segunda-feira, 31 de março de 2008

Aviso!!!

Amigos!

O blog está sem imagem de fundo e sem cabeçalho pois o servidor onde as imagens estão hospedadas encontra-se fora do ar!

Resolverei isso o mais rápido possível! Conto com a compreensão de todos!

Saudações ..../+/....

O Delegado está de volta!


Amigos, venho aqui correndo pra deixar o terceiro post do dia!!!

O delegado Lopes está de volta!

Confesso que vendo as opções de mercado, a escolha me agrada!

E vocês? o que acharam?

Saudações ..../+/....


"Aeh! Tô saindo fora!"

Foto: Lancenet

Precisei criar um outro post logo na sequência para comemorar a melhor atitude do Alfredo desde que chegou ao Vasco!

ELE PEDIU PRA SAIR !!!

Atendendo aos milhares de pedidos da nossa torcida!

Vamos ver qual o fantoche que a diretoria vai escolher. Alguém arrisca um palpite?

Saudações ..../+/.... (renovadas)



P.S: Mais informações no site Netvasco.




Vasco 1 x 2 Volta Redonda - Taça Rio - 7a Rodada

foto: VipComm


- "De agora em diante o Vasco não perde mais! E vai ser Campeão Estadual!"

Essa foi a declaração do interino logo após a derrota para o Flunimed no fim de semana passado. Tudo bem que a gente não acredita nas palavras desse cidadão já faz um tempo, mas alguém poderia esperar que seria tão cedo?

Eu não acreditava e por isso fui ao jogo com meus amigos Dennis e Alex, confiante numa boa vitória que diluiria as últimas duas atuações...

O que acabei assistindo lá foi uma sucessão de eventos desagradáveis, que me fizeram pensar muitas vezes se não teria sido melhor ficar em casa do que encarar a tarde fria e chuvosa de São Januário ontem.

Primeiramente, o futebol do Vasco: mais uma vez patético, ínfimo! E pra completar, a guerra declarada entre as "familias" da Força Jovem, que vem piorando a cada jogo, e começa a dar ares de que está ficando perigoso frequentar nosso próprio estádio!

Ontem, quem estava lá pode assistir uma cena digna do filme "Tróia". Num determinado momento, a "família" excluída da FJV (também conhecida como o "bonde dos trezentos"), que agora assiste aos jogos separada por um cordão policial resolveu se levantar e cantar de frente para a matriz, numa espécie de provocação. Não demorou para que o pessoal do lado de lá se levantasse também e respondesse a atitude. Em poucos segundos, parecia um baile funk daqueles antigos, com corredor, Lado A e Lado B. A polícia rapidamente se movimentou para evitar o enfrentamento e antes que eles se pegassem, resolveu ela mesmo (a polícia) partir pra cassetada! Assim, expulsaram a "família" revoltosa (o menor grupo) do Estádio.

Enquanto eles saiam por um túnel, o pessoal da "matriz" saia pelo outro, para pegar a galera lá fora. Repito: Foi cena de filme, mas segundo meu irmão me disse depois, a televisão não mostrou esse fato... O pior foi ver, na saída do jogo, os pais levando seus filhos no colo morrendo de medo do que poderiam encontrar nas ruas lá fora.

Não bastasse o vascaíno agora sair com vergonha de seu próprio estádio, ele também é obrigado a sair com medo! Logo nós que durante tantos anos criticamos a torcida da urubuzada que brigava entre si, agora somos vítimas da mesma doença, com o agravante de que nós temos um estádio, uma casa, só pra gente... Confesso que isso me deixou mais triste que a derrota em si...

Não costumo colocar o vídeo dos gols na derrotas, mas estou mudando isso a partir de hoje. É bom pra vermos o quanto estamos fracos esse ano!


OS GOLS






Titulares:


Tiago: Definitivamente, não passa por um bom momento. Ontem esteve muito enrolado! No primeiro tempo deu um rebote pra frente (mais um!) que quase virou gol. No segundo saiu escorregando numa bola rasteira e quase soltou a criança no pé do atacante do Voltaço. Pra completar a atuação fraquíssima tomou um gol em camera lenta, decretando a nossa derrota! Pela televisão até parece que foi um golaço, mas quem tava lá pode ver com clareza que foi um frango clamoroso! Na saída do gramado, sob os gritos de "frangueiro", Tiago começou a sentir o que significa a pressão de jogar em time grande. A torcida pedia Ricardo, e até o nome de Roberto foi ouvido...

Marcus Vinicius: Não dá pra esperar que ele jogue bem, porque ele é ruim! Então não posso dizer que ele foi mal. Jogou apenas o que sabe. Mal foi quem o escalou...

Eduardo: Culpado direto no primeiro gol deles: assistiu o atacante passar pelas suas costas... No resto do jogo só foi notado dando bico pras laterais ou cabeceando no ataque, que é o que ele faz melhor...

Jorge Luiz: Foi melhor que o Eduardo, mas também não foi bem. Apesar das subidas ao ataque (que viraram rotina), na hora de defender, parecia que não tinha companheiro de setor, e corria sempre pra cima de quem tava com a bola. Posicionamento que é bom, nada!

Edu: Extremamente lento, pesadão! Era normal, nas jogadas de ataque do Vasco ontem, ouvir membros isolados da torcida gritado "Sobe Eduuuuuu". O pior é que quando ele subia, pouco conseguia fazer, pois parecia que tava com o freio-de-mão puxado na hora de correr.

Xavier: Como diz o meu amigo Dennis, é o jogador com a cintura mais dura do Brasil. Parece o Robocop jogando bola, e sem óleo nas juntas... Mesmo assim, consegue ser menos ruim que o Amaral.

Leandro Bomfim: Mais uma vez foi o mais lúcido do nosso meio-campo. Mesmo que não tenha sido tão decisivo quanto na partida anterior, foi ele o responsável pelas melhores jogadas do time durante todo o jogo. E também parece que é o único que sabe cruzar uma bola no alto direito! Ontem cruzou pro gol do Alan, sendo que na partida anterior já havia feito a mesma jogada, só que a finalização do Kardec parou na trave. Hoje em dia, o Vasco é Bomfim e mais 10!

Alex Teixeira: Se movimentou muito no jogo, mas os gols que ele perdeu irritaram muito a torcida. É visível que ele está se sentindo pressionado. É o que eu já disse aqui: Deixando o Sampaio treinar essa equipe, estamos dando muita chance para que um grande talento do Vasco seja queimado... mas ainda dá tempo de salvar. FORA SAMPAIO! JÁ!

Morais: Fica perdido sem o Wágner em campo. Rebola pra lá e pra cá esperando aquela passagem pela direita, mas ninguém passa... Ontem deu pena de ver quantas vezes ele se enrolou com a bola nos pés simplesmente porque não tinha ninguém pra recebê-la... Na única chance que teve, correu o campo todo pra ficar cara-a-cara com o goleiro e invés de chutar no canto, quis fazer um golaço de cobertura. Pra piorar, tomou terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Flamengo no próximo Domingo.

Alan Kardec: O melhor do ataque ontem. Além de ter feito o gol na sua especialidade, acabou assumindo que o time não tinha criação e tentou até jogar com a bola no pé. Se não fosse ele, o Vasco mal teria chutado a gol na partida.

Edmundo: Mais uma vez, ridículo! Só faz reforçar minha teoria de que o Estadual deveria ser sua aposentadoria. Ainda mais se for pra jogar de atacante, aí ele não tem chance! O coitado tá tão defasado fisicamente em relação aos outros jogadores, que mal consegue dominar uma bola, e sempre que o faz, desmonta ao menor choque de um marcador mais saudável. Pro Brasileiro, precisamos de um time que não tenha nenhum jogador da "geriatria". Todo ano temos um: Quando não é o Romário é o Edmundo! Chega disso! Cansamos de ser reféns de jogadores que fizeram história no Clube! O melhor que o Edmundo faz é parar de jogar e fazer uma bela dupla com o Donizete no time do Vasco de showbol! Acho que é o mais próximo que vamos chegar de um título com ele em campo...



Reservas:


Jean: Entrou no lugar do Alex Teixeira, mas não coseguiu ser tão eficiente como das outras vezes. Mesmo assim, atacou pelos dois lados do campo e o time funcionou um pouco melhor com a sua presença.

