terça-feira, 1 de abril de 2008

Será que isso vai dar certo?!

foto: Globoesporte.com

Amigos!

Depois da saída do Alfredo, e dos depoimentos que vi do Eurico hoje no Arena, fiquei com uma pulga trás da orelha.

Sampaio sem dúvida não é um técnico do nível do Vasco, ponto! Mas as declarações que ele fez na saída do clube me fizeram ver que ele não era culpado de tudo. Ele é culpado sim, pela defesa mal armada. Mas assim como nós, ele também entendia que o Edmundo não estava bem, e que deveria sair.

Fiquei estarrecido quando ele assumiu que só escalava o Animal por imposição da diretoria. E que ficava com raiva que o Edmundo não treinava falta e chegava no jogo queria bater todas! Isso é absurdo! Somos reféns do Edmundo!!! Já se imaginou refém de um sujeito desse? Instável, descontrolado, egoísta... Afff... que horror!

Galera, não estou negando aqui a importância do Edmundo na história do Vasco! Se não fosse ele, não teríamos tido metade das alegrias que vivenciamos nos anos 90 (e foram muitas!). Mas o fato é que o jogador que existe hoje, não é sombra daquele. É uma versão envelhecida de um jogador que sempre precisou do seu condicionamento físico pra desequilibrar! Edmundo nunca foi um meio campo "cerebral"! Era um atacante de velocidade, explosão!

Por isso, assim como o Alfredo saiu dizendo, eu acho que o Vasco faria um time mais forte sem o Edmundo. Eu jogaria com um esquema 4-5-1, igual a Roma da Itália. É seguro e ofensivo ao mesmo tempo, e seria perfeito pros jogadores que temos. Seria mais ou menos assim.

1- Tiago

2- Wágner Diniz
3- Luizão
4- Jorge Luiz
6- Calisto

5- Jonílson
8- Xavier

7- Alex Teixeira (pela esquerda)
10- Leandro Bomfim (pelo meio)
98- Morais (naquela velha panelinha com o Wágner pela direita)

9- Alan Kardec


No meu time, o Edmundo brigaria por uma posição com o Bomfim, fazendo mais ou menos a função que o Totti faz na Roma.

Mas enfim, voltando a questão da "pulga atrás da orelha", depois de tudo que eu ouvi nos últimos dias, estou achando que independente de quem for o técnico, que escala o time é o presidente!

O Lopes então, faz parte de um grupinho da "galera" de São Janú, e não faz muito o gênero dele brigar ou discordar do Eurico.

Resumindo, acredito que qualquer um que ocupe o cargo de técnico do Vasco, não vai poder botar em campo o melhor time possível, pois vai estar refém do prestígio do Edmundo no clube.

No mais, sempre gostei do Lopes, mas a última passagem dele, depois do título de 2003, foi meio esquisita. E de lá pra cá, os outros trabalhos dele que eu parei pra reparar (Coritiba, Corínthians, e Atlético-PR) não me agradaram muito...

Mas enfim, como disse no dia do anúncio da escolha, acho que das opções ele era a melhor. Só lamento o fato do Vasco que ele encontra hoje não ser sombra do time e do clube que ele comandou em 97-98!

Sorte pro Delegado!

Saudações ..../+/....


33 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro almirante:

Como sempre, sua análise está perfeita.

Já disse anteriormente. Hoje, somos reféns, do presidente/interino(?), do Romário, do Edmundo, do ..., de maneira que, quem ousa desafiar qualquer um destes, certamente cai.

Salvo engano, a última vez que o Lopes passou pelo Vasco, só exigiu que seu filho recebesse salários, ele mesmo... Pergunto: quem não quer um técnico desses? E o Edmundo? nas outras 03 vezes que passou pelo Vasco, pouco viu a cor da verdinha. Pergunto: Com o crédito que ele tem no clube, deve mandar ou não? E o Romário? nem se fala.

Enfim amigo, somos reféns, e como tal, perdemos as forças. Como diz o bom amigo Jared, Fazemos a nossa parte aqui no blog, divulgando e enaltecendo nosso Vascão, indo ao estádio quando possível, porém, no funfo, no fundo, sabemos que o Vasco é, na realidade, DE UMA PESSOA SÓ. Como esbraveja aquele humorista: "E tenho dito".

Anônimo disse...

Sei não Vinicius, será que ele só não soltou essas bombas para tumultuar ainda mais um ambiente todo machucado... Por outro lado eu sempre achei que Edmundo e o Cachaça num mesmo time e velhos, não seria nada bom.
Vou pensar melhor antes de dar uma opinião mais fechada. Quanto ao time sugerido, eu assino embaixo.

abraços

Anônimo disse...

É, Vinicius, o ambiente está fervendo.
Dizem que Antonio Lopes vai optar pelo 3-5-2, com a inclusão de mais um zagueiro, Luizão, que jogará ao lado de Jorge Luiz e Eduardo.
O meio campo ele vai deixar para definir amanhã.
Seja quem for o técnico, o Vasco precisa de mais um zagueiro, um volante, um lateral-esquerdo e um craque que tenha liderança em campo para disputar um campeonato brasileiro, que é longo.

Aproveitando, para economizar a folha de pagamento pode dispensar uns que até agora não aprovaram e não vão aprovar nunca:
Marcus Vinicius, Xavier, Thiaguinho, Marquinho e os mais antigos Ernane, Rafael. Amaral, sem contar algum outro que posso ter esquecido.
Reserva só interessa se for para ser utilizado algum dia.´
Quanto ao Villanueva, definir o que vai fazer com o jogador. Serve ou não serve?

Sobre o meio-de-campo, Antonio Lopes pretende defini-lo amanhã.
Edmundo não vai jogar contra o Bragantino.

Anônimo disse...

Vinicius, como você citou, Alfredo Sampaio afirmou que "só escalava o Animal por imposição da diretoria".

Só isto é suficiente para considerá-lo réu confesso.
Se isto acontecia, era para ele já ter entregado o cargo.

E pior: "... ficava com raiva que o Edmundo não treinava falta e chegava no jogo queria bater todas!"
Sampaio poderia botar pra valer seu cargo, sua autoridade. Se não o fez, não tem razão de reclamar.

Foi melhor ele ter ido embora, mesmo.

Anônimo disse...

Disse quando da contratação do Animal, que deveria haver algo de podre no reino da Dinamarca. No mínimo seria uma forma do Vasco tentar quitar a imensa dívida com ele.

Amigo Vinicius eu daria um jeitinho de incluir o Jean. Sei lá ele dá energia ao time

Saudações

Anônimo disse...

Concordo com o pronunciamento do Jared ! Ele engoliu o sapo porque não queria perder o emprego, o mesmo aconteceu com o baixinho que pulou logo fora!

Anônimo disse...

Dramático!!!!!!

se antes pensávamos que alex texeira.....morais......eddd......e alannn tava bom..... imagina agora???
eh 4-5-1 todos os jogos.....vai ser dramáticoooo a semiiiiii

Anônimo disse...

esse ai fui eu julio ossoo vascao até morrer coloca ai cobrin

Gabriel Gago disse...

Bom, vamos lá:

1- Não se enganem, imposição de diretoria é uma coisa que todo treinador precisa.
2- Pombas, o cara tem um Edmundo e não consegue fazer ele jogar? como que o Caio Júnior conseguia?
3- Se macho fosse, não aceitaria isso, se aceitou, admitiu sua frouxidão.
4- Se macho fosse, metia a boca no trambone LÁ, nã esperava sair para faezr isso
5- Se macho fosse ( hauhauha) iria mandar o Tiago bater falta e o Morais Penalti, ou o contrário, e se o Edmundo saísse, ora, ele iria "ganhar" de qualquer forma, não?

Vinícius, grande amigo, 4-5-1, 3-5-2, tanto faz a tática, o importante é como ela é aplicada, e é aquilo que eu disse: COm Wagner Diniz em campo, é obrigatório jogar com dois volantes brabos, pegadores e que saibam o que estão fazendo. Isso exclui Amaral e Thiaguinho, Xavier é muito lento para cobrir espaços, eu até gosto dele, mas como falso 3º zagueiro, ou zagueiro-zagueiro, então, nos resta quem? Souza? sei lá, pode ser, tente-se, mas o importante é cobrir as subidas de Wagner e Calisto, que como a gente conversou aquele dia, não adianta esperar que esses dois defendam alguma coisa, então, se for para usá-los, que se cubra os avanços, e use eles efetivamente como alas.

Você tocu num ponto legal, a Roma, é meu time europeu favorito, e como a Roma, temos um jogador muito ofensivo, e que defensivamente é ruim, que mais vale como ala ou ponta do que lateral, que é Wagner Diniz, lá o Luciano Spaletti ransformou o Mancini de lateral em ala e mais tarde ponta e está colhendo os frutos, e lá tanto Perrota como D Rossi ( ou Brighi) fazem o que precisamos aqui, cobrir os avanços laterais com precisão. Aliás, o Perrota faz isso tão bem, que as vezes parece que o lateral é ele hahaha.

Olha, sobre o Antônio Lopes, eu penso dessa forma:
Bom, para começar ele é uma pessoa que sabe como funciona o Vasco, e sabe lidar com o eurico miranda,e é muto mais fácil esperamos que ele consiga extrair algo da direotoria do que qualquer outro ténico.
Em segundo lugar, antônio lopes é um ténico de competência comprovada, e muita experiência, tá mais do que acostumado com as "putarias" do futebol, e é especialista em posicionar um time defensivamente, nossa fraqueza.
Antônio lOpes provavelmente é o unico ser vivo respirando que cnsegue realmente se entender com o Edmundo.
Em terceiro lugar, é um car que consegue gritar com um jogador e fazer ele corresponder, porque tem moral pra isso, diferente dos últimos ténicos que tivemos.

Em suma, o importante é: Antônio Lopes é um dos técnicos mais competentes do brasil, talvez não seja do nível do Luxemburgo, ou do Leão, mas com certeza é bem melhor que a média, e só isso já é motivos para ficarmos contentes.

Querer o José Mourinho, ou o Luxa, o Leão, e principalmente o Felipão, eu também queria, mas dentro de nossas possibilidades, alguém por acaso tem ssugestão melhor que ele? sinceramente?

Acho que qualquer técnico que fosse colocado lá, a gente ia achar um defeito e ficar desconfiado.
Caio JR. - Ah, ele foi demitido do Palmeiras, ele é novo...
Vágner Mancini- po mas esse cara é quem mesmo? Ah aquele do paulista, PFFFF

entende? qualquer um que viesse que não fosse um acima de cogitação, e esses a gente conta nos dedos de uma mão, a gente ia ficar ouvindo essas histórias de desconfiança.

Anônimo disse...

Quanto às palavras do SEMPAI, gostaria de saber, ainda não pude me interar, das respostas da diretoria. Agora uma coisa é certa, se estivermos realmente reféns do animal nossa trajetória será sofrida. Não podemos permitir.

É claro que o Lopes não vai confrontar com a diretoria, ele já é da casa é quase patrimônio. Acho que nesse momento e considerando a reta final do carioca, foi uma boa opção!

É amigo será que vai dar certo? Uma coisa é certa, reforços já!

Uma boa noite amigos

PS É Jared eu sempre pergunto.....alguém viu o Villanueva por aí?

Gabriel Gago disse...

Olha, o Villanueva já foi regularizado a um mês;
Das duas uma, ou ele não tem o MENOR condicionamento fisico mesmo, ou é MUITO RUIM.

Anônimo disse...

Como vivemos numa democracia, lá vai...
Não concordo com sua análise, meu amigo, Vinicius acho que você escreveu com o coração. Utilizou muito bem as palavras e apresentou argumentos fortes que por si só seriam suficientes para convencer nossos amigos participantes do blog.
Concordo com você quando disse que o ALF( Alfredo Sampaio, que parece com aquele E.T.) não é tecnico para dirigir o Vasco, concordo tambem que o Edmundo não esta jogando bem. Mas, não concordo que a responsabilidade para os problemas sejam eles... Credito ao fato do jogadore Edmundo não estar rendendo, absolutamente, nada em campo ao mesmo fato dos outros jogadores tambem não estarem conseguindo render o que se espera deles - Preparo Físico. Nosso time não teme uma boa pré-temporada, se podemos dizer que tiveram. O time todo não corre em campo, e quando corre se cansa rápido.
Como podemos querer que o jogador mais velho corra se nem os garotos estão conseguindo ou fazendo???

Sobre as cobranças de faltas e penaltis, acho que o AFL deu tiro no próprio pé. Por que ele não treinava faltas??? Para mim é simples porque o time não treinava, não tinha jogadas ensaidas, e nem treinava o posicionamento da jaga para faltas adversárias.

Da mesma forma como eu fui o primeiro a escrver aqui em dezembro que o Edmundo viria para o Vasco antes mesmo de sair nos jornais, disse tambem que o Vasco iria montar um time RIDICULO para o estadual, por se tratar de um campeonata que trazia PREJUIZOS aos cofres do club... agora veremos o inicio de uma transição, com uma nova comissão tecnica e posteriormente reformulação do elenco.
Como o Gabriel escrveu, muito vão sair só acho que infelizmente o Amaral não irá porque o Antônio LOpes gosta de jogadores do estilo como o dele, por tanto este fica, e muitos outros vão embora...

O campeonato carioca já acabou para nós, se é que ele começou algum dia. Pelo menos eu nunca tive esperança nesse time.

Anônimo disse...

O problema meu amigo Vinicius, é que estamos tão carentes de títulos que isso vai ter que dar certo! O que me acalma um pouco, é que agora temos um técnico que conhece tudo de Vasco da Gama. Alguém, infelizmente não me lembro agora, já disse que na quinta-feira já teremos outro time em campo e isso eu concordo e até aposto. Só lamento que o tempo é muito curto, mas deixo isso para o experiente Lopes resolver.

Uma boa noite a todos

Anônimo disse...

Carla, o time é este:
Tiago; Jorge Luiz, Luizão e Eduardo; Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bomfim, Morais e Calisto; Jean e Alan Kardec.

Ainda está muito cedo pra gente ver diferenças de trabalho, mas já sabemos que o Antonio Lopes prefere o 3-5-2, que vai primeiro arrumar a defesa, que Luizão vai ter vez como 3º zagueiro, e, principalmente, Jean vai começar o jogo.

Ouvi a choradeira do Alfredo Sampaio. Não me comoveu nem um pouco. Ele não soube ou não quis bater de frente. Agora, está pagando o preço pela omissão.

Um novo técnico sempre dá um novo ânimo e é disso que o Vasco precisa. Renovamos as esperanças.

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Não escrevi do coração Tutty (ou Adaghalberto... rsrs)... eu acho isso mesmo!

E tenho convicção disso...

Não concordo que todos não estão correndo: O Jonílson, o Jorge Luiz, o Wágner e o Morais correm tanto que podiam representar o Brasil nos 4 x 100 metros das proximas olimpiadas que o Brasil tava bem representado!

Continuo afirmando que nosso maior problema, depois do Eurico, se chama Edmundo! Pois em tese, ele deveria ser o cara que decidiria os jogos a nosso favor e no entanto só conseguiu fazer um gol de bola rolando até aqui...

Enquanto ele for titular ABSOLUTO, sem nenhuma "sombra" que o incomode e o ameace, ele não vai ter porque correr mais pra se manter no time!

No mais, respeito sua opinião meu amigo, apesar de você não entender muito de futebol (jogando então!!!)... hauheuhauheuha... teu negócio é matemática cara!!! :D

Abração Tutty (ou Adaghalberto...rs)

Saudações..../+/... a todos!

Anônimo disse...

ANALISE

Como na Economia, temos Analise Micro e Macro em que existem divergências entre elas, mas buscamos encorporar ambas para que a anaalise esteja completa.

*ANALISE MACRO

Eurico, esperava as eleições para presidência este ano, então prefeiu POUPAR no primeiro quadrimestre para que pudesse VIABILIZAR a montagem de um time forte para a disputa do Brasileirão, com dois propósitos: o principal é se eleger mais uma vez e o secundário é levar o Vasco a Libertadores no próximo ano.
O problema foi que ele esperava que as eleições fossem no final do ano, como vem trabalhando o Dept. Jurídico do clube para que a realização seja apenas no final do ano e não agora como determinou a justiça.
Antecipada as eleições, consequentemente tambem seria antecipado o plano arquitetado pelo presidente. Não sei se a troca na comissão tecnica foi uma considencia, mas já estava pre-escrita na mente estrategista do Euvirus, o que uniu o útil ao agradável.
Os fatos são:
- Cadê o dinheiro dos patrocinadores, Habbis e MRV, que ainda não foram aplicados no elenco/time???
- Sem resultado( titulo ou classificação para Libertadores) expressivo Eurico ganharia a eleição???

Peço que cada um reflita sobre isso!

*ANALISE MICRO

Comissão e time RIDICULOS!!!!
O campeonato serviu como laboratório para observar os jogadores do atual elenco que irão formar a base para o time que irá disputar o campeonato brasileiro, Sul-americano, fase final da Copa do Brasil.

Além das questões supracitados com problemas físicos e esquema defencivo falho, possuimos deficiencias que precisam ser supridas:
- Precisávamos de comissão tecnica: chegou o Antônio Lopes e ainda falta preparador físico;
- Precisamos de pelo menos DOIS zaguerios: um para ser titular absoluto e outro para compor o elenco( já que Luizão, Vilson e Edurdo são fracos);
- Precisamos de um cabeça-de-área URGENTE: que saiba marcar e sair jogando(para jogar com Joilson);
- Precisamos de um Lateral esquerdo: Calixto é fraco e Edu muito novo ainda;
- Precisamos de um Atacante: tracamos pelo Leandro Aaral;
- Precisamos de um meia esqueda: Alex é muito novo ainda!

Levando-se em conta o esquma 4-4-2

Adagalberto

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Não disse que o negócio do cara era Economia e Matemática?

HAUheuhauheuhauha!

Valeu Tutty!!! Vulgo Adaghalberto!

Abração meu irmao!

Saudações ..../+/....

Anônimo disse...

Edmundo chegou pra ser a vitrine do Eurico então..

Pra que correr!?
Pra que marcar !?
Pra que treinar faltas !?
Pra que disputar vaga !?
Pra que ....!?

Então
Pra que ele veio??

abraços

PS O Lopes vai dar um jeito nele!

Anônimo disse...

Tanto não entendo nada de futebol que ganhei, com sobras, TODOS os anos que disputei a nossa Liga do Cartola FC!!!!

Alias quero dês de já combinar a abertura da liga do nosso Blog no Cartola FC.

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Boa idéia cara!!!

Vamos fazer isso sim! Liga "A Palavra do Almirante" no Cartola F.C.

Quando chegar na época vê se me lembra!!!

Abração e saudações ..../+/....

Anônimo disse...

Vamos ganhar o clássico. Será a nossa virada de postura em campo!

Estarei lá!!!!!!!!

Um bom dia!

Anônimo disse...

Em tempo....

Só lamento a saída do Andrade justamente agora. Ele seria aproveitado nessa nova fase!

abçs

Gabriel Gago disse...

"ó lamento a saída do Andrade justamente agora. Ele seria aproveitado nessa nova fase!"

Perfecto!

Gabriel Gago disse...

NETVASCO - 02/04/2008 - QUA - 00:17 - Lateral Diego é emprestado ao Vitória-BA



- Que desperdício, e o Spartak Moscow precisando de um lateral esquerdo...

Se eu fosse o eurico, distribuia jogador nums times russos, pra eles verem a "fria" que se meteram, literalmente.

Gabriel Gago disse...

"NETVASCO - 02/04/2008 - QUA - 03:33 - Xavier reencontra Antônio Lopes e acredita em nova fase do Vasco

O volante Xavier foi um dos jogadores citados por Antonio Lopes em sua primeira conversa com o elenco vascaíno, nesta segunda-feira, logo após ser apresentado como novo treinador da equipe. “O Xavier já jogou comigo e conhece minha maneira de trabalhar”, disse o treinador, que dirigiu o meio-campista no Corinthians, em 2006.

“O Antonio Lopes é um profissional de muita experiência e que tem toda uma história no Vasco. Acredito que sua chegada possa marcar o início de uma nova fase do time”, declarou o volante baiano contratado junto ao Maccabi Haifa, de Israel."




- Desconfio que Xavuier ganhou a vaga de titular

Anônimo disse...

Eu também Gabriel
...Veremos!

Anônimo disse...

Nas manchetes do NetVasco

“Tiago é liberado por Lopes para treinar faltas”
- Isto é o resultado da mudança do treinador. Coisas que estavam entravadas começam a se soltar. Uma boa notícia, sem dúvida, e o Vasco só tem a ganhar com isto. Com certeza o humor e o astral do jogador vai lá pras alturas.

“Morais vibra com nome do novo drible”
- Danos Morais é o nome.

“Eurico garante ter pago 'cada centavo' do último contrato de Romário”
- O contrato do jogador terminou dia 31. Romário, em entrevista, disse que não aparecia no Vasco desde o dia 6 de fevereiro, mas o Vasco não estava pagando seus salários. Eurico afirma que pagou tudo. E agora?

“Carlos Germano poderá ser preparador de goleiros a partir de maio”
- Foi um goleiro genial, que nos proporcionou muitas alegrias. Seu nome está ligado à história do Vasco. Parabéns, Vasco, pelo reconhecimento.

Anônimo disse...

Boas notícias amigo Jared. Quanto ao salário é papo de peixe grande....

Um diz que pagou e outro diz que não.... sempre isso!

Anônimo disse...

Pela Copa do Brasil (jogo de ida):
Jogam, neste momento, MADUREIRA x Juventude, no Estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita.
Por enquanto, 20 minutos de jogo, zero a zero.

Logo mais, às 19h30, RIVER-PI x Botafogo, no Correão, em Bacabal.

Unknown disse...

grande Vinicius (aka Brinco)!! hahaha
bom...primeira vez que to postando. (depois de tantos meses só lendo!!)
primeiramente queria dizer que concordo com Kiko da penha qdo disse que Alfredo só quiz tumultuar o ambiente...(não negando o fato que Edmundo não tem condições de jogo e, talvez, nunca mais terá).
Segundo gostaria de dizer que acho sua sugestão pra time do Vasco quase que perfeita...penso nessa escalação faz tempo...só trocaria o Alan Kardec pelo Jean, na minha opinião um atacante só no time tem q ter mobilidade e tb não adianta ter um exímio cabeceador se ninguém ,além do Bonfim, sabe cruzar...sei que você é defensor ferrenho do Alan e acha q ele um dia vai ser melhor que o Jardel...bom, QUANDO ele for eu o coloco no meu time...afinal, se for por potencial coloca o Phillipe Coutinho que ele vai ser melhor q o Messi!!! ahahahahha
abração a todos!!

Anônimo disse...

Terminou o 1º tempo em Mesquita:
Madureira 0 x 0 Juventude

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

HUahuehuaheuha!

Eu discordo meu amigo Morgado (vulgo Rafael!)

Justamente por ter um meio com três jogadores leves, é que eu acho que o Alan tem que jogar nesse esquema...

Senão, quem vai ficar dentro da área?

Com o Jean seriam 4 malucos correndo mas quando chegasse no fundo e levantasse a cabeça pra botar na área, não encontrariam ninguém...

É o que eles chamam de "referência"...

E eu acredito sim, que o Alan vai ser melhor que o Jardel nesse etilo ("referência") de jogador. E vai ser melhor que o Souza, que o Washington, que o Aluísio e quem sabe... melhor que o Adriano naquela fase boa! :D

Podem me cobrar daqui uns anos...

E bem-vindo cara! Vê se agora comenta sempre, né?!

Saudações ..../+/....

Gabriel Gago disse...

VOu cobrar