente da urubuzada e colocamos Dedé para o mundo.

E 2011? Pelo jeito teremos que aturar o destemperado PC Gusmão!

abraços