segunda-feira, 14 de abril de 2008

Enfim, o adeus...


Enfim, aos 42 anos de idade, a hora de parar chegou...

Alguns dirão inclusive que a hora de parar já havia passado...

O anúncio foi feito agora há pouco num restaurante, na ocasião do lançamento do DVD do Baixinho, que conta com 900 gols do seu repertório.

Gostando ou não da "pessoa Romário", precisamos entender que estamos diante de um momento marcante da carreira de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

Se formos colocar somente os atacantes então, diria que Romário se encontra numa lista dos 5 mais sensacionais de toda a história!

E esse jogador, esse gênio, esse ídolo, partiu pra conquistar o Mundo tendo como porta inicial justamente o nosso Vasco da Gama: o clube que o lançou e o projetou para conquistar a imaginação e os sonhos de milhões de pessoas por todo o planeta.

Seja na Holanda, na Espanha, no Brasil ou em qualquer parte, Romário foi, e sempre será sinônimo de uma só coisa: Gol!

Só quem já teve Romário entre os 11 titulares do seu time sabe como é a sensação que se sentia quando a bola chegava nos seus pés dentro da área. Aquela expectativa de: "É agora!", "É gol!".

Isso inclui todos os brasileiros, pois o que ele fez pela Seleção, principalmente na Copa de 94, já exemplifica o que eu estou falando.

Imaginem então, o que sentiu a torcida do Vasco, nas 324 vezes em que ele balançou a rede a nosso favor...

O Vasco é importante na história de Romário, e vice-versa.

Se o Vasco o lançou para o Mundo, em contrapartida, nosso Gigante da Colina também ganhou muita exposição no exterior graças aos feitos do Baixinho. Desde a época que saiu menino para o PSV, na transação mais cara do futebol brasileiro até aquela época, até o milésimo gol, feito em São Januário, que correu jornais e sites mundo afora, não foram poucas as vezes que pessoas de todo o globo terrestre viram esse sujeito de 1, 69 m envergando a nossa camisa cruzmaltina.

Sendo assim, eu não poderia deixar de registrar aqui a importância desse anúncio, que marca a despedida de um mito nacional e mundial! Um filho ilustre do nosso Club de Regatas Vasco da Gama.

Certamente, o melhor atacante que eu vi jogar (com meus próprios olhos) nos meus singelos 27 anos de vida!

Entre ódios e amores, indas e vindas, choros e sorrisos....

Obrigado Romário! Por tudo!

Agora, fiquem com esse supervídeo, que conta com muitos, mas MUITOS gols, só com a camisa do Vascão!






Saudações..../+/....




P.S.: Para ver a ficha completa da carreira do Baixinho, clique aqui.


38 comentários:

Anônimo disse...

Bela homenagem, Vinicius.
Apesar de ser um cara bastante polêmico, a parte mais importante de sua história se mistura com a do próprio Vasco.

Foi o Gigante da Colina que o lançou no futebol e foi no mesmo Vasco onde ele encerrou sua brilhante carreira, inclusive marcando o histórico milésimo gol.

Colaborando com esta homenagem, prometo rever suas melhores frases, sempre de um humor irreverente e de muita ironia.

"A corte agora está contente. O rei, o príncipe e o bobo"
(fazendo referências ao presidente do Vasco, Eurico Miranda, a si próprio e ao então desafeto Edmundo).

"O cara nem entrou no ônibus ainda e já quer sentar na janela"
(criticando o técnico Alexandre Gama, do Fluminense, que o tinha barrado).

"Deus abençoou os pés desse cidadão, mas se esqueceu do resto e principalmente da boca, porque quando ele fala só sai besteira, ou melhor: só sai m..."
(rebatendo as críticas de Pelé, em 1998, sobre sua atuação na Copa Ouro).

Vai continuar... aguardem.

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Galera, esse vídeo é imperdível!

Muitos momentos marcantes, apesar da ausência de tantos outros...

Mas enfim, não caberiam todos os gols do Romário em um vídeo de Youtube!

A trilha sonora é de gosto meio duvidoso... mas isso e o de menos!

As imagens por si só já são música para os olhos!

É só abaixar o volume e curtir... ou se preferir... botar o hino do Vasco pra tocar enquanto assiste!

:)

Saudações..../+/....

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Boa a idéia das frases Jared!

Foram muitas ao longo desses anos...

Uma que eu gosto muito foi numa época que ele estava numa discussão entre ele e o Túlio Maravilha (do Botafogo) sobre quem seria o artilheiro do Carioca.