Souza: Entrou com sua chuteira amarela no lugar do Marcus Vinicius. Um torcedor mais desavisado que tava do meu lado falou: "Eita rapaz! Ele colocou o Alex Teixeira de novo! Pode isso?". Confesso que esse comentário foi a única coisa legal que ele me proporcionou ontem. No mais, rebolou bastante e perdeu um gol incrível, sem goleiro, decretando de vez a derrota!

Ernane: Renascido do limbo, o "Káká do sertão" voltou a dar as caras em São Januário. Entrou no lugar do Edu e confesso que não lembro de uma jogada sua nos 10 minutos que ficou em campo...


Técnico:


Alfredo Sampaio: Um câncer que vai fazendo estrago no nosso já limitado elenco. A metástase não deve demorar... Me recuso a falar mais alguma coisa dele! Sob pena de ser processado por ele... de tanto ódio que eu tô desse elemento! SAI DO MEU VASCO ALFREDO!!! NÓS NÃO MERECEMOS ISSO!!! PRECISAMOS DE CAMPEÕES E NÃO DE MARIONETES!!!



É, amigos! O caldeirão já não é mais o mesmo.

O ano mal começou e já colecionamos 2 derrotas em casa.

O motivo, a maioria de nós já concorda que está ali, sentado no banco de reservas e atendendo pelo nome de Alfredo Sampaio.

Só resta agora torcer pela Copa do Brasil, pois o Alfredo pode cair no meio do caminho, e de repente um técnico de verdade consegue levar a gente até o título.

No estadual, só posso esperar mais "porradas" pela frente.

Então é isso. Próximo jogo: Quinta-feira, 19:30, em São Januário, contra o Bragantino, pela Copa do Brasil!

Encontro marcado...


Saudações ..../+/....




sábado, 29 de março de 2008

Manual do torcedor - Taça Rio - 7a Rodada - por Jared Calheiros

Mais um Manual, galera!

Valeu Jared!

Saudações ..../+/....




Manual do Torcedor

Campeonato Estadual do Rio de Janeiro

Taça Rio – 7ª rodada (penúltima)



Recomendamos torcer para os times em CAIXA ALTA

Aproxima-se o final da Taça Rio e as equipes classificadas para as semifinais já são mais do que conhecidas.

O que interessa aos clubes grandes, na verdade, é saber que adversário irá enfrentar nas semifinais.

Conforme diz o regulamento, “os confrontos das semifinais são definidos por cruzamento olímpico (1º do grupo A enfrenta 2º do grupo B)”.

Se o campeonato terminasse hoje, o VASCO enfrentaria o Fluminense e o Botafogo jogaria contra o Flamengo nas semifinais.


Grupo A:


1º Fluminense, 16 p.g.

2º Flamengo, 15 p.g.



Grupo B:


1º Botafogo, 18 p.g.

2º VASCO, 15 p.g.

A rodada apresenta um clássico: Botafogo x Fluminense. Devido à classificação antecipada, os técnicos destas equipes devem colocar em campo seus jogadores reservas a fim de poupar os titulares.


Jogos da rodada:



Sábado, 29 de março

16h00 – Flamengo x MADUREIRA – Maracanã


Domingo, 30 de março

15h00 – Duque de Caxias x Resende – Marrentão - Duque de Caxias

15h00 – Macaé x Friburguense – Municipal de Macaé

15h00 – Boavista x Americano – Eucy Resende de Mendonça - Saquarema

15h00 – Cardoso Moreira (R) x Cabofriense – Ferreirão - Cardoso Moreira

16h00 – VASCO x Volta Redonda – São Januário

18h10 – América (R) x Mesquita (R) – Giulitte Coutinho - Mesquita

18h10 – Botafogo x Fluminense – Maracanã



As equipes que lutam contra o rebaixamento estão marcadas com a letra “R”.

O Madureira está confirmado para a Série C do Brasileirão e outras oito equipes lutam pelas três vagas restantes, a saber:

Friburguense e Cabofriense, 17 p.g.

Duque de Caxias e Boavista, 16

Macaé, 15

Volta Redonda, 14 (poucas chances)

Americano e Resende, 13 (praticamente sem chances).

VOU TORCER PARA O VASCO SER CAMPEÃO, SÃO JANUÁRIO, MEU CALDEIRÃÃÃÃO...



sexta-feira, 28 de março de 2008

Vasco 2 x 0 América - Taça Rio - 6a Rodada






Olá, meu amigos!


Perdão pela demora... mas o jogo de ontem não carece de muita presteza pra ser contado...


Em primeiro lugar, não posso deixar de agradecer mais uma vez pela grande demostração de solidariedade e companheirismo que vocês me dão aqui sempre que algo mais sério acontece.
Obrigado pelas diversas mensagens de carinho deixadas em função da passagem do meu amigo Felipe Bechara.

E gostaria de levá-las ao irmão gêmeo dele, Daniel, meu grande amigo!
Perder um irmão em uma idade como a nossa é uma coisa terrível, ainda mais quando esse irmão nasceu junto com a gente... fico imaginando como deve ser difícil...

Então Daniel, caso você esteja lendo isso aqui, saiba que meu pensamento e minhas orações continuam com você, com o Felipe e com toda a sua família... porque no colégio em que estudamos quando crianças, os laços que desenvolvemos foram exatamente esses: Família e amizade...

Sobre o jogo de ontem, pouco a dizer.

A única coisa que eu queria deixar registrada é a fraqueza desmoralizante do nosso estadual, que parece mais um campeonato de veteranos.
Ontem, só no América pudemos ver figuras como Bruno Carvalho, Messias, Fábio Augusto e Marco Brito.

Enquanto isso, no Vasco tinhamos Beto e Edmundo. Se juntássemos com as outras peças que disputam a competição, como Viola, Djair, e tantos outros que me escapam da memória nesse momento, fica claro que o Campeonato Carioca é quase um torneio de showbol, aquela modalidade que o Maradona joga até hoje, e bem diga-se de passagem...


A obrigação do Vasco ontem era golear o praticamente rebaixado América, mas não passou de uma vitória magra e sem graça...



OS GOLS





Titulares:

Tiago: Não precisou fazer nada ontem. Pra dizer que não foi absolutamente nada, fez uma defesa numa cobrança de falta de muito longe do "perigosíssimo" Marco Brito, também conhecido como "Seu Boneco".


Wágner Diniz: Muito discreto em relação ao que estamos acostumados, principalmente quando jogamos em casa. Conseguiu subir menos que o Calisto no primeiro tempo, e só se salvou pelo belo passe que deu para o Jean marcar o segundo gol.

Eduardo: Como já disse em outras oportunidades, pra mim é só mais um... Qualquer um que botarmos pra fazer dupla com o Jorge Luiz, dá na mesma... São todos fracos! Mas o Eduardo parece que bate mais que os outros. Perdi a conta de quantos tornozelos ele chutou ontem, naquela típica jogada onde o adversário fica protegendo a bola de costas...


Jorge Luiz: Não teve quase trabalho nenhum com o ataque do América. Só uma corrida ou outra atrás daquele Magno, mas correr nunca foi problema pro nosso amigo Jorge... No mais, ontem ele impressionou pela quantidade de subidas ao ataque. Até se fazer de ponta-esquerda ele fez... Sinal de que o jogo foi como uma pelada de futebol society.


Calisto: Foi bem no primeiro tempo! Apoiou bem mais do que costuma fazer, e se caprichar mais no cruzamento, pode se tornar realmente útil para o time daqui pra frente. Vem melhorando...


Jonílson: É o melhor marcador de meio-campo que temos. Só fica a necessidade de definir quem joga ao lado dele ali na cabeça-de-área. Xavier, Andrade, Beto, Amaral (esse não... por favor). Ele, mesmo sendo limitado tecnicamente, é titular absoluto. Até quando joga mal...


Beto: O futebol do Beto já tá claro pra nós. Joga bem enquanto aguenta! Acerta muitos passes, tem vigor físico, e tem alguma qualidade pra encostar no ataque. Pena que essa saúde tem uma validade curta durante os jogos, e quando acaba a pilha, Beto simplesmente se omite do jogo com muita "experiência". Você até esquece que ele tá em campo...


Leandro Bomfim: Na minha opinião o melhor em campo ontem! Tem muita qualidade no passe, e contra o América foi o único que conseguiu mostrar alguma lucidez pra armar o time. No primeiro tempo principalmente, deu um chutasso de fora da área da área com perigo, fez um cruzamento perfeito para o Alan cabecear na trave e era o cara que ditava o ritmo da equipe. No segundo tempo cansou um pouco, mas foi premiado com o belo gol (de falta) que abriu o placar, quando o jogo já caminhava com ares de empate... Precisamos muito do Bomfim nos clássicos, pois acho que o grande gramado do Maraca se encaixa bem no futebol dele, com muito espaço pra seus passes em profundidade...


Morais: Parece ter sentido a contusão do meio da semana. Não jogou um terço do que pode! Aí quando ele não joga, o Wagner também não joga... Sabem como é, né? Amigos, parceiros de quarto na concentração, padrinhos de casamento um do outro... solidariedade é isso aí... rs


Alan Kardec: Foi sempre perigoso, mas não esteve com sorte ontem. Jogou duas bolas na trave (uma em cada tempo) e estava sempre na área como referência pros companheiros. Podia ter saído de campo com três gols na partida, mas como eu disse, a sorte não estava com ele ontem...


Edmundo: Muito preocupante! Nosso jogador "referência" não aguenta mais uma marcação justa, que desaparece. Ninguém discute seu talento, mas pra mim está claro que fisicamente não dá mais pro Edmundo jogar de atacante, brigando com zagueiros muito mais saudáveis que ele. É só apertar um pouquinho que ele começa a errar os passes, os domínios de bola, os dribles... e aí fica nervoso, e começa a dar aqueles carrinhos malucos que a gente conhece desde que ele era "criança"... Pra mim, está claro que o Animal não aguenta disputar um campeonato disputado com o Brasileirão, o Carioca ainda vai... um bom exemplo disso é que de todos os gols que fez nesse retorno, apenas um foi de bola rolando, e os outros todos de pênalti, a maioria mal cobrados.
Além disso, penso que ele deveria brigar por uma vaga no meio campo! Meu ataque titular seria Jean e Alan, que tem estilos que se completam muito mais. E pra finalizar, deixo aqui um pedido pro Animal: Quando tiver falta pro Vasco bater meu caro, por favor, deixa a bola quieta pra outro bater!!! Se nem pênalti você bate bem, porque essa gana de bater faltas? Não podemos ser reféns do seu prestígio no clube! Se liga, Edmundo!


Reservas:

Jean: Entrou no lugar do Beto (que já tava mortinho) e mesmo quando não entra muito bem, é capaz de mudar o jogo. A explicação é simples: Ele corre! E correndo, ele faz com que seus marcadores corram também, e isso abre espaço dentro do campo para todos jogarem. Foi premiado com um gol onde fica claro porque o Edmundo não pode ser atacante. Vocês acham que se aquele passe do Wagner fosse pro Animal ele chegaria com tanta sobra na frente do zagueiro? Eu acho que o americano chegaria antes...


Souza: Entrou no lugar do Morais (apagadinho...) e fez sua primeira boa jogada o time principal (até que enfim). Enfileirou três marcadores e fez um bom passe pro Jean invadir a área, mas nosso "herói da disposição" não deu sequência no lance. Depois disso, ficou tentando repetir a dose e só se atrapalhou...


Alex Teixeira: Entrou no lugar do Edmundo. Na minha opinião, entrou muito tarde, já que o camisa 10 pouco fez enquanto esteve em campo. Nos menos de dez minutos que atuou, Alex deu uma ciscadinha aqui e outra ali... mas objetividade que é bom nada. Me lembra aquela piada que fizeram com o Robinho quando vivia uma má fase nos tempos de Santos, a do jogador "triatleta":
Corre, pedala e NADA...


Técnico:

Alfredo Sampaio: Desse aqui nem quero falar. Fantoche puro! Marionete! Tô com a derrota do clássico engasgada até agora... Além disso, continua com medo do Edmundo e esperou até os 37 do segundo tempo pra perceber que dali não saía mais nada de bom...




É isso, galera.


Próximo encontro: Domingo, 30/3, às 16:00hs, em São Januário, contra o Volta Redonda. A última "baba" antes do jogo contra o Flamengo e das semifinais do campeonato.


Estaremos juntos! Como sempre!


Saudações ..../+/....


P.S.: Vídeo corrigido! Valeu "Anônimo".

quarta-feira, 26 de março de 2008

Manual do torcedor - Taça Rio - 6a Rodada - por Jared Calheiros

E aí, meus amigos!

Chego de volta ao Rio e sou recebido com triste notícia de que meu amigo de infância, Felipe Bechara, nos deixou no dia de ontem, vítima de complicações originadas por um tolo acidente de skate...

Por isso, dedico esse post pra ele e pra sua família... e que todos tenham muita força nesse momento difícil...

No mais, é bom estar de volta...

Fiquem agora com mais um Manual!

Valeu Jared!

Saudações ..../+/....




Manual do Torcedor

Campeonato Estadual do Rio de Janeiro

Taça Rio – 6ª rodada


Recomendamos torcer para os times em CAIXA ALTA

Como as equipes grandes já afastaram qualquer risco de não classificação, daremos destaque aos pequenos e suas lutas contra o rebaixamento ou em busca de uma vaga na Série C do Brasileirão.


Jogos:

Quarta-feira, 26 de março

15h00 – Resende x Boavista – Estádio do Trabalhador - Resende

15h00 – Madureira x Duque de Caxias – Moça Bonita

15h30 – Americano x Volta Redonda – Godofredo Cruz - Campos

19h30 – Fluminense x MESQUITA – Maracanã

20h30 – Cabofriense x Macaé – Correão - Cabo Frio

21h45 – Flamengo x FRIBURGUENSE – Maracanã


Quinta-feira, 27 de março


19h30 – VASCO x América – São Januário

21h45 – Botafogo x CARDOSO MOREIRA – Engenhão

Os jogos entre os pequenos são destacados pelo equilíbrio de forças, com uma pequena vantagem aos mandantes por jogarem em casa.

As equipes mais ameaçadas de rebaixamento enfrentam os times grandes:

América (6 p.g. em todo o campeonato), que está em último lugar e enfrenta o VASCO;

Cardoso Moreira (8) joga contra o Botafogo;

Mesquita (8) pega o Fluminense.

Se a coisa estava ruim para eles, vai ficar pior.

Buscando a classificação para a série C do Brasileirão temos:

Madureira (19 p.g. em todo o campeonato), em Moça Bonita, enfrentando o Duque de Caxias (16). É um jogo de seis pontos.

Friburguense (17) joga contra o Flamengo, no Maracanã;

Boa Vista (16), na casa do adversário, pega o Resende (10);

Macaé (15) vai a Cabo Frio enfrentar a Cabofriense (14). Outro jogo de seis pontos.

Volta Redonda (14) joga em Campos contra o Americano (10),

Sobre as probabilidades de classificação às semifinais, veja o que diz o site chancedegol:


Grupo A:

Fluminense, 99,0 %
Flamengo, 96,4 %
Duque de Caxias, 4.3 %

Grupo B:

Botafogo, > 99,9 %
VASCO, 99.8 %
Friburguense, 0.2 %

Vascaíno não desiste nunca.

VASCÃO, RUMO Á CONQUISTA DA TAÇA RIO E AO TÍTULO DO ESTADUAL DE 2008.



domingo, 23 de março de 2008

Fluminense 2 x 1 Vasco - Taça Rio - 5a Rodada

Foto: Eu (devidamente uniformizado) e meu amigo Mumu sofrendo juntos pelo Vasco no Ceará




Neste Domingo acordei feliz!

Primeiro porque sabia que ia encontrar meu velho amigo Mumu, que há 10 anos deixou o Rio pra viver no Ceará, e deixou muita saudade na nossa galera da Ilha do Governador. Segundo porque esse reencontro seria coroado com a possibilidade de ver o jogo, coisa que eu nunca havia conseguido aqui na terra do Chico Anysio.

Mal sabia eu que teria sido melhor ter apenas tomado umas cervejas com meu saudoso amigo, do que ter visto a exibição patética que nosso time nos reservaria mais adiante.

Não tenho outras palavras pra definir a impressão que a atuação do Vasco no clássico deixou em mim: Patético e covarde.

Pude ver muito claramente que toda nossa empolgação recente com a invencibilidade no returno e a tal defesa menos vazada do campeonato, não passaram nunca de algo que o mestre Raul Seixas costumava chamar de "ouro de tolo".

Mais uma vez caímos diante de um adversário de verdade, e perdemos o terceiro clássico num ano que mal começou...

Mais uma vez também, sentimos na pele como o Vasco se mostra perdido quando joga no Maracanã. Tem sido assim nos últimos anos. Joga contra todos os pequenos em São Januário e atropela. Entra no Maracanã e não sabe o que fazer em campo.

Fico me perguntando que vantagem então existe em se encher a boca pra dizermos que somos os únicos do Rio que temos estádio, se na hora da onça beber água temos sempre que ir jogar no Maracanã, onde Flamengo e Fluminense mandam todos os seus jogos, e estão muito mais ambientados com o campo de jogo...

Me pergunto porque o Santos consegue mandar os clássicos (tanto no Paulistão quanto no Brasileiro) na Vila Belmiro, e o Vasco não pode exercer esse mesmo direito em São Januário? Se alguém souber, por favor, me avise...

Sabe galera, não sou daqueles caras que não sabem perder. Normalmente, lido bem com essa situação... Mas pra que isso aconteça, preciso ver que meu time lutou, correu, tentou, chutou na trave, exigiu do goleiro adversário e que o jogo foi decidido em detalhes...

Definitivamente, esse não foi o caso do jogo de ontem.

O Vasco foi inteiramente dominado em campo, e só não foi goleado porque o próprio Fluminense tirou o pé do acelerador, quando viu que o adversário do outro lado não representava nenhuma ameaça.

A realidade é triste pra nós nesse momento, amigos. Com uma atuação como a de ontem, o Vasco só faz reforçar os comentários que desde o início do campeonato nos apontam como o time mais fraco entre os 4 grandes do Rio. Só posso concordar com eles... infelizmente...


Titulares:

Tiago: Não sou especialista da posição de goleiro, mas na minha modesta opinião, ontem Tiago fez sua pior partida com a camisa do Vasco e falhou nos dois gols. No primeiro foi de munheca mole pra bola e espalmou pra dentro o chute do Thiago Neves que foi quase no meio do gol. No segundo, ficou "marcando"o mesmo Thiago Neves junto com o Jorge Luiz, enquanto devia ter se posicionado pra defender a única e óbvia opção de passe do mesmo, uma vez que o Washington estava sozinho. Conclusão, o atacante tricolor chutou quase sem goleiro. Além desses dois lances, Tiago ainda foi mal em outros 2 ou 3 momentos, saindo como um louco da área, ou fazendo golpes de vista assustadores, como num chute do Conca que passou do lado da trave. Não gosto de dar nota pra jogador nenhum, mas se tivesse que escolher eu dava zero pra ele ontem!

Wagner Diniz: Irreconhecível! Levou um baile do Junior César na maior parte do jogo, e produziu pouco ou quase nada no ataque. Acabou aparecendo bem somente ao simular um pênalti nos minutos finais do jogo, possibilitando ao Vasco fazer um gol que eu me recuso a chamar de "gol de honra". Se teve uma coisa que o Vasco não teve ontem foi isso: honra.

Eduardo: Um mero rebatedor de bolas, como a maioria dos zagueiros que temos. Além disso, se posiciona mal demais quando o time é agredido.

Jorge Luiz: Foi melhor que o Eduardo, mas fez papel de bobo na frente do Thiago Neves no segundo gol deles. Vergonhoso...

Calisto: Outro que não fez quase nada em termos ofensivos. Mas pelo menos não deu tanto espaço pro Gabriel jogar quanto o Wagner deu pro Junior César.

Jonílson: Perdido na marcação. Talvez pela covarde armação do Vasco com 3 pseudo-volantes, ninguém sabia quem marcar no meio campo. É isso que acontece quando você joga um turno todo de um jeito, e muda por covardia na hora da verdade.

Amaral: O atestado vivo da burrice do Alfredo Sampaio. Saiu jogando, escalado só pra marcar e assistiu o Thiago Neves passar por ele antes de chutar pra fazer o primeiro gol. Saiu ainda no primeiro tempo deixando nosso "técnico"com uma cara de: "Tá bom gente, fiz besteira, eu assumo, não sei nada de futebol...".

Beto: Até o meio do segundo tempo foi o jogador mais lúcido do meio-campo do Vasco. Mas que fique claro que isso não é um elogio a ele, mas sim uma crítica pesada aos outros todos. Beto não seria titular em nenhum outro grande clube do Rio, e quando ele se destaca no nosso time, é sinal que as coisas vão muito mal.

Morais: Só provou aquilo que a gente tá cansado de saber: Não consegue jogar no Maracanã!!! Com seu futebol de "jogador mentirinha" (que tem perna curta...) sassaricou pra lá e pra cá sem criar nada de bom, errando passes fáceis e armando diversas vezes o contra-ataque do Fluminense nas bolas que perdia. E olha que ele é o nosso "craque"...

Alan Kardec: Não viu a cor da bola enquanto esteve em campo. E enquanto o time e o técnico não entenderem que o jogo dele é pelo alto vai continuar sendo assim...

Edmundo: Não jogou absolutamente nada ontem! Sua atuação no clássico pode ser descrita como a de um "ex-jogador em atividade". E isso porque ele foi poupado no meio da semana! Imaginem se não tivesse sido... Pelo menos bateu o pênalti direito...


Reservas:

Alex Teixeira: Entrou no lugar do Amaral aos 28 minutos do primeiro tempo!!! E fez muito pouco na grande quantidade de tempo em que ficou em campo. Sei não, mas acho que sendo treinado pelo Alfredinho as chances desse garoto ser queimado são grandes... É uma pena!

Jean: Teve seu nome gritado desde o primeiro tempo pela torcida, mas nosso "professor"Alfredo preferiu esperar a gente tomar o segundo gol pra colocá-lo em campo, tirando o Alan. Pra mim ele cometeu mais um erro nesse momento, pois o Vasco ficou com um monte de gente ciscando em volta da área e sem ninguém lá dentro. Eu teria tirado o Edmundo, que estava rídiculo em campo, principalmente pra um jogador que deveria chamar a responsabilidade pra si. No mais, Jean não fez grande coisa ...

Souza: O "sósia"do Léo Lima! Entrou no lugar do Beto, quando este já não conseguia mais dar um passo em campo de tão cansado. Nos 25 minutos que jogou mostrou seu tradicional futebol estiloso, mas muito pouco útil.


Técnico:

Alfredo Sampaio: Pra quem ainda acreditava que ele era técnico de futebol, ontem ele acabou com qualquer esperança. Além de cometer o mesmo erro de Renato Gaúcho e Celso Roth de mudar a cara do time que vinha jogando, justamente na hora do clássico, ainda se mostrou muito incompetente nas mudanças que fez durante o jogo. Pra piorar, "amarelou" pro Edmundo, deixando o Animal em campo sem jogar absolutamente nada! Essa de começar com Amaral de titular pra tomar um gol por causa dele e tirá-lo aos 28 do primeiro tempo foi demais!
Faça um favor pra todos nós, Alfredo: PEDE PRA SAIR !!! Como diria o Capitão Nascimento...



É isso, meus amigos!

Peço desculpas se pareço meio catastrófico nessa análise de hoje, mas o que eu vi do Vasco no clássico de ontem não me deixa alternativas.

Golear Cardoso Moreira, Macaé e Boavista em casa é mole, meus amigos! Acho que até o time da minha rua conseguiria...

Agora galera, vou esquecer de futebol até quarta-feira, quando regresso ao Rio, e me dedicarei a curtir esses últimos dias da minha viagem aqui em Fortaleza! Acho que é o melhor que eu faço...

Saudações ..../+/....


P.S.: Valeu Mumu! Apesar da derrota, foi uma tarde agradabilíssima, meu amigo! Abração!

sábado, 22 de março de 2008

Manual do torcedor - Taça Rio - 5a Rodada - por Jared Calheiros

E aí, galera? Beleza?

Espero que todos estejam tendo uma boa Semana Santa!

Venho aqui um pouco atrasado pra deixar o Manual do Jared pra esse fim de semana! É verdade que nosso atencioso amigo já o deixou nos comentários do post anterior devido à minha já anunciada demora!

Mesmo assim, venho aqui pra puxá-lo pra capa, pois um trabalho dessa magnitude não pode ficar escondido!

Amanhã precisamos muito de uma vitória pra tirar esse ranço dos nossos últimos clássicos no Maraca!

Vamos torcer muito!

Abraços, boa Páscoa e saudações ..../+/....


Manual do Torcedor
Campeonato Estadual do Rio de Janeiro
Taça Rio – 5ª rodada



Recomendamos torcer para os times em CAIXA ALTA

Clássico dos Gigantes (jogo equilibrado):

Domingo, 18h10 - Fluminense x VASCO – Maracanã.

Por que Clássico dos Gigantes? Diz a Wikipédia que “foi o nome eleito pelos leitores do jornal Lance! para o clássico entre Fluminense e VASCO, em 17 de Maio de 2006, após mais de uma semana de participação dos torcedores das duas equipes no site deste jornal carioca”.

Fluminense e VASCO sempre atrairam grandes públicos e o normal é encher o Maracanã. Por 11 vezes ultrapassou 100 mil torcedores e por 73 vezes a marca chegou a mais de 50 mil. É um clássico de Maracanã lotado.

Na última vez em que os dois se confrontaram - o empate de 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro em 2 de Setembro de 2007 -, o público chegou a 50.548 expectadores.

Números do Clássico VASCO x Fluminense:

jogos realizados: 330;
vitórias do VASCO: 128;
vitórias do Fluminense: 111.
empates: 91.

Gols marcados:

VASCO: 497;
Fluminense: 461.

A estatística está a nosso favor. Basta confirmarmos em campo.

Quando os grandes são favoritos:



Sábado, 16h00 --- Flamengo x CABOFRIENSE – Maracanã.


Domingo, 16h00 - Botafogo x MACAÉ – Engenhão.


Equilíbrio entre os pequenos:


Domingo, 15h00 - Boavista x Madureira – Eucy Resende de Mendonça – Saquarema


Domingo, 15h00 - Friburguense x DUQUE DE CAXIAS – Eduardo Guinle - Nova Friburgo


Briga contra o rebaixamento – equipes que correm riscos (caem os dois com menor número
de pontos - entre parênteses, os pontos acumulados no campeonato):


Sábado, 18h10 --- VOLTA REDONDA (sem risco) x Resende (9) – Raulino de Oliveira - Volta
Redonda.


Sábado, 20h30 --- Americano (7) x AMÉRICA (6) – Godofredo Cruz - Campos


Domingo, 15h00 - Mesquita (7) x Cardoso Moreira (7) – Moça Bonita.


Na metade da Taça Rio, já podemos afirmar que é quase impossível a desclassificação de alguma equipe considerada grande.


Tanto assim é que o chancedegol apresenta os seguintes percentuais de classificação:



Grupo A


Fluminense, 96.4 %
Flamengo, 94.1 %
Duque de Caxias, 4.8 %
Volta Redonda, 3.1 %
Outros, 1.6 %



Grupo B

Botafogo, 99.6 %
VASCO, 99.2 %
Friburguense, 0.9 %
Outros, 0.3 %


A certeza de que os grandes não estão ameaçados é a razão principal do esvaziamento dos estádios na Taça Rio.


O VASCO ainda vai enfrentar as seguintes equipes, buscando a classificação às semifinais da Taça Rio:


Quinta-feira, 27 de março:

19h30 – VASCO x América - São Januário

Domingo, 30 de março:

16h00 – VASCO x Volta Redonda - São Januário

Domingo, 6 de abril:

18h10 – VASCO x Flamengo - Maracanã


VASCÃO, RUMO À CONQUISTA DA TAÇA RIO E AO TÍTULO DO ESTADUAL DE 2008.


sexta-feira, 21 de março de 2008

Bragantino 2 x 2 Vasco - Copa do Brasil - 2a fase (jogo de ida)

Bem, meu amigos!

Como já havia antecipado pra vocês, passei longe de conseguir ver o jogo de ontem!

Estou na região serrana do Ceará, e onde eu estou hospedado não havia quiça uma televisão´pra eu ver os gols no jornal da Globo!

Por isso, não poderei fazer a costumeira análise individual dos nossos atletas cruzmaltinos. Entretanto, como doente que sou, peguei o carro agora de manhã, e viajei alguins quilômetros atrás de uma lan house para que nosso blog não ficasse com esse vácuo!

Ontem, esperei dar o tempo do jogo terminar e liguei pro meu irmão no Rio pra saber como tinha sido a peleja. Reproduzo aqui as palavras dele:

"Pô cara, o Vasco até jogou bem, mas deu muito mole! O Vílson entregou a vitória no final! O Bragantino baixou o sarrafo o jogo todo e o campo era horrível. O Alan marcou mais um de cabeça, em grande jogada do Calisto. E aquele zagueirinho Eduardo fez o outro, também de cabeça. Foi um gol maneiro também! Mas é isso cara, vê se chega logo pra gente ir no jogo da volta! Abração!"

E foi assim que tomei conhecimento dos fatos!

Vou colocar o vídeo com os melhores momentos aqui, mas confesso que nem vou vê-lo, pois a Internet aqui tá tão lenta que o danado não carrega, e se eu for esperar vou ter que pagar hora extra na lan house!

OS GOLS



É isso, galera!

Amanhã volto a ter acesso ao computador normalmente, e espero conseguir acompanhar o clássico de Domingo também!


Forte abraço e saudações ..../+/....

quarta-feira, 19 de março de 2008

Manual do torcedor - Copa do Brasil - 2a fase (jogo de ida) - por Jared Calheiros

Olá, meus ilustres amigos!

Gostaria de informar que estarei fora do Rio até o próximo dia 26, e portanto, não posso garantir que conseguirei acompanhar os jogos contra o Bragantino e Fluminense.

Mesmo assim, tentarei sempre invadir uma lan house para deixar alguma coisa registrada aqui!

Só peço que entendam caso eu não responda algum comentário direcionado à mim, ou caso eu demore mais que o normal para postar alguma novidade! Ossos do ofício...

Sendo assim, deixo meu forte abraço à todos vocês, e peço que me ajudem a contar a história dessas duas próximas partidas nos comentários!

Agora, deixo vocês com o Manual do Jared, na versão Copa do Brasil.

Saudações ..../+/....



MANUAL DO TORCEDOR
Copa do Brasil – 2ª fase – Jogos de Ida

Recomendamos torcer para os times em CAIXA ALTA

Entenda a Copa do Brasil.

A competição é dividida em dois blocos, cujos vencedores serão os finalistas.
Pode ser vista, também, em quatro blocos e cada um classifica um semifinalista.
Se dividi-la em oito partes, teremos os confrontos das quartas de final. Em 16, as oitavas de final.
Ainda estamos na 2ª fase classificatória, jogos de ida, que antecedem as oitavas.

No balanço das ondas, segue a Caravela Vascaína.
Caso o Vasco passe pelo Bragantino-SP, veja os nossos próximos adversários:
Oitavas-de-final, o vencedor de Criciúma-SC x Icasa-CE;
Quartas-de-final, o adversário sairia de Corinthians-AL, Paranavaí-PR, Juventude-RS ou Madureira-RJ.
O Vasco não pode reclamar da sorte. Ele só vai encontrar dificuldades teóricas na semifinal, possivelmente contra Palmeiras ou Internacional.
Indo à final, é bem provável que o Vasco decida o título contra um destes clubes: Grêmio, Botafogo, Corinthians ou Atlético-MG.

Para cumprirmos bem o nosso papel de torcedor, devemos observar o seguinte:

1. torcer para o Vasco, acima de tudo;
2. “secar” os grandes, inclusive o rival Botafogo;
3. nos jogos entre os pequenos que não estejam no caminho do Vasco, devemos torcer para os melhores, pois são eles que têm mais chances de derrotar os grandes no futuro.

Veja o resultado desta combinação nas sugestões abaixo:

19/03 (quarta)

20h30 - Volta Redonda x PORTUGUESA .... - Volta Redonda
20h45 - NACIONAL-AM x Atlético-MG ....... - Manaus
21h45 - CHAPECOENSE-SC x Internacional - Chapecó
21h45 - Paraná x VITÓRIA ........................... - Curitiba
21h45 - FORTALEZA x Corinthians ............. - Fortaleza
21h45 - Juventus x NÁUTICO-PE ................ - Santa Bárbara D'Oeste

20/03 (quinta)

20h30 - Bragantino x VASCO ....................... - Bragança Paulista

02/04 (quarta)

15h30 - MADUREIRA x Juventude .............. - Rio de Janeiro
19h30 - RIVER-PI x Botafogo ....................... - Teresina
20h30 - ICASA x Criciúma ............................ - Juazeiro do Norte
20h30 - PARANAVAÍ-PR x Corinthians-AL. - Paranavaí
20h45 - Fast x GOIÁS ................................... - Manaus
21h45 - ATLÉTICO-GO x Grêmio ................. - Goiânia
21h45 - São Caetano x CORITIBA ................ - Santo André
21h45 - CENTRAL-PE x Palmeiras ..........;.... - Caruaru
21h45 - Brasiliense x SPORT ........................ - Taguatinga

Observe que os times da série A ainda não se enfrentaram, o que só vai começar a acontecer nas oitavas de final.

De repente, os clubes estão percebendo que é vantagem investir na Copa do Brasil. Por causa disso, pode-se prever uma disputa mais acirrada para a final deste ano, provavelmente entre duas equipes de melhor nível técnico do que em anos anteriores.
A diretoria do Clube da Colina deveria acordar para a Copa do Brasil e colocá-la no seu planejamento como PRIORIDADE NÚMERO UM da temporada. É o caminho mais fácil para se chegar à Libertadores.

Um planejamento bem pensado para uma temporada poderia seguir a seguinte ordem de prioridades:
1. Copa do Brasil ou Libertadores, o que for disputar;
2. Sul-Americana ou Libertadores, idem;
3. o título do Campeonato Brasileiro;
4. a melhor classificação possível no Campeonato Brasileiro;
5. Campeonato Estadual.

Para a 2ª fase, vale a mesma regra da 1ª.
Diz o regulamento: “Na primeira e segunda fases, o clube visitante que vencer a primeira partida por dois ou mais gols de diferença estará automaticamente classificado sem a necessidade da realização da partida de volta”.

Então, o Vasco precisa vencer o Bragantino em Bragança Paulista por diferença igual ou superior a dois gols (créu..., créu...) para se classificar sem a necessidade do 2º jogo

Vamos à vitória, rumo ao título.

VOU TORCER PARA O VASCO SER CAMPEÃO, SÃO JANUÁRIO, MEU CALDEIRÃÃÃÃO...

segunda-feira, 17 de março de 2008

Vasco 4 x 1 Cardoso Moreira - Taça Rio - 4a Rodada

Foto:VipComm

É, meus amigos! O caldeirão continua fervendo!

Com mais uma goleada, nosso Vascão segue 100% rumo às semi-finais da Taça Rio.

Na verdade, o Vasco precisou de um pouco mais do que 15 minutos de bom futebol para garantir o placar, somando o dois tempos de jogo! No restante, passeou em campo e deixou a hora passar.

É claro que mais uma vez batemos um adversário muito fraco, sequer digno de nota, e que a verdadeira medida dessa equipe será testada na próxima rodada contra o Fluminense. Mas o fato é que até aqui, o Vasco vai muito bem no returno, e faz sua lição de casa com méritos!

São 4 jogos, 4 vitórias, 14 gols pró e um contra. Belos números, independente de quem sejam os adversários.

Outros números interessantes:

- Ontem, quando foi vazado pela primeira vez no returno, Tiago completava 345 minutos sem sofrer gol.

- Ao cair na área no segundo tempo, Wagner Diniz recebeu o seu segundo pênalti na partida, e pasmem, o 13o pênalti (alguns dizem que são 12, vou apurar!) à favor do Vasco somente nesse estadual.

Além disso, o jogo de ontem também foi marcado pela gentileza de Edmundo, que vendo que o jogo estava ganho, cedeu aos apelos da torcida na segunda penalidade, e passou a bola às mãos do Tiago, fazendo a festa da galera! Viu, Morais?


OS GOLS





Titulares:

Tiago: Um dos grandes personagens do jogo. Quando foi exigido em baixo das traves, foi bem. O único "porém" fica por conta da mania que ele tem de dar o rebote pra frente. Ontem foram mais duas, ou três assim. No entanto, não teve culpa no gol adversário. Seu melhor momento na peleja foi sem dúvida sua épica corrida pelo campo para receber a pelota das mãos do Animal, e cobrar um pênalti com maestria. A "paradinha" no ato da cobrança foi de deixar o goleiro adversário Zé Romário com vergonha!

Wagner Diniz: Peço ajuda dos estatísticos de plantão para comprovar uma tese! Acho que o Wagner é o jogador em atividade que mais sofreu pênatis no MUNDO! Chega a ser engraçado vê-lo caindo dentro da grande área nas suas tradicionais arrancadas. Sempre parece um "Deja-vu". O problema é que ele cai tanto contra os times pequenos, que quando chega a hora do clássico nenhum juiz dá o crédito. Vamos ver contra o Flu no Domingo. Ontem, mais uma vez, Wagner foi decisivo.

Eduardo: Atuou no lugar do Vílson e não comprometeu em nada! Se limitou a rebater quando estava apertado e sair jogando quando havia espaço. Se posicionou relativamente bem, e acabou fazendo uma boa partida.

Jorge Luiz: Na minha opinião, fez uma bela partida. Ganhou muitas bolas pelo alto (menos a do gol deles), tentou várias saídas interessantes para o ataque, e estava sempre presente nas poucas vezes que o Cardoso Moreira levou perigo. Mas é claro que a fragilidade do ataque adversário ajudou...

Edu: Bela atuação, principalmente no ataque. Apesar de ser meio pesadão na volta da marcação, ontem se mostrou o melhor cruzador de bolas altas do elenco. Seu entrosamento com Alan Kardec desde os tempos de juvenil se fez sentir ontem, e Edu parece que finalmente entrou nos planos do Alfredo. Uma bela sombra pro Calisto, que se bobear, perde a vaga...

Jonílson: Mais uma vez, impressionou pela disposição. No entanto, ontem fez mais faltas do que costuma fazer, e numa delas acabou saindo o gol cardosense. Contra o Flu, precisa ter mais cuidado, pois eles tem vários bons cobradores e diversas jogadas com essa bola levantada sobre a área. Fortes emoções à vista...

Leandro Bomfim: Novamente deu muita qualidade no passe da equipe. A bola enfiada para que o Wagner sofresse o primeiro pênalti foi qualquer coisa de sensacional! Coisa de quem entende do assunto mesmo!!! Ainda assim, marca muito pouco pra posição que ocupa no campo, e temo que contra um time grande ele não segure a barra. Mas como tomou o terceiro cartão amarelo na peleja de ontem, não enfrenta o Flu no Domingo, e ficaremos mais um tempo sem matar essa dúvida.

Alex Teixeira: Não foi bem. Até conseguiu bons dribles e boa movimentação. Mas o caso é que erra muito passe, e acaba irritando a torcida e os companheiros. Parece que quando clareia o lance, ele automaticamente fica dispersivo e passa a bola meio displicente. Saiu debaixo de uma mistura de vaias com incentivos. Precisa melhorar...

Morais: Foi mais discreto do que esperamos dele. Mesmo assim, participou da jogada do segundo pênalti (que foi fora da área...) e foi sempre uma preocupação para a defesa adversária. Mesmo não jogando tão bem, e não sendo decisivo, atrai a marcação e libera espaços para os companheiros jogarem. Em outras palavras, jogando bem ou mal, Morais é sempre titular incontestável desse time. Só falta aprender a jogar no Maracanã. Domingo vai ter mais uma chance...

Alan Kardec: Mais uma vez mostrou que se alguém cruzar a bendita bola no alto, ela vai pra rede. Ontem, na hora do gol dele, juro pra vocês que comemorei já na hora do levantamento do Edu. Quando a bola saiu alta em direção à área, eu já gritei: "Éééééééé..." de tanto que confio no potencial do garoto pra esse tipo de lance. No segundo tempo, mais uma bola foi cruzada, e se o goleirão não se desdobra pra jogar pra escanteio, era o segundo dele! Vem melhorando a cada jogo... e Domingo vai ser muito importante para nós...

Edmundo: Não manteve mesmo nível dos últimos jogos. Errou muitos passes e parecia um pouco mais pesado que o de costume. Bateu seu pênalti melhor do que das últimas vezes, mas ainda assim, não foi uma boa cobrança! Seu grande lance na partida acabou sendo no momento em que entregou a bola pro Tiago bater o segundo pênalti. Tanto que após o gol a torcida gritou "Tiago", pra logo em seguida reconhecer o ato com gritos de "Ah! É Edmundo". Ser líder de um grupo é isso aí! Parabéns para o Animal...


Reservas:

Beto: Voltou ontem de um longo período de inatividade. Entrou no lugar do Bomfim e impressionou. Além de manter o bom nível de passes no meio-campo, ainda foi premiado com um golaço! Tá com pinta de que começa jogando o clássico no Domingo, já que o Bomfim está supenso. Bela atuação...

Jean: Entrou no lugar do Alex Teixeira e não começou tão bem quanto das últimas vezes que entrou. Mas aí, parece que se "enfezou", pegou uma bola antes do meio campo e foi enfileirando no melhor estilo Maradona, pra quase fazer um gol antológico em São Januário! Em outro lance, recebeu do Morais em velocidade, driblou o goleiro, mas acabou chutando na trave pois ficou meio sem ângulo. É sempre uma ótima opção de velocidade pro time...

Bruno Gallo: Entrou no lugar do Kardec pra jogar os 10 minutos finais. Tem pose de craque, mas parece que ainda não está com o emocional pronto pro time principal. Acabou sentindo a pressão (contra o Cardoso Moreira ???) e errando muitos passes nesse pouco tempo que jogou. Precisa amadurecer...


Técnico:

Alfredo Sampaio: Levou quatro rodadas pra chegar num esquema ofensivo que não ficasse tão frágil. O problema é que ainda não enfrentou nenhum adversário "de verdade" com essa formação. Vamos ver o que ele apronta pro nosso primeiro clássico do returno...




É isso, meus amigos! Agora acabou a moleza...

O Vasco tem pela frente um dura semana, que começa com o desafio de quinta-feira pela Copa do Brasil, contra o Bragantino, e que termina com o clássico contra o Flu, no Domingo!

Vamos torcer!

Saudações ..../+/....





sábado, 15 de março de 2008

Manual do torcedor - Taça Rio - 4a Rodada - por Jared Calheiros

Mais um Manual, galera!

É torcer e secar!

Valeu Jared!

Saudações ..../+/....




Manual do Torcedor

Campeonato Estadual do Rio de Janeiro

Taça Rio – 4ª rodada



Recomendamos torcer para os times em CAIXA ALTA



Sábado, 15 de março


16h00 - América x Resende - Giulitte Coutinho - Mesquita

18h10 - Fluminense x AMERICANO - Maracanã

20h30 - Volta Redonda x Madureira - Raulino de Oliveira - Volta Redonda



Domingo, 16 de março


15h00 - Macaé x Mesquita - Municipal de Macaé - Macaé

15h00 - Boavista x Friburguense - Eucy Resende de Mendonça - Saquarema

15h00 - Duque de Caxias x Cabofriense – Marrentão - Duque de Caxias

16h00 - VASCO x Cardoso Moreira - São Januário

18h10 - Flamengo x BOTAFOGO – Maracanã



Domingo haverá o primeiro clássico da Taça Rio e uma dúvida cruel para o torcedor vascaíno: QUAL DELES DEVEMOS SECAR?

Se o Botafogo perder, é bom para o Vasco, a fim de se consolidar na 1ª posição do Grupo B, o mesmo grupo do alvinegro, o que dá direito à equipe vascaína de enfrentar o 2º do Grupo A nas semifinais, teoricamente mais fácil.

Mas assistir a uma vitória do Flamengo, convenhamos: é dose pra mamute.

Até porque, se o Flamengo perder, provavelmente vai abalar mais ainda o ambiente na Gávea, que não está bom, e eles têm um jogo difícil na quarta-feira contra o Nacional de Montevidéu, o mesmo Nacional dos 3 a 0. Particularmente, esta segunda opção é mais interessante.

Com a 4ª rodada da Taça Rio, chegaremos à metade da disputa da competição e até aqui os grandes não se vêem ameaçados nem um pouco no propósito de classificação às semifinais.

O campeonato entrou numa mesmice tão grande que nem o empate do Fluminense mudou alguma coisa.



Análise da 4ª rodada:


Vasco e Fluminense são franco favoritos contra Cardoso Moreira e Americano, respectivamente.

Entre os pequenos, o Macaé é bem melhor do que o Mesquita e os demais jogos tendem ao equilíbrio.

Para casar bem os resultados, se o Botafogo perder para o Flamengo, é bom que Madureira e Friburguense vençam seus jogos contra Volta Redonda e Boa Vista, respectivamente. Isto iria embolar o grupo, deixando Botafogo, Madureira e Friburguense com o mesmo número de pontos.


Bota o Eurico pra bater pênalti


"O pênalti é tão importante que devia ser cobrado pelo presidente do clube. " (Neném Prancha - ex-roupeiro do Botafogo e filósofo da bola).

Embora tudo esteja aparentemente bem em São Januário, a opção do técnico na questão dos pênaltis pode comprometer este mar de tranqüilidade - por que não dizer de vaidades.

É público e notório que Edmundo é um mau batedor de pênaltis. Entretanto, ele insiste e não abre mão. Morais, por sua vez, começa a demonstrar impaciência com o problema. E a torcida, que exige o goleiro Tiago, mais uma vez não é levada em conta.

E o técnico Alfredo Sampaio deu uma declaração definindo que os cobradores são Edmundo e Morais, deixando Tiago de fora, contrariando, assim, a vontade da torcida vascaína. Para mim, esta não foi uma decisão técnica.

No mais, vamos esperar que a rodada nos traga belas surpresas e boas combinações.

Vascão rumo ao título da Taça Rio.




sexta-feira, 14 de março de 2008

Vasco 4 x 0 Macaé - Taça Rio - 3a Rodada

Foto: VipComm


Casaca! Mais uma goleada!

É verdade que ainda não foi daquele jeito que a gente gostaria de ver. E que dos quatro gols, dois foram de pênalti. E que até aqui o Vasco só enfrentou times pequenos na Taça Rio!

Mas vejamos pelo lado bom: O Vasco está fazendo seu papel nesse segundo turno. Convencendo ou não nas atuações, vêm goleando seus adversários, e soma até aqui 10 gols pró e nenhum contra nesses 3 jogos do returno.

A nota triste da chuvosa partida que assisti ontem em São Januário fica por conta da briga entre as "famílias" da Força Jovem. É verdade que eles já vem se estranhando há algum tempo, mas ontem chegaram às vias de fato dentro da nossa própria arquibancada. Lamentável!

Outra nota desagradável ficou por conta do mal-estar causado entre os jogadores pela indefinição de quem é o cobrador de pênaltis oficial da equipe. Ontem, nas duas penalidades a torcida pediu "Tiago". No primeiro, Edmundo pegou a bola e nosso goleirão nem ameaçou partir. Mas no segundo, Tiago cruzou todo o campo, foi lá pedir no ouvido do Morais que ele deixasse, mas nosso camisa 98 não teve espírito esportivo e mandou o Tiago de volta.

O pior é que depois de fazer o gol (bateu muito bem por sinal), Morais não comemorou o gol e ficou encarando a torcida, no melhor (ou pior) estilo Thierry Henry quando jogava no Arsenal, da Inglaterra. Aí eu me pego pensando: Se ele não comemora é porque não está pensando no time, e sim na sua vaidade! Isso é ruim pro Vasco...

Pra piorar, quando entrava no carro pra ir embora do Estádio, Tiago foi abordado por repórteres da rádio Transamérica, à quem disse apenas: "Não bato mais!"

É uma pena. Espero que ele reconsidere a decisão...


OS GOLS




Titulares

Tiago: Foi bem quando exigido debaixo das traves. Bateu uma falta no primeiro tempo que se não bate na barreira ia lá dentro, pois de onde eu vi o jogo, a visão era frontal! No mais, espero que ele reconsidere a decisão de não cobrar mais infrações. Quem frequenta São Januário sabe que Tiago já é ídolo no clube! E ídolos precisam ser preservados. Pô... não custava nada o Morais ter deixado ele bater o segundo...

Wagner Diniz: Foi bem, mas não chegou tanto ao fundo do campo como costuma fazer. Mesmo assim, sofreu seu pênalti de praxe, e foi sempre uma boa opção de ataque pela direita.

Vílson: Assim como todo o sistema defensivo do Vasco, apresentou melhoras. Sua única falha grosseira foi esquecer de acompanhar uma sobra no primeiro tempo, que proporcionou ao Macaé sua melhor chance. O zagueiro deles deu um bicão pra frente, Vílson ficou batido, o atacante Macaense ficou cara-a-cara, driblou o Tiago e chutou pra fora. Desatenção total!!!

Jorge Luiz: Foi bem. Ganhou muitas jogadas pelo alto, procurou sair jogando sem chutão e ainda orientou seus companheiros de defesa o tempo todo. Até por causa disso, o Vasco não passou tantos sustos na noite de ontem!

Calisto: Ontem apoiou mais do que no jogo anterior, contra o Duque de Caxias. Não é exatamente um grande jogador, mas acho que é indiscutivelmente a melhor opção pra nossa carente lateral-esquerda.

Jonílson: Mostrou mais uma vez que não pode ficar fora desse time. É o primeiro-volante titular sem reserva à altura. Combate o tempo todo, e não inventa quando está com a bola no pé. Foi muito importante pra dar a segurança necessária pra que o Bomfim pudesse sair um pouco mais e ajudar os homens de frente.

Leandro Bomfim: Jogou como segundo-volante e foi bem. Tem muita qualidade no passe, principalmente nas viradas de jogo, coisa que nem Xavier, nem Andrade e quiçá Amaral conseguem fazer. O problema é que Bomfim marca muito pouco, e contra um time grande acho difícil que o Alfredo tenha coragem de lançá-lo como titular. Vamos ver nos clássicos como ele se comporta nessa posição.

Alex Teixeira: Não foi nada bem ontem. No primeiro tempo, até participou do jogo, mas errou muitos passes. Na segunda etapa, pouco foi notado, e acabou justamente substituído. Ficou devendo...

Morais: Foi muito bem. Participou de três dos quatro gols, e ainda criou as melhores jogadas do time. Se movimentou muito durante todo o tempo, fez um golaço e foi sempre o mais perigoso na criação. Seria nota 10 se tivesse tido a humildade e o espírito coletivo de deixar o Tiago bater o segundo pênalti. Pô Morais! Tava 3 x0, jogo ganho, a torcida em peso pedindo pelo goleiro... Custava deixar a massa cruzmaltina ir pra casa um pouco mais feliz? Mas não, fez o gol e ficou fazendo malcriação pra torcida. Desnecessário...

Alan Kardec: Na minha modesta opinião, foi muito bem ontem. Tocou 5 vezes na bola. Em duas, preparou para os companheiros finalizarem (numa saiu o primeiro gol do Morais). Nas outras 3, finalizou sempre com perigo, sendo que a única que veio pelo alto, ele guardou. Continuo dizendo o que sempre disse dele. É talvez o melhor atacante "grandalhão" que o Vasco produziu nos últimos anos, mas precisa que seus companheiros entendam seu estilo de jogo. Kardec é matador nato!

Edmundo: Boa movimentação, bons passes, boas finalizações, enfim, mais uma bela atuação. Mas cá entre nós: Ele vai continuar batendo pênalti? Daquele jeito? É impressionante como bate mal, e sem confiança. Corre sempre olhando pra bola, sem nem tentar ver pra onde o goleiro está ameaçando sair. Está provado! Não sabe bater... Isso tem que parar, antes que percamos mais um jogo importante por causa disso. Se o técnico diz que tem 5 cobradores, porque botar o pior?



Reservas:


Souza: Entrou no lugar do Edmundo. Com o jogo já ganho, se limitou a tocar a bola de lado sem se comprometer. É bom jogador, mas ainda não mostrou seu verdadeiro futebol no time principal, como fez tão bem e por tanto tempo nas equipes de base do Vasco.

Villanueva: Entrou no lugar do Alex Teixeira e finalmente estreou no estadual! Mas foi como se não tivesse estreado, porque pouco pegou na bola, e quando pegou não fez nada de excepcional. Esperemos uma nova oportunidade.

Amaral: Entrou no lugar de um cansado Leandro Bomfim pra segurar os minutos finais do jogo.


Técnico:

Alfredo Sampaio: Me deixa preocupado com essa postura de lançar o Bomfim de segundo volante contra os pequenos, pra depois sacá-lo diante de um clássico. Renato Gaúcho e Celso Roth cometiam o mesmo erro, e o Vasco sucumbiu na maioria dos jogos no Maracanã justamente por atuar com um time diferente do que vinha jogando, com medo dos adversários. Espero que ele já esteja pensando o que vai fazer contra o Fluminense.



Foi assim, meus ilustres amigos cruzmaltinos.

Próximo encontro: Domingo, dia 16, às 16:00 h, contra o Cardoso Moreira, em São Januário!

Até lá!

Saudações ..../+/....



P.S.: Hoje é aniversário da grande conquista do Sul-Americano de 1948. A cobertura completa você pode conferir na bela matéria do Netvasco. Parabéns Vascão...




quarta-feira, 12 de março de 2008

"A Palavra" de cara nova!

Bem, meus amigos!

Depois de muito perturbar o meu amigo Duca Mendes, ele acabou cedendo e fazendo um novo layout pro nosso blog!

Achei que seria uma boa forma de premiar a intensa participação de todos vocês aqui. Por isso, resolvi deixar nossa casa um pouco mais bonita!

Espero que todos gostem! Eu tô adorando! Valeu Duca!!!

Forte abraço e saudações ..../+/....



P.S.: Não deixem de conferir o Manual do Jared no post abaixo!

P.S.2 : Agradecimentos também ao amigo João Ximenes, que consertou o bug que tava dando no Explorer. :)

terça-feira, 11 de março de 2008

Manual do torcedor - Taça Rio - 3a Rodada - por Jared Calheiros

Mais um Manual pra galera!

Valeu Jared!

Saudações ..../+/....






Manual do Torcedor

Campeonato Estadual de 2008

Taça Rio – 3ª rodada





Vasco da Gama, rumo à conquista da Taça Rio

Recomendamos torcer para os times em CAIXA ALTA



Quarta-feira, 12 de março


15h00 – Americano x Cardoso Moreira - Campos

15h30 – Madureira x AMÉRICA-RJ - Moça Bonita

15h30 – Friburguense x VOLTA REDONDA - Nova Friburgo

19h30 – Flamengo x MESQUITA - Maracanã

20h30 – Cabofriense x Boavista-RJ - Cabo Frio

21h45 – Fluminense x RESENDE - Maracanã



Quinta-feira, 13 de março


19h30 – VASCO x Macaé - São Januário

19h30 – Botafogo x DUQUE DE CAXIAS - Engenhão





Chances de classificação para as semifinais (fonte: chancedegol)


Grupo A
:

1. Fluminense, .... 97.5 %

2. Flamengo, ....... 93.8 %

3. Volta Redonda, . 4.5 %



Grupo B:


1. Vasco, ............ 87.1 %

2. Botafogo, ....... 82.8 %

3. Madureira, ..... 27.6 %



Esta pode ser mais uma rodada sem surpresas. Desta vez, em quase todos os jogos os mandantes são favoritos.

Talvez o visitante Volta Redonda surpreenda em Nova Friburgo ou o Boa Vista vá a Cabo Frio buscar um bom resultado, mas tudo leva a crer que as surpresas não devam passar de disputas entre os pequenos.

A falta de uma zebra - pelo menos uma - pode transformar a Taça Rio numa coisa monótona, bastante previsível e isto não é bom para a competição. Mas que a zebra não visite São Januário, por favor.



Perguntas que não querem calar:

ATÉ QUANDO vão barrar o goleiro Tiago nas cobranças de pênaltis e faltas?

- a torcida precisa fazer o seu papel: não parar de exigir do técnico.

ATÉ QUANDO vão deixar Jean na reserva?

- ele disse: 'respeito os companheiros, mas quero jogar'

ATÉ QUANDO vão manter Amaral como titular?

- a torcida já não agüenta mais.

ATÉ QUANDO Beto vai ficar no estaleiro?

- a primeira história era um pisão e agora se transformou em dores musculares. A mim, que nunca aprovei esta contratação, nada me surpreende. Aliás, Beto está sem jogar desde 6 de fevereiro.

ATÉ QUANDO vão deixar Villanueva de fora?

- o melhor momento para testar jogadores é contra adversários pequenos. Aliás, o chileno vem se dedicando à leitura e um dos livros escolhidos é “Cem Anos de Solidão”, do colombiano Garcia Marquez. Aproveite, Villanueva, ainda faltam 99 anos e 9 meses.



Notícia de rodapé


Vasco tem cinco boas opções para cobrador de pênalti
- Diz Alfredo Sampaio: “temos cinco em condições de cobrar: Tiago, Morais, Edmundo, Alan Kardec e Leandro Bomfim. Baterá quem estiver em melhor momento”.

Será que só o Edmundo está passando por este “melhor momento”? E o que é “melhor momento”? Existe medidor pra isso aí?

Prezado Alfredo, decida logo esta parada. Fale pro Animal que ele tem outras excelentes qualidades, mas não a de bater pênalti.

Vamos lá, Vascão, queremos este título em São Januário, mas só como aperitivo.

Uma grande vitória para todos os vascaínos.