O caso é que corria na época o boato de que a esposa do Túlio, digamos assim, dava uns pulos de cerca, e justamente com outros jogadores de futebol. Reza a lenda que Romário inclusive foi um deles!

Dentro desse contexto, ele disparou:

"Eu acho que o Túlio devia deixar esse assunto de artilharia de lado, e se preocupar com outras coisas. Ouvi dizer que tá dando ladrão na casa dele..."

auhuehuaheuhuahuea!

Essa não poderia ficar sem a risada característica...

Apesar da cara-de-pau do Baixinho, e da simpatia que eu tenho pelo Túlio (que parece ser um cara legal...), acho essa uma das melhores frases dele... justamente pela ousadia!

saudações..../+/....amigos!

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

No link que eu botei do Wikipédia no P.S.: tem muitas frases... inclusive essas...

Vale a conferida também!

Saudações ..../+/....

Anônimo disse...

Muito boa, Vinicius, não a conhecia. Aproveitando o embalo:

"Quando eu nasci, Deus apontou o dedo em minha direção e disse: esse é o cara"
(em uma entrevista, depois de assinar contrato com o Fluminense)

"Técnico bom é aquele que não atrapalha"
(ao opinar sobre a função dos técnicos de futebol)

"Tenho uma relação íntima com a noite. Ela sempre foi minha amiga. Quando saio, estou contente e marco gols"
(ao comentar as suas noitadas antes dos jogos).

Teremos mais

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

HAUhUAHuHAuHAUhUHA!

Achei outra boa aqui num site...

“Quebrei três dentes e levei 50 pontos. Mas quando acordei já estava sem nenhuma marca. Vocês esperavam que eu fosse chegar aqui com a cara toda ralada? Sou do Jacaré rapá, sou bom de esquiva...”

Depois de ter arrumado uma confusão no Cabofolia em 2003

..../+/....

Anônimo disse...

Muito justo Almirante. Valeu baixinho!!!!! Hoje quando olha o que temos, chega a dar raiva!

O Vasco e o Brasil te agradecem!

Saudações

Ps 1) Sensacional a idéia das frases. Farei um book!
2) também não conhecia a do Tulio... rsrsrsrsr
3) É muito importante não tomarmos gol amanhã..... atenção zagueiros

Anônimo disse...

Mais pérolas de Romário:

"Goleiro sempre tem mérito. Mas dessa vez, não. Do jeito que bati, até a minha mãe pegava"
(ao comentar o pênalti que perdeu contra a Ponte Preta no Campeonato Brasileiro de 2005).

"Quem tem que se preocupar com imagem boa é aparelho de TV"
(ao falar da sua personalidade).

"Como vou aturar um mala igual a mim?"
(sobre a possibilidade de tornar-se técnico após encerrar a carreira).

Anônimo disse...

A cara dele de debochado na foto do post diz tudo. Grande craque (um dos maiores), ainda bem que pude vê-lo jogar! Muito obrigado Romário!

Saudações

Anônimo disse...

Maravilha as frases....

Gabriel Gago disse...

Atrás de Eusébio, Matateu, Dinamite e Pelé, eu elejo o ROmário o melhor do mundo. Mais: Acho que desde que ele saiu do Brasil para o PSV ele é o melhor atacante do mundo, e essa fase talvez tenha durado até 2000. Eu queria que o adeus dele tivesse sido como o de muitos outros jogadores que não tinham um terço de sua habilidade e receberam festas de despedida, homenagens, e muitas coisas mais que fizeram sentido porque um dia aqueles caras disseram: "Vou parar tal dia" e todos sabiam daquilo, e Romário perdeu a chance de se despedir gloriosamente a anos atrás anunciando que vai parar, vai parar, vai parar, e ao invés disso, nunca parava.
Ele merecia a festa dos mil gols, e acho que lá era a oportunidade de ouro para anunciar que chegou ao fim.

Mas isso não vai apagar seus feitos, não vai diminuir sua importância, será apenas mais um "causo" como tantos outros na carreira do baixola.

Chore Brasil, seu último atacante de verdade parou.

Anônimo disse...

Você disse tudo Gabriel .. Chore Brasil, seu último atacante de verdade parou.

Anônimo disse...

Mais de Romário:

"Só vejo o Pelé na minha frente. Ele não é rei, é Deus, inigualável. Quanto mais perto chegar dele, mais prazer vou ter. Eu sou eu, nunca me comparei a ninguém e não vou fazer isso agora. Respeito todo mundo, mas me respeito muito também"
(despejando críticas veladas ao ex-craque Zico).

"Romário pensa que é o rei da cocada preta. O que esperar de um cara que se acha Deus?"
-- Arthur Antunes Coimbra - Zico

"Muitos me perguntam se Romário teria lugar na Seleção na Copa de 70. Sem falsa modéstia, eu daria a minha camisa a ele."
Tostão, ex-Jogador e Comentarista Esportivo. Em sua coluna no Jornal do Brasil-RJ.

Gabriel Gago disse...

Leão da copa, Romário, Dinamite, Edmundo....


VAI REVELAR GOLEADOR LÁ LONGE VASCO DA GAMA!

Com certeza, o Vasco é o maior revelador de craques do Brasil, principalmente atacantes.

Gabriel Gago disse...

Por falar nisso, não poderia deixar de falar disso no meu blog:
http://gabrielgago.blogspot.com/

Anônimo disse...

Outras bem polêmicas:

"Eu quero que eles se danem de verde, amarelo, preto e vermelho. Eles não merecem nada de mim. Só espero coisas ruins deles e torço para que só esperem coisas ruins de mim"
(disparando farpas contra a facção organizada Força-Jovem, do Vasco, em 2001).

“Sou o melhor aluno de Pelé”
(após marcar o milésimo gol).

“Eu me entroso com qualquer um. Eu sou que nem um camaleão, me adapto a qualquer um. Mas o importante é eu continuar fazendo meus gols e ajudar o Vasco a conquistar os três pontos nas partidas”,
disse Romário na seqüência após o gol 1000.

Anônimo disse...

Pra conhecer toda a carreira de Romário, em campo, fora dele, seus grandes momentos, o NetVasco publica uma boa matéria do GloboEsporte.com:

http://www.netvasco.com.br/news/noticias14/50990.shtml

Anônimo disse...

hehe esse DVD eu não perco por nada! Valeu PEIXE"

abraços

Anônimo disse...

Homenagem mais do que justa. Sou daqueles que podem dizer:

- Eu vi o Romário fazer o 1000º gol.

abraços

Anônimo disse...

O nosso polêmico orgulho cruzmaltino. O baixinho deixa um grande vazio no gramado, principalmente ali na área, onde parecia saber ou adivinhar por onde a bola passaria até encontrá-lo. Obrigado pelas alegrias Romário!

Saudações

Anônimo disse...

Vida que segue.
Para o jogo de amanhã contra o Criciúma, Vilson está confirmado na zaga (Luizão continua de fora) e no ataque, Edmundo vai ficar no banco e Jean jogará ao lado de Alan Kardec.

Pelas modificações anunciadas, o time pode ser este:
Tiago, Vilson, Jorge Luiz e Eduardo Luiz;
Wagner Diniz, Jonilson, Souza, Morais e Pablo;
Allan Kardec e Jean.

O Vasco não pode tomar gol em casa. Tem que vencer de zero, para facilitar o 2º jogo em Criciúma.

Anônimo disse...

Nem pensar em levar gol amigo Jared..

OS 11 GOLS MAIS BONITOS NA OPINIÃO DO BAIXINHO

GOL 1 - 01/02/1987 - Brasil 4 x 0 Israel (Amistoso)

GOL 2 - 19/06/1988 - Vasco 2 x 1 Flamengo (Campeonato Carioca)

GOL 3 - 01/11/1989 - PSV 5 x 1 Steaua Bucarest (Copa dos Campeões)

GOL 4 - 19/09/1993 - Brasil 2 x 0 Uruguai (Elim. da Copa do Mundo)

GOL 5 - 08/01/1994 - Barcelona 5 x 0 Real Madrid (Campeonato Espanhol)

GOL 6 - 09/07/1994 - Brasil 3 x 2 Holanda (Copa do Mundo de 1994)

GOL 7 - 30/04/1997 - Brasil 4 x 0 México (Amistoso)

GOL 8 - 07/08/1997 - Valencia 1 x 0 Atlético de Madrid (Amistoso)

GOL 9 - 07/12/1997 - Brasil 2 x 1 África do Sul (Amistoso)

GOL 10 - 07/02/1999 - Flamengo 3 x 0 Flamengo (Torneio Rio-São Paulo)

GOL 11 - 22/06/2003 - Fluminense 5 x 2 Guarani (Campeonato Brasileiro)

Durante a entrevista coletiva, Romário revelou qual gol tem mais carinho.

- Aquele gol contra o México, de voleio da entrada da área, é o que mais gosto - disse.


++

Jared, o banco de amanhã já foi divulgado?
Queria saber do Villanueva!

abraços

Anônimo disse...

Nesta Copa do Brasil, o Vasco é um dos 16 clubes ainda vivos na competição (morte precoce ficou por conta de Grêmio e Atlético-PR).

Após os dois confrontos de ida e volta pelas oitavas de final, restarão oito clubes e espero que um deles seja o Vasco.
Aí os oito vão disputar as quartas-de-final.
Neste ponto nosso adversário será o Juventude ou o Corinthians de Alagoas, que se enfrentam nas oitavas para ver quem segue na Copa.

Anônimo disse...

Ruy, como Jean vem se recuperando de sua lesão muscular e está confirmado para substituir Edmundo ao lado de Allan Kardec, Villanueva foi anunciado para o banco, mas, mesmo no banco, ele continua sendo reserva de Edmundo, que neste jogo também é bancário.

Acho pouco provável Antonio Lopes usá-lo amanhã, a não ser do tipo aquelas substituições feitas quando faltam menos de cinco minutos para acabar o jogo.

Anônimo disse...

No SuperVasco:
"Rubro-negros lançam site em homenagem a Eurico Miranda"

"Responsável nos últimos 8 anos por uma "administração"(?) catastrófica, o presidente interino Eurico Miranda acaba de receber mais uma homenagem das torcidas adversárias, a quem tantas alegrias tem proporcionado.

Depois da criação da torcida FlaEurico, que tem até comunidade no Orkut, torcedores rubro-negros lançaram o site www.ficaeurico.com, onde reconhecem e elogiam o incansável esforço do cartola em apequenar a instituição que preside de forma interina, por conta de uma eleição fraudada".

Gabriel Gago disse...

por falar nisso, uma coisa muito estranha aconteceu!
O Eurico colocou uma nota no site AGRADECENDO A TORCIDA, e justificando o periodo ruim, a falta de titulos, e etc, mas , aparte das acusações à oposição, num tom, ESTRANHAMENTE humilde....
Serio cara, nunca vi!

Segue a nota:
NOTA OFICIAL DO PRESIDENTE DO VASCO, EURICO MIRANDA:

Palavra do Presidente

Nos últimos anos, temos lutado para superar algumas dificuldades no Vasco. Parte delas originada fora do clube, com acusações levianas e campanhas direcionadas contra mim, especialmente. A outra parte proveniente de alguns que se dizem vascaínos, mas que não agem como tal. São aqueles que enxergam a inviabilização da instituição como única estratégia capaz de me afastar da missão para a qual fui escolhido.

A superação tem sido possível em determinados momentos. Mas, não se pode negar: por vezes, as táticas dos que se posicionam como inimigos do Vasco fazem efeito. E atingem, em cheio, os nossos planos de conquistas e vitórias.

Ainda assim, por acreditar que não fui eleito para justificar eventuais fracassos, assumo todas as responsabilidades por eles. Sempre as assumi. Mesmo quando sequer era Presidente do Vasco. Natural que prossiga da mesma forma, agora que esta é apenas mais uma de minhas obrigações. No entanto, há uma atribuição a mais desde que tomei posse: encontrar uma forma de neutralizar os atos de sabotagem lançados contra esta diretoria.

Em silêncio, seguimos buscando o melhor para o Vasco e sua torcida. Sabíamos, desde o começo desta administração, que as dificuldades seriam muitas. Por isso, mantivemos o foco no trabalho de longo prazo. No futebol, apostamos no incremento das nossas categorias de base. E estamos certos de que a colheita dos frutos está próxima.

No último sábado, em partida válida pelas semifinais da Taça Rio, além da constatação de que estamos no caminho certo na formação de nossos atletas, tive uma surpresa agradável: nossa torcida mostrou que está disposta a contribuir com este trabalho correto e promissor que vem sendo desenvolvido. Compareceu, acreditou e incentivou.

Por isso, em meu nome e em nome da Diretoria do Vasco, quero agradecer aos nossos torcedores que lá estiveram pelo incentivo, pelo comparecimento e, sobretudo, pela compreensão. Tenho a exata noção de que estamos em dívida pela dificuldade recente em conquistar títulos. No entanto, já provamos, em passado não muito distante, que somos capazes de formar times campeões. Estamos muito otimistas em relação ao futuro próximo. Esperamos seguir dividindo este otimismo com a nossa torcida, que parece pressentir que bons momentos e novas conquistas se avizinham.

Muito Obrigado.

Eurico Miranda
Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama

Fonte: Site oficial do Vasco

Anônimo disse...

Gabriel, para mim acrescentou muito pouco ou quase nada.
Quero ver contratação e contratação para reforçar o time e não mais um qualquer.

O resto é bla-bla-bla-bla-bla-bla...

Temos cotas de TV, patrocínios, então as receitas existem.
As despesas são poucas porque o Vasco, hoje, tem poucos ou quase nenhum jogador caro.
E reforçado pela base, melhor ainda.

Esta humildade toda... sei não. Não fico tranqüilo com isso.

Anônimo disse...

Hoje, os embargos da situação foram rejeitados por unanimidade.
Então, a eleição está próxima (+30 dias a partir da data de publicação).

Diz a notícia:
"Os embargos de declaração que a situação interpôs na 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foram julgados na sessão realizada nesta terça-feira (15/04) e rejeitados por unanimidade".

Fonte: SuperVasco

Anônimo disse...

Muito estranho Gabriel muito estranho.....Ele deveria era falar da grana que está entrando e qual planejamento para contratações

É Jared muito difícil o Villanueva suar a camisa amanhã.

Valeu amigo

saudações

Gabriel Gago disse...

eu não tô dizendo que eu tô maos tranquilo agora, nem nada disso, eu tô dizendo que eu acho estranho o tom de humildade dele!

Eu eim, tem coisa errada aí, não foi ele que escreveu isso não...

Anônimo disse...

Gabriel, provavelmente não foi ele quem escreveu, como provavelmente nenhum presidente de coisa alguma escreve.
Mas a encomenda deve ter sido exatamente como ficou.

Anônimo disse...

Vejam essa da Netvasco:

Vasco deve receber apenas R$ 1,5 milhão por Leandro Amaral.

Segundo informações do repórter Rafael Marques, da Rádio Globo, o acordo entre Vasco e Fluminense para que Leandro Amaral fosse em definitivo para as Laranjeiras envolveria o pagamento de R$ 1,5 milhão ao Clube da Colina, a ser feito pelo patrocinador do Tricolor. O valor corresponde ao valor que o jogador receberia se ficasse em São Januário até o fim de 2008.

=======

Olha aí Gabriel

Dispensado pelo Flu, Gustavo Nery interessaria ao Vasco

A diretoria do Fluminense anunciou na tarde desta segunda-feira a rescisão de contrato com o lateral-esquerdo Gustavo Nery. O jogador, que vinha recebendo críticas da torcida, não rendeu o esperado pela diretoria.

O jogador interessa ao Vasco, que vem sofrendo com problemas na lateral-esquerda. Quatro jogadores já atuaram este ano e não se firmaram na posição. A negociação pode ser facilitada pelo fato do jogador já ter trabalhado com o atual técnico do Vasco, Antônio Lopes e com o supervisor de futebol, Paulo Angioni, em 2005, quando atuava pelo Corinthians e foi campeão brasileiro. O jogador também interessaria ao Grêmio.
Fonte: Portal Vasco-SuperVasco

======

Será?

Anônimo disse...

Gustavo Nery?
Sou mais o Pablo

Almirante V.G. ..../+/.... disse...

Também não quero Gustavo Nery por aqui não!

Chega de jogador velho querendo ganhar salário pra ficar no departamento médico...

Faz tempo que o Nery já não joga bola... não acho que vai ser no Vasco que vai voltar a render...

Saudações ..../+/....

Anônimo disse...

Gente será que ele vai entrar na transa com o L. Amaral? Só faltava essa!!!!!!!

abraços

Anônimo disse...

Meu Axé pra você grande BAIXINHO !!


Axé aos amigos vascaínos

Gabriel Gago disse...

Pois é Ruy! eu havia dito isso aqui antes, e na época era uma boa, até, haja em vista que nossos laterais eram Calisto, Diego, Edu...

Mas com o Pablo aí, sei lá, talvez não seja bom mesmo, apesar de confirar na " Casa da Colina" para recuperar jogadores, o Nery parece um caso perdido...
se bem que entre ele e Calisto, sou mais ele... ele pelo menos QUANDO QUER joga muito, e o Calisto, NEM QUERENDO, NEM REZANDO, NEM SONHANDO
aauaahaaahahahahuuuahau

Gabriel Gago disse...

Sobre esse caso lEandro Amaral aí, o advogado dele disse que ele se reapresenta ate quinta. E o Eurico disse que negocia com o Flu.

BEM, eu me dou satisfeito com a troca pelo Arouca, ou pelo Thiago Silva, ou até o junior cesar, o que vier alem disso, é lucro